A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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rcolistete
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#2041 Mensagem por rcolistete » Seg Mar 03, 2008 10:57 pm

A.K. for T-7 escreveu: Na realidade o americano é um HELICÓPTERO DE GUERRA, enquanto o outro é um helicóptero civil adaptado ao emprego militar... Tem um oceano entre os dois... Na Somália ele caiu porque tomou um RPG na cauda. Só um RPGzinho de nada... Mas caiu inteiro, tanto que a tripulação ficou viva. Imagine se fosse o Cougar: tinha virado purpurina!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

E falando em oceano, o Cougar é um helicóptero naval tão bom, mas tão bom, que o da Petrobrás, que caiu no mar há poucos dias, pousou na água com os flutuadores acionados, mas foi para o fundo do mesmo jeito!!! Pousou na água, mas como é muito mais alto e mais estreito que o Sea Hawk, tem o centro de gravidade mais elevado, então tombou de lado e foi para o fundo. Imagine se fosse um Cougar Naval, cheio de parafernália eletrônica... Olha o prejú!!!

Por isso que eu sou a fovor de helicóptero de guerra para as FFAA, o Black Hawk/Sea Hawk é feito por quem entende de guerra, por quem esteve em conbate em parte de praticamente todas as décadas do século passado, e já na primeira deste. Tem muita lição incorporada ali. Desde 1983 em Granada até hoje no Iraque e no Afeganistão, passando pela Somália que mencionaste. Por isso que é o que os militares querem. Pergunte a qualquer piloto de heli da FAB, da MB e do EB em qual dos dois eles gostariam de estar voando quando estivesse subindo chumbo grosso de baixo para cima. :wink:

Aproveita e pergunta também para os caras da FAB se eles prefeririam combater um SU-30 da FAV montados num SU-35-1 armado de R-77 ou num F-15 no padrão do SG armado de AIM-120 C7... 8-] :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Olá pessoal,

Para mim, Cougar naval e Sea Hawk são vice, escolha de consolação somente, frente ao Merlin. Esse sim O helicóptero naval, compatível com nossa imensidão do oceano Atlântico e suas responsabilidades. Se quisermos economizar, então é melhor copiar alguns países que colocam Esquilo ASW, pô !

Falar de F-15 hoje em dia como caça para a FAB é para mim piada... considerando que entraria em operação lá para 2010-12, ficaria 30 anos por aqui, teve problemas graves de estrutura ainda sem solução definitiva, etc. Não é pessoal contra os EUA : Su-30, MiG-29, Mirage 2000-5 e F-16, idem, seriam piada para uma compra da FAB que só ocorre a cada 30 anos, portanto deve ser bem feita e pensar nos próximos 30, e não no passado.

[]s, Roberto




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A-29
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#2042 Mensagem por A-29 » Seg Mar 03, 2008 11:21 pm

Concordo com o Roberto.

Merlin é "O" heli, que pode suprir nossas necessidades ASW e mesmo AEW. Por mais que se diga que um s-2 modernizado teria 25 anos de garantia, não queria ver a disponibilidade de um bicho desses operando embarcado. Vamos gastar um fortuna em sistemas que se tornarão inúteis porque o vetor vai estar indisponível pela falta de uma peça qualquer que não é fabricada há trinta anos.

Os britânicos têm marinha muito mais oceânica que a nossa e sempre se viraram bem com os Sea King, tanto que também comprarão Merlin AEW no futuro.

Custa caro para voar? Não nego, mas também pode decolar de outros vetores além de nosso Nae. Característica interessante, haja vista a "timidez" do Sampa em dar as caras no Atlântico :mrgreen:




Lord Nauta
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#2043 Mensagem por Lord Nauta » Ter Mar 04, 2008 8:46 am

Bolovo escreveu:
Luís Henrique escreveu:Ótima notícia. Que venha pelo menos uns 8. :wink:
Uns 8 o que?

Prezados Senhores


Tudo indica que a Eurocopter através da Helibras e que vai substituir os SH3 com o Cougar N. Existe a possibilidade também de complementação e ampliação da frota do HU-2.

Sds

Lord Nauta




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#2044 Mensagem por dron_pizdec » Ter Mar 04, 2008 9:02 am

Entao a MB nao vai comprar os Merlins?




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Glauber Prestes
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#2045 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Mar 04, 2008 9:30 am

dron_pizdec escreveu:Entao a MB nao vai comprar os Merlins?
?
Acho que não... O lance é (era) entre o Seahawk e o Cougar...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Re:

#2046 Mensagem por A.K. for T-7 » Sex Mar 07, 2008 3:19 pm

PRick escreveu:Tirando as besteiras dos lobies dos hamburgueres, a verdade é que o BH´s com o aeronaves de ASW e ASupW, são adaptações ruins, dada a pequena cabine,e não existe como contornar o problema, não tem cabine e não tem cabides externos em quantidades sucificientes e tem menos alcance.

