Um novo fuzil futurístico

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior
Mensagens: 747
Registrado em: Qua Fev 13, 2008 11:15 am

#46 Mensagem por Dandolo Bagetti » Qua Fev 20, 2008 10:49 am

cabeça de martelo escreveu:Nada é impossivel, agora o custo para desenvolver esse tipo de tecnologia, construir a mesma e treinar os militares, essa sim é que seria impossivel.


Para desenvolver o protótipo não sai caro.
O problema são as pessoas que detém o poder, em qualquer setor e área.
Agora, quando acontecer uma Guerra Total, aí vão buscar as pessoas que fazem. Os poderosos podem não fazer nada, mas também não deixam ninguém fazer. Não se esqueça de que ainda somos macacos melhorados.
Há pessoas que possuem o índice de macaquês terrível. Rs...




Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

#47 Mensagem por lobo_guara » Qua Fev 20, 2008 10:49 am

Pra falar sério sobre esse negócio de fuzíl, eu começaria perguntando para os especialistas o seguinte: qual o calibre deve ser adotado pelas FFAA brasileiras 7.62 ou 5.56? Atualmente existe os dois o EB e a MB com 7.62 e a FAB e os FN com 5.56, qual seria o mais adequado? O "novo" FAL da Imbel é 5.56 entretanto já ouvi falar da desvantagem desse calibre quando utilizado em ambiente de selva, caso da Amazônia que é atualmente uma das prioridades se não a 1ª prioridade das FFAA, por outro lado os danos colaterais causados por um projetíl de 7.62 mm são inaceitaveis num ambiente urbano, que pro acaso deve ser outra prioridade das nossas FFAA, haja visto ser este ambiente um dos mais prováveis TO para atuação de nossas FFAA num futuro próximo em função do aumento da violência urbana nos grandes centros e ocasionalmente diretamente no cambate ao crime organizado ou ainda em missóes de paz como a que participamos ainda no Haiti. Além dessas questões deve-se prever a possibilidade no futuro de operações multinacionais (de paz ou de imposição da paz), nesse ponto o Brasil insere-se no contexto ocidental e aí tem-se a OTAM padronizada no calibre 5.56 mm e na AS uma certa indefinição embora atualmente prevaleça o 7.62 mm, havendo ainda a Comunidade dos Países de Língua Protuguesa, onde acredito prevaleça o calibre 7.62mm, embora Portugal que ao meu ver seria o principal parceiro brasileiro numa empreitada dessa natureza empregue o 6.56 mm. Portanto qual a melhor decisão em termos de emprego operacional, logistíco e estratégico para o país? Eis aí a principal questão a ser definida antes de decidir qualquer coisa a respeito de qual fúzil a ser utilizado pelas nossas FFAA.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#48 Mensagem por Alcantara » Qua Fev 20, 2008 11:11 am

Quiron escreveu:O próximo passo seria um que atirasse hoje e matasse o inimigo ontem. Seria a evolução da guerra preventiva.


KKKKKKKKKKKKKKKK :lol:

P*rr@, essa é impagável! 8-]




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39153
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2776 vezes

#49 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Fev 20, 2008 11:18 am

lobo_guara, se pesquisar-mos um pouco, vemos que os calibres mais usados pelos países da CPLP são:

7.62x51mm NATO;
7.62x39mm

O calibre 5.56x45mm NATO é ainda pouco usado e só por Portugal e pelo Brasil. Portugal como membro fundador da OTAN, tem que seguir a padronização estabelecida por essa organização.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

#50 Mensagem por Beronha » Qua Fev 20, 2008 11:33 am

Alcantara escreveu:
Quiron escreveu:O próximo passo seria um que atirasse hoje e matasse o inimigo ontem. Seria a evolução da guerra preventiva.


KKKKKKKKKKKKKKKK :lol:

P*rr@, essa é impagável! 8-]



:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior
Mensagens: 747
Registrado em: Qua Fev 13, 2008 11:15 am

