TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alfredo762
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 251
Registrado em: Dom Abr 06, 2008 6:46 pm

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2206 Mensagem por Alfredo762 » Ter Abr 15, 2008 10:31 pm

orestespf escreveu:
Carlos Mathias escreveu:E eu não desci da varanda. No Brasil mais do que em qualquer lugar do universo, só acaba quando termina.

Mas o acordo de cooperação Brasil X Rússia tá assinado.
Sim e não, Carlos. Explico, o que está sendo assinado é aquilo que eu disse tempos atrás aqui no DB, aquela proposta russa contendo um "telefone vermelho" entre os ministros de assuntos estratégicos dos dois países (o MG atualmente) e o convite para participarmos do projeto PAK-FA. Mas ainda falta detalhar a assinatura dos caças para o FX-2, que naturalmente não pode ser o PAK-FA porque este ainda está muito distante. Digamos que portas se abriram (ou escancararam??).

Abração,

Orestes
Olá Orestes

É isso mesmo.

Memorando não são contratos diretos. São meras intenções que duas partes assinam. Existem mundo afora milhares de memorandos que foram jogados às traças.


Um Abraço
Alfredo




Sobram ufanistas e faltam patriotas.
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2207 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 10:33 pm

projeto escreveu:Me parece que o Mig-29 tem comprimento maior que os suportados pelos elevadores do São Paulo. O elevador interno tem 17x13m e o lateral 16x11m. Corrijam-me se eu estiver errado.

[]'s

Alberto
Não não me lembro das dimensões dos elevadores do SP (o PRick já postou aqui n-vezes), mas eu me lembro que o tamanho do Mig-29 (não o K) é de cerca 17, 3 metros, logo não tem jeito mesmo (supondo o maior elevador com 17 m).

Abraços,

Orestes




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2208 Mensagem por Tigershark » Ter Abr 15, 2008 10:34 pm

O Talha resolveria esse problema comprando o Kitty Hawk :twisted:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2209 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 10:35 pm

Alfredo762 escreveu:
orestespf escreveu: Sim e não, Carlos. Explico, o que está sendo assinado é aquilo que eu disse tempos atrás aqui no DB, aquela proposta russa contendo um "telefone vermelho" entre os ministros de assuntos estratégicos dos dois países (o MG atualmente) e o convite para participarmos do projeto PAK-FA. Mas ainda falta detalhar a assinatura dos caças para o FX-2, que naturalmente não pode ser o PAK-FA porque este ainda está muito distante. Digamos que portas se abriram (ou escancararam??).

Abração,

Orestes
Olá Orestes

É isso mesmo.

Memorando não são contratos diretos. São meras intenções que duas partes assinam. Existem mundo afora milhares de memorandos que foram jogados às traças.


Um Abraço
Alfredo
Obrigado por mais esta confirmação, Alfredo, vindo de você é uma honra. Às vezes alguns de nós ficam falando sozinhoe, então a pressão é maior, por isso acho importante certas opiniões, como a sua.

Forte abraço,

Orestes




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2210 Mensagem por Bolovo » Ter Abr 15, 2008 10:36 pm

Tigershark escreveu:O Talha resolveria esse problema comprando o Kitty Hawk :twisted:
E umas OHP.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
rafa_rop
Júnior
Júnior
Mensagens: 71
Registrado em: Sáb Fev 25, 2006 2:24 pm

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2211 Mensagem por rafa_rop » Ter Abr 15, 2008 10:41 pm

Memorando de entendimento entre o Brasil e a Rússia

Memorándum de comprensión entre el Ministro de Estado Extraordinario de Asuntos Estratégicos de la Presidencia de la República Federativa de Brasil y el Aparato del Consejo de la Seguridad de la Federación de Rusia sobre la creación del Grupo de Trabajo Conjunto Brasileño-Ruso para consultas en áreas de interés mutuo.

El Ministro de Estado Extraordinario de Asuntos Estratégicos de la Presidencia de la República Federativa de Brasil y el Aparato del Consejo de la Seguridad de la Federación de Rusia, de ahora en adelante denominados “las Partes”, dirigidos por los intereses superiores de la seguridad y del desarrollo nacionales de la República Federativa de Brasil y de la Federación de Rusia, convencidos de la importancia del fortalecimiento de la asociación y del diálogo entre la República Federativa de Brasil y la Federación de Rusia sobre las cuestiones de seguridad que servirá para los intereses de largo plazo de ambos países así como para la causa de mantenimiento de la paz, seguridad y estabilidad, determinados a fortalecer el pluralismo de poder y la multipolaridade en el mundo, aspirando contribuir para la profundización de la cooperación en las áreas política, económica, técnico-militar y humanitaria y promover los intereses mutuos, llegaron a las siguientes comprensiones:

1. Las Partes crearán el Grupo de Trabajo Conjunto Brasileño-Ruso para consultas en áreas de interés mutuo.

2. Las tareas del Grupo incluirán la colaboración por medio de:- Cambio mutuo de informaciones sobre las cuestiones que se refieren a las actividades del Ministro de Estado Extraordinario de Asuntos Estratégicos de la Presidencia de la República Federativa de Brasil y del Aparato del Consejo de la Seguridad de la Federación de Rusia;

- Consultas sobre amplio espectro de cuestiones de seguridad;
- Organización de las visitas de trabajo, encuentros y otros eventos que vengan a ser considerados útiles y dicen respeto al resguardo de la seguridad internacional, regional y nacional.

3. En el ámbito del Grupo, las Partes realizarán las consultas sobre los siguientes temas:

- Prioridades estratégicas de la República Federativa de Brasil y de la Federación de Rusia;
- Estrategias de desarrollo de la República Federativa de Brasil y de la Federación de Rusia, sobre todo las que que tengan por objetivo el crecimiento económico con inclusión social;
- Trabajo conjunto en los asuntos de la seguridad internacional;
- Colaboración en promoción del desarrollo y de la producción de tecnologías de defensa;
- Cooperación en combate contra desafíos a la seguridad;
- Otras cuestiones que las Partes consideraran importantes a discutir.

4. El Grupo será compuesto por altos operarios y peritos responsables por las áreas arriba mencionadas de cooperación.

5. Las reuniones del Grupo serán realizadas alternadamente en la República Federativa de Brasil y en la Federación de Rusia en los plazos mutuamente aceptables. Por la concordancia mutua de las Partes, podrán ser convocados encuentros entre reuniones. Si fuera necesario, serán organizados los contactos de trabajo entre el Ministro de Estado Extraordinario de Asuntos Estratégicos de la Presidencia de la República Federativa de Brasil y los representantes del Aparato del Consejo de la Seguridad de la Federación de Rusia en otros niveles.

6. La agenda y los temas para discusión serán concordados con antelación antes de las reuniones del Grupo.

7. Los co-presidentes del Grupo informarán sobre los resultados de su actividad al Presidente de la República Federativa de Brasil y al Presidente de la Federación de Rusia.

El presente Memorándum es hecho en Brasilia, en 15 de abril de 2008, en dos ejemplares cada uno en los idiomas portugués, ruso e inglés.

ROBERTO MANGABEIRA UNGER
Ministro de Estado Extraordinario de Asuntos Estratégicos de la Presidencia de la República Federativa de Brasil

VALENTIN A. SOBOLEV
Secretario Interino del Consejo de la Seguridad de la Federación de Rusia
Se alguém já postou, me desculpe!
..e o PAK-FA?

[]'s




SI VIS PACEM, PARA BELLUM
Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2212 Mensagem por Anderson TR » Ter Abr 15, 2008 10:52 pm

Creio que se for relevante para o Brasil operar Naes P.A(S)...Deverá no futuro é desenvolver um próprio....Pelo que o pessoal ta falando aew, uma reforma do SP é praticamente a fabricação de um novo!!! :shock: :shock: ...Inviável pelo jeito!!




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
PRick

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2213 Mensagem por PRick » Ter Abr 15, 2008 11:15 pm

Immortal Horgh escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Sabe, quando falou-se do uso de armas nucleares e tal... Eu pensei, quem pode nos ajudar nisso???? Quem quer mais é que se divida o poder no mundo?

CM, reparou que o Prick sumiu de repente? Tá na cama se desmanchando de tanto chorar :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


[ ]s
Bem que eu queria ficar na cama, voltei as 22:30 depois de 05 horas de francês técnico. Vai aí um chinois, uma mandolim. :lol: :lol: Estou tentando ler tudo que vocês escreveram, seu bando de desocupados. :twisted: :twisted:

E amanhã acordo às 5:30, vou para a Garde-manger do Hotel Pestana, existem 04 pequenos eventos, totalizando cerca de 250 pessoas, fora o buffet de almoço normal do Restaurante, volto as 15:00 hs, até lá os russófilos já terão caido na real 8-] . Se não entendeu tudo bem, afinal você come hamburguer com sputinik. :twisted: :twisted:

Depois este acordo com os Russos não quer dizer muita coisa. [000]

[ ]´s




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2214 Mensagem por Alcantara » Ter Abr 15, 2008 11:22 pm

Claro que sim!!!Minha dúvida pairava sobre a possibilidade de uso de catapulta com o MIG29/35,pois os Russos não os utilizam com catapulta mas com rampas Ski-jump...que necessita de uma quantidade razoável de pista... ...De qualquer forma obrigado pela sua informação!!!!