A outra besteira é sobre os SP serem civis, todos os Puma e derivados são militares com versões vicis, que venderam muito, já versão civil dos BH´s ninguém quer são caros e apertados, assim não existe quase enenhum operando.

Nem mesmo a presidência da república da Argentina aguentou os BH´s, encostara o bicho caro.

Como vcs pode ver os hamburgueres gostam de fazer lobie, mas o produtos deles não vende porque é caro, e por ser caro não vende. Existe uma ótima reportagem na revista Segurança e Defesa 89, que deixa nu os BH´s, sobretudo os da FAB, eles são piores do que os do EB, por incrivel que pareça! Custaram uma fortuna e tem sistemas piores que os do EB.

Além disso, conta a história de um BH, que teve sérios problemas no EB, ficando fora de uso por 02 anos!!!! O galho é que a porcaria deu um defeito grave, e a discussão decorrente com o fabricante! Ocorreu o TRICAMENTO no rotor de cauda(ponto fraco em todos os BH´s), por estresse, segundo o EB por dados errados passados do fabricante.
:roll:

[ ]´s
PRick,

O Cougar é helicóptero criado para ser militar? Ah, tá! Já que eu estou questionador hoje, me responda o seguinte:

1) Por acaso o Cougar tem o cubo do rotor principal e a caixa de transmissão que agüentam o impacto de munição de canhão alto-explosiva de 23mm, como o do Black Hawk? E as pás do rotor principal dele, suportam impacto do mesmo tipo munição, como a do Black Hawk suportam?

2) Por acaso a transmissão secundária e o rotor de cauda do Cougar suportam impactos diretos de tiros de metralhadora pesada calibre .50, como o do Black Hawk, que você disse que é frágil, suporta?

3) Por acaso a estrutura do Cougar, apesar de ser também anti-crash, suporta o impacto direto de tiros de canhão de 23mm sem arrebentar, como a do Black hawk suporta?

4) Por acaso todo o piso do Cougar já vem blindado de fábrica contra tiros de armas leves até o 7,62, como a do Black Hawk?

5) Por acaso os tanques de combustível do Cougar, que só são auto-vedantes em caso de queda, evitariam a explosão do tanque de combustível no caso de impactos de munição de canhão 23mm incendiária, como os do Black hawk fazem?

6) Por acaso o Cougar tem os sistemas hidráulicos de controle de vôo redundantes e fisicamente afastados que o Black Hawk tem?

7) Agora, se você fosse colocar toda esta proteção blindada do Black Hawk que eu descrevi acima num Cougar, que não tem nada disso, você acha que ele ainda decolaria com 400 kg de carga a mais que o Black Hawk? Esta eu respondo: Provavelmente ele decolaria com 3.000kg de carga, no máximo, considerando os cerca de 1,5 ton de blindagem e de sistemas hidráulicos extras que seriam necessários, fora a potência do motor que seria sugada pelo sistema de controle redundante.

Portanto, não fale abobrinhas flambadas no vinho tinto, por favor.

Quanto a espaço na cabine, por acaso a cabine do Sea Hawk não é espaçosa o suficiente para colocar um controlador tático/operador de comunicações, um operador de sistemas e armas ASW e um operador de sistemas e armas ASuW? Você já ouviu falar na miniaturização da eletrônica que começou cerca de 25 anos atrás? Você acha que existe Cougar Naval, de qualquer Marinha do mundo que seja, que tem mais sensores e sistemas eletrônicos do que um MH-60R da US Navy? Não viaja, meu amigo. Este seu vinho deve ser Chapinha...

Falando em metáforas culinárias (Ah, eu sabia que você era um daqueles sem noção que ficava falando que o hambúrguer do Mac Donald’s é de minhoca! [003] ), aproveito para dizer o seguinte:

Eu amo comer no Burguer King ! Nada melhor que um BK quádruplo com coca-cola e onion rings! Sim, onion rings! Por que FRENCH fries é coisa de boiola! Um Combo BK quádruplo é como um F-16 Block 60: tradicional, barato, seguro e te satisfaz plenamente! Mata sua fome completamente, satisfaz suas necessidades, sem dúvidas quanto ao que está comprando e sem frescura! Você paga R$ 15,00 e sabe exatamente o que está comendo, sem risco de uma diarréia!

