Jobim busca na França 'aliança estratégica'

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

#571 Mensagem por PRick » Sáb Fev 02, 2008 3:57 pm

Neste ponto, dou razão ao Pirata da Baixada, estamos aqui para debater notícias ou fazer especulações. Conversar sobre forças ocultas, boatos e fontes invisíveis aí não dá. :roll:

Por enquanto está tudo na mesmo, continua bebendo estrelas, mesmo porque, vou continuar bebendo elas de qualquer jeito. :twisted: :twisted:

[ ]´s




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#572 Mensagem por Immortal Horgh » Sáb Fev 02, 2008 4:03 pm

PRick escreveu:Neste ponto, dou razão ao Pirata da Baixada, estamos aqui para debater notícias ou fazer especulações. Conversar sobre forças ocultas, boatos e fontes invisíveis aí não dá. :roll:

Por enquanto está tudo na mesmo, continua bebendo estrelas, mesmo porque, vou continuar bebendo elas de qualquer jeito. :twisted: :twisted:

[ ]´s



Ué, mas você anda dando crédito até ao Godoy, quer pior que isso, Prick :twisted: :twisted: :twisted:


[ ]s




PRick

#573 Mensagem por PRick » Sáb Fev 02, 2008 4:08 pm

Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:Neste ponto, dou razão ao Pirata da Baixada, estamos aqui para debater notícias ou fazer especulações. Conversar sobre forças ocultas, boatos e fontes invisíveis aí não dá. :roll:

Por enquanto está tudo na mesmo, continua bebendo estrelas, mesmo porque, vou continuar bebendo elas de qualquer jeito. :twisted: :twisted:

[ ]´s



Ué, mas você anda dando crédito até ao Godoy, quer pior que isso, Prick :twisted: :twisted: :twisted:


[ ]s


Apesar do Godoy ser aquilo que todos nós sabemos, o que ele disse, foi dito por vários outros jornalistas e várias coisa foram comprovadas, ou o Acordo com a França não foi assinado? Os Helos não foi ele que falou, mas o NJ, a únida coisa que foi somente dita por ele, é a possibilidade de construção de Rafale no Brasil, que falei aqui, por enquanto isso não existe.

E o Godoy é uma pessoa, não uma garganta profunda(as fontes misteriosas e anônimas). :wink:

[ ]´s




Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#574 Mensagem por Adriano » Sáb Fev 02, 2008 4:10 pm

Carlos Mathias escreveu:Lembram que eu falei que estava na varanda vendo o bloco passar? 8-]


Olha lá.... uma adorinha não faz verão.... parece-me que nada está ainda certo sobre os caças. O NJ foi à Russia ver o que consegue? Ou tem um acordo na maleta? Putz.... que novela...

Quanto aos americanos, eles só costumam entrar em cena aos 44 min do 2º tempo. O negócio deles é usar seu peso político e econômico pra melar acordos. Aí vendem suas coleiras com um nome "bonitinho" do tipo "PEACE BLÁ BLÁ BLÁ". Vão oferecer F-16 blk 50 ao Brasil no programa "PEACE CAPIVARA" ou algo assim.... :lol:

[ ]´s

Adriano




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#575 Mensagem por Kratos » Sáb Fev 02, 2008 4:12 pm

Luís Henrique escreveu:
thelmo rodrigues escreveu:Conexão diplomática

Jogada de mestre

Por Claudio Dantas Sequeira



O ministro Nelson Jobim desembarca hoje em Moscou para a segunda fase de sua turnê internacional pelo mercado de defesa. Leva na maleta uma proposta que promete tirar o sono de ninguém menos que… Hugo Chávez. É que as cúpulas do Kremlin e do Planalto negociam em segredo a instalação em território brasileiro de um parque industrial para manutenção dos caças de combate russos e, possivelmente, helicópteros. Os mesmos que o caudilho venezuelano tem adquirido, às dezenas, com seus petrodólares. Chávez gastou US$ 3 bilhões em 24 Sukhoi Su-30MK2 e 33 helicópteros blindados de ataque, inclusive o poderoso Mi-35. Mas o acordo foi meramente comercial e não incluiu troca de tecnologia. Se fechado o negócio com o governo Lula, Chávez será obrigado a fazer a manutenção de suas aeronaves no Brasil. Nas palavras de um diplomata, “ele virá comer nas nossas mãos”.
Nunca antes na história deste país… se teve chance tão boa para garantir superioridade estratégica em relação à Venezuela, com incrível poder de contenção das estripulias bolivarianas. Os russos pensaram em montar seu aparato industrial lá em solo venezuelano, mas toparam com dois problemas: a carência de mão-de-obra especializada e um desgaste desnecessário (e extremamente arriscado) com os EUA — uma espécie de reedição da crise dos mísseis em Cuba, em 1962.