Verdade!!!São muito caras.. ....A minha dúvida era quanto ao uso delas com o mig, haja vista os Russos utilizarem rampas ski-jamp...e não catapultas....Porém essas rampas também ficariam muito caras para se adaptar no Nae SP...
É só um chute, BlInDaDo-BR, o valor do sistema completo e que aciona a catapulta, incluindo o valor desta, é a parte mais cara de um PA, só não vou comentar a percentagem do preço total. Não dá para jogar fora e mudar o sistema para algo diferente. Ou se faz um PA com catapulta desde o início, ou se faz sem ela e se usa "rampas". Depois de pronto não dá para mudar, a menos que se aceite gastar em um PA usado um valor de quase outro PA.

Em suma, por mais que a idéia seja ótima, na prática ela se mostra inviável. Uma pena...


Acho que poderíamos desenvolver, junto com os russo, uma adaptação no Mig-35 para lançá-lo pelo método "cabresto". Não seria necessário mexer na catapulta, não precisaríamos alterar a aeronave em profundidade, não precisa reforçar o trem de pouso dianteiro... bem, em fim, poderia ser um lançamento semelhante ao feito com os Super Etendart. É a melhor solução para compatibilizá-lo com o padrão "ocidental" de lançamento. 8-]

E quanto ao comprimento do Mig-35 e a celeuma se cabe no elevador ou não, acho que cabe sim, é só colocá-lo em diagonal no elevador maior. No menor isso não é necessário pois, como ele fica na lateral do navio, a parte traseira dele é aberta, pode deixar o "nariz" da aeronave todo pra fora que não problema algum. [003]


Abraços!!! :lol:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2215 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 15, 2008 11:22 pm

Não tem nada escrito no memorando que prove qualquer coisa.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Alfredo762
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 251
Registrado em: Dom Abr 06, 2008 6:46 pm

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2216 Mensagem por Alfredo762 » Qua Abr 16, 2008 12:52 am

orestespf escreveu:
Obrigado por mais esta confirmação, Alfredo, vindo de você é uma honra. Às vezes alguns de nós ficam falando sozinhoe, então a pressão é maior, por isso acho importante certas opiniões, como a sua.

Forte abraço,

Orestes

Olá Orestes

Por favor, não há o que agradecer. Sou partidário de que, neste mundo, ninguém é mais do que ninguém.

Sei muito bem como é falar sozinho. Ainda mais quando as pessoas não sabem o que argumentar, aí você já viu. :wink:


Um Abraço!
Alfredo




Sobram ufanistas e faltam patriotas.
edson.jesus
Júnior
Júnior
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Mar 28, 2004 9:46 pm
Localização: São Paulo/SP

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2217 Mensagem por edson.jesus » Qua Abr 16, 2008 2:54 am

E ai pessoal :

Muito interessante esta noticia de 15/04/08 no nosso Ministério da Defesa.

O nosso MD noticia que a disposição dos Representantes Russos é de negociar projetos abrangentes para as 3 forças. (foi o que entendi!).

Se vamos ter coragem ou condições ($) são outros 500.

A mesa do ministro NJ já deve estar lotada com tantas propostas !

Rússia propõe discutir transferência de tecnologia em várias áreas da Defesa

O subsecretário do Conselho da Segurança da Federação da Rússia, Vladimir Nazarov, manifestou, nesta terça-feira, em reunião com o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, a disposição de seu país em discutir projetos que envolvam transferência de tecnologias em diversas áreas de Defesa e espacial. “Temos proposta inclusive para negociar tecnologias de uso dual”, afirmou. Pela manhã, o líder da comitiva Russa assinou com o ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, um memorando de entendimento para iniciar as conversas sobre projetos comuns.

Na lista de projetos que a Rússia estaria disposta a conversar destacam-se a construção do submarino de propulsão nuclear, um caça de quinta geração, o veículo lançador de satélites, um sistema de posicionamento global, complementar ao GPS, aperfeiçoamento de blindados sobre rodas, entre outros. O ministro Jobim mostrou-se satisfeito com os avanços das conversas entre a Rússia e o Brasil, e explicou que ele e Mangabeira Unger estão trabalhando de forma afinada. “ Os entendimentos feitos com o ministro Mangabeira são entendimentos feitos comigo, e a recíproca é verdadeira”.
Neste momento, um piloto e um engenheiro da aeronáutica estão na Rússia para testar helicópteros de ataque daquele país, visando a uma eventual compra para a Força Aérea Brasileira. As aeronaves se destinarão a resgate de pilotos das três Forças eventualmente abatidos em combate, enquanto os helicópteros do Exército se destinam ao combate propriamente dito.

