Olá Sniper,Sniper escreveu:É esdrúxulo pensar que demoramos 7 anos para modernizar ridículos 23 F-5!!!
Por mais otimista que um ser humano possa ser é quase impossível acreditar que esse mesmo Brasil irá FABRICAR e EXPORTAR o F-35!
se me permite, vou discordar do amigo. Você falou de forma genérica e para agravar comparou um processo de modernização do F-5 com a compra do F-35, isto é, entrou na parte técnica em si.
Minha discordância está neste ponto, pois não importa se virá F-35, Rafale, SU-35-1, Gripen ou qualquer outro vetor, o que deve ser considerado é o processo econômico neste caso e não técnico. Havendo orçamento compatível e com fluxo continuado, não importa se o caça será um caro F-35 ou um "barato" Flanker da vida.
O problema de modernização do F-5 não é técnico, é puramente orçamentário. Muitos alegaram que existem/existiram problemas, principalmente com o software embarcado, mas isso é balela diante do processo todo. Claro que o software apresentou problemas (está praticamente resolvido), mas os F-5M que voam atualmente usam a mesma versão deste software, logo o atraso de entrega dos F-5M não se devem a problemas técnicos, mas falta total de grana para honrar o cronograma inicial.
Se a FAB/Governo escolher um caça para o FX-2, saberá o quanto de grana será necessária, logo não importa quem seja o escolhido, a grana estará contabilizada e antes do anúncio e assinatura do contrato.
Eu já havia comentado aqui, mas o próprio NJ disse em uma das várias entrevistas durante a visita aos EUA: as FFAA deverão pensar grande, os comandantes deverão pensar grande, o Brasil deverá pensar grande. A leitura que se tira disso é bem simples, o importante é o sistema de Defesa do País, se for necessário gastar para se ter um equipamento que se mostre necessário, que se gaste, pois o orçamento já tem aval do Presidente da República.
Então, não me importa mais qual é o caça (ou outro equipamento) que venha a ser escolhido, não me importa mais saber o quanto custa, o que me importa é saber se o mesmo será adequado para compor o sistema de defesa do Brasil como um todo, e não mais pontualmente como se fazia anteriormente (até na época do FX-1).
Portanto, se por um acaso o caça a ser definido for mesmo o F-35, não ficarei surpreso com nada. E além disso, a escolha de um novo caça não tem qualquer ligação com os atrasos nos processos de modernização do F-5 e até do A-1. Se houve um erro aí, este foi da FAB que começou o processo tardiamente, e mesmo assim quando começou o fez sem ter certeza que haveria disponibilidade orçamentária para levar o projeto adiante, mas isso é outra estória.
Abraços,
Orestes