Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1906 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Abr 08, 2008 5:48 pm

orestespf escreveu:
Não foi meio infeliz esta sua afirmação e conclusão?

Abraços,

Orestes
Tá. tudo bem. Caguei nas afirmações. Foi mal gente. :cry: :oops: :mrgreen:


Mas eu tô dizendo. Aposto dinheiro de verdade no final dessa concorrência.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1907 Mensagem por Mapinguari » Ter Abr 08, 2008 10:53 pm

Carlos Mathias escreveu:É que a Índia é masoquista, continua comprando cada vez mais e mais. Já os maravilhosos americanos, suecos e franceses, cada vez menos. Isso é o Karma deles, o destino celestial, sofrer nas mãos dos malvadões russos e suas armas desmancha-na-mão. :lol: :lol: :lol: :lol:

Tem que ter vocação de faquir, mesmo... [003] [003] [003]




Mapinguari

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1908 Mensagem por orestespf » Ter Abr 08, 2008 11:08 pm

glauberprestes escreveu:
orestespf escreveu:
Não foi meio infeliz esta sua afirmação e conclusão?

Abraços,

Orestes
Tá. tudo bem. Caguei nas afirmações. Foi mal gente. :cry: :oops: :mrgreen:


Mas eu tô dizendo. Aposto dinheiro de verdade no final dessa concorrência.

Isso acontece, Glauber... Não se preocupe, só não pode insistir no erro, que não é o seu caso. :D :D :D

Abraços,

Orestes




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1909 Mensagem por Plinio Jr » Qua Abr 09, 2008 10:57 am

glauberprestes escreveu: Mas eu tô dizendo. Aposto dinheiro de verdade no final dessa concorrência.
Nem precisa apostar muito não.... :roll: :roll: :roll:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1910 Mensagem por Alcantara » Qua Abr 09, 2008 11:31 am

projeto escreveu:Os indús deitam em cama de prego, andam sobre carvão em brasa e por aí vai...Equipamento russo perto disso é refresco. :lol:

[]'s

HAHAHAHAHAHAHAHAHHA!!!
[Touchè, by Finkenzito!] :lol:



Abraços!!! 8-]




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1911 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 09, 2008 11:44 am

Há , há, há. Deve ser essa vocação de faquir que lhes permite fabricar caças avançados de duas categorias, ter armas nucleares e principlamente os meios de lançamento, mísseis de cruzeiro entre os melhores do mundo...

A gente não sofre, mas também não tem porra nenhuma.

Sem touché, que é coisa de rafaleiro enrustido.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1912 Mensagem por Alcantara » Qua Abr 09, 2008 12:07 pm

A gente não sofre, mas também não tem porra nenhuma.
Não temos as mesmas coisas, ou até mesmo coisas mais avançadas, porque NÓS aceitamos tratados e os cumprimos. A visão míope dos governos anterios "podaram" a nossa capacidade construtiva na área militar, mas não quer dizer não possamos fazer igual ou MELHOR do que eles. 8-]

A Índia tem uma ÚNICA razão para ter esses equipamentos e nós não: INIMIGO DECLARADO.

Não venha me dizer que é só por causa do relacionameto com os russos, ok?



Abraços!!! :wink:




Editado pela última vez por Alcantara em Qua Abr 09, 2008 2:06 pm, em um total de 1 vez.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1913 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 09, 2008 2:03 pm

glauberprestes escreveu:A babaquice está na FAB, que quer o Mi-35, mas mesmo assim tem uma síndrome qualquer, e precisa de uma licitação. Ao contrário do F/X, posso apostar dinheiro no resultado dessa concorrência. A não ser que a FAB veja alguma coisa no A129 que não viram antes, vai dar MI-35. A minha opinião Vinicius, é que quando já se sabe o que quer, chora desconto, e dispensa a licitação.
Não li a licitação, mas parece que a FAB quer apenas alguma coisa que voa e carrega mais de dois pods do SBAT 70...
O problema é que a gente não pode afirmar isso. O Orestes diz e eu acredito nele, mas ele teve essa opinião lendo o edital. Pode ser que se um de nós tivéssemos a oportunidade de ler esse edital, poderíamos chegar a conclusões diferentes. De qualquer forma, o Orestes já falou sobre isso (e concordo) e você já reconheceu o excesso. Eu recomendo nossa cautela, pois, mesmo que a FAB deseje realmente o Mi-35, nada impede que a proposta do A129 seja mais atrativa, sendo passível sua escolha.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1914 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 09, 2008 2:16 pm

Não venha me dizer que é só por causa do relacionameto com os russos, ok?
Eu disse isso? Cite, por favor, onde foi que eu disse isso. Se não disse você está tentando adivinhar meus pensamentos.