Já um restaurante francês, é como um Rafale: Você vai e pede um prato que nem sabe o que é que vai vir, porque só você e o francês do teu lado pediram, ninguém mais quis comprar o que vocês estão comprando: Cordon Bleu à la Cremme du não-sei-o-quê, que você acha que deve ser bom, porque custa 75 paus o prato!!! Aí você pede e depois de horas (que parecem anos) de espera vem aquela merreca disforme no meio do prato que faz ele parecer enorme, só que o rango mesmo é de um tamanho que não tapa nem o buraco de seu dente!!! Vem todo enfeitado, cheio de firula e cheio de uns matinhos e molhinhos para você pensar que é o máximo! No final você comeu o mesmo tanto de carne que teria comido se tivesse pedido UMA coxinha de asa de frango e aquele enfeite todo de mato e de molho te deu uma caganeira!!!

E, ao final do dia, você está lá sentado no vaso se xingando, pensando por que você pagou RS 75,00 nesta m... e ficou com fome e caganeira, ao invés de ter pagado só R$ 15,00 no bom e velho hambúrguer com todo o acompanhamento que tem direito!!! Ah, seu eu tivesse ido no Burguer King, a esta hora eu estava tranqüilo em casa, dormindo de barriga cheia!!!

Ah, que maravilha, é a metáfora perfeita do F-16 Block 60 versus Rafale. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
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Immortal Horgh
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Re: Re:

#2047 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Mar 07, 2008 3:30 pm

A.K. for T-7 escreveu:
PRick escreveu:Tirando as besteiras dos lobies dos hamburgueres, a verdade é que o BH´s com o aeronaves de ASW e ASupW, são adaptações ruins, dada a pequena cabine,e não existe como contornar o problema, não tem cabine e não tem cabides externos em quantidades sucificientes e tem menos alcance.

A outra besteira é sobre os SP serem civis, todos os Puma e derivados são militares com versões vicis, que venderam muito, já versão civil dos BH´s ninguém quer são caros e apertados, assim não existe quase enenhum operando.

Nem mesmo a presidência da república da Argentina aguentou os BH´s, encostara o bicho caro.

Como vcs pode ver os hamburgueres gostam de fazer lobie, mas o produtos deles não vende porque é caro, e por ser caro não vende. Existe uma ótima reportagem na revista Segurança e Defesa 89, que deixa nu os BH´s, sobretudo os da FAB, eles são piores do que os do EB, por incrivel que pareça! Custaram uma fortuna e tem sistemas piores que os do EB.

Além disso, conta a história de um BH, que teve sérios problemas no EB, ficando fora de uso por 02 anos!!!! O galho é que a porcaria deu um defeito grave, e a discussão decorrente com o fabricante! Ocorreu o TRICAMENTO no rotor de cauda(ponto fraco em todos os BH´s), por estresse, segundo o EB por dados errados passados do fabricante.
:roll:

[ ]´s
PRick,

O Cougar é helicóptero criado para ser militar? Ah, tá! Já que eu estou questionador hoje, me responda o seguinte:

1) Por acaso o Cougar tem o cubo do rotor principal e a caixa de transmissão que agüentam o impacto de munição de canhão alto-explosiva de 23mm, como o do Black Hawk? E as pás do rotor principal dele, suportam impacto do mesmo tipo munição, como a do Black Hawk suportam?

2) Por acaso a transmissão secundária e o rotor de cauda do Cougar suportam impactos diretos de tiros de metralhadora pesada calibre .50, como o do Black Hawk, que você disse que é frágil, suporta?

3) Por acaso a estrutura do Cougar, apesar de ser também anti-crash, suporta o impacto direto de tiros de canhão de 23mm sem arrebentar, como a do Black hawk suporta?

4) Por acaso todo o piso do Cougar já vem blindado de fábrica contra tiros de armas leves até o 7,62, como a do Black Hawk?

5) Por acaso os tanques de combustível do Cougar, que só são auto-vedantes em caso de queda, evitariam a explosão do tanque de combustível no caso de impactos de munição de canhão 23mm incendiária, como os do Black hawk fazem?

6) Por acaso o Cougar tem os sistemas hidráulicos de controle de vôo redundantes e fisicamente afastados que o Black Hawk tem?

7) Agora, se você fosse colocar toda esta proteção blindada do Black Hawk que eu descrevi acima num Cougar, que não tem nada disso, você acha que ele ainda decolaria com 400 kg de carga a mais que o Black Hawk? Esta eu respondo: Provavelmente ele decolaria com 3.000kg de carga, no máximo, considerando os cerca de 1,5 ton de blindagem e de sistemas hidráulicos extras que seriam necessários, fora a potência do motor que seria sugada pelo sistema de controle redundante.

Portanto, não fale abobrinhas flambadas no vinho tinto, por favor.

