talharim escreveu:EDSON escreveu :O submersível estará equipado para a inspeção de recursos naturais, assim como para pesquisa e testes de equipamentos projetados para uso em grandes profundidades.
Tradução para o PortuguÊs : Novo SSBN/Minagem,transporte de grupamentos anfíbios,lançamento de mísseis balísticos e eventualmente algum tipo de pesquisa científica(mas que traga algum ganho militar)
Menos, caro Talha, menos,
Este tipo de submersível não é nenhuma novidade no mundo, mas são barcos pequenos para dois, três ou quatro tripulantes, praticamente sem valor militar. Geralmente contam com várias câmeras e um ou dois braços manipuladores para a coleta de amostras, mas não podem carregar nem um único torpedo pesado, que dirá mísseis, etc... .
São realmente utilizados em pesquisas geológicas, biológicas e eventualmente na prospecção de recursos minerais, e podem servir para dar uma olhada em hidrofones e outras instalações submarinas de algum interesse militar, mas não são equipamentos militares em si.
Não existem muitos deles no mundo, e sete mil metros é uma profundidade enorme que poucos dos que estão em operação podem alcançar, se é que algum pode (embora já tenham sido construídos modelos que alcançaram 11 mil metros, no ponto mais profundo do oceano). Para um país como a China, desesperado na busca de recursos minerais que sustentem seu crescimento acelerado, faz todo sentido construir um veículo de pesquisas dete tipo, mas não precisamos nos preocupar com um novo tipo de máquina do juízo final imaginada pelos senhores da guerra amarelos.
Leandro G. Card