NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39195
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2786 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#256 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 11, 2008 8:26 am

Procura-se sucessora da G3


Carlos Varela

Aespingarda G3, que há mais de 40 anos é utilizada nas Forças Armadas, vai finalmente entrar na fase final da sua vida operacional, na sequência da abertura das propostas de canadianos e alemães, que vão disputar a possibilidade de acabar com aquela que é uma das imagens mais marcantes de obsolescência nas fileiras.

O processo, aberto anteontem à noite no Ministério da Defesa, dá também lugar à substituição de pistolas, a Walther P38, e metralhadoras ligeiras, a HK-21 - também usadas há mais de 40 anos -, num investimento total que atinge cerca de 70 milhões de euros.

As armas em concurso, no capítulo das espingardas, são a M-4, da Colt Canadiana, uma participada da Colt norte-americana, e a G-36, da HK, a fábrica alemã de onde também é originária a G3. As duas armas inauguram também de raiz em Portugal o calibre de 5,56 mm, substituindo o 7,62 mm da G3. Os pára-quedistas e os comandos já dispunham daquele calibre, mas as armas que operam, a Galil e a Sig Sauer 43, serão substituídas logo que a nova arma seja comprada. E quando o processo ficar concluído, Portugal será o último país da OTAN a ter optado pelo calibre 5,56 mm, em serviço nos Estados aliados há mais de 10 anos.

Está prevista a aquisição de 26 mil espingardas, a Colt com um custo de 53,4 milhões de euros e a HK com 44,8. No entanto, os canadianos garantem contrapartidas de 100 milhões de euros, enquanto os alemães se ficam pelos 100% do valor do negócio.

O tira-teimas começará dentro um mês ou mês e meio, quando começarem a ser iniciados os testes das armas, estando previstos oito apreciações até à decisão final. Nos termos do concurso, o Ministério da Defesa tem um ano para decidir qual a arma que vai substituir a G3, mas fontes militares garantiram ao JN que o vencedor deverá ser encontrado ainda este ano, uma vez que há vontade política de em 2009 as Forças Armadas começarem a receber as primeiras novas espingardas.

Nas pistolas, para fornecimento de 4100 armas, a proposta mais barata é da Glock, com 1,34 milhões de euros e contrapartidas superiores a dois milhões, curiosamente a fábrica que recentemente venceu o concurso para fornecimento de novas armas para a PSP e para a GNR.

O processo para as metralhadoras ligeiras é seguido também com muita atenção, uma vez que inaugura no nosso país um tipo de arma que até agora nunca tinha sido usado, ou seja, no calibre de 5,56 mm, substituindo a HK-21, na prática uma G3 adaptada à utilização com fita.

Em causa está o fornecimento de 1600 armas, com os belgas da FN a proporem a Minimi, no valor de 9,7 milhões e contrapartidas de 16,8 milhões, e os alemães da HK a proporem a MG36, uma variante da espingarda G-36, a envolver 13,69 milhões de euros e contrapartidas de igual valor.

Fonte

MG-36... :evil:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55176
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#257 Mensagem por P44 » Sex Abr 11, 2008 11:17 am

essa MG-36 não presta?




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39195
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2786 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#258 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 11, 2008 12:06 pm

É uma G-36 artilhada, é ridiculo toda esta situação, em vez de colocar no concurso a Metralhadora-ligeira da HK (MG-4), não, metem uma adaptação para ser mais barato! :evil:

Imagina uma unidade de Páras/Comandos/Fuzos que estão habituados às MG-3 passarem para tal porcaria!


Esta é a HK-21 que se utlizou e ainda é utilizado no Exército Português porque na Guerra do Ultramar não havia outra solução (nacional):

Imagem

É apenas uma adaptação da G-3 e como tal deu problemas.

Esta é uma MG-3, uma metrelhadora-ligeira das boas e usada nas Forças Armadas Portuguesas:

Imagem

Imagem

Imagem

Esta é a MG-4:

Imagem

e esta coisa é a tal MG-36:

Imagem

Estás a ver a diferença, eles querem vender gato por lebre! :evil:

E o pior é que o governo se calhar ainda vai na conversa... [002]




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55176
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#259 Mensagem por P44 » Sex Abr 11, 2008 12:24 pm

Realmente parece uma coisa muito relezinha :shock: :|

Bom, o TEU governo :twisted: para enfiar barretes tá por aí, a modos que deve ser o mais certo

E não se esqueçam do contrato de manutenção :mrgreen: (se é que "isso" tem algum contrato)

E vão deixar de usar a MG-3? pelo menos impõe respeito pelo aspecto, essa MG-36 parece uma arma de brinquedo de plástico [003]

Rico governo que arranjaste(sim, porque a culpa é tua) [002]




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39195
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2786 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#260 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 11, 2008 12:40 pm

P44 escreveu:Realmente parece uma coisa muito relezinha :shock: :|

Bom, o TEU governo :twisted: para enfiar barretes tá por aí, a modos que deve ser o mais certo

E não se esqueçam do contrato de manutenção :mrgreen: (se é que "isso" tem algum contrato)

E vão deixar de usar a MG-3? pelo menos impõe respeito pelo aspecto, essa MG-36 parece uma arma de brinquedo de plástico [003]

Rico governo que arranjaste(sim, porque a culpa é tua) [002]

Pzito como pode ser meu se eu não votei neles?!