Agora uma coisa é cristalina. A relação deles com a Rússia ajudou e muito a eles na obtenção de tecnologias de fabricação de armas. Não precisa ser muito perspicaz para ver que o SU-30MKI um algo de russo. Ou que o BRAHMOS também tem uma pitada de projeto russo. Até eu vejo isso.

Sobre fazermos igual ou melhor, podemos sim. Mas com uma parceria seria bem mais fácil. Não vale parceiro que fornece sensor IR sabotado, correto?

Abraços!




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1915 Mensagem por orestespf » Qua Abr 09, 2008 2:19 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
glauberprestes escreveu:A babaquice está na FAB, que quer o Mi-35, mas mesmo assim tem uma síndrome qualquer, e precisa de uma licitação. Ao contrário do F/X, posso apostar dinheiro no resultado dessa concorrência. A não ser que a FAB veja alguma coisa no A129 que não viram antes, vai dar MI-35. A minha opinião Vinicius, é que quando já se sabe o que quer, chora desconto, e dispensa a licitação.
Não li a licitação, mas parece que a FAB quer apenas alguma coisa que voa e carrega mais de dois pods do SBAT 70...
O problema é que a gente não pode afirmar isso. O Orestes diz e eu acredito nele, mas ele teve essa opinião lendo o edital. Pode ser que se um de nós tivéssemos a oportunidade de ler esse edital, poderíamos chegar a conclusões diferentes. De qualquer forma, o Orestes já falou sobre isso (e concordo) e você já reconheceu o excesso. Eu recomendo nossa cautela, pois, mesmo que a FAB deseje realmente o Mi-35, nada impede que a proposta do A129 seja mais atrativa, sendo passível sua escolha.
Perfeito, Vinícius, o que relatei aqui é minha interpretação, posso estar errado. Além do mais eu mesmo tenho dúvidas sobre o "perfil" do héli desejado pela FAB e que parece constar no edital. Não sei os motivos, mas não podemos culpar a FAB sobre algo que ainda não sabemos direito, seja pela interpretação do que aparece no edital, seja pela compreensão do tipo de equipamento que a FAB deseja. Por outro lado, não se pode concluir que o Mi-35 já ganhou, mesmo que o perfil do edital sugira isso, um outro héli pode atender as especificações e pode oferecer muito mais que o Mi-35. Isto sem falar que, mesmo sendo mais caro, outro héli pode vencer se este oferecer capacidades além daquelas oferecidas pelo M-35, a relação custo-benefício sempre fala mais alto.

Abração,

Orestes




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1916 Mensagem por alcmartin » Qua Abr 09, 2008 2:32 pm

Hum...isso aí não é "premio de consolação", não?? :twisted: Tipo, não desiste da gente, não, que nos interessa ter voce como opção de fornecedor, ainda que não agora? :|




Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1917 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 09, 2008 2:34 pm

Se for é bom que a outra parte não interprete assim. Eu não acharia uma atitude correta.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1918 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 09, 2008 2:34 pm

