Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

#286 Mensagem por Valdemort » Ter Mar 04, 2008 6:37 am

Joint Striker Fighter




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#287 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mar 04, 2008 1:38 pm

O SH pode não ser muito bom em dogfight.

Mas com APG-79 e misseis de longo alcance, além da grande persistência em combate + grande capacidade de levar armamentos, o torna um dos melhores na arena ar-ar BVR.

E hoje em dia, isso importa mais que ser um bom dogfighter.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#288 Mensagem por Penguin » Ter Mar 04, 2008 3:32 pm

Luís Henrique escreveu:O SH pode não ser muito bom em dogfight.

Mas com APG-79 e misseis de longo alcance, além da grande persistência em combate + grande capacidade de levar armamentos, o torna um dos melhores na arena ar-ar BVR.

E hoje em dia, isso importa mais que ser um bom dogfighter.
Luis,

Eh justo o contrario. O desempenho do SH e Hornet em velocidades subsonicas está acima da média e sem limites de AOA. E é exatamente ai onde ocorrem os WVR.

Com os sistemas de 1a classe que ele possui, tb se destaca na arena BVR.

[]´s

Jacques




Editado pela última vez por Penguin em Ter Mar 04, 2008 3:41 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

#289 Mensagem por Bourne » Ter Mar 04, 2008 3:37 pm

O Super Hornet é um ótima caça, muito versátil e completo. è, sem dúvida, a melhor opção de caça norte-americano para a FAB. :wink:




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#290 Mensagem por talharim » Ter Mar 04, 2008 3:54 pm

D-U-V-I-D-O que seja melhor que um F-15SG.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

#291 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Mar 04, 2008 4:21 pm

talharim escreveu:D-U-V-I-D-O que seja melhor que um F-15SG.
Contra o caça definitivo ninguém pode! (Só ele melhorado-F22-)




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

#292 Mensagem por Bourne » Ter Mar 04, 2008 7:17 pm

Considerando todas as determinantes, o Super Hornet é a melhor opção para a FAB, se tratando de caças norte-americanos.

Sobre o F-15SG, o Super Hornet pode até não ter a mesma combatitividade, porém dúvido que a FAB tenha vontade ($$$$$$$$$$$$$$) para operar os F-15. Além do Super Hornet ser mais versátil, manutenção menos complexa e ainda pode operar com a MB, se um dia tiver um porta-aviões compativel.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#293 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mar 04, 2008 7:59 pm

jacquessantiago escreveu:
Luís Henrique escreveu:O SH pode não ser muito bom em dogfight.

Mas com APG-79 e misseis de longo alcance, além da grande persistência em combate + grande capacidade de levar armamentos, o torna um dos melhores na arena ar-ar BVR.

E hoje em dia, isso importa mais que ser um bom dogfighter.
Luis,

Eh justo o contrario. O desempenho do SH e Hornet em velocidades subsonicas está acima da média e sem limites de AOA. E é exatamente ai onde ocorrem os WVR.

Com os sistemas de 1a classe que ele possui, tb se destaca na arena BVR.

[]´s

Jacques
É que falam que ele é um pouco lerdo e não tão bom em manobrabilidade.

Eu acho que pra bater o SH precisa de muita coisa.

Eu o considero um caça top.

Tenho em mente que o SH tenha um RCS bem baixo, de cerca de 0,1 m².

Ja o F-15 deve ter um RCS bem maior. Se os americanos fizeram um trabalho (assim como os russos), o F-15 pode chegar a um RCS próximo de 1 m².

O SH tem um radar muito moderno e parece que a antena é bem grande (se eu não me engano é do mesmo tamanho que a antena do novo Flanker). Gostaria de saber as capacidades dos respectivos radares.

Se for algo como 400 km para o Eagle e 200 para o SH, ai o Eagle fica na frente. Mas se for algo do tipo: 350 para o Eagle e 300 para o SH. AI fico com a segunda opção.

Não posso afirmar mas creio que a diferença dos dois radares deve ser realmente pequena.
Se a diferença realmente for pequena.