#51 Mensagem por Dandolo Bagetti » Qua Fev 20, 2008 11:48 am

lobo_guara escreveu:Pra falar sério sobre esse negócio de fuzíl, eu começaria perguntando para os especialistas o seguinte: qual o calibre deve ser adotado pelas FFAA brasileiras 7.62 ou 5.56? Atualmente existe os dois o EB e a MB com 7.62 e a FAB e os FN com 5.56, qual seria o mais adequado? O "novo" FAL da Imbel é 5.56 entretanto já ouvi falar da desvantagem desse calibre quando utilizado em ambiente de selva, caso da Amazônia que é atualmente uma das prioridades se não a 1ª prioridade das FFAA, por outro lado os danos colaterais causados por um projetíl de 7.62 mm são inaceitaveis num ambiente urbano, que pro acaso deve ser outra prioridade das nossas FFAA, haja visto ser este ambiente um dos mais prováveis TO para atuação de nossas FFAA num futuro próximo em função do aumento da violência urbana nos grandes centros e ocasionalmente diretamente no cambate ao crime organizado ou ainda em missóes de paz como a que participamos ainda no Haiti. Além dessas questões deve-se prever a possibilidade no futuro de operações multinacionais (de paz ou de imposição da paz), nesse ponto o Brasil insere-se no contexto ocidental e aí tem-se a OTAM padronizada no calibre 5.56 mm e na AS uma certa indefinição embora atualmente prevaleça o 7.62 mm, havendo ainda a Comunidade dos Países de Língua Protuguesa, onde acredito prevaleça o calibre 7.62mm, embora Portugal que ao meu ver seria o principal parceiro brasileiro numa empreitada dessa natureza empregue o 6.56 mm. Portanto qual a melhor decisão em termos de emprego operacional, logistíco e estratégico para o país? Eis aí a principal questão a ser definida antes de decidir qualquer coisa a respeito de qual fúzil a ser utilizado pelas nossas FFAA.


Vou dar aqui a minha opinião :
Dentro da Floresta Amazônica e na Cidade do RJ ? Tem que utilizar um calibre que neutralize o inimigo de imediato, caso contrário ele devolveria o tiro, mesmo que atingido mortalmente. Chama-se Poder de Imobilização. Agora, se o calibre for menor, mas a velocidade inicial do projétil foi muito grande, equivaleria ao maior calibre.
Não conheço o Poder de Imobilização do FN 5.56.
Caso o FN 5.56 não derrube o inimigo de imediato, jamais poderemos adotá-lo.
O FAL 7,62, Pist . 40 e 9 mm (carga-dupla) , são escelentes para imobilizar.
No RJ tem que ser fuzil mesmo, pois já vivemos na prática uma Guerra de Guerrilha Urbana. Não sei porquê as FFAA ainda não assumiram essa batalha. Está nos faltado bons generais de infantaria, só pode ser.
Não se faz mais infantes como antigamente.
Deviam evacuar a favela inteira para prender os criminosos. Estão lembrados como os alemães na II GM patrulhavam os bairros e casas ?
O que deve ter de esconderijo subterrâneo nessas favelas ...




Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior
Mensagens: 747
Registrado em: Qua Fev 13, 2008 11:15 am

#52 Mensagem por Dandolo Bagetti » Qua Fev 20, 2008 11:57 am

Pessoal, vou ser sincero: O ensino brasileiro altamente castrador, neutralizou a criatividade do povo. Não se desenvolve o pensamento crítico e criativo no Brasil. E pensamento intuitivo nem pensar ... Dá-se mais valor para quem memoriza, do que quem pensa. Esse é o Brasil.
Trabalhei 10 anos em tecnologia educacional e sei o que estou afirmando.
Cada pessoa tem uma estrutura de pensamento diferente da outra, ou seja, múltiplas inteligências. Se não houver a mesclagem de inteligências, nada vai pra frente.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

#53 Mensagem por Túlio » Qua Fev 20, 2008 12:40 pm

Creio que o nosso colega Dandolo poderia inventar a ARMA SUPREMA: aquela máquina do tempo do Exterminador, daí se mandaria um montão de soldados para matar os soldados inimigos quando ainda fossem criancinhas inocentes no jardim de infância ou, alternativamente, ministrar abortivos às mamães dos futuros soldados inimigos... 8-]

:arrow: se Saddam tivesse tal arma, teria mandado alguém convidar o jovem Bush para uma bebedeira, daí uma pitadinha de POLÔNIO num dos drinks e... :twisted:

Mas, e no DB?

:arrow: se o TALHARIM tivesse tal arma, teria convencido os Ingleses a repartirem a Europa com Hitler, o que manteria intacto o Império Britânico. Depois, bastaria dar um jeito no Führer e cambada e a Europa TODA seria Britânica, após a 'entrega' de um conveniente estoque de Agente Laranja + botulina sobre toda a França...

:arrow: se o MORCEGO tivesse tal arma, convidaria o jovem Luís Inácio para umas CERVASSSSSSSS no inícios dos anos 80 e, no meio do festerê, lhe apresentaria um traveco com AIDS (AIDS matava naquele tempo)...