A MG-36 é apenas uma G-36 com bipé e carrgadores Beta-C, não é uma metrelhadora-ligeira de verdade. Os Fuzos já disseram que vão continuar a usar as MG-3, pelo menos uma por pelotão. Em relação ao Exército...é uma icógnita. :roll:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
antoninho
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 304
Registrado em: Ter Jan 17, 2006 8:30 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 3 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#261 Mensagem por antoninho » Sex Abr 11, 2008 5:50 pm

Porrrrrrraaaaa, então e a HK MG-4????
MAS NESTE PAÍS TÁ TUDO MALUCO OU QUÊ???
Já agora não querem ir a uma loja chinesa comprar umas fisgas........
só agora reparei aquela na vitrina não é uma MG4???


http://world.guns.ru/machine/mg40-e.htm




Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 762
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 214 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#262 Mensagem por LM » Sex Abr 11, 2008 6:41 pm

As MG3 (e HK21...) não perdem o lugar com estas aquisições, passam é a pertencer ao escalão pelotão - assim na secção fica só 5,56mm (arma individual, espero que G36 e arma de apoio, espero que Minimi) e a arma 7,62mm fica um escalão acima; isto pelo menos é o que eu julgo...

De facto a MG36 ir a concurso é uma (má) surpresa... bem, talvez seja para a HK não ganhar tudo, assim dividem o lucro pelas aldeias.




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39195
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2786 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#263 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 12, 2008 6:29 am

antoninho escreveu:Porrrrrrraaaaa, então e a HK MG-4????
MAS NESTE PAÍS TÁ TUDO MALUCO OU QUÊ???
Já agora não querem ir a uma loja chinesa comprar umas fisgas........
só agora reparei aquela na vitrina não é uma MG4???


http://world.guns.ru/machine/mg40-e.htm

É, tanto é que eu coloquei lá "MG-4".




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
antoninho
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 304
Registrado em: Ter Jan 17, 2006 8:30 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 3 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#264 Mensagem por antoninho » Sáb Abr 12, 2008 10:40 am

Tem razão, só que um homem passa-se com certas coisas que perde a calma que se tem de ter em certas situações.....por nem vi tal, peço desculpas....




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39195
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2786 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#265 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 12, 2008 11:09 am

Não te precisas passar, o concurso ainda só agora começou e eu sou da mesma opinião que muitos no FD, isto é para haver tachos para todos. A HK fica com as espingras-automáticas (G-36), a FN fica com as metrelhadoras-ligeiras (Minimi) e a Glock fica com as pistolas. Se for assim ficamos muito bem servidos.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#266 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Abr 12, 2008 11:38 am

O problema é que os carregadores do G-36 não são adaptáveis à MINIMI... Se bem que podem comprar uma MK-46 Mod.1, pois de qualquer maneira este recurso de se utilizar o carregador do fuzil é muito raramente utilizado (um dos poucos hábitos que conheço é levar-se dois carregadores municiados exclusivamente com traçantes para indicar alvos, e isto no US Army, onde os comandantes de Esquadra que carregam as MINIMI). Se for o caso de optarem pela versão MK 46 Mod.1 ainda ganham uma metralhadora leve realmente mais leve....

Mas pela lógica acho que seria:

M-4 (C-8) mais MINIMI; ou
G-36 mais MG-36

Afinal, entre estas "dobradinhas" há compatibilidade...




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39195
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2786 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#267 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 12, 2008 11:44 am

A.K. for T-7, eu nunca vi uma HK-31 a usar carregadores no Exército Português. Eu não sei como é no EB, mas cá as táticas usadas implica o uso intensivo das ML, por isso uma G-36 com um bipé...não dá para o serviço.

Esta é apenas a minha opinião, os Marines por exemplo têm outra bastante diferente.

A C-8 usa um carregador bastante diferente das que são usadas pela Minimi:

http://www.coltcanada.com/c7-page.htm




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#268 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Abr 12, 2008 11:53 am

cabeça de martelo escreveu:A.K. for T-7, eu nunca vi uma HK-31 a usar carregadores no Exército Português. Eu não sei como é no EB, mas cá as táticas usadas implica o uso intensivo das ML, por isso uma G-36 com um bipé...não dá para o serviço.

Esta é apenas a minha opinião, os Marines por exemplo têm outra bastante diferente.

A C-8 usa um carregador bastante diferente das que são usadas pela Minimi:

http://www.coltcanada.com/c7-page.htm
Aqui no EB, a base de fogo das Esquadras é o FAP, então nem querendo dá para se exigir muita intensidade... :oops: Por isso que acho que vamos de MINIMI em breve por estas bandas... Concordo que a MG36 não é a melhor opção, na realidade está muito aquém disso...

A C-7 e a C-8 utilizam um carregador de polímero que parece aquele "orlite" fabricado em Israel. Eles têm interface STANAG 4179, ou seja, são compatíveis comn o AR-15, M-4, M-16, Minimi, etc...




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39195
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2786 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#269 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 12, 2008 11:55 am

Ah, percebi, é que eu pensei que fosse como as Aug Steyr, ou seja, incompativeis.

Tens uma foto dos FAP, não estou a lembrar-me qual é o modelo em questão. :oops:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#270 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Abr 12, 2008 12:49 pm





Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Responder