Amigo Orestes
Ka estava confabulando com os meus botões.....
Esse protocolo está sendo costurado pelo MU, que tambem é o responssavel pela elaboração do PLANO NACIONAL DE DEFESA, um documento que vai dar as linhas gerais da postura extratégica do BR nos prox. 50 anos.
Se confirmada a noticia, nos estamos a assistir uma mudança da geopolitaca mundial drastica.
Eu explico....
Se o BR firmar uma parceria extratégica com os Russos, irá por conceguencia se afastar militarmente do seu padrinho ( Tio San ), o que por si só é uma mudança 180gº.
Ai nós teriamos cada vez mais o ressurgimento de uma bipolaridade no poder mundial.
O BRIC, não seria tão somente uma sigla se referindo as novas nações emergente, mas um bloco de nações com laços comercialmente/militarmente falando.
Se o BR/India/Russia e por tabela a China estiverem entrelaçados em programas militares, logo ocorrera tratados de defesa, algo como uma OTAN dos excluidos.
Vendo pelo lado dos Russos, ter sobre o sua tutelas essas nações, lhes traria devolta um poder só iqualado pela antiga URSS. Talvez seja a resposta a um claro espancionismo da OTAN nas nações que oltrora pertenciam ao saudozo PACTO DE VARSOVIA.
Isso seria um direto de esquerda no figado dos EUA, se realmente surguir tal bloco de defesa. E não se esqueça que nos podemos arrastar grande parte do AS para essa orbita anti-americana, até porque o BR vai tentar usar os vizinhos da calha norte como paises tampõens, para uma eventual intervenção extrangeira na Amazonia. Será que é por isso que estamos sendo tão tolerante com o Chavez e as suas estrepulias
E malhamos a Colombia ( que ao meu ver fez o que deveria fazer ), por fazer um ataque preventivo em territorio de uma nação que obviamente faz vista groça as FARC.
Essa é pra penssar...
Abraços
Jin