:arrow: se o RODRIGO tivesse tal arma, aconselharia ao Gen. Silvio Frota a ir ao encontro do Presidente Geisel naquele dia 'fatídico' com um regimento blindado e a entrar na sala presidencial com um GC de Paraquedistas armados até os dentes...

:arrow: se quelquer dos colegas TUGAS tivesse tal arma, entregaria às tropas portuguesas do início do século XIX um vasto carregamento de fuzis de assalto, coletes balísticos e capacetes 'fritz', além de metralhadores, granadas de mão e mísseis AT (para destruírem a artilharia Napoleônica), então a invasão Espanhola que motivou a vinda da Família Real ao Brasil teria sido contida e revidada, com o corolário de D. Pedro de Alcântara JAMAIS poder declarar a Independência do Brasil: Portugal seria império até hoje...

:arrow: se o WOLFGANG tivesse tal arma, teria se mudado para a Suécia e sido vizinho do Yngwie Mallmsteen, puxaria amizade e aprenderiam juntos a tocar desde garotos...

:arrow: se o EINS - o sumido - tivesse tal arma, toda a safra de cravos de Portugal em 1974 teria sido queimada antes da Revolução...

:arrow: se o BOLOVO tivesse tal arma, os escritórios onde foram projetados os upgrades do F-16, o Typhoon, o Rafale e o Flanker teriam misteriosamente queimado até o chão e hoje quem quisesse caça teria que comprar/fabricar sob licença o Gripen, que já estaria com umas 4000 unidades encomendadas...

:arrow: se o FABIO tivesse tal arma, teria sido o fundador do DB e exigiria o n.º do telefone para quem quisesse se registrar...

:arrow: se o ADEMIR tivesse tal arma, um carregamento de fuzis FAL com farta munição teria chegado à cidadela de Antônio Conselheiro, bem como alguns morteiros de 81mm. O Socialismo imperaria no sertão e, cedo ou tarde, se espalharia...

:arrow: se o BERONHA tivesse tal arma, recuaria até o dia em que acumulou uma mega-sena, daí recuaria mais um dia e jogaria os n.ºs, hoje estaria sentado diante de um supercomputador, ditando seus posts a uma belíssima secretária que, naturalmente, estaria em seu colo (haveria uma fila de outras para quando ele enjoasse de postar com aquela)...

:arrow: se o Beraldi tivesse tal arma, teria entrevistado com exclusividade John Moses Browning e Samuel Colt para o Defesanet...

:arrow: se o PREPE tivesse tal arma, teria sido vizinho e primeiro namorado da deslavada...

:arrow: se o Aiatolá Paisano tivesse tal arma, as mães de todos os supercraques teriam sempre sido Madeirenses, tipo a mãe do Zidane teria sido levada com o jovem esposo para a ilha, graças a uma misteriosa proposta de emprego vantajosíssima, assim com todas elas, a do Ronaldinho, a do Beckham, o Nacional da M'daira não perderia UMA!!!

:arrow: se EU tivesse tal arma, uma explosão misteriosa teria liquidado em seu início a reunião da OPEP de 73, que matou o 'Milagre Brasileiro'. Tentassem fazer outra, explodiria de novo. Legal é que quem levaria a culpa seriam os ianques... :twisted:

:arrow: se o 04 tivesse tal arma, desde a fundação do Rio de Janeiro TODOS os morros seriam ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, ninguém poderia morar lá, favela só horizontal, à moda Haiti...

:arrow: se o CARLOS MATHIAS tivesse tal arma, faria pelo Flanker o que o Bolovo faria pelo Gripen...

:arrow: se o DEGANCITIÑO tivesse tal arma, a Argentina jamais teria levado a Patagônia aos Chilenos e estes ainda teriam aproveitado e conquistado de vez a Bolívia inteira, na Guerra do Pacífico...

:arrow: se o JOÃOZINHO tivesse tal arma, o programa da bomba atômica Brasileira teria sido tão acelerado que hoje teríamos um dos mais poderosos arsenais nucleares da terra...

:arrow: se o KRATOS tivesse tal arma, o Gen. Frota teria sido proclamado Presidente Vitalício e Defensor Perpétuo da Democracia e do Brasil, e ele (Kratos), o sucessor. Partidos? Arena e...só ou, alternativamente, Arena e MDB, com a condição de que este jamais tivesse direito a quórum superior a 20% do Congresso Nacional...

:arrow: mas e se o próprio DANDOLO resolvesse usar primeiro a sua arma? Bueno, aposto que traria de volta o Raul Seixas no seu auge, para o bem de todos nós...