Orestes,
orestespf escreveu:O DB está me matando, Vínicius! É post atrás de post, mas quem me mandou provocar a galera, né? :D :D
:lol: :lol: :lol: Viu? Quem mandou? :lol: :lol: :lol: :lol:
Não tenho, Vinícius, o edital não se tornou "acessível", embora achasse que deveria ser público. Tive acesso a ele através de um amigo, já que tenho poucas informações sobre hélis. O Sniper me pediu uma vez, fiquei de passar pra ele, mas a coisa foi negada categoricamente. Então...
É uma pena. :( De qualquer forma, amigo, mesmo crendo no que você diz, pra manter nosso debate, a gente acaba ficando na mesma. :lol: Vai saber se, caso eu tivesse lido o edital, não poderia ter tido uma interpretação diferente? :lol:
Pois é... A idéia não é minha, é da FAB. rsrsrs O edital foi escrito pensando no Mi-35, sem tirar e nem por. Por isso coloquei aqui algumas perguntas. Na verdade não tenho respostas pra todas, uma delas é: por que a FAB fez um edital onde o Mi-35 se encaixa como uma luva?
Não sei. Como não li, não posso opinar sobre o edital. Me resta crer em você e continuar o debate dizendo que se tivesse lido, poderia interpretar de maneira diferente. :lol:
Já disse acima, é o Mi-35 mesmo, pelo menos ao se ler o edital qualquer um conclui isso. Percebe-se que este héli é diferente de tudo o que a FAB já teve e isso explicaria muitas das perguntas que fiz anteriormente. O problema ou dúvida é, por que a FAB preferiu este héli (para escrever o edital)? Suponha que o héli escolhido não seja o Mi-35, mas por que a FAB "pensou" nele para selecionar um héli deste tipo?
O A129 também é diferente de tudo que a FAB já teve. :?
Acho que ainda não fui claro... rsrsrs No fundo o que quero saber (e não tenho resposta ainda) é o motivo de se escolher um héli com o perfil da FAB. Qual tipo de missão ela espera? Ah! É mais ou menos isso que quero compreender. :D
Vivemos num país onde infelizmente é difícil podermos desenvolver meios que atendam nossas necessidades exclusivas, já observava o Gen Modesto (12ª BIL AMV), o qual tive a oportunidade de entrevistar. Caso raro é o A-29, por exemplo. Nos resta na maior parte das vezes escolher meios que melhor se enquadrem nas nossas necessidades. Talvez a missão que a FAB espera devesse ser cumprida por uma aeronave desenvolvida por nós especialmente para tal. Já que não dá, a FAB deverá escolher dentre as opções disponíveis no mercado. Sabe-se de antemão que há três missões básicas que a FAB deseja desempenhar com seus helicópteros de ataque: COIN, SEAD e C-SAR. Isso fica claro em uma publicação da própria FAB anos atrás (revista Spectrum, eu acho) e nas declarações de outras pessoas aqui e em outros lugares. Agora, se a FAB está pensando especificamente nesse ou naquele vetor e já faz um edital direcionado, não posso opinar.
Sim, concordo, mas quais as missões ela deseja se o edital foi "baseado" no perfil do Mi-35?
Não faço idéia, mesmo que assuma hipoteticamente que os helicóptero desejado seja o Mi-35. As missões básicas são COIN, SEAD e C-SAR. Se ela acha que o Mi-35 será mais adequado para que ela cumpra essa missão, tudo bem.
Não pode haver uma compra direta ainda. O que existia era a amarração da licitação, que melhorou muito ao passar para edital, flexibilizando a coisa. O problema é que se amarra o edital, quando só era licitação havia edital também (edital de licitação), porém você pedia algo de forma genérica e podia vencer qualquer coisa com baixos preços. Agora o simples edital pode ser "amarrado", mas direcionado ao que se deseja, mas só pelo fato de ser edital tem que haver espaços para outros interessados. A compra direta ainda não foi aprovado, mas é isso que o Jobim vem dizendo que precisa ser feito.
Como não pode? Para compra de equipamentos militares, quando declarada por questões de segurança nacional, a lei faculta isso. Ou não mais? Porque dos P-47, passando pelos Gloster Meteor, Mirage III e F-5E, não houve licitação. Também não me recordo de ter havido licitação para compra dos Super Puma, Sapão, Esquilo e Blackhawk. Posso estar enganado, mas não me recordo. Acredito que o fato de ser uma concorrência (nem concordo com o termo licitação para assuntos militares) ser nesses termos seja mais por opção do que por obrigação.

A concorrência em geral traz mais vantagens, pois um fabricante é obrigado a oferecer boas condições para não perder a encomenda. A única razão que vejo para a FAB manter essa concorrência, mesmo, segundo você, praticamente apontando para o Mi-35 no edital, é arrancar maiores vantagens dos russos. Nesse caso, embora possa ver como prática comum no mundo (exemplo Osório X Abrams na Arábia Saudita), me parece ser eticamente questionável.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1919 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 09, 2008 2:36 pm

orestespf escreveu:Perfeito, Vinícius, o que relatei aqui é minha interpretação, posso estar errado. Além do mais eu mesmo tenho dúvidas sobre o "perfil" do héli desejado pela FAB e que parece constar no edital. Não sei os motivos, mas não podemos culpar a FAB sobre algo que ainda não sabemos direito, seja pela interpretação do que aparece no edital, seja pela compreensão do tipo de equipamento que a FAB deseja. Por outro lado, não se pode concluir que o Mi-35 já ganhou, mesmo que o perfil do edital sugira isso, um outro héli pode atender as especificações e pode oferecer muito mais que o Mi-35. Isto sem falar que, mesmo sendo mais caro, outro héli pode vencer se este oferecer capacidades além daquelas oferecidas pelo M-35, a relação custo-benefício sempre fala mais alto.

Abração,

Orestes
Perfeito! x2! [009]

Não dizem que foi mais ou menos assim na escolha do C-295? Apesar de que acho que ele era mais barato.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1920 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 09, 2008 2:39 pm

Vai que a Westland/Augusta surta e oferece um pacotaço????




Responder