Quanto a espaço na cabine, por acaso a cabine do Sea Hawk não é espaçosa o suficiente para colocar um controlador tático/operador de comunicações, um operador de sistemas e armas ASW e um operador de sistemas e armas ASuW? Você já ouviu falar na miniaturização da eletrônica que começou cerca de 25 anos atrás? Você acha que existe Cougar Naval, de qualquer Marinha do mundo que seja, que tem mais sensores e sistemas eletrônicos do que um MH-60R da US Navy? Não viaja, meu amigo. Este seu vinho deve ser Chapinha...

Falando em metáforas culinárias (Ah, eu sabia que você era um daqueles sem noção que ficava falando que o hambúrguer do Mac Donald’s é de minhoca! [003] ), aproveito para dizer o seguinte:

Eu amo comer no Burguer King ! Nada melhor que um BK quádruplo com coca-cola e onion rings! Sim, onion rings! Por que FRENCH fries é coisa de boiola! Um Combo BK quádruplo é como um F-16 Block 60: tradicional, barato, seguro e te satisfaz plenamente! Mata sua fome completamente, satisfaz suas necessidades, sem dúvidas quanto ao que está comprando e sem frescura! Você paga R$ 15,00 e sabe exatamente o que está comendo, sem risco de uma diarréia!

Já um restaurante francês, é como um Rafale: Você vai e pede um prato que nem sabe o que é que vai vir, porque só você e o francês do teu lado pediram, ninguém mais quis comprar o que vocês estão comprando: Cordon Bleu à la Cremme du não-sei-o-quê, que você acha que deve ser bom, porque custa 75 paus o prato!!! Aí você pede e depois de horas (que parecem anos) de espera vem aquela merreca disforme no meio do prato que faz ele parecer enorme, só que o rango mesmo é de um tamanho que não tapa nem o buraco de seu dente!!! Vem todo enfeitado, cheio de firula e cheio de uns matinhos e molhinhos para você pensar que é o máximo! No final você comeu o mesmo tanto de carne que teria comido se tivesse pedido UMA coxinha de asa de frango e aquele enfeite todo de mato e de molho te deu uma caganeira!!!

E, ao final do dia, você está lá sentado no vaso se xingando, pensando por que você pagou RS 75,00 nesta m... e ficou com fome e caganeira, ao invés de ter pagado só R$ 15,00 no bom e velho hambúrguer com todo o acompanhamento que tem direito!!! Ah, seu eu tivesse ido no Burguer King, a esta hora eu estava tranqüilo em casa, dormindo de barriga cheia!!!

Ah, que maravilha, é a metáfora perfeita do F-16 Block 60 versus Rafale. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Pow, Beraldi, pega leve. Estou na sala de computadores do Instituto de Física aqui na USP, e me deparo com um post desses, caio na gargalhada e o pessoal todo aqui olhando como se eu fosse maluco :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:





[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
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Carlos Lima
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Re: A-12

#2048 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 07, 2008 4:01 pm

Putz...

Independente da minha opnião com relação ao Cougar... tenho que dizer que o que o Beraldi falou (sobre comida/restaurantes)... faz todo o sentido!

:mrgreen: [018]

Quanto ao Cougar... bom... até no outro Fórum o Helio que viu os Cougars do EB e conversou com os caras fala dos ínumeros problemas "práticos" que esses Helis apresentam e os BH não!

Cada um usa a 'verdade' que lhe convém :wink:

O interessante da sua analogia Beraldi é que os restaurantes "franceses" dentro da França te enganam menos do que os restaurantes franceses "exportados" da França... :wink: Deve ser a mesma coisa com o Rafale/Cougar... lá dentro eles sabem muito bem o que estão levando no prato... enquanto isso para quem fica de fora... :mrgreen:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Wolfgang
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Re: A-12

#2049 Mensagem por Wolfgang » Sex Mar 07, 2008 4:40 pm

:mrgreen:

BK quadruplo é o que há! 8-]




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LeandroGCard
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Re: Re:

#2050 Mensagem por LeandroGCard » Sex Mar 07, 2008 4:45 pm

A.K. for T-7 escreveu: PRick,

O Cougar é helicóptero criado para ser militar? Ah, tá! Já que eu estou questionador hoje, me responda o seguinte:

1) Por acaso o Cougar tem o cubo do rotor principal e a caixa de transmissão que agüentam o impacto de munição de canhão alto-explosiva de 23mm, como o do Black Hawk? E as pás do rotor principal dele, suportam impacto do mesmo tipo munição, como a do Black Hawk suportam?

2) Por acaso a transmissão secundária e o rotor de cauda do Cougar suportam impactos diretos de tiros de metralhadora pesada calibre .50, como o do Black Hawk, que você disse que é frágil, suporta?

3) Por acaso a estrutura do Cougar, apesar de ser também anti-crash, suporta o impacto direto de tiros de canhão de 23mm sem arrebentar, como a do Black hawk suporta?

