Mectron

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 11 vezes

Re: Mectron

#211 Mensagem por FABIO » Qua Mar 19, 2008 10:52 am

sideshow quando o MSA ficará pronto?

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#212 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Mar 19, 2008 11:06 am

Fabio, uma data certa você não vai ter. É possível estimar 2009/2010.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#213 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mar 19, 2008 11:10 am

Você tem certeza que o programa nuclear sempre andou? Deve ser por isso que temos vários subs na água...

O programa nuclear andou a passos formiga anã, praticamente só temos de sucesso a centrifuga - melhor do mundo alias.
Francisco Daniel Bom dia.

Embora não tenha sido um post dirigido a mim, eu quero te esclarecer que o programa nuclear da MB conhecido oficialmente como Programa Autônomo de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear recebeu o codinome de Programa Chalana.

Ele é um conjunto de atividades com o propósito de desenvolver no País uma planta nuclear de propulsão de submarinos e o combustível necessário. Sempre foi considerado um programa de longa duração, que visa equipar a força naval de submarinos com propulsão nuclear, com alto grau de componentes nacionalizados.

para que este programa podesse ter uma melhor abordagem multidisciplinarem sua fase de conclusão ele foi sub-partido em sub-projetos quais sejam:

Zarcão, Ciclone, Remo e Costado.

O Projeto Zarcão, concluído em 1982, permitiu o domínio da tecnologia de obtenção de zircônio e háfnio nuclearmente puros.

O Projeto Ciclone, concluído em 1986, permitiu o desenvolvimento de ultracentrífugas para obtenção de urânio enriquecido e o seu emprego conjunto em cascata numa usina de enriquecimento. Essas cent´rifugas vem sendo constantemente aperfeiçoadas, sendo já utilizadas industrialmente sua terceira geração.

Permanecem em desenvolvimento o Remo e o Costado.

REMO visa à obtenção de uma planta de propulsão nuclear, do tipo PWR de pequenas dimensões, para ser instalada em submarino.

O Projeto Costado, por sua vez, visa capacitar a Marinha a construir um submarino que possa receber o reator nuclear.
O reator que não está pronto.... Depois de mais de 20 anos...
Negativo. O reator(que é o reator protótipo chamado de RENAP-11-de 11MW de potência) está pronto sim. Praticamente TODAS as suas peças já se encontram concentradas em sub-seções prontas para montagem final. O que não aconteceu ainda devido ao fato de se demandar de modo sine-quae-non a existência de instalações adequadas para a execução da montagem final, abastecimento de combustível, atingimento de estado crítico, e os testes propriamente ditos. A Conclusão destas instalações conhecidas como LABGENE está previsto para o primeiro semestre de 2009. Seguindo-se pelo menos 3/4 anos de testes.

Teremos então a execução da montagem do reator definitivo, o RENAP-50(de 48MW de potência) que é a peça que será efetivamente montada a bordo do primeiro SSN.
Só não aplaudo aparecer na mídia fazendo propaganda de um míssil totalmente ultrapassado e sequer "all-spect"... Se vcs nao se recordam a "primeira" versão do Piranha
.

F Daniel, o "primeiro Piranha", não era apenas isso. O "Primeiro Piranha" era a materialização do caminho das pedras. O que vai se materializar com o Piranha MAA-1B.

E com o resto dos desenvolvimentos.

sds

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#214 Mensagem por Sideshow » Qua Mar 19, 2008 11:13 am

Não sei, mas pelas informações que tenho ele deve demorar pelo menos uns 5 anos.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#215 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Mar 19, 2008 11:26 am

Sideshow escreveu:
Não sei, mas pelas informações que tenho ele deve demorar pelo menos uns 5 anos.
Esse seria o prazo para um projeto novo. Tendo em vista que boa parte da tecnologia já é de nosso domínio e o míssil inclusive irá aproveitar o seeker (com a devida adaptação), eu acho que dura menos.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
WalterGaudério
Sênior
Sênior

