zocuni escreveu:Tudo bem e estimado forista,Internauta
Curioso que nesta hipotética aliança com o Brasil as vozes reacionárias venham de "nuestro hermanos",se deixarmos de comprar deles arrebentámos com eles,e ahora é esta uma vez que demonstram fraquezas em seu desenvolvimento económico.Compremos de outros,caso não seja possivel fabricarmos.
Teve aí um forista espanhol,que afirmou que para Portugal se retirar da UE,para devolver o dinheiro,pode ser será um desafio,desde que também nos paguem o que não podemos plantar,o termos de aceitar espanhóis pesacarem em nossas áreas territorias,o termos de importar via UE,sinceramente prefiro comprar do Brasil um país amigo e que nunca nos roubou nada.
Quanto á nossa aliança secular com Inglaterra,é bom lembrar que a unificação da Europa,girou muito em torno do famoso "cheque inglês",e à custa da Alemanha,tirando esses dois países nada devemos a ninguém.
Portugal,está num estágio de desenvolvimento económico abaixo da média européia,é um facto,mas não podemos estar de chapéu na mão para ninguém.Façamos as contas inversas,Portugal geográficamente é central em relação ao mundo,temos uma ZEE dezoito vezes superiores ao nosso espaço continental,isso faz de nós a 11º país em termos de extensão de terra e mar.Mais somos estratégicos não só na ligação entre a ligação do continente americano e a europa.Temos umas bases americanas nos Açores sub-arrendadas,tiremos melhor partido disso,claro que sei que temos muitos açorianos nos EUA,mas como sempre aprendi,não tem almoço grátis.Em termos maritimos somos a ligação do continente em relaçõa ao mundo,isso gera receitas.
Pondo os prós e contras não devemos nada à UE.
Tudo bem, já tinha reparado nisso parece que ficaram preocupados nessa hipotética aliança Portugal Brasil, o que é que eles têm a ver com isso? Portugal devia reforçar as relações com todos os países da CPLP e principalmente com o Brasil, penso que existe um projecto para constituir futuramente uma força armada expedicionária da CPLP, seria interessante o porta aviões brasileiro o futuro navio logistico português, os submarinos as fragatas, etc
O mercado de Portugal deve ser diversificado, portanto global, a Europa a CPLP, África é muito importante assim como toda a américa e depois a Ásia. Sou a favor de Portugal na União Europeia, mas se algum dia Portugal quiser sair, isso só depende dos portugueses como é obvio, quanto á ridicula observação de devolver dinheiro, se isso fosse verdade seria a Alemanha, Holanda e Grã-Bretanha a receber.
O mar é uma enorme riqueza, temos de proteger os nossos recursos e potencia-los, a nossa ZEE é enorme.
A nossa posição é estratégica controlamos parte do atlântico, temos uma posição privilegiada em frente a áfrica e somos a porta de entrada na Europa.
Portugal deve estar sempre presente nas tomadas de decisões tomadas na União Europeia, defendendo os nossos interesses e sempre que possível (tal como Portugal tem vindo a fazer) defender os interesses dos nossos irmãos da CPLP não esquecendo outros países amigos de Portugal na América e em África.
Cumprimentos.