Valor estratégico das Ilhas Brasileiras

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

Valor estratégico das Ilhas Brasileiras

#1 Mensagem por Brigadeiro » Qui Mar 13, 2008 1:23 pm

Senhores,

O Brasil possui muitas ilhas próximas ao território e 3 arquipélogos que estão mais afastados do continente, como no caso de Fernando de Noronha, Trindade e Martim Vaz e os Penedos de São Pedro e São Paulo (sendo os últimos o território nacional mais longe do continente). Neles há bases de pesquisa, sendo que a ilha de Fernando de Noronha possui uma pista de 1.845 m, mas as demais não. Não sei quanto a questão de aportamento dos navios nessas ilhas...
Além de servirem de postos avançados para pesquisas de mar e meteorológicos, qual é a importância estratégica dessas ilhas para o Brasil, principalmente para Marinha? A Grã Bretanha possui um "cinturão" de ilhas em especial no Atlântico Sul (algumas que foram até de domínio português) que dá um rasoável poder para "controlar" a porção sul do Atlântico, mas acredito que esse é o papel que a MB faz e deve manter, que é o de manter o domínio desses mares bravios e ilhas são excelêntes pontos de apoio para uma marinha de guerra.
O Brasil dá a devida importância às ilhas que tem? Em caso de necessidade? Essas ilhas poderão servir de pontos para facilitar o controle e o domínio do mar (estou dizendo de maneria genérica)? Como poderiam?

Gostaria de compartilhar esse tópico para discutirmos essa questão interessante e pouco lembrada...

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Strider
Avançado
Avançado
Agradeceram: 1 vez

Re: Valor estratégico das Ilhas Brasileiras

#2 Mensagem por Strider » Qui Mar 13, 2008 1:44 pm

Ilhotas são porta-aviões (ou helicópteros dependo do relevoxtamanho) inafundáveis, veja a batalha de midway (II World War) pra saber do que eu estou falando.

"Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara sua própria queda."

Rui Barbosa
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#3 Mensagem por talharim » Qui Mar 13, 2008 1:57 pm

Pois é isso mesmo............sou a favor de concretar todas essas ilhas e construir pistas de pouso,paióis e baterias de mísseis estratégicos.

Que se danem os animaizinhos que vivem lá a proteção da pátria vem em primeiro lugar.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#4 Mensagem por Brigadeiro » Qui Mar 13, 2008 2:10 pm

O problema Talha é fazer isso numa ilha como a de Trindade que, apesar de relativamente grande é de formação vulcânica, ou seja, rocha pura...

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#5 Mensagem por talharim » Qui Mar 13, 2008 2:16 pm

Melhor ainda é só cavarem buracos na rocha.

Podemos fazer bases subterrâneas para nossos SSNs,

Podemos remodelar a ilha toda do jeito que quisermos fazer um super bunker no meio do atlântico.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
pt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#6 Mensagem por pt » Qui Mar 13, 2008 2:47 pm

Ilhotas são porta-aviões (ou helicópteros dependo do relevoxtamanho) inafundáveis, veja a batalha de midway (II World War) pra saber do que eu estou falando.
Realmente é verdade.

Era isso que os japoneses pensavam quando começaram a conquistar ilhas em todo o Pacífico e a guarnecer as ilhas com homens e material.

No fim, há um grande problema com esses porta-aviões inafundáveis! Se não forem suficientemente grandes e não houver como reabastece-los, eles tornam-se absolutamente irrelevantes.

Não adianta controlar as ilhas, se não houver capacidade para controlar o mar à volta e para transportar os víveres e combustível para fazer funcionar essas ilhas.

Foi o que aconteceu com o Japão durante a II guerra mundial.

Em Midway, quem ganhou o dia foram os porta-aviões. Não os inafundáveis, mas os afundáveis mesmo. O Japão perdeu a guerra em Midway, sem perder uma única ilha inafundavel, mas perdendo quatro das suas ilhas afundáveis.

Cumprimentos

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#7 Mensagem por WalterGaudério » Qui Mar 13, 2008 5:06 pm

pt escreveu:
Realmente é verdade.

Era isso que os japoneses pensavam quando começaram a conquistar ilhas em todo o Pacífico e a guarnecer as ilhas com homens e material.

