Battleaxe escreveu:Esse PDN mesmo depois de assinado, preste a atenção, mesmo depois de assinado, não é sinônimo de que as coisas andarão a mil por hora, ou seja, igual a baiano - oooo meu reiiiiii, tudo bemmmmm! Já passou de meio dia? Xiiiii eu tenho que trabalhra, mas tô cuma preguiçaaaa!!!!
Algo assim. Vão assinar e podemos esperar mais de 6 anos por um caça e igual periodo por um navio novo.
Essa letargia me incomoda quando vejo paises com um PIB infinitamente menor do que o nosso, produzindo localmente fragatas de ultima geração, caças e etc e tal.
Mas cabe ressaltar que, esses paises sabem se posicionar, não ficam em cima do muro, seus presidentes tomam posição e por isso talvez, tenham mais facilidades em lidar com equipamentos no "estado da arte" como o pessoal gosta de falar.
Mas nós - Brasil - estamos sempre em cima do muro. Eu não sei se o Itamaraty se atualiza, se seus cursos são ministrados por mumias ou sei lá mais o que, só sei que a postura do Brasil é sempre a mesma - Em cima do muro!
No dia que nos posicionarmos, talvez andemos para frente como nação!
Depois de 10 anos esperando por melhoras nas Forças Armadas, não estou muito confiante com o PDN. A grande maioria das políticas adotadas no Brasil são políticas de Governo e não de Estado e é justamente aí que reside a grande diferença. Sai o PT do governo e entra o PSDB e muda tudo, temos novas prioridades. Só para lembrar, o PDN teve seu início na época do Ministro Viegas.
Uma política séria e consistente na área de Defesa deve envolver várias partes da sociedade e não apenas o Conselho de Defesa e os militares das três forças. Sem o apoio da sociedade não haverá pressão/apoio para dar sustentação aos programas advindos de tal política.
Existe um item presente no Plano de Defesa que é pouco comentado aqui no fórum e que considero o mais importante de todos, que é inserir o tema Defesa na agenda nacional. Se o atual governo e os seus sucessores conseguirem tal façanha, já me dou por satisfeito. Até lá continuaremos sonhando e debatendo sobre navios, aviões, blindados, fuzis, etc.
Abraços,
Wesley