Cruzex IV

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Cruzex IV

#136 Mensagem por Thor » Ter Abr 15, 2008 7:04 pm

Carlos Mathias escreveu:
Não conta tanto???
Desconheço isso que disse, arena IR só conta manobrabilidade, e isso o F-16 dá um banho no F-5. Só perde se o piloto der muito mole... da mesma maneira que tivemos M-III enquadrando M-2000 em 2004, mas foi descuido total do piloto.
Huuuum THOR, as experiências com o MIG-29 + HMS+R73 contra caças americanos sem esse equipamento foram me parece(pelo menos para a OTAN foi) conclusivas da grande vantagem conferida por estes sistemas.
Mig-29 é um dos caças mais manobráveis do mundo, e não um F-5;
HMS é bem diferente do que está em uso hoje nos F-5;
R73 dizem ser um bom míssil.
Para essa arena de dogfight acho que o F-5 é um pouco inferior a esse conjunto citado. Para a época dele, realmente o F-5 era muito manobrável, mas hoje infelizmente não sustenta uma curva como um F-16 ou M-2000, não tem capacidade de aceleração e nem perfil para puxar 9G como vemos nas outras aeronaves (tô falando liso, nem falei em colocar um centerline).
Abraços
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Carlos Mathias

Re: Cruzex IV

#137 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 15, 2008 7:08 pm

[009]




Tupi
Sênior
Sênior
Mensagens: 922
Registrado em: Sáb Abr 15, 2006 4:45 pm
Localização: Minas Gerais - Brasil

Re: Cruzex IV

#138 Mensagem por Tupi » Ter Abr 15, 2008 9:21 pm

Thor,
Mas se estiver em dog figth, conceitualmente já não teria de ejetar o centerline :?: :roll:





Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1543
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Cruzex IV

#139 Mensagem por Cougar_PH » Qua Abr 16, 2008 3:37 pm

Tupi

apenas pra complementar um pouco essa discursão
se pegarmos o F-16 com carga de CAP, ele tem capacidade de puxar 6 Gs sustentado em velocidades de 300 à 360 nós, sem danos a estrutura...
Um F-5 e mesmo o EM, ele não puxar nem 5,5 Gs, com risco de fadiga de estrutura e e tbm do consumo de combustivel...

O F-5 é um excelente caça pra dogs em curtas distâncias e com caças que puxem no máximo entre 6 e 7,5 Gs... O que hoje qualquer treinador a hélice ou jato, é capaz...
Contudo é claro que a experiência do piloto com a aeronave, ajuda muito...



Abraços
Paulo




EDITADO POR PAISANO!!!
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Cruzex IV

#140 Mensagem por Alcantara » Qua Abr 16, 2008 4:05 pm

Eu acho que "fadiga da estrutura" é o que menos importaria a um piloto em combate real.
Tudo bem que em tempo de paz se poupe o equipamento, mas no caso de uso real, a estrutura vai ser usada no máximo do que ela puder suportar. Isso se não for usada ALÉM do que ela pode suportar, rsrsrsrs... :lol:


Abraços!!! :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Cruzex IV

#141 Mensagem por crubens » Qua Abr 16, 2008 4:15 pm

Se não for usada o piloto vai pro beleleu bem rapidinho :D




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Cruzex IV

#142 Mensagem por Skyway » Qua Abr 16, 2008 4:54 pm

Acho que "fadiga estrutural" nesse caso não é no sentido de vida útil da célula, mas fadiga estrutural instantânea, stress em pontos específicos que podem causar danos imediatamente, como por exemplo perder as asas em uma puxada violenta de Gs.


Todos aqui já viram aquele vídeo de um C-130 de combate a incêndio perdendo as asas ao cabrar depois de lançar "água" na mata..não?




