minha opinião estará logo abaixo das questões levantadas pelo Spirit666, em azul.
alexandre lemos escreveu:Seria interessante ouvir o forista venezuelano Marcos (aka Pit).
Faz uns dias, ele falou que boa parte dos custos de engenharia e desenvolvimento já foi amortizada. Isso valeria para a motorização, aviônicos e radar, por exemplo.
Os custos estariam agora mais na produção propriamente dita.
O Spirit 666 (master do zonamilitar.com.ar), forte nisso, fez umas interessantes perguntas.
O Spirit (Cláudio) é um cara ponderado e inteligente, que jamais partiu para chauvinismos anti-brasileiros. Tem até um viés pró-americano, no que tange À FAA (F 16 ou 18, por exemplo, e não o M2K, que tem muitos admiradores em terras platinas).Pensando en voz alta....
1) El PAK-FA está desarrollado en un 90% y la I&D ya está casi concluída. No encuentro donde está el negocio de Brasil, considerando que se incorporaría como socio, pero socio de pruebas de desarrollo y producción. Lo más interesante para la industria brasilera que es la investigación y desarrollo (I&D) ya está casi concluída.
Esta pergunta não procede. O Brasil entrou em uma parceria com a Denel para o desenvolvimento do A-Darter, e este míssil já estava "desenvolvido". O que as pessoas se esquecem é o produto só começa a ser desenvolvido quando se faz o primeiro protótipo, antes disso é só pesquisa. Portanto o PAK-FA está longe de ter 90% de seu desenvolvimento pronto, pelo contrário, o atual estágio de desenvolvimento é 0%.
2) En Rusia se habla que el PAK-FA entrará en servicio a partir del 2015/17. Suponiendo que no haya más atrasos, como llegará la FAB hasta entonces..con M2000 y F-5..??
Esta pergunta nem os ministros Jobim e Mangabeira ainda sabem responder. Nas palavras dos citados ministros ainda é preciso definir se teremos compra (de prateleira??) de algum caça até o término de "décadas" de desenvolvimento do PAK-FA, ou se ficaremos apenas com as modernizações de nossos atuais caças.
3) India y Rusia son socios en el programa del avión de transporte táctico, el cual tiene un singular parecido con el Embraer C-390. Siendo socios en el PAK-FA, realmente se justifica desarrollar dos aeronaves del mismo segmento...?
Pergunta ingênua a meu ver. São empresa diferentes, com produtos semelhantes, mas voltados para mercados diferentes, então cada uma em sua banda. Além do mais, que assinou o MOU foram os governo brasileiro e russo, só a partir desta assinatura é que as empresas serão contactadas. Assim haverá negociações (ou não) sobre o PAK-FA e que inclusive pode passar pelo C-390. Os interesses das empresas envolvidas é que determinará o rumo da coisa.
Em suma, esta variável (C-390) que o Spirit tenta colocar na equação não faz sentido, deveria centrar apenas no PAK-FA e os problemas que poderão ou não surgir. O C-390 não representa problema algum, pelo contrário.
4) Siempre se comentó que la FAB irá más adelante por el Aermacchi M-346, cuyo clon oficial lo fabrica Yakovlev (Yak-130) a un costo mucho más accesible. Que pasará entonces...?
De onde ele tirou que a FAB mais adiante vai optar pelo Aermacchi M-346??? Nunca ouvi falar disso, só opiniões de foristas e nada mais, oficialmente, nada. E mais uma vez, o que tem estes "treinadores" (lift??) com a entrada do Brasil no programa PAK-FA?? Respondo, nada!
5) Ultima: Dassault que opina de todo ésto...?
E que diferença isso faz?? É claro que a Dassault já sabia que os russos ofereceriam parceria no PAK-FA, até porque o ministro MG já havia anunciado isso a 2 meses atrás, agora o que ocorreu foi a formalização, nada mais do que isso.
E por que a preocupação apenas com os franceses? Tem americanos e suécos no jogo também. A Dassault argumenta que basta um caça de 4ªG e que este é mais do que suficiente. Perfeito, concordo, mas o problema é que eles não têm bons preços. Logo já sabiam que enfrentariam problemas pela frente.
Em suma, a opinião da Dassault não importa a não ser pra eles mesmos. O que importa é a opinião da FAB e do governo brasileiro. Nós é que precisamos saber e dizer o que é melhor pra nós e não a Dassault ou seja lá quem for.
Muchas preguntas y pocas respuestas...
Pedindo venia para transcrevê-lo, considero seu aporte bastante interessante, digno de ser debatido aqui.
Que acham ??????????????
Salu2, alexandre.
Com todo respeito ao Spirit, mas suas perguntas "sem respostas" não procedem, são ingênuas até, principalmente nesta altura do campeonato. Porém é bom que se diga que ele não é brasileiro e que talvez as tenha formulado por total falta de informações.
Tirando a primeira pergunta dele e que ninguém ainda tem resposta, as demais não se aplicam aqui no DB. Desculpe-me por isso, Alexandre, compreendo a sua intenção inicial, mas estas perguntas do Spirit não parecem contribuir para o nosso debate "interno".
Abração,
Orestes