Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Immortal Horgh
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#256 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 02, 2008 12:08 am

Luís Henrique escreveu:
jacquessantiago escreveu: O processo de avaliaco de ambos e selecao continua um tema secreto. Ha muita especulacao e nenhuma certeza.

Na area da especulacao ou citando fontes "ocultas", dizem que o YF-23 era mais stealthier e o YF-22 mais manobravel. Se nao me equivoco li que a USAF utilizou um sistema de pontuacao e o YF-22 se saiu melhor.


[]'s
Ouvi dizer que o YF-23 venceu mas não levou porque era mais caro.

Sei la.... São informações muito sigilosas e fica dificil saber ao certo.

De qualquer forma acho o Super Hornet o MELHOR avião ocidental em ataque e na arena ar-ar so perde pro F-22 ficando pau-a-pau com o Eurofighter.
Discordo, Luis, acho o Eagle mais "perigoso". O olho do bicho realmente é poderoso e mesmo com um RCS menor, o SH ainda levaria desvantagem.


[ ]s




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#257 Mensagem por Bolovo » Dom Mar 02, 2008 1:32 am

Immortal Horgh escreveu:
Luís Henrique escreveu: Ouvi dizer que o YF-23 venceu mas não levou porque era mais caro.

Sei la.... São informações muito sigilosas e fica dificil saber ao certo.

De qualquer forma acho o Super Hornet o MELHOR avião ocidental em ataque e na arena ar-ar so perde pro F-22 ficando pau-a-pau com o Eurofighter.
Discordo, Luis, acho o Eagle mais "perigoso". O olho do bicho realmente é poderoso e mesmo com um RCS menor, o SH ainda levaria desvantagem.


[ ]s
Nego esquece que o F-15K tem IRST e o SG vai ter isso e AESA...




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#258 Mensagem por Túlio » Dom Mar 02, 2008 9:39 am

F-15SG + F-16E/F na FAB seria um 'coquetel' indigerível para a vizinhança... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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#259 Mensagem por Sintra » Dom Mar 02, 2008 11:16 am

born escreveu:Essa suposta versão do Super Hornet inspirado no YF-23, pode ser bem real e deve estar sendo investigada pela U. S. Navy como uma opção ao F-35 e, possivelmente, no futuro se tornar a melhor opção para quem quer um caça norte-americano.

Lembrando que a Northrop Grumman que concebeu o YF-23 é a maior sub contratada da Boeing no projeto do Super Hornet.
Não é real, é apenas um desenho feito por um amador.




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#260 Mensagem por Luís Henrique » Dom Mar 02, 2008 11:59 am

Immortal Horgh escreveu:
Luís Henrique escreveu: Ouvi dizer que o YF-23 venceu mas não levou porque era mais caro.

Sei la.... São informações muito sigilosas e fica dificil saber ao certo.

De qualquer forma acho o Super Hornet o MELHOR avião ocidental em ataque e na arena ar-ar so perde pro F-22 ficando pau-a-pau com o Eurofighter.
Discordo, Luis, acho o Eagle mais "perigoso". O olho do bicho realmente é poderoso e mesmo com um RCS menor, o SH ainda levaria desvantagem.


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Nego esquece que o F-15 foi feito para cumprir a missão de superioridade aérea.

O F-15E e seus derivados conferem uma ótima capacidade de ataque ao Eagle, mas o Super Hornet é um avião mais novo, mais moderno e sua estrutura é mais propícia para ataques a baixa altitude, por exemplo.

O Eagle tem uma vantagem. Carga paga e alcance. Porém a diferença não é tão grande e o SH leva grande vantagem no RCS, além de poder ser empregado em navios aerodromos.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#261 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 02, 2008 7:34 pm

Luís Henrique escreveu:
Immortal Horgh escreveu: Discordo, Luis, acho o Eagle mais "perigoso". O olho do bicho realmente é poderoso e mesmo com um RCS menor, o SH ainda levaria desvantagem.


[ ]s
Nego esquece que o F-15 foi feito para cumprir a missão de superioridade aérea.