4) Por acaso todo o piso do Cougar já vem blindado de fábrica contra tiros de armas leves até o 7,62, como a do Black Hawk?

5) Por acaso os tanques de combustível do Cougar, que só são auto-vedantes em caso de queda, evitariam a explosão do tanque de combustível no caso de impactos de munição de canhão 23mm incendiária, como os do Black hawk fazem?

6) Por acaso o Cougar tem os sistemas hidráulicos de controle de vôo redundantes e fisicamente afastados que o Black Hawk tem?

7) Agora, se você fosse colocar toda esta proteção blindada do Black Hawk que eu descrevi acima num Cougar, que não tem nada disso, você acha que ele ainda decolaria com 400 kg de carga a mais que o Black Hawk? Esta eu respondo: Provavelmente ele decolaria com 3.000kg de carga, no máximo, considerando os cerca de 1,5 ton de blindagem e de sistemas hidráulicos extras que seriam necessários, fora a potência do motor que seria sugada pelo sistema de controle redundante.

Portanto, não fale abobrinhas flambadas no vinho tinto, por favor.

Quanto a espaço na cabine, por acaso a cabine do Sea Hawk não é espaçosa o suficiente para colocar um controlador tático/operador de comunicações, um operador de sistemas e armas ASW e um operador de sistemas e armas ASuW? Você já ouviu falar na miniaturização da eletrônica que começou cerca de 25 anos atrás? Você acha que existe Cougar Naval, de qualquer Marinha do mundo que seja, que tem mais sensores e sistemas eletrônicos do que um MH-60R da US Navy? Não viaja, meu amigo. Este seu vinho deve ser Chapinha...

Falando em metáforas culinárias (Ah, eu sabia que você era um daqueles sem noção que ficava falando que o hambúrguer do Mac Donald’s é de minhoca! [003] ), aproveito para dizer o seguinte:

Eu amo comer no Burguer King ! Nada melhor que um BK quádruplo com coca-cola e onion rings! Sim, onion rings! Por que FRENCH fries é coisa de boiola! Um Combo BK quádruplo é como um F-16 Block 60: tradicional, barato, seguro e te satisfaz plenamente! Mata sua fome completamente, satisfaz suas necessidades, sem dúvidas quanto ao que está comprando e sem frescura! Você paga R$ 15,00 e sabe exatamente o que está comendo, sem risco de uma diarréia!

Já um restaurante francês, é como um Rafale: Você vai e pede um prato que nem sabe o que é que vai vir, porque só você e o francês do teu lado pediram, ninguém mais quis comprar o que vocês estão comprando: Cordon Bleu à la Cremme du não-sei-o-quê, que você acha que deve ser bom, porque custa 75 paus o prato!!! Aí você pede e depois de horas (que parecem anos) de espera vem aquela merreca disforme no meio do prato que faz ele parecer enorme, só que o rango mesmo é de um tamanho que não tapa nem o buraco de seu dente!!! Vem todo enfeitado, cheio de firula e cheio de uns matinhos e molhinhos para você pensar que é o máximo! No final você comeu o mesmo tanto de carne que teria comido se tivesse pedido UMA coxinha de asa de frango e aquele enfeite todo de mato e de molho te deu uma caganeira!!!

E, ao final do dia, você está lá sentado no vaso se xingando, pensando por que você pagou RS 75,00 nesta m... e ficou com fome e caganeira, ao invés de ter pagado só R$ 15,00 no bom e velho hambúrguer com todo o acompanhamento que tem direito!!! Ah, seu eu tivesse ido no Burguer King, a esta hora eu estava tranqüilo em casa, dormindo de barriga cheia!!!

Ah, que maravilha, é a metáfora perfeita do F-16 Block 60 versus Rafale. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Desculpe-me cair de pára-quedas no assunto, mas fiquei curioso: Muito legais todos estes recursos de proteção no BH mas, pra quê mesmo eles servem em um heli naval? Alguém espera que estes helicópteros enfrentem canhões autopropulsados ZU-23, ou sobrevoem a curta distância algum navio hostil para serem alvejados pelos sistemas de defesa de ponto? Se não, não é mesmo melhor deixar tudo isso pra lá e ganhar em espaço e peso?

Aliás, com toda esta proteção, o que foi que aqueles pé-rapados em Mogadíscio usaram para derrubar estas máquinas maravilhosas? Será que os engenheiros gastaram milhões de dólares e milhares de kilogramas para proteger estes pássaros contra armamento até 23 mm, e esqueceram que RPG-7 são muito mais comuns por aí (sem falar em manpads)?

Sei não, talvez este hambúrguer seja daqueles que fica lindo na foto, mas na hora de comer ele se desmancha todo e você acaba sujando mais a roupa do que enchendo e estômago.