Para efeitos do novo programa de reaparelhamento brasileiro (FX-2), os russos mantêm a oferta de transferência de tecnologia a partir da compra de 36 aparelhos Sukhoi-35. Também se analisa a participação do programa russo PAK-FA T-50, um avião de combate de 5ª geração, que já conta com a participação da Índia. Para Lula, a parceria com os russos é complementar à aliança estratégica com a França. Enquanto a produção de helicópteros Cougar com o consórcio EADS acalma o poderoso lobby da Embraer, o negócio com os aviões russos satisfaz o comando da FAB. A Marinha terá seus submarinos e o Exército, seus blindados, sejam de Paris ou Moscou. Quanto mais diversificação, maior a autonomia do país.


EXCELENTE.

Era isso que eu estava esperando.

Uma aliança estratégica de um lado e um acordo estratégico do outro. :twisted:

O Japa realmente prefere o Sukhoi...

Quando existe várias fontes dizendo o mesmo, é melhor acreditar...


Olha, eu li essa notícia e fiquei completamente cético. Por que? Bem, porque é bom demais pra ser verdade. Mas for verdade, então eu desejo toda a sorte do mundo pro Nelson Jobim e pro Ministério da Defesa.

Se esse jogada for real e se concretizar, nós vamos ter o Hugo Chavez e seus lacaios bolivarianos pendurados pelas bolas.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Sd volcom
Avançado
Avançado
Mensagens: 651
Registrado em: Ter Jul 18, 2006 11:35 pm

#576 Mensagem por Sd volcom » Sáb Fev 02, 2008 4:21 pm

PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:Neste ponto, dou razão ao Pirata da Baixada, estamos aqui para debater notícias ou fazer especulações. Conversar sobre forças ocultas, boatos e fontes invisíveis aí não dá. :roll:

Por enquanto está tudo na mesmo, continua bebendo estrelas, mesmo porque, vou continuar bebendo elas de qualquer jeito. :twisted: :twisted:

[ ]´s



Ué, mas você anda dando crédito até ao Godoy, quer pior que isso, Prick :twisted: :twisted: :twisted:


[ ]s


Apesar do Godoy ser aquilo que todos nós sabemos, o que ele disse, foi dito por vários outros jornalistas e várias coisa foram comprovadas, ou o Acordo com a França não foi assinado? Os Helos não foi ele que falou, mas o NJ, a únida coisa que foi somente dita por ele, é a possibilidade de construção de Rafale no Brasil, que falei aqui, por enquanto isso não existe.

E o Godoy é uma pessoa, não uma garganta profunda(as fontes misteriosas e anônimas). :wink:

[ ]´s



Meu Deus! As estrelas estão fazendo o PRick surtar... O PRick ta ate tricando :shock: :wink:

Mas oque importa, é que com Gartanta, sem Garaganta, Profunda o Raso... Fuentes ou no, anônimas ou não... já a um ganhador certo.


Vlws Abraços




piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

#577 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Fev 02, 2008 4:25 pm

Acho muita gente ficará decepcionada com esta viajem do NJ...




Carlos Mathias

#578 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 02, 2008 4:26 pm

E eu aqui na minha varanda vendo o bloco passar. 8-]




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#579 Mensagem por Morcego » Sáb Fev 02, 2008 4:47 pm

De fato, HJ foi na russia fazer o que? A QUESTÃO é que a viagem não seria desmarcada tb, mas realmente depois do que foi assinado na França, NJ FOI FAZER O QUE NA RUSSIA?

Ainda mais, que vai fazer ele nos EUA DEPOIS?




Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

#580 Mensagem por LEO » Sáb Fev 02, 2008 4:56 pm

Muita especulação e pouco resultado...

Eu no começo até me entusiasmava com essas viagens. Mas já se foram algumas dessas viagens e por enquanto só solução tampão. Quando assinarem o contrato e a coisa for oficial, aí sim. Por agora, nada...




"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Carlos Mathias

#581 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 02, 2008 5:28 pm

Vai ver o pessoal que melou a negociação do helis russos, baseados no que a FAB queria fazendo isso tornar-se prioridade, atuou agora também, forçando que se compre o que a FAB quer.

