A FAB realmente é muito estranha! A única modernização realizada nos MIII foi os carnads.... e nada mais!helio escreveu:João Fernando
Vc tem razão, sem dúvida a compra dos MIII mostrou aos EUA que eram arrogantes, e o Brasil e muitos outros países do terceiro mundo não dependiam dele para poder ter um caça bissonico.
Entretanto, ap passarmos para o clube do Mach2, não tiramos o devido proveito, pois teivemos uma utilização minima dos MIII na FAB. A baixa disponibilidade era tamanha que temos poucas fotos e relatos de mais de 4 MIII em vôo simultaneamente. A remoção do radar e da não intenção de efetuar um upgrade, mostra o como a FAB deixou de interessar pelo avião. Ao contrário, os países vizinhos como a Argentina,Chile,Colombia(Kfir),Equador(Kfir) e a Venezuela efetuaram sucessivas modernizações ao Mirage(e seus derivados).
Por que o Brasil não efetuou? Eu penso que para a FAB manter um par de caças guarnecendo o distrito federal deixou de ser tão prioritário.
O Mirage com a devida modernização ( embora fora de uso em muitos países)é um avião ainda que impõe respeito. Não que eu ache que a FAB deva modernizar eles agora ,e sim devia ter modernizado sucessivamente na década de 80 e 90 e tenho certeza que não precisariamos adquirir o M2000 "Tampax" ,enquanto aguardamos os Rafale.
A Colombia por exemplo está em tratativas para adquirir mais um lote de Kfir de Israel.
Um abraço
Hélio
Também concordo que atualização gradual do caça permitiria sua utilização até os dias de hoje... embora o M2000 seja infitamente mais moderno...
Se a FAB tivesse trocado o radar, bastaria atualizá-lo.... Se a FAB tivesse instalado uma suíte de GE, bastaria atualizá-la... Se a FAB tivesse instalado probe, poderia faze REVO.... Dizem que a FAB gastou todo o dinheiro no AMX, mas acho que não foi verdade... certas prioridades não são prioridades na FAB...