piratadabaixada escreveu:Marino escreveu:piratadabaixada escreveu:Marino escreveu:piratadabaixada escreveu:Marino,
Não que parecer chato, mas 600 milhas por um Scorpene ou Marlin é loucura. E esta história de transferência de tecnologia é história para boi dormir.
Abraços,
Heronim
Me cobre o preço dos alemães quando o contrato for assinado.
Quanto a transferência de tecnologia, nada será passado da área de reatores, sabemos disso.
Mas vc tem 2 opções:
1) França - possui subs nucleares, projeta os mesmos, publicamente disse que aceitaria que engenheiros brasileiros acompanhassem a construção do Barracuda, formaria os projetistas, e otras cositas más.
2) Alemanha - não projeta, não constrói, não forma, não possui nada de tecnologia nuclear.
Vc sendo o decisor, para onde iria?
Marino,
Não acredito que esta história de sub nuclear vai chegar a algum lugar, para mim é viajem psicodélica. Existem várias necessidades da MB que não estão sendo atendidas, portanto, é estranho pensar em algo tão caro e complexo, vai parar no meio do caminho.
Abraços,
Heronim
Bom, aqui saímos da lógica e entramos no que acreditamos pessoalmente. Nada podemos fazer a não ser esperar, e ver.
Como os recursos para a área nuclear não estão saindo mais do orçamento da MB, creio também que este ano ela vai poder fazer muito mais pelas outras necessidades. Aguardemos tb.
Forte abraço
Caro Marino,
Continuando a ser chato, se olharmos os retrospecto veremos que o dinheiro não sairá do governo federal, em apenas alguns meses (talvez dias) eles param de falar do assunto, se fosse uma iniciativa da MB, dentro de um orçamento da MB anabolizado teria muita chance de sucesso, naquilo que depender do governo não irá a frente.
Um forte abraço,
Heronim
Olá Heronim,
não acho que esteja sendo chato, suas preocupações são pertinentes, não acho também que está sendo cético ou pessimista.
Li duas entrevistas recentes com o FHC e ele foi muito claro ao dizer que errou ao não comprar os caças para o FX-1. Explicou seus motivos, mas tem consciência que teve um prejuízo político com o ocorrido.
Desta vez a situação, a meu ver, é muito mais delicada, não se trata de uma preocupação de cada uma das Forças em comprar determinados equipamentos, como foi na gestão FHC. Agora se trata de uma política de governo para o setor. Querendo ou não, não se trata de uma plataforma política apenas do Jobim, todo o Governo, mais especialmente o Presidente Lula, estão envolvidos no processo de um sistema de Defesa "novo".
O comprometimento político deste governo e principalmente do Lula é total, não tem como parar no meio do caminho, o estrago seria muito grande. Não levar isso adiante é um suicídio político. Veja como este governo tratou do assunto na primeiro mandato, ignorou a Defesa por completo, apenas ficou na retórica do Lula quando se encontrava com as Forças em solenidades públicas.
O reaparelhamento não está relacionado apenas com a modernização das FFAA e nem com a necessidade urgente de substituir equipamentos totalmente sucateados. O reflexo deste ato é muito maior, passa pela consolidação da liderança do Brasil na AS, passa pelo assento permanente no CS, passa por questões relacionadas ao crescimento e desenvolvimento do País (onde se insere a indústria de defesa como parte do setor produtivo), passa por obtenção de tecnologias avançadas que serão inseridas nos setores produtivos aumentando a capacidade de crescimento e desenvolvimento do País, envolve as universidades e institutos de pesquisas no processo de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o País, e por aí vai.
É um projeto ambicioso, mas totalmente viável e que não pára nas compras de equipamentos militares. As compras em si serão conseqüências de algo muito maior, que está totalmente relacionada com as questões do desenvolvimento que estamos seguindo, e isso é irreversível, independe deste governo, é uma rota natural a ser seguida.
Romantismo ou ingenuidade minha pensar assim? Não, não é a minha opinião que escrevo aqui, apenas transcrevo uma leitura dos fatos que já estão acontecendo. As coisas estão aí pra tudo mundo ver, não se trata apenas de retórica do Governo e/ou de políticos.
Veja que a oposição não entra neste assunto, não combate o Governo, não faz crítica, pelo contrário, diz que este caminho está correto e apóiam tudo isso que está sendo feito. Não seria um prato perfeito pra oposição, se ela percebesse que tudo isso é balela?
E a imprensa? Por que vemos total apoio da imprensa atualmente? Nem na época do FX-1 a imprensa tratou deste assunto desta forma. A imprensa não só noticia o assunto, como também realiza cobranças sobre o tema, tem colocado a população a par de tudo o que se passa, apresenta alternativas, comenta das dificuldades sobre transferências de tecnologias, NÃO BATEM NO GOVERNO quando o assunto é defesa. E por que têm feito isso?
O comprometimento agora é de toda a sociedade, é do setor produtivo industrial, é dos centros de pesquisas e universidades, é da imprensa, é do Governo, é da oposição, é da população.
O que está acontecendo é irreversível, pois se nada acontecer todos serão responsabilizados desta vez, e isso ninguém quer.
Grande abraço,
Orestes