Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#136 Mensagem por orestespf » Qui Fev 07, 2008 11:46 am

talharim escreveu:O radar certamente não será uma variante do Grifo.

Deverá ficar com a ELTA ou Northrop AN/APG.

E a Enrolaer está definitivamente fora da parada.A MB não é idiota de botar seus caças na mão de amadores.


Pode até ser isso, Talha, mas fiquei sabendo por um amigo (não é do DB, mas não é fonte) que a MB ficou muito satisfeita com uma proposta que a Embraer apresentou, o problema era falta de grana e não o projeto de modernização em si. A Embraer tem igualmente uma proposta de modernização dos S-2 pra MB. Pude ver um arquivo (apresentação PP) da própria Embraer mostrando os S-2 e A-4 modernizados, muito interessantes, bonitos até. Mas não tenho a menor idéia do que a MB pretende sobre isso.


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

#137 Mensagem por henriquejr » Qui Fev 07, 2008 11:56 am

talharim escreveu:O radar certamente não será uma variante do Grifo.

Deverá ficar com a ELTA ou Northrop AN/APG.

E a Enrolaer está definitivamente fora da parada.A MB não é idiota de botar seus caças na mão de amadores.


Não vejo problemas com a modernização feito pela Embraer, problemas acontecem em qualquer lugar, seja na Embraer ou em qualquer fabricante israelense. O maior problema da modernização dos F-5M não foi a Embraer mais sim da FAB que não repassou verbas no tempo programado, prova disso é que o pátio da Embraer tava cheio de F-5M esperando uma posição da FAB para serem entregues!

O problema com o software poderia ter acontecido em qualquer lugar, isso é normal, vide o programa F-18E/F!




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#138 Mensagem por Degan » Qui Fev 07, 2008 7:15 pm

El tema de los instrumentos de cabina y telas MFD es casi irrelevante, lo que realmente importa son los censores....

Hay que saber de éstos ,ya que éstos son los que realmente cambian las capacidades del A-4...y entregan información útil a las telas...




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#139 Mensagem por Alcantara » Sex Fev 08, 2008 11:15 am

Eu acho que a MB deveria tentar usar a maior parte dos equipamentos usados na modernização dos Tigers da FAB. Aumenta a padronização das nossas forças armadas, facilita treinamento, amplia a quantidade de encomendas à industria nacional e pavimenta caminho para a solidificação da industria de aviônica no Brasil. Quanto maior a base instalada (ou a expectativa de produção), mais fácil será conseguir a nacionalização de algum equipamento.

Bem, assim penso eu.


Abraços!!! :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#140 Mensagem por Plinio Jr » Sex Fev 08, 2008 11:30 am

Alcantara escreveu:Eu acho que a MB deveria tentar usar a maior parte dos equipamentos usados na modernização dos Tigers da FAB. Aumenta a padronização das nossas forças armadas, facilita treinamento, amplia a quantidade de encomendas à industria nacional e pavimenta caminho para a solidificação da industria de aviônica no Brasil. Quanto maior a base instalada (ou a expectativa de produção), mais fácil será conseguir a nacionalização de algum equipamento.

Bem, assim penso eu.


Abraços!!! :wink:


Concordo contigo.... poderia fazer uma modernização destes A-4s tirando muitos itens em termos de avionica das modernizações de A-1s e F-5s da FAB, seria algo muito bom... :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#141 Mensagem por Degan » Sex Fev 08, 2008 11:55 am

Plinio Jr escreveu:
Alcantara escreveu:Eu acho que a MB deveria tentar usar a maior parte dos equipamentos usados na modernização dos Tigers da FAB. Aumenta a padronização das nossas forças armadas, facilita treinamento, amplia a quantidade de encomendas à industria nacional e pavimenta caminho para a solidificação da industria de aviônica no Brasil. Quanto maior a base instalada (ou a expectativa de produção), mais fácil será conseguir a nacionalização de algum equipamento.

Bem, assim penso eu.


Abraços!!! :wink:


Concordo contigo.... poderia fazer uma modernização destes A-4s tirando muitos itens em termos de avionica das modernizações de A-1s e F-5s da FAB, seria algo muito bom... :idea:


Cambiar los instrumentos de cabina es fashion...¿pero qué aporta en capacidades?.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#142 Mensagem por Matheus » Sex Fev 08, 2008 12:09 pm

Se a Embraer disser, nós entregamos 12 aeronaves modernizadas em um ano, utilizando os mesmos sistemas/cockpit do F-5M em um ano, integramos Python 5 e Mavericks, por 100 milhões de verdinhas, eu bateria o martelo. Mas se for a mesma lenga, lenga dos F-5, prefiro SEM...




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#143 Mensagem por Matheus » Sex Fev 08, 2008 12:11 pm

Degan escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Alcantara escreveu:Eu acho que a MB deveria tentar usar a maior parte dos equipamentos usados na modernização dos Tigers da FAB. Aumenta a padronização das nossas forças armadas, facilita treinamento, amplia a quantidade de encomendas à industria nacional e pavimenta caminho para a solidificação da industria de aviônica no Brasil. Quanto maior a base instalada (ou a expectativa de produção), mais fácil será conseguir a nacionalização de algum equipamento.