O F-15E e seus derivados conferem uma ótima capacidade de ataque ao Eagle, mas o Super Hornet é um avião mais novo, mais moderno e sua estrutura é mais propícia para ataques a baixa altitude, por exemplo.

O Eagle tem uma vantagem. Carga paga e alcance. Porém a diferença não é tão grande e o SH leva grande vantagem no RCS, além de poder ser empregado em navios aerodromos.

Não é só carga paga e alcance, Luis, o Eagle enxerga mais longe também. Como disse antes, mesmo com o RCS menor, o Eagle ainda poderia engajá-lo antes. Agora quanto a plataforma ser multipropósito, concordo contigo, seria a melhor solução ianque olhando por esse lado.


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#262 Mensagem por Penguin » Dom Mar 02, 2008 8:50 pm

Immortal Horgh escreveu:
Luís Henrique escreveu: Nego esquece que o F-15 foi feito para cumprir a missão de superioridade aérea.

O F-15E e seus derivados conferem uma ótima capacidade de ataque ao Eagle, mas o Super Hornet é um avião mais novo, mais moderno e sua estrutura é mais propícia para ataques a baixa altitude, por exemplo.

O Eagle tem uma vantagem. Carga paga e alcance. Porém a diferença não é tão grande e o SH leva grande vantagem no RCS, além de poder ser empregado em navios aerodromos.

Não é só carga paga e alcance, Luis, o Eagle enxerga mais longe também. Como disse antes, mesmo com o RCS menor, o Eagle ainda poderia engajá-lo antes. Agora quanto a plataforma ser multipropósito, concordo contigo, seria a melhor solução ianque olhando por esse lado.


[ ]s
Este tipo de comparativo eh impossivel para outsiders com nos.
Nao eh possivel afirmar quem enxerga e quem engaja primeiro, neste caso (e em quase todos os outros).

Eh importante considerar que no projeto SH a reducao da assinatura foi um dos objetivos. O Eagle nao passou e nem vai passar por algo na mesma magnitude. Continua sendo um puta caca, mas os dados disponiveis nao permite ser conclusivo.

Isso vale para qq comparativo, tirando o F-22 que esta claramente em outro patamar.

[]'s

Jacques




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#263 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 02, 2008 8:54 pm

jacquessantiago escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Não é só carga paga e alcance, Luis, o Eagle enxerga mais longe também. Como disse antes, mesmo com o RCS menor, o Eagle ainda poderia engajá-lo antes. Agora quanto a plataforma ser multipropósito, concordo contigo, seria a melhor solução ianque olhando por esse lado.


[ ]s
Este tipo de comparativo eh impossivel para outsiders com nos.
Nao eh possivel afirmar quem enxerga e quem engaja primeiro, neste caso (e em quase todos os outros).

Eh importante considerar que no projeto SH a reducao da assinatura foi um dos objetivos. O Eagle nao passou e nem vai passar por algo na mesma magnitude. Continua sendo um puta caca, mas os dados disponiveis nao permite ser conclusivo.

Isso vale para qq comparativo, tirando o F-22 que esta claramente em outro patamar.

[]'s

Jacques

Quanto ao radar dá sim, jacques, o APG-63 V4 é superior ao APG-79, no restante acho que fica mesmo no chutômetro.



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#264 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 02, 2008 8:56 pm

Túlio escreveu:F-15SG + F-16E/F na FAB seria um 'coquetel' indigerível para a vizinhança... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


É aquilo, Túlio véio, os ianques vão chutar o balde da barraca para não deixar o Rafale vencer. Mas sinceramente espero que dê então SU-35-1 + F-16 block 60, com isso já aposentamos os A-1 e F-5 :twisted: :twisted: :twisted:



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#265 Mensagem por Túlio » Dom Mar 02, 2008 9:04 pm

Também sou Flankeiro, mas tento manter a mente aberta, F-15 + F-16 = simplificação logística...

Do outro modo, ou Flanker ou F-16, não AMBOS... :wink:




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#266 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 02, 2008 9:13 pm

Ué, e a info de que pode dar um mix russo/ianque, sejamos otimistas :twisted: :twisted: :twisted:



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#267 Mensagem por Túlio » Dom Mar 02, 2008 9:15 pm

OTIMISTAS???