Ai o Eagle fica com a vantagem de ter maior alcance.
E o SH fica com a vantagem de ser mais novo. De ter maior número de encomendas. De continuar em produção e operação por mais tempo. De ter maior chance de sobrevivência devido a baixa assinatura radar. E maior chance de crescimento.

Fico com o SH. :wink:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#294 Mensagem por soultrain » Ter Mar 04, 2008 8:56 pm

Ora,

De um lado tenho o sr. Almirante da USNavy que tem acesso a breefing's, defrefing's, relatórios e tudo e mais alguma coisa. Foi ele que assinou a ultima encomenda de SH.

Do outro lado tenho-vos a vocês

hum... não sei quem tem a opinião mais válida, estou com muitas duvidas.


[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#295 Mensagem por Penguin » Ter Mar 04, 2008 9:08 pm

Luís Henrique escreveu:
jacquessantiago escreveu: Luis,

Eh justo o contrario. O desempenho do SH e Hornet em velocidades subsonicas está acima da média e sem limites de AOA. E é exatamente ai onde ocorrem os WVR.

Com os sistemas de 1a classe que ele possui, tb se destaca na arena BVR.

[]´s

Jacques
É que falam que ele é um pouco lerdo e não tão bom em manobrabilidade.

Eu acho que pra bater o SH precisa de muita coisa.

Eu o considero um caça top.

Tenho em mente que o SH tenha um RCS bem baixo, de cerca de 0,1 m².

Ja o F-15 deve ter um RCS bem maior. Se os americanos fizeram um trabalho (assim como os russos), o F-15 pode chegar a um RCS próximo de 1 m².

O SH tem um radar muito moderno e parece que a antena é bem grande (se eu não me engano é do mesmo tamanho que a antena do novo Flanker). Gostaria de saber as capacidades dos respectivos radares.

Se for algo como 400 km para o Eagle e 200 para o SH, ai o Eagle fica na frente. Mas se for algo do tipo: 350 para o Eagle e 300 para o SH. AI fico com a segunda opção.

Não posso afirmar mas creio que a diferença dos dois radares deve ser realmente pequena.
Se a diferença realmente for pequena.

Ai o Eagle fica com a vantagem de ter maior alcance.
E o SH fica com a vantagem de ser mais novo. De ter maior número de encomendas. De continuar em produção e operação por mais tempo. De ter maior chance de sobrevivência devido a baixa assinatura radar. E maior chance de crescimento.

Fico com o SH. :wink:
Luis,

Na decada de 90, durante o seu desenvolvimento o SH teve problemas que foram sanados (a asa por exemplo teve que ser reprojetada). As maiores criticas ao SH ocorreram neste periodo e sao repetidas ate hoje. Eh certo que ultimamente com o block II e mais informacoes diponibilizadas sobre as capacidades do SH, as criticas diminuiram muito.

Em 2000, antes de entrar em operacao, ele passou com louvor por um rigido OPEVAL. Mais detalhes:
http://findarticles.com/p/articles/mi_q ... i_n8899867

A comparacao de radares eh bastante complicada devido a falta de informacao publica. Colhe-se alguma coisa aqui outra ali.

Qt ao APG-79 simplesmente nao ha dados disponiveis. Ha alguns artigos interessantes jah postados anteriormente. Porem indiretamente podemos deduzir algumas coisas.

O Raytheon APG-63(V)4, o mais moderno radar proposto para o F-15 eh essencialmente um APG-63(V)1 modernizado com muitos componentes derivados do Raytheon APG-79 (antena um pouco maior, processador, power supply, etc). O alcance de ambos nao deve ser muito distinto.

A informacao disponivel na internet, inclusive em um artigo do American Institute of Aeronautics and Astronautics (link postado anteriormente) e em outras fontes, afirmam que o APG-79 possui de 2 a 3 vezes o alcance do APG-73. Dados do APG-73 tb nao estao disponiveis, porem os do seu antecessor o APG-65 estao. O alcance maximo no modo velocity search do APG-65 eh dado como superior a 150km. O alcance do APG-73 eh maior. E o do APG-79 eh de 2 a 3 vezes o do APG-73. Isso resulta em um alcance maximo superior a 300km.