Inventa esse treco, Dandolo, inventa logo, POWS!!!
:arrow:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior
Mensagens: 747
Registrado em: Qua Fev 13, 2008 11:15 am

#54 Mensagem por Dandolo Bagetti » Qua Fev 20, 2008 1:27 pm

Eu estudei o mecanismo e o funcionamento de quase todas as armas, leves e pesadas, mas isso foi a 30 anos. De lá para cá pouca coisa mudou em termos de armamento leve. Gostava de rabiscar o papel bolando coisas diferentes. Hoje, temos tecnologias mais avançadas, mas as armas leves continuaram atrasadas. Já a evolução dos canhões de navios guiados por radar foi grande.
O mecanismo de funcionamento dos fuzis e pistolas, realmente estão totalmente obsoletos, o que é um absurdo.Creio que teria inúmeras idéias melhores.
Sobre o projétil, deveria ser mais valorizado. Quem sabe colocaríamos nele um sistema de estabilizaçã giroscópico e de guiagem por calor. Poderíamos fazê-lo avançar mais, caso tivesse uma pequena carga propulsora ...
Temos que fabricar e testar, para ver a viabilidade técnica.




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#55 Mensagem por ZeRo4 » Qua Fev 20, 2008 1:39 pm

Haiehiaieueuaeuaiueiuaiueae!!! Boa Túlio ;D




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
ademir
Sênior
Sênior
Mensagens: 1646
Registrado em: Sex Out 27, 2006 6:48 pm

#56 Mensagem por ademir » Qua Fev 20, 2008 1:57 pm

Túlio escreveu:Creio que o nosso colega Dandolo poderia inventar a ARMA SUPREMA: aquela máquina do tempo do Exterminador, daí se mandaria um montão de soldados para matar os soldados inimigos quando ainda fossem criancinhas inocentes no jardim de infância ou, alternativamente, ministrar abortivos às mamães dos futuros soldados inimigos... 8-]

:arrow: se Saddam tivesse tal arma, teria mandado alguém convidar o jovem Bush para uma bebedeira, daí uma pitadinha de POLÔNIO num dos drinks e... :twisted:

Mas, e no DB?

:arrow: se o TALHARIM tivesse tal arma, teria convencido os Ingleses a repartirem a Europa com Hitler, o que manteria intacto o Império Britânico. Depois, bastaria dar um jeito no Führer e cambada e a Europa TODA seria Britânica, após a 'entrega' de um conveniente estoque de Agente Laranja + botulina sobre toda a França...

:arrow: se o MORCEGO tivesse tal arma, convidaria o jovem Luís Inácio para umas CERVASSSSSSSS no inícios dos anos 80 e, no meio do festerê, lhe apresentaria um traveco com AIDS (AIDS matava naquele tempo)...

:arrow: se o RODRIGO tivesse tal arma, aconselharia ao Gen. Silvio Frota a ir ao encontro do Presidente Geisel naquele dia 'fatídico' com um regimento blindado e a entrar na sala presidencial com um GC de Paraquedistas armados até os dentes...

:arrow: se quelquer dos colegas TUGAS tivesse tal arma, entregaria às tropas portuguesas do início do século XIX um vasto carregamento de fuzis de assalto, coletes balísticos e capacetes 'fritz', além de metralhadores, granadas de mão e mísseis AT (para destruírem a artilharia Napoleônica), então a invasão Espanhola que motivou a vinda da Família Real ao Brasil teria sido contida e revidada, com o corolário de D. Pedro de Alcântara JAMAIS poder declarar a Independência do Brasil: Portugal seria império até hoje...

:arrow: se o WOLFGANG tivesse tal arma, teria se mudado para a Suécia e sido vizinho do Yngwie Mallmsteen, puxaria amizade e aprenderiam juntos a tocar desde garotos...

:arrow: se o EINS - o sumido - tivesse tal arma, toda a safra de cravos de Portugal em 1974 teria sido queimada antes da Revolução...

:arrow: se o BOLOVO tivesse tal arma, os escritórios onde foram projetados os upgrades do F-16, o Typhoon, o Rafale e o Flanker teriam misteriosamente queimado até o chão e hoje quem quisesse caça teria que comprar/fabricar sob licença o Gripen, que já estaria com umas 4000 unidades encomendadas...

:arrow: se o FABIO tivesse tal arma, teria sido o fundador do DB e exigiria o n.º do telefone para quem quisesse se registrar...