Isso seria esperar por uns CEM Flankers, aí sim... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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#268 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Mar 02, 2008 9:17 pm

E quem sabe não virão? :twisted: :twisted: Mas uma coisa já está mais clara, a chance do cegueta está tendendo tão rápido a zero, quanto a função 1/x no limite de x tendendo ao infinito :twisted: :twisted: :twisted:


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#269 Mensagem por Penguin » Dom Mar 02, 2008 10:48 pm

Immortal Horgh escreveu:
jacquessantiago escreveu: Este tipo de comparativo eh impossivel para outsiders com nos.
Nao eh possivel afirmar quem enxerga e quem engaja primeiro, neste caso (e em quase todos os outros).

Eh importante considerar que no projeto SH a reducao da assinatura foi um dos objetivos. O Eagle nao passou e nem vai passar por algo na mesma magnitude. Continua sendo um puta caca, mas os dados disponiveis nao permite ser conclusivo.

Isso vale para qq comparativo, tirando o F-22 que esta claramente em outro patamar.

[]'s

Jacques

Quanto ao radar dá sim, jacques, o APG-63 V4 é superior ao APG-79, no restante acho que fica mesmo no chutômetro.



[ ]s
O APG-79 eh um radar 100% novo.

APG-63:
The (V)3 is essentially an updated APG-79 front-end (antenna and power supply) and APG-63(V)1 hardware back-end.

The (V)4 would have the (V)3 AESA antenna but more back-end components from the Super Hornet, including its processor and other upgrades.


Indicativo da performance do APG-79: (...) With more power than the APG-73, the APG-79 will have two or three times the air-to air detection range and will allow tracking of significantly more targets.(,,,)

http://www.aiaa.org/aerospace/images/ar ... 06_EOE.pdf

O APG-65 (ancestral do APG-73) possui uma alcance maximo superior a 80 milhas nauticas ou 150km, no modo velocity search. Obviamente como qualquer outro radar, o alcance varia de acordo com o modo. O APG-73 eh um APG-65 melhorado. E o APG-79 possui um alcance de 2 a 3 vezes superior ao do APG-73, de acordo com o artigo do AIAA acima(American Institute of Aeronautics and Astronautics). Da para deduzir que o alcance do APG-79 eh bem longo.

APG-65 (http://home.att.net/~jbaugher4/f18_4.html):

AIR-TO-AIR RADAR MODES:

The velocity search mode is used for maximum range encounters, sacrificing detail for range and giving velocity and azimuth information only. In this mode, targets can be detected at ranges in excess of 80 nautical miles, and the software controlling the radar is programmed to pay attention only to these returns which are approaching the F-18.

In the range-while-search mode, the APG-65 provides information on all contacts occuping the portion of the sky ahead of the Hornet at ranges of between 40 and 80 nautical miles.

In the track-while-scan mode, which is used for ranges of less than 40 nautical miles, the system can track up to ten targets simultaneously and display eight of them at a time. The computer will present additional data on the contact deemed to be the greatest threat, this data typically consisting of aspect, altitude, and velocity.


------------------------------------------------------------------------------
Radares AESA da Raytheon:
http://www.raytheon.com/products/stelle ... 018786.pdf




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#270 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mar 03, 2008 10:12 am

Immortal Horgh escreveu:
jacquessantiago escreveu: Este tipo de comparativo eh impossivel para outsiders com nos.
Nao eh possivel afirmar quem enxerga e quem engaja primeiro, neste caso (e em quase todos os outros).

Eh importante considerar que no projeto SH a reducao da assinatura foi um dos objetivos. O Eagle nao passou e nem vai passar por algo na mesma magnitude. Continua sendo um puta caca, mas os dados disponiveis nao permite ser conclusivo.

Isso vale para qq comparativo, tirando o F-22 que esta claramente em outro patamar.

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Jacques

Quanto ao radar dá sim, jacques, o APG-63 V4 é superior ao APG-79, no restante acho que fica mesmo no chutômetro.



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Até acredito que possa ser melhor.

Agora, a pergunta é: Quanto melhor???

Temos que lembrar que se a diferença aqui for pequena o SH leva vantagem no RCS. :wink:




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