Interessante:
http://www.vectorsite.net/avhorn_2.html
The AN/APG-79 has three times greater detection range and incorporates a high-resolution synthetic aperture radar (SAR) mode that has five times the resolution of the AN/APG-73, allowing the Block 2 Super Hornet to take over the maritime targeting job from the S-3 Viking.

[]'s

Jacques




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#296 Mensagem por Penguin » Ter Mar 04, 2008 9:34 pm

soultrain escreveu:Ora,

De um lado tenho o sr. Almirante da USNavy que tem acesso a breefing's, defrefing's, relatórios e tudo e mais alguma coisa. Foi ele que assinou a ultima encomenda de SH.

Do outro lado tenho-vos a vocês

hum... não sei quem tem a opinião mais válida, estou com muitas duvidas.


[[]]'s
Por favor, cite-o. Eu nunca li nada a respeito deste critico almirante aprovador de encomendas. Para ele deve ser um sofrimento autorizar a aquisicao de algo assim.

Jah li sim, muita critica de pessoal envolvido com o Tomcat e que defendiam uma solucao do tipo Tomcat 2000 ou F-22N.

[]'s




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#297 Mensagem por talharim » Qua Mar 05, 2008 10:21 am

Obviamente a solução Tomcat 2000 era a ideal muito superior a família Hornet.

Mas foi preterida por questões de custos e apenas isso.

Os estrategistas do Pentágono acharam que não seria necessário manter um caça tão superior como o Tomcat 2000 segundo eles as ameças atuais o Hornet dá conta do recado.

Estão certos ?

No dia que a USNAVY tiver que se defender de uma China por exemplo saberemos se o Hornet dará conta do recado saberemos se ele fará jus ao seu antecessor no quesito "Defesa Avançada de Frota" conceito este abandonado pela USNAVY.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#298 Mensagem por Penguin » Qua Mar 05, 2008 1:46 pm

talharim escreveu:Obviamente a solução Tomcat 2000 era a ideal muito superior a família Hornet.

Mas foi preterida por questões de custos e apenas isso.

Os estrategistas do Pentágono acharam que não seria necessário manter um caça tão superior como o Tomcat 2000 segundo eles as ameças atuais o Hornet dá conta do recado.

Estão certos ?

No dia que a USNAVY tiver que se defender de uma China por exemplo saberemos se o Hornet dará conta do recado saberemos se ele fará jus ao seu antecessor no quesito "Defesa Avançada de Frota" conceito este abandonado pela USNAVY.
A US Navy e o Gov. Americano devem com certeza saber!




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#299 Mensagem por Sintra » Qua Mar 05, 2008 2:26 pm

talharim escreveu:Obviamente a solução Tomcat 2000 era a ideal muito superior a família Hornet.

Mas foi preterida por questões de custos e apenas isso.

Os estrategistas do Pentágono acharam que não seria necessário manter um caça tão superior como o Tomcat 2000 segundo eles as ameças atuais o Hornet dá conta do recado.

Estão certos ?
.
Por curiosidade o Talharim está correcto, existem vários relatórios da Grumman como da propria US Navy que dizem "Preto no Branco" que o "Super Tomcat"/"Tomcat 21" tinha maior alcance, levava uma maior carga de armas, era mais rapido (era um "supercruiser" no mesmo sentido do "Phoon"), ia ter um radar AESA muito maior que o SH, etc, etc. A outra coisa que mencionam era que ia ser um avião MUITO caro (a atirar para os lados do RAPTOR) o que matou a proposta, o que na minha opinião é perfeitamente valido.




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

#300 Mensagem por Bourne » Qua Mar 05, 2008 2:34 pm

Em outras palavras, a U. S. Navy teve que escolher entre direcionar seus recursos para um super caça que deveria ser o Super Tomcat ou seus super navios. Ela preferiu os super navios e focou com uma solução econômica para a aviação de caça que é o Super Hornet.




Responder