#216 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mar 19, 2008 11:41 am

Vinicius Pimenta escreveu:
Sideshow escreveu: Não sei, mas pelas informações que tenho ele deve demorar pelo menos uns 5 anos.
Esse seria o prazo para um projeto novo. Tendo em vista que boa parte da tecnologia já é de nosso domínio e o míssil inclusive irá aproveitar o seeker (com a devida adaptação), eu acho que dura menos.
Está correto!, O desenvolvimento vai durar bem menos. [009]

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Sideshow
Sênior
Sênior

#217 Mensagem por Sideshow » Qua Mar 19, 2008 11:59 am

Mesmo assim Vinicius o protótipo do seeker fica pronto no final de 2008 e somente de 2009 começam os testes e modificações no protótipo até que ele atinja o resultado esperado.

Nesse tempo as outras partes do MSA-1 serão re-projetadas e testadas separadamente. (motor-foguete, ogiva, espoleta de proximidade, lançador.....)

Depois de tudo isso pronto e testado o MSA-1 é montado e começam uma nova bateria de testes e lançamentos até o míssil ficar pronto.

Isso sem falar que sempre descobrem alguma coisa que não está funcionando direito que tem que ser re-projetada, por exemplo, a finalização do MAR-1 atrasou graças a um problema com os ignitores.

Como você pode ver ainda temos muito trabalho até finalizar o MSA-1

Para se ter uma idéia do atual estágio do MSA-1 essas pesquisas do Ctex começaram 2007/2008.

- Sensores infravermelhos aplicados à cabeça óptica de mísseis solo-ar que utilizam imageamento térmico para acompanhamento do alvo.

- Empregados em espoletas de proximidade para mísseis solo-ar.

- Algoritmos de guiamento para mísseis solo-ar; sistemas de controle de mísseis e lançadores

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#218 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mar 19, 2008 12:24 pm

Sideshow escreveu:Mesmo assim Vinicius o protótipo do seeker fica pronto no final de 2008 e somente de 2009 começam os testes e modificações no protótipo até que ele atinja o resultado esperado.

Nesse tempo as outras partes do MSA-1 serão re-projetadas e testadas separadamente. (motor-foguete, ogiva, espoleta de proximidade, lançador.....)

Depois de tudo isso pronto e testado o MSA-1 é montado e começam uma nova bateria de testes e lançamentos até o míssil ficar pronto.

Isso sem falar que sempre descobrem alguma coisa que não está funcionando direito que tem que ser re-projetada, por exemplo, a finalização do MAR-1 atrasou graças a um problema com os ignitores.

Como você pode ver ainda temos muito trabalho até finalizar o MSA-1

Para se ter uma idéia do atual estágio do MSA-1 essas pesquisas do Ctex começaram 2007/2008.

- Sensores infravermelhos aplicados à cabeça óptica de mísseis solo-ar que utilizam imageamento térmico para acompanhamento do alvo.

- Empregados em espoletas de proximidade para mísseis solo-ar.

- Algoritmos de guiamento para mísseis solo-ar; sistemas de controle de mísseis e lançadores
E pensar queo Chavez quer, porque quer, desenvolver mísseis etorpedos am apenas alguns anos usando toda a expertise venezuelana na área... [009] [082] [082] [080] [107] [050] [003] [003] [003] [042] [023]

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#219 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 19, 2008 2:50 pm

Sideshow escreveu:
Só não aplaudo aparecer na mídia fazendo propaganda de um míssil totalmente ultrapassado e sequer "all-spect"... Se vcs nao se recordam a "primeira" versão do Piranha.
Qual delas? [003] [003] Você deve estar falando do MAA-1-A de 1998 (nomeclatura minha :mrgreen: )

Aquilo foi um vergonha, mas parece que a FAB está finalmente aprendendo com seus erros e descobriu que ajuda externa, quando interessante, é sempre bem vinda.
A história do MAA-1 foi vergonhosa.

Homologado duas vezes (acho que é a única COISA DO MUNDO que foi homologado duas vezes). Foi 30 anos projetado e custou só 20 milhões, dinheirinho de café. E até hoje está sendo desenvolvido, ainda está em testes com os aviões da FAB.