Grande abraço,

Leandro G. Card




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Re: A-12

#2051 Mensagem por A.K. for T-7 » Sex Mar 07, 2008 5:26 pm

ZSU-23 é arma anti-aérea, portanto uma ameaça que foi prevista aos Black Hawk quando foram projetados. RPG-7 é uma arma anti-carro que não tem precisão para acertar nem um jipe a mais de 200m. Agora se os pilotos de BH dos EUA ficaram pairando a baixa altura em cima de uma cidade na qual os telhados estavam cheios de guerrilheiros de RPK e RPG-7, aí o problema é tática e não do aparelho, pois uma arma anti- carro não guiada e de um tiro não foi feita para abater helicóptero, mas um canhão automático de 23mm com cadência de mais de 2.500 tpm sim... Mas se você dá mole, não é? Se você estiver todo equipado como um FELIN ou um Land Warrior, armado até os dentes, mas dando mole, tirando uma soneca encostado no poste e eu chego devagar e te enfio uma peixeira no bucho, a culpa é do equipamento ou do vacilão que estava usando?

Quanto a heli naval blindado, reitero o que disse para o Túlio: imagine um desembarque ou resgate de COMANFs em território inimigo, um CSAR de piloto de um AF-1 em território hostil além-mar, um esclarecimento ou uma abordagem de embarcação desconhecida em período de pré-beligerância, etc., etc.... E aí, vai uma blindagem aí? :wink:




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Re: A-12

#2052 Mensagem por LeandroGCard » Sex Mar 07, 2008 7:23 pm

A.K. for T-7 escreveu:ZSU-23 é arma anti-aérea, portanto uma ameaça que foi prevista aos Black Hawk quando foram projetados. RPG-7 é uma arma anti-carro que não tem precisão para acertar nem um jipe a mais de 200m. Agora se os pilotos de BH dos EUA ficaram pairando a baixa altura em cima de uma cidade na qual os telhados estavam cheios de guerrilheiros de RPK e RPG-7, aí o problema é tática e não do aparelho, pois uma arma anti- carro não guiada e de um tiro não foi feita para abater helicóptero, mas um canhão automático de 23mm com cadência de mais de 2.500 tpm sim... Mas se você dá mole, não é? Se você estiver todo equipado como um FELIN ou um Land Warrior, armado até os dentes, mas dando mole, tirando uma soneca encostado no poste e eu chego devagar e te enfio uma peixeira no bucho, a culpa é do equipamento ou do vacilão que estava usando?

Quanto a heli naval blindado, reitero o que disse para o Túlio: imagine um desembarque ou resgate de COMANFs em território inimigo, um CSAR de piloto de um AF-1 em território hostil além-mar, um esclarecimento ou uma abordagem de embarcação desconhecida em período de pré-beligerância, etc., etc.... E aí, vai uma blindagem aí? :wink:
Deixa eu ver se entendi: Então as operações CSAR seriam prioridade sobre eventuais AEW e ASW e ASS na MB, e o peso da blindagem e proteção para estas operações vale mais que o maior espaço para radares, sonobóias, etc...?

P.S. - Manpads hoje já são mais comuns que canhões antiaéreos em forças combatentes (embora ainda não com gerrilheiros, pelo menos fora do Hizbolah), e tem poder destrutivo maior que os RPG-7. Além disso, em operações CSAR o heli também ficaria exposto a RPG-7, até mais que na Somália porque teriam que baixar até o solo. Vale à pena o esforço na proteção? Não é como aqueles mil e um botões no aparelho de som que custam uma fortuna e depois ninguém nem aprende pra que servem?

Leandro G. Card




PRick

Re: Re:

#2053 Mensagem por PRick » Sex Mar 07, 2008 7:58 pm

A.K. for T-7 escreveu:
PRick escreveu:Tirando as besteiras dos lobies dos hamburgueres, a verdade é que o BH´s com o aeronaves de ASW e ASupW, são adaptações ruins, dada a pequena cabine,e não existe como contornar o problema, não tem cabine e não tem cabides externos em quantidades sucificientes e tem menos alcance.

A outra besteira é sobre os SP serem civis, todos os Puma e derivados são militares com versões vicis, que venderam muito, já versão civil dos BH´s ninguém quer são caros e apertados, assim não existe quase enenhum operando.

Nem mesmo a presidência da república da Argentina aguentou os BH´s, encostara o bicho caro.

Como vcs pode ver os hamburgueres gostam de fazer lobie, mas o produtos deles não vende porque é caro, e por ser caro não vende. Existe uma ótima reportagem na revista Segurança e Defesa 89, que deixa nu os BH´s, sobretudo os da FAB, eles são piores do que os do EB, por incrivel que pareça! Custaram uma fortuna e tem sistemas piores que os do EB.

