piratadabaixada escreveu:orestespf escreveu:piratadabaixada escreveu:Vocês repararam nas alterações para redução no RCS ?
Estas coisas são imperceptíveis no caso do Flanker, Heronim. Mexeram no desenho do caça, mas não de forma radical. As mudanças expressivas estão no uso de materiais "especiais" na construção do mesmo. Os canards foram intencionalmente retirados justamente pra isso. Segundo os russos, em determinados "ângulos", os canards podem comprometer o RCS. Porém os mesmos continuam disponíveis caso o comprador se interesse.
Abraços,
Orestes
Eu pessoalmente não vi nada, e até que seja posto em prova, duvido muito que tenham atingido uma redução tão grande quanto é divulgada nos fóruns.
Abraços,
Heronim
Não consigo fazê-lo acreditar, Heronim, mas se minha opinião contar alguma coisa... Trabalhei diretamente com o engenheiro responsável pela introdução de novos materiais com a intenção de reduzir de forma expressiva o RCS do SU-35-1.
Veja bem, reduzir de forma expressiva, porém isso não significa que o mesmo terá um RCS minúsculo, será algo em torno de 1 m2.
As melhorias no caça não se resume a redução de RCS apenas, isto é apenas uma das formas de tornar o caça mais furtivo. O conceito mais importante é furtividade e não apenas o RCS. Para isso os russos estão introduzindo mudanças significativas na eletrônica embarcada do vetor. Um dos destaques é o novo radar, capaz de deixar o caça em condições de disparo contra alvos de 0,01 m2 a cerca de 90 km de distância, com dois caças voando um em direção ao outro (de frente!).
Mas veja que esta parte (eletrônica) não é minha área, assim só reproduzo aqui o que ouvi dos caras, nada mais do que isso. Se é verdade ou não, não sei, não tenho competência na área para discutir, só o tempo dirá.
Abraços,
Orestes