No fim, há um grande problema com esses porta-aviões inafundáveis! Se não forem suficientemente grandes e não houver como reabastece-los, eles tornam-se absolutamente irrelevantes.

Não adianta controlar as ilhas, se não houver capacidade para controlar o mar à volta e para transportar os víveres e combustível para fazer funcionar essas ilhas.

Em Midway, quem ganhou o dia foram os porta-aviões. Não os inafundáveis, mas os afundáveis mesmo. O Japão perdeu a guerra em Midway, sem perder uma única ilha inafundavel, mas perdendo quatro das suas ilhas afundáveis.

Cumprimentos
Concordo, mas o problema do "porta-aviões inafundável" é sua falta total de mobilidade(...) Numa época em que m´pisseis Cruise, ou mesmo ASMs com capacidade secundária de ataque à terra são uma realidade, é preciso não supervalorizar o valor estratégico dessas ilhas.

Num contexto defensivo, elas seriam pontos interesantes para basear aeronaves LRMPs, mas isso até a década de 70. Hoje em dia seriam interessantes para atrair o adversário para um ponto focal diversionário e aí sim, assedia-lo.

As vantagens conferidas por um SSN, valem tanto para nós, como para o adversário.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#8 Mensagem por Marino » Qui Mar 13, 2008 6:32 pm

pt escreveu:
Realmente é verdade.

Cumprimentos
PT, corretíssimo.
Controle do Mar, esta é a questão.
A "Linha Maginot" japonesa no mar não serviu para nada, a Itália considerada uma "ilha" por Mussolini no Mediterrâneo ..., a Alemanha postergou a construção do Graf Zepelin..., etc.
Fernando de Noronha já dispõe de pista e algumas facilidades com a FAB.
A MB quis transformar Trindade em um bastião, na época do Ministro Maximiano, mas...

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 207 vezes
Agradeceram: 507 vezes

#9 Mensagem por delmar » Qui Mar 13, 2008 7:46 pm

Estas história de "fortaleza", "bastião", etc. sempre acaba mal. O que era para ser invencivel acaba tornado-se uma ratoeira para os defensores, presos sem saída numa armadilha.

saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#10 Mensagem por R.A.Barros » Qui Mar 13, 2008 8:19 pm

Se for possível construir uma base militar com pista de pouso, inteligencia, baterias anti-aereas e etc ia ser legal, mas sem arruinar o turismo e a história em fernando de noronha

VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#11 Mensagem por R.A.Barros » Qui Mar 13, 2008 8:35 pm

Arquipélago de São Pedro e São Paulo = ímpossivel construção de alguma coisa lá..

VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#12 Mensagem por Morcego » Sex Mar 14, 2008 3:17 pm

pt escreveu:
Realmente é verdade.

Cumprimentos

Com a atual técnologia de subs maiores, penso que poderia até ser feito o suporte para as ilhas, mas, ainda assim tem um problema, AFINAL, não sei o quanto seria ruim carregar um SUB com VIVERES e não com TORPEDOS.

Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

#13 Mensagem por Wingate » Sex Mar 14, 2008 5:20 pm

Considerando o "know-how" brasileiro na construção de plataformas "off-shore", que tal construir plataformas como as Texas Towers:

http://en.wikipedia.org/wiki/Texas_Towers

Essas plataformas poderiam ser desenvolvidas para serem verdadeiras "ilhas fortificadas" com heliportos, sistemas de radar para defesa da costa (ou das plataformas petrolíferas), podendo até ser projetadas como "porta-aviões fixos".

Roberto

capsantanna
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 13 vezes
Agradeceram: 1 vez

#14 Mensagem por capsantanna » Dom Mar 16, 2008 7:39 pm

Roberto Domanico Filho escreveu:Considerando o "know-how" brasileiro na construção de plataformas "off-shore", que tal construir plataformas como as Texas Towers:

http://en.wikipedia.org/wiki/Texas_Towers

Essas plataformas poderiam ser desenvolvidas para serem verdadeiras "ilhas fortificadas" com heliportos, sistemas de radar para defesa da costa (ou das plataformas petrolíferas), podendo até ser projetadas como "porta-aviões fixos".

Roberto
Sem verbas para manter os navios, como a MB poderia operar com essas plataformas?
A idéia não é ruim. Mas em caso de ataque, serão alvos MUITO fáceis.

[002] [004]

Responder