Nazarov também pediu mais esclarecimentos do ministro Jobim sobre a proposta de criação do Conselho Sul-Americano de Defesa. Ouviu que já há consenso, inclusive com a Venezuela, que não será uma aliança militar clássica, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A autoridade russa apoiou a proposta do Conselho, por ser uma forma de aumentar a confiança e a transparência entre os países da América do Sul.


Um abraço para todos e bons sonhos.

Edson de Jesus

:lol:




Minha Pátria é como minha familia "tudo". É nosso dever manter a paz e a nossa soberania, devemos estar preparados e prontos.
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2218 Mensagem por Booz » Qua Abr 16, 2008 3:57 am

Imaginem a cena desses dois assinando o memorando?
Troca de receitas de strognoff e feijoada é o máximo que espero deste acordo
Tomara que, ao menos, melhorem a programação da Net e a velocidade da minha internet.
Scavurska!

ImagemImagem




Imagem
Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: F35:DUPLA MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2219 Mensagem por Beronha » Qua Abr 16, 2008 6:54 am

semana que vem vem ao Brasil o "chairman" Sr.Fujiro Nakombi da estatal chinesa KUSHAISHANG - AVIC XX , e o projeto de caça chines de 5A. cat se torna o preferido.. :shock: :shock: :shock: :shock:




Avatar do usuário
Carcará
Sênior
Sênior
Mensagens: 768
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2220 Mensagem por Carcará » Qua Abr 16, 2008 9:37 am

Alcantara escreveu:
Claro que sim!!!Minha dúvida pairava sobre a possibilidade de uso de catapulta com o MIG29/35,pois os Russos não os utilizam com catapulta mas com rampas Ski-jump...que necessita de uma quantidade razoável de pista... ...De qualquer forma obrigado pela sua informação!!!!

Verdade!!!São muito caras.. ....A minha dúvida era quanto ao uso delas com o mig, haja vista os Russos utilizarem rampas ski-jamp...e não catapultas....Porém essas rampas também ficariam muito caras para se adaptar no Nae SP...
É só um chute, BlInDaDo-BR, o valor do sistema completo e que aciona a catapulta, incluindo o valor desta, é a parte mais cara de um PA, só não vou comentar a percentagem do preço total. Não dá para jogar fora e mudar o sistema para algo diferente. Ou se faz um PA com catapulta desde o início, ou se faz sem ela e se usa "rampas". Depois de pronto não dá para mudar, a menos que se aceite gastar em um PA usado um valor de quase outro PA.

Em suma, por mais que a idéia seja ótima, na prática ela se mostra inviável. Uma pena...


Acho que poderíamos desenvolver, junto com os russo, uma adaptação no Mig-35 para lançá-lo pelo método "cabresto". Não seria necessário mexer na catapulta, não precisaríamos alterar a aeronave em profundidade, não precisa reforçar o trem de pouso dianteiro... bem, em fim, poderia ser um lançamento semelhante ao feito com os Super Etendart. É a melhor solução para compatibilizá-lo com o padrão "ocidental" de lançamento. 8-]

E quanto ao comprimento do Mig-35 e a celeuma se cabe no elevador ou não, acho que cabe sim, é só colocá-lo em diagonal no elevador maior. No menor isso não é necessário pois, como ele fica na lateral do navio, a parte traseira dele é aberta, pode deixar o "nariz" da aeronave todo pra fora que não problema algum. [003]


Abraços!!! :lol:

Acredito (repito, acredito) que não seja tão simples assim.

Um avião para ser catapultado é necessário que ele seja projetado para tal.

Não é simplesmente colocar uns cabos embaixo dele (cabresto) e apertar o botão, corre-se o risco dele se desmanchar. E não só a parte estrutural deve ser observada, mas, se toda a parte eletrônica é adequada ao grande stress sofrido no momento de lançamento por catapulta.

Resumo da Ópera: Reprojeto para uso exclusivo da MB (pois tanto a Índia com a Rússia vão de Skijump) + Poucas quantidades compradas (ou alguém considera que a MB compraria mais que 18 und, ainda sendo muito otimista) + Muitas outras variáveis que agregam custos na aquisição de uma plataforma complexa como esta = muito $$$$$$$$$$$$$

E muito $$$$$$$$$$$$$ em caças não é prioridade para uma Marinha que precisa de muito $$$$$$$$$$$$$ para Heli ASW, Submarinos, Escoltas, Nav Aux, etc, etc

Grande Abraço!

Mascarenhas




CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Responder