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1543
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Cruzex IV

#143 Mensagem por Cougar_PH » Qui Abr 17, 2008 1:05 pm

pessoal
fadiga estrutural não é brincadeira, teve um doido aqui que voltou de um vôo de xavante acusando barulhos estranhos na estrutura, quando pousou e o mecânico foi inspecionar, condenou toda a aeronave na hora, pelo simples fato de ter a estrutura chegado a 9 Gs... isso num xavante, imagina num caça q o pessoal chega tranquilamente a 10 Gs, instantâneo,. pior o f-5, que só chega a 7,5 Gs... então em combate real ou não, ele chega a até 9 Gs, mas será que a estrutura aguenta chegar na base ou ter condições de voar de novo...

Obs.: isso foi em 1980 e pouco qndo os xavantes eram novo ainda, imagine hoje...




EDITADO POR PAISANO!!!
Tupi
Sênior
Sênior
Mensagens: 922
Registrado em: Sáb Abr 15, 2006 4:45 pm
Localização: Minas Gerais - Brasil

Re: Cruzex IV

#144 Mensagem por Tupi » Qui Abr 17, 2008 7:29 pm

Cougar_PH escreveu:pessoal
fadiga estrutural não é brincadeira, teve um doido aqui que voltou de um vôo de xavante acusando barulhos estranhos na estrutura, quando pousou e o mecânico foi inspecionar, condenou toda a aeronave na hora, pelo simples fato de ter a estrutura chegado a 9 Gs... isso num xavante, imagina num caça q o pessoal chega tranquilamente a 10 Gs, instantâneo,. pior o f-5, que só chega a 7,5 Gs... então em combate real ou não, ele chega a até 9 Gs, mas será que a estrutura aguenta chegar na base ou ter condições de voar de novo...

Obs.: isso foi em 1980 e pouco qndo os xavantes eram novo ainda, imagine hoje...
Vlws Cougar_PH.
Por favor me esclareçam. Como o piloto fica ciente de quantos G´s esta puxando :?: Além da sensação. Há um indicador ou medidor no HUD :?: . Pois fico imaginando que no meio do combate, ficar checando isso deve tirar a atenção do caboclinho em relação ao inimigo lá fora :!:





Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
Carlos Mathias

Re: Cruzex IV

#145 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 17, 2008 8:13 pm

Tem aviso sonoro e nos mais modernos é uma voz feminina. "Pára cacete, vai quebrar essa porra!"




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Cruzex IV

#146 Mensagem por Tigershark » Qui Abr 17, 2008 8:17 pm

Carlos Mathias escreveu:Tem aviso sonoro e nos mais modernos é uma voz feminina. "Pára cacete, vai quebrar essa porra!"
[018] [018] [018] [018]




Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1543
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Cruzex IV

#147 Mensagem por Cougar_PH » Qui Abr 17, 2008 9:17 pm

Tupi

tem um relogio nos mais antigos, o Gêsimétro...
e nos modernos tem no HUD, pois vc tem vários niveis de configurações assim limitando a quantidade de Gs, mas que pode ser desabilitado...




EDITADO POR PAISANO!!!
Tupi
Sênior
Sênior
Mensagens: 922
Registrado em: Sáb Abr 15, 2006 4:45 pm
Localização: Minas Gerais - Brasil

Re: Cruzex IV

#148 Mensagem por Tupi » Sex Abr 18, 2008 2:37 pm

Cougar_PH escreveu:Tupi

tem um relogio nos mais antigos, o Gêsimétro...
e nos modernos tem no HUD, pois vc tem vários niveis de configurações assim limitando a quantidade de Gs, mas que pode ser desabilitado...
Valews,
Mas se eu fosse piloto ia preferir o modo de alerta com voz feminina.
talvez da Ivete Sangalo. [000]
[018] [018]





Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
Carlos Mathias

Re: Cruzex IV

#149 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 18, 2008 5:01 pm

Cougar-PH, nos modernos tem a voz e o acelerômetro também. :wink:




Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1543
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Cruzex IV

#150 Mensagem por Cougar_PH » Sex Abr 18, 2008 7:13 pm

Carlos

eu sei, mais o seu sistema feminino eu não conhecia não... acho que deve ser a versão feminina do Putin...

:twisted: :twisted: :twisted:




EDITADO POR PAISANO!!!
Responder