Mas pelo menos está pronto.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#220 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mar 19, 2008 2:55 pm

É Bolovo, é vergonha. Mas quem no mundo fabrica um míssil de 4ºG IR? Aqui na região nem precisa pensar.

Isso é vergonha?

Bolovo
Sênior
Sênior

#221 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 19, 2008 3:08 pm

Carlos Mathias escreveu:É Bolovo, é vergonha. Mas quem no mundo fabrica um míssil de 4ºG IR? Aqui na região nem precisa pensar.

Isso é vergonha?
Meu velho, já visitei a Mectron, já entrei lá, já tive o MSS-1 armado no meio da sala de estar da minha casa, já brinquei de Dr. Stranglove com um MAA-1, conheci um dos cara que projetou o sensor do MAA-1 (o cara é amigo da familia até hoje) e um monte de coisas (ele me explicou como funciona o lance do sensor ignorar flares e tal, é bem simples, não é tão complicado quanto imaginam). Eu sei do que falo.

A história DO MAA-1 foi vegonhosa²³¹²³¹²³¹²³¹²³. Eu disse do MAA-1, não do MAA-1B, do MAA-2, do MSS-1, de nada, a história do MAA-1 FOI BIZARRAMENTE ESTRANHA. Passou por 3 ou 4 fabricantes, demorou muito, mas custou pouco e foi homologado 2 vezes! Conta isso lá nos EUA, na Rússia, na China, em Israel. Os caras iriam rir da tua cara. Não me interessa quem faz ou não míssil de 4º geração, estou nem aí com isso, isso não faz parte da questão.

Se fosse o diretor do projeto, teria comprado um lote de Python 3 na década de 80 e começado a fabrica-lo sob licença na Avibras. Ele seria o nosso MAA-1. Com as tecnologias adquiridas, partiriamos para um projeto próprio, um MAA-1B ou MAA-2. Igual a China. Fabricou o P-3 sob licença, com o nome de PL-8 e desenvolveu o PL-9 (bem parecido com o MAA-1). Teria queimado etapas e teríamos um míssil IR de 3º geração a mais de 20 anos (que é o que importa). Hoje poderiamos estar com um 4º geração pronto já.

Mas o MAA-1 foi o pioneiro dos mísseis, já está pronto, por isso dou um desconto. O MAA-1 hoje, pelo menos para mim, é passado, hoje temos que ver adiante, outros projetos, outras visões e tal. Pelo menos com o MAA-1 aprendemos muita coisa, como por exemplo, não ficar 30 anos desenvolvendo um míssil obsoleto, não gastar pouco e principalmente, nunca homologar uma coisa duas vezes (uma de mintirinha e outra de verdadinha) porque isso faz mal pros dentes.

Pelo menos isso eu tenho CERTEZA que nunca mais vai acontecer.

Hoje projetamos um monte de misseis, coisa e tal. Isso é vergonha? Claro que não, né camarada. :wink: :!:

Carlos Mathias

#222 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mar 19, 2008 3:42 pm

[009]

lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#223 Mensagem por lobo_guara » Qui Mar 20, 2008 12:36 pm

Bolovo, já que és da área, então me conta uma coisa, o MAA-1B existe de verdade ou é obra de ficção da Mectron?

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Sideshow
Sênior
Sênior

#224 Mensagem por Sideshow » Qui Mar 20, 2008 11:49 pm

Como assim obra de ficção? Documentos OFICIAIS da FAB não bastam para você?

Bolovo
Sênior
Sênior

#225 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 21, 2008 12:23 am

lobo_guara escreveu:Bolovo, já que és da área, então me conta uma coisa, o MAA-1B existe de verdade ou é obra de ficção da Mectron?
Es vero!

Falam que terá a mesma performance do Python 4. Na minha opinião PESSOAL, eu acho isso muito díficil, quase impossível, baseado pelas fotos e dados que recolhi até agora.

Mas posso estar errado. Vai que mudam tudo até o conceito final. :wink: :!:

Responder