Bem, assim penso eu.


Abraços!!! :wink:


Concordo contigo.... poderia fazer uma modernização destes A-4s tirando muitos itens em termos de avionica das modernizações de A-1s e F-5s da FAB, seria algo muito bom... :idea:


Cambiar los instrumentos de cabina es fashion...¿pero qué aporta en capacidades?.


Degan,

a vezes acho que to não entende português direito ou faz só pra encher o saco.....estão falando em equipamentos/aviônica do F-5......não estão falando em moda aeronáutica.....




PRick

#144 Mensagem por PRick » Sex Fev 08, 2008 12:24 pm

MCD-SM escreveu:
Degan escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Alcantara escreveu:Eu acho que a MB deveria tentar usar a maior parte dos equipamentos usados na modernização dos Tigers da FAB. Aumenta a padronização das nossas forças armadas, facilita treinamento, amplia a quantidade de encomendas à industria nacional e pavimenta caminho para a solidificação da industria de aviônica no Brasil. Quanto maior a base instalada (ou a expectativa de produção), mais fácil será conseguir a nacionalização de algum equipamento.

Bem, assim penso eu.


Abraços!!! :wink:


Concordo contigo.... poderia fazer uma modernização destes A-4s tirando muitos itens em termos de avionica das modernizações de A-1s e F-5s da FAB, seria algo muito bom... :idea:


Cambiar los instrumentos de cabina es fashion...¿pero qué aporta en capacidades?.


Degan,

a vezes acho que to não entende português direito ou faz só pra encher o saco.....estão falando em equipamentos/aviônica do F-5......não estão falando em moda aeronáutica.....


O mais engraçado é que ele gosta de dar aula de interpretação de textos. :wink:

[ ]´s




PRick

#145 Mensagem por PRick » Sex Fev 08, 2008 12:34 pm

MCD-SM escreveu:Se a Embraer disser, nós entregamos 12 aeronaves modernizadas em um ano, utilizando os mesmos sistemas/cockpit do F-5M em um ano, integramos Python 5 e Mavericks, por 100 milhões de verdinhas, eu bateria o martelo. Mas se for a mesma lenga, lenga dos F-5, prefiro SEM...


O problema são os mísseis anti-navio, tenho dúvidas quanto a possibilidade de integrar tanto Harpoon, quanto AM-39 nos A-4 modernizados.

[ ]´s




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#146 Mensagem por talharim » Sex Fev 08, 2008 12:49 pm

Os A-4 Israelenses e antigos A-4 USNAVY podem podem carregar Harpoon.

Agora integrar Exocet num A-4 eu acho que seria inédito.Particularmente acho que não vale a pena.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
PRick

#147 Mensagem por PRick » Sex Fev 08, 2008 12:53 pm

talharim escreveu:Os A-4 Israelenses e antigos A-4 USNAVY podem podem carregar Harpoon.

Agora integrar Exocet num A-4 eu acho que seria inédito.Particularmente acho que não vale a pena.


Operando a partir de um NAe, nunca vi um A-4 com Harpoon ou Exocet, em terra firme é outra coisa. :wink:

[ ]´s




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#148 Mensagem por talharim » Sex Fev 08, 2008 1:02 pm

Olha olhando as especificações pura e simplesmente não existe restrições.

Os A-4 foram projetados para ataque nuclear.Na década de 60 carregavam bombas nucleares de quase 1 Ton no pilone interno.

O Harpoon Ar-Mar pesa 500 Kg.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
PRick

#149 Mensagem por PRick » Sex Fev 08, 2008 1:14 pm

talharim escreveu:Olha olhando as especificações pura e simplesmente não existe restrições.

Os A-4 foram projetados para ataque nuclear.Na década de 60 carregavam bombas nucleares de quase 1 Ton no pilone interno.

O Harpoon Ar-Mar pesa 500 Kg.


A restrição não é de peso, nem mesmo para o Exocet, mas o tamanho deles e como ficariam para serem lançados da catapulta. :wink: Fiz uma arte para comprovar o problema de espaço, e ele é meio crítico no pilone central dos A-4, nos pilones alares, 02 deles serviriam quanto ao peso, mas novamente, fiquei com dúvida sobre o acionamento das superfície de controle das asas com o Exocet, parece que o mesmo deverá ocorre com o Harpoon(não fiz o testo com ele). Assim, me parece que para atuar baseado em terra firme, os A-4 poderiam levar o Harpoon ou Exocet no pilone central, já para serem lançados de catapultas, deveria haver um teste preliminar, antes mesmo de começarem as modernizações. :wink:

E se somente harpoon´s puderem ser usados, o gasto adicional terá que ser somado, cada harpoon custa uma boa grana.

[ ]´s




Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

#150 Mensagem por Jin Jones » Sex Fev 08, 2008 1:35 pm

PRick escreveu:
talharim escreveu:Os A-4 Israelenses e antigos A-4 USNAVY podem podem carregar Harpoon.

Agora integrar Exocet num A-4 eu acho que seria inédito.Particularmente acho que não vale a pena.


Operando a partir de um NAe, nunca vi um A-4 com Harpoon ou Exocet, em terra firme é outra coisa. :wink:

[ ]´s


[009]

Jin




Responder