Além disso, conta a história de um BH, que teve sérios problemas no EB, ficando fora de uso por 02 anos!!!! O galho é que a porcaria deu um defeito grave, e a discussão decorrente com o fabricante! Ocorreu o TRICAMENTO no rotor de cauda(ponto fraco em todos os BH´s), por estresse, segundo o EB por dados errados passados do fabricante.
:roll:

[ ]´s
PRick,

O Cougar é helicóptero criado para ser militar? Ah, tá! Já que eu estou questionador hoje, me responda o seguinte:

1) Por acaso o Cougar tem o cubo do rotor principal e a caixa de transmissão que agüentam o impacto de munição de canhão alto-explosiva de 23mm, como o do Black Hawk? E as pás do rotor principal dele, suportam impacto do mesmo tipo munição, como a do Black Hawk suportam?

2) Por acaso a transmissão secundária e o rotor de cauda do Cougar suportam impactos diretos de tiros de metralhadora pesada calibre .50, como o do Black Hawk, que você disse que é frágil, suporta?

3) Por acaso a estrutura do Cougar, apesar de ser também anti-crash, suporta o impacto direto de tiros de canhão de 23mm sem arrebentar, como a do Black hawk suporta?

4) Por acaso todo o piso do Cougar já vem blindado de fábrica contra tiros de armas leves até o 7,62, como a do Black Hawk?

5) Por acaso os tanques de combustível do Cougar, que só são auto-vedantes em caso de queda, evitariam a explosão do tanque de combustível no caso de impactos de munição de canhão 23mm incendiária, como os do Black hawk fazem?

6) Por acaso o Cougar tem os sistemas hidráulicos de controle de vôo redundantes e fisicamente afastados que o Black Hawk tem?

7) Agora, se você fosse colocar toda esta proteção blindada do Black Hawk que eu descrevi acima num Cougar, que não tem nada disso, você acha que ele ainda decolaria com 400 kg de carga a mais que o Black Hawk? Esta eu respondo: Provavelmente ele decolaria com 3.000kg de carga, no máximo, considerando os cerca de 1,5 ton de blindagem e de sistemas hidráulicos extras que seriam necessários, fora a potência do motor que seria sugada pelo sistema de controle redundante.

Portanto, não fale abobrinhas flambadas no vinho tinto, por favor.

Quanto a espaço na cabine, por acaso a cabine do Sea Hawk não é espaçosa o suficiente para colocar um controlador tático/operador de comunicações, um operador de sistemas e armas ASW e um operador de sistemas e armas ASuW? Você já ouviu falar na miniaturização da eletrônica que começou cerca de 25 anos atrás? Você acha que existe Cougar Naval, de qualquer Marinha do mundo que seja, que tem mais sensores e sistemas eletrônicos do que um MH-60R da US Navy? Não viaja, meu amigo. Este seu vinho deve ser Chapinha...

Falando em metáforas culinárias (Ah, eu sabia que você era um daqueles sem noção que ficava falando que o hambúrguer do Mac Donald’s é de minhoca! [003] ), aproveito para dizer o seguinte:

Eu amo comer no Burguer King ! Nada melhor que um BK quádruplo com coca-cola e onion rings! Sim, onion rings! Por que FRENCH fries é coisa de boiola! Um Combo BK quádruplo é como um F-16 Block 60: tradicional, barato, seguro e te satisfaz plenamente! Mata sua fome completamente, satisfaz suas necessidades, sem dúvidas quanto ao que está comprando e sem frescura! Você paga R$ 15,00 e sabe exatamente o que está comendo, sem risco de uma diarréia!

Já um restaurante francês, é como um Rafale: Você vai e pede um prato que nem sabe o que é que vai vir, porque só você e o francês do teu lado pediram, ninguém mais quis comprar o que vocês estão comprando: Cordon Bleu à la Cremme du não-sei-o-quê, que você acha que deve ser bom, porque custa 75 paus o prato!!! Aí você pede e depois de horas (que parecem anos) de espera vem aquela merreca disforme no meio do prato que faz ele parecer enorme, só que o rango mesmo é de um tamanho que não tapa nem o buraco de seu dente!!! Vem todo enfeitado, cheio de firula e cheio de uns matinhos e molhinhos para você pensar que é o máximo! No final você comeu o mesmo tanto de carne que teria comido se tivesse pedido UMA coxinha de asa de frango e aquele enfeite todo de mato e de molho te deu uma caganeira!!!

E, ao final do dia, você está lá sentado no vaso se xingando, pensando por que você pagou RS 75,00 nesta m... e ficou com fome e caganeira, ao invés de ter pagado só R$ 15,00 no bom e velho hambúrguer com todo o acompanhamento que tem direito!!! Ah, seu eu tivesse ido no Burguer King, a esta hora eu estava tranqüilo em casa, dormindo de barriga cheia!!!