:arrow: se o ADEMIR tivesse tal arma, um carregamento de fuzis FAL com farta munição teria chegado à cidadela de Antônio Conselheiro, bem como alguns morteiros de 81mm. O Socialismo imperaria no sertão e, cedo ou tarde, se espalharia...

:arrow: se o BERONHA tivesse tal arma, recuaria até o dia em que acumulou uma mega-sena, daí recuaria mais um dia e jogaria os n.ºs, hoje estaria sentado diante de um supercomputador, ditando seus posts a uma belíssima secretária que, naturalmente, estaria em seu colo (haveria uma fila de outras para quando ele enjoasse de postar com aquela)...

:arrow: se o Beraldi tivesse tal arma, teria entrevistado com exclusividade John Moses Browning e Samuel Colt para o Defesanet...

:arrow: se o PREPE tivesse tal arma, teria sido vizinho e primeiro namorado da deslavada...

:arrow: se o Aiatolá Paisano tivesse tal arma, as mães de todos os supercraques teriam sempre sido Madeirenses, tipo a mãe do Zidane teria sido levada com o jovem esposo para a ilha, graças a uma misteriosa proposta de emprego vantajosíssima, assim com todas elas, a do Ronaldinho, a do Beckham, o Nacional da M'daira não perderia UMA!!!

:arrow: se EU tivesse tal arma, uma explosão misteriosa teria liquidado em seu início a reunião da OPEP de 73, que matou o 'Milagre Brasileiro'. Tentassem fazer outra, explodiria de novo. Legal é que quem levaria a culpa seriam os ianques... :twisted:

:arrow: se o 04 tivesse tal arma, desde a fundação do Rio de Janeiro TODOS os morros seriam ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, ninguém poderia morar lá, favela só horizontal, à moda Haiti...

:arrow: se o CARLOS MATHIAS tivesse tal arma, faria pelo Flanker o que o Bolovo faria pelo Gripen...

:arrow: se o DEGANCITIÑO tivesse tal arma, a Argentina jamais teria levado a Patagônia aos Chilenos e estes ainda teriam aproveitado e conquistado de vez a Bolívia inteira, na Guerra do Pacífico...

:arrow: se o JOÃOZINHO tivesse tal arma, o programa da bomba atômica Brasileira teria sido tão acelerado que hoje teríamos um dos mais poderosos arsenais nucleares da terra...

:arrow: se o KRATOS tivesse tal arma, o Gen. Frota teria sido proclamado Presidente Vitalício e Defensor Perpétuo da Democracia e do Brasil, e ele (Kratos), o sucessor. Partidos? Arena e...só ou, alternativamente, Arena e MDB, com a condição de que este jamais tivesse direito a quórum superior a 20% do Congresso Nacional...

:arrow: mas e se o próprio DANDOLO resolvesse usar primeiro a sua arma? Bueno, aposto que traria de volta o Raul Seixas no seu auge, para o bem de todos nós...

Inventa esse treco, Dandolo, inventa logo, POWS!!!
:arrow:

[018] [018]




Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior
Mensagens: 747
Registrado em: Qua Fev 13, 2008 11:15 am

#57 Mensagem por Dandolo Bagetti » Qui Fev 21, 2008 1:50 am

O brasileiro não gosta de criar. Culpa do nosso ensino castrador.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#58 Mensagem por rodrigo » Qui Fev 21, 2008 11:09 am

se o RODRIGO tivesse tal arma, aconselharia ao Gen. Silvio Frota a ir ao encontro do Presidente Geisel naquele dia 'fatídico' com um regimento blindado e a entrar na sala presidencial com um GC de Paraquedistas armados até os dentes...
Eu aconselharia apenas a sumir com o FHC e o Lula.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Dandolo Bagetti
Sênior
Sênior
Mensagens: 747
Registrado em: Qua Fev 13, 2008 11:15 am

#59 Mensagem por Dandolo Bagetti » Qui Fev 21, 2008 4:36 pm

Estou me oferecendo para fabricar um protótipo de arma, bem melhor do que as que existem pelo mundo. É uma solução mecânica inédita. Em 6 meses o modelo já estaria pronto ou até menos. E estou fazendo isso sem cobrar nada.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#60 Mensagem por Bolovo » Qui Fev 21, 2008 4:48 pm

Dandolo Bagetti escreveu:Estou me oferecendo para fabricar um protótipo de arma, bem melhor do que as que existem pelo mundo. É uma solução mecânica inédita. Em 6 meses o modelo já estaria pronto ou até menos. E estou fazendo isso sem cobrar nada.

Então faça, oras!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder