Mensagem
por Bender » Seg Jun 20, 2005 5:07 pm
Olá pessoal, sou leitor assiduo deste forum a algum tempo, mas sempre evitei o registro em função daquela novela de mau gosto do FX, pra evitar me aborrecer ainda mais com "aquilo", no entanto pra continuar leitor tive de fazer o registro, e já que os administradores me deram a palavra (no que agradeço) o evitável se tornou inevitável e já que tenho a palavra é irresistivel não dar um "pitaco".Diversas vezes pude ler em variados tópicos,o quanto o Chile vem se tornando referência pra todos quando se trata de planejamento e execução de uma modernização,no caso, das suas forças armadas, e bastaria pra nós que desejamos também o mesmo critério no que se refere as nossas FA, guardadas sempre as devidas diferenças entre os dois países,anotar que o grande instrumento chileno, nada mais é do que a garantia de verbas,proporcionada pelo acordo do cobre, que dá as FA chilenas a possibilidade de planejar a longo prazo e executar "sem a frustação do adiamento do prazo" aquilo que foi determinado. Já li em diversos lugares(me permitam não ter de procurar a fonte!) citações de quanto seria importante para os projetos das FA Brasileiras a garantia constitucional de um percentual orçamentario fixo, e não sujeito a "contingenciamentos"da área economica do governo,( Isso serve para área da educação também)para que as mesmas pudessem finalmente tocar seus projetos de forma a não depender das políticas governamentais e muito menos dos políticos que "estão" eleitos no momento, e pararem de ter que "implorar" por verbas que nunca chegam ou são insuficientes para garantir a soberania do país. Sem dúvida o maior problema é: não existir essas garantias estabelecidas na constituição,que junto a indiferença da sociedade ao papél das FA, mais a permanente cegueira dos políticos de plantão,(pra dizer o minimo sobre eles...) em um país de tantas e variadas carências, fica dificil convencer a todos que em guerra "não se improvisa", pois para todos, a guerra não é nada mais do uma possibilidade muito remota.Só quando essas garantias vierem a existir, a Industria de Defesa poderá renascer e os projetos das FA virem a se tornar mais "palpáveis". O detalhe final, é que pra essa alteração constitucional venha a ocorrer, é preciso que os políticos votem essa mudança...