Ah, que maravilha, é a metáfora perfeita do F-16 Block 60 versus Rafale. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Só rindo! :lol: :lol: :lol:

Vou colocar vc dentro de um Bh´s e abrir fogo com uma 0.50, vamos ver o que vai sobrar de você e o BH, tá bem? :twisted: :twisted: E olha que sou muito ruim de tiro, mas vou derrubar aquela porcaria com alguns tiros.

Ser resistente, não é ser a prova de, e vc sabe a diferença, já falei não ofenda minha inteligência.

Nem mesmo os Apaches são a prova de 0.50 ou mesmo de um calibre de fuzil mauzer da primeira guerra. Como ficou demonstrado no Iraque.

O que se tem é uma blindagem em algumas áreas, que não garante a sobrevivência dos BH´s, nem dos Cougars a calibre FAL. Com um simples FAL qualquer bom atirador pode destruir um BH ou Cougar.

E os Cougar receberam várias proteções.
Realizando seu primeiro vôo em 13 de Setembro de 1978, o Super
Puma apresenta como diferenciais com relação ao Puma os seguintes
pontos: lança da cauda modificada e um nariz mais longo; motores mais
potentes (Turbomeca Makila 1A2, com empuxo unitário de 1780 hp cada);
trem de pouso reforçado a fim de possibilitar o pouso em terrenos
não-preparados; rotor principal e de cauda de maior eficiência feitos de
Spheriflex (material de alta resistência a impactos) e pás de fibra de vidro
e com bordo de ataque em titânio agüentando rajadas de metralhadoras
12,7mm até canhões de 20mm; estrutura feita de materias compostos
com reforços estruturais a fim de suportar uma queda a velocidade de
até 11m/s sem haver baixas entre os tripulantes e passageiros; tanque
com alimentação cruzada permitindo que se o sistema falhar ou dos
tanques venha a ser avariado, a aeronave permaneça recebendo
combustível normalmente; mecânica simples e capaz de voar durante
uma hora sem óleo em suas engrenagens e rolamentos.
O que se tem, como no caso do EB, e os Cougars com blindagens no acento do piloto e outras áreas. ALém da blidagem desenvolvida no Brasil, para os Cougar.

Quanto as pás do rotor, vc deve saber, as do Cougar são resistentes até o calibre de 20mm, ou capazes de cortar um tronco de árvore e ainda conseguir resistência para o helo pousar.

Ser resistente, é isso ser capaz de pousar.

Agora uns tiros bem dados no rotor traseiro e no estabilizador e os BH´s vão para o brejo, porque com o centro de gravidade deslocado por conta do desenho do helo, uma vez o mecanismo do estabilizador danificado, o BH´s vai perder o rumo. Como de fato ocorreu na Somália.

Quer jogar no chão um BH? Mate o piloto, porque o vidro não é resistente a munição de M-16 ou atire no rotor que tem função de sustentação, e ainda vem falar dessa porcaria.

Topas a aposta? Vamos ver se o EB faz um teste assim. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Quanto a aviões franceses lave a boca, SÃO MUITOS MAIS RESISTENTES QUE AS MERDAS MADE IN USA. Com seus kist de asas caídas. Fora a vergonha de ver F-15 perdendo asas em vôo, F-18A com rachaduras nas empenagens verticais.

Perdeu uma boa ocasião de ficar com a boca calada, faça como seus patrões, quanto querem comer bem copiam os franceses ou vão para Paris. Os EUA são a shit do mundo industrializado que vivem de consumir produtos chineses.

[ ]´s




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Re: A-12

#2054 Mensagem por WalterGaudério » Sex Mar 07, 2008 8:47 pm

Colegas, semquerer dar uma de moderador, mas..., vamos evitar conduzir a discussão para o lado pessoal.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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Os sábios PENSAM
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Os Idiotas PLANTAM e os
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Re: A-12

#2055 Mensagem por rcolistete » Sex Mar 07, 2008 10:48 pm

Olá pessoal,

Eu já sugeri : não seria o caso de quando as pessoas quererem falar com pré-conceitos demais (sobre países, culinária, etc), fazer isso nos "Assuntos Gerais" ? Sinceramente, desse jeito o nível fica cada vez mais baixo, e pior, de pessoas que não são iniciantes nesse fórum. É desanimador "sair do mundo real" onde se fala muita besteira sobre defesa e tecnologia militar, vir para um fórum especializado que nem esse, e se deparar com mensagens sem sentido algum. Nada a ver com o tópico "A-12", diga-se de passagem.

[]s, Roberto




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