Mirage III x F-E na FAB
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Delta Dagger
- Sênior
Mirage III x F-E na FAB
Algum ilustre forista saberia informar quais dos protagonistas citados levavam vantagens nos embates Ar-Ar WVR na época em que ambos estavam operacionais na FAB? Existem relatos destes encontros?
O Mirage III E não fora projetado propriamente para combate a curta distância, sendo seu projeto priorizado para interceptar bombardeiros a grande altitude. Já o F5-E foi desenvolvido como um caça polivalente leve e de baixo custo para ser oferecido às nações amigas dos EUA.
Eu levo mais fé no F-5, mas não tenho dados que comprovem minha suspeita.
Quem souber informar, muito agradeço.
Abs.
O Mirage III E não fora projetado propriamente para combate a curta distância, sendo seu projeto priorizado para interceptar bombardeiros a grande altitude. Já o F5-E foi desenvolvido como um caça polivalente leve e de baixo custo para ser oferecido às nações amigas dos EUA.
Abs.
I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner
Roy Batty - Blade Runner
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6307 vezes
- Agradeceram: 6657 vezes
- Contato:
Em WVR o Mirage teria poucas chances reais contra o manobrável F-5E, bastava o Francês curvar para perder velocidade e, com sua turbina paupérrima em SEP, a recuperação da velocidade era lenta, deixando-o exposto a um ataque. Ademais, era um (péssimo) R-530 contra dois (péssimos) AIM-9B, creio que a kôza se decidiria entre a habilidade do piloto, a sorte com os mísseis e, finalmente, os canhões...
Lembro da ocasião em que um balaio de MIII Israelenses levaram OITO minutos para abaterem um único Hunter SUBSÔNICO árabe, por não conseguirem acompanhar suas manobras...
Lembro da ocasião em que um balaio de MIII Israelenses levaram OITO minutos para abaterem um único Hunter SUBSÔNICO árabe, por não conseguirem acompanhar suas manobras...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Thor
- Sênior
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Re: Mirage III x F-E na FAB
Qualquer Jaguar vai negar, mas na maioria dava Tiger. Alguns pilotos de jaca, com bom treinamento e tática, conseguiam vantagem manobrando na vertical com o F-103, devido maior potência e velocidade. Isso variava de piloto para piloto, mas na média F-5 era melhor.Delta Dagger escreveu:Algum ilustre forista saberia informar quais dos protagonistas citados levavam vantagens nos embates Ar-Ar WVR na época em que ambos estavam operacionais na FAB? Existem relatos destes encontros?
Abs.
Brasil acima de tudo!!!
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6307 vezes
- Agradeceram: 6657 vezes
- Contato:
- Delta Dagger
- Sênior
Eu vi isto no Combates aéreos do History Channel, o único Hunter abatido foi devido ao piloto israelense persegui-lo longo tempo após os Hunters terem se evadido do combate. O Hunter não conseguia se distanciar do Mirage na perseguição e ao primeiro erro o Mirage disparou os canhões, destruindo-o.Túlio escreveu: Lembro da ocasião em que um balaio de MIII Israelenses levaram OITO minutos para abaterem um único Hunter SUBSÔNICO árabe, por não conseguirem acompanhar suas manobras...
I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner
Roy Batty - Blade Runner
O M-III em teoria levaria vantagem em altitudes elevadas e na capacidade de aceleração, podendo inclusive deixar o combate com maior facilidade, se assim achasse conveniente.
O F-5, apesar de mais manobrável em baixas e médias altitudes, teria sérios problemas em sustentar energia (velocidade) por algum tempo em manobra caso estivesse levando o tanque central e os dois sidewinders nas pontas das asas.
Ambos, na verdade, só podiam confiar na capacidade de seu piloto de atrair o adversário para o sua arena de combate e ali fazer bom uso de seus canhões, única arma que realmente essas m%rd@as de caças possuiam.
Abraços!
O F-5, apesar de mais manobrável em baixas e médias altitudes, teria sérios problemas em sustentar energia (velocidade) por algum tempo em manobra caso estivesse levando o tanque central e os dois sidewinders nas pontas das asas.
Ambos, na verdade, só podiam confiar na capacidade de seu piloto de atrair o adversário para o sua arena de combate e ali fazer bom uso de seus canhões, única arma que realmente essas m%rd@as de caças possuiam.
Abraços!
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Eu aposto tudo no F5, o melhor caça para a Fab ainda hoje.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Os 2 são péssimos.Na configuração padrão com 2 tanques subalares eu apostaria num 747 armado com 2 mísseis mais manobrável.
Até na época deles eles seriam péssimos..........levariam trolha facilmente de F-8 Crusaders,F-4 Phantom,Mig-23,English Lightning and F-101 Voodoo.
Até na época deles eles seriam péssimos..........levariam trolha facilmente de F-8 Crusaders,F-4 Phantom,Mig-23,English Lightning and F-101 Voodoo.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.