O que será que esse pessoal foi fazer na Rússia? :lol:




PRick

#582 Mensagem por PRick » Sáb Fev 02, 2008 5:47 pm

Carlos Mathias escreveu:Vai ver o pessoal que melou a negociação do helis russos, baseados no que a FAB queria fazendo isso tornar-se prioridade, atuou agora também, forçando que se compre o que a FAB quer.

O que será que esse pessoal foi fazer na Rússia? :lol:


Quem melou os helos russos, foi a oferta da Eurocopter, ainda assim, é bom lembrarmos que não inclui um helo de ataque, e que a FAB colocou isso na sua proposta.

E os caças não estão fechados, na verdade, sobre os caças nada oficial saiu.

[ ]´s




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

#583 Mensagem por Booz » Sáb Fev 02, 2008 5:52 pm

Dúvida cruel!!!

Imagem

Imagem

Imagem




Imagem
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#584 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Fev 02, 2008 6:27 pm

orestespf escreveu:Olha, vou escrachar e agora me expondo, sem medo de errar: vai dar Rússia para os caças da FAB.

Não vou dizer mais nada, nem o que me levou a concluir isso, já que sou boateiro, que me vejam assim. Se por acaso eu errar e der Rafale, um caça que eu gosto, não será pelo que... Estou seguro pelo "boateiro" que me passou o mais novo boato. Não quero nem saber, já estou tomando vodka e já encomendei mais algumas garrafas. Quem quiser continuar tomando os "espumantes", que continue, mas que seja para comemorar a vitória de flankeiros. :D :D :D :twisted: :twisted: :twisted:

E os EUA? Só vi uma risadinha e em seguida um sonoro "sifu"! :twisted: :twisted: :twisted:

Interpretem como quiserem... rsrsrs


Saudações "flankistas"!

Orestes


:lol: :lol: :twisted:

Ja que o Orestes abriu a boca eu vou falar também.

Não sei os seus motivos (e contatos... :D ) para ter chegado a essa conclusão mas mesmo com a recente Aliança Estratégica eu continuo apostando minhas fichas nos russos também.

E vou além, ai estão os motivos:

1) estão falando muito de submarinos, etc...Sobre o FX o Jobim so deu um pitaco para que os russos melhorem a oferta...A frase: 'o Rafale esta com uma certa vantagem', foi apenas para melhorar a negociação com os russos...

2) o alto custo de aquisição do Rafale + a dúvida do seu desenvolvimento + o custo do seu desenvolvimento (dividido) + o custo de manutenção futura + a duvida da sua eficácia (doutrina de emprego) + a falta de um caça de 5ª geração pra substitui-lo (o que a FAB quer) + demora para integração de armamentos nacionais...

3) um contato na FAB que me disse que os caças europeus têm alcance limitado para o que se precisa no TOB e que apesar do Rafale estar mais na mídia, temos que aguardar... :lol:

4) a tal da AUTONOMIA, é melhor 2 grandes fornecedores do que apenas um. Se os franceses estão com a bola toda nos meios navais, então... :lol:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
midnight
Sênior
Sênior
Mensagens: 1021
Registrado em: Sex Set 15, 2006 8:58 pm
Localização: Canindeyu - Paraguay

#585 Mensagem por midnight » Sáb Fev 02, 2008 6:35 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu:
thelmo rodrigues escreveu:Conexão diplomática

Jogada de mestre

Por Claudio Dantas Sequeira



O ministro Nelson Jobim desembarca hoje em Moscou para a segunda fase de sua turnê internacional pelo mercado de defesa. Leva na maleta uma proposta que promete tirar o sono de ninguém menos que… Hugo Chávez. É que as cúpulas do Kremlin e do Planalto negociam em segredo a instalação em território brasileiro de um parque industrial para manutenção dos caças de combate russos e, possivelmente, helicópteros. Os mesmos que o caudilho venezuelano tem adquirido, às dezenas, com seus petrodólares. Chávez gastou US$ 3 bilhões em 24 Sukhoi Su-30MK2 e 33 helicópteros blindados de ataque, inclusive o poderoso Mi-35. Mas o acordo foi meramente comercial e não incluiu troca de tecnologia. Se fechado o negócio com o governo Lula, Chávez será obrigado a fazer a manutenção de suas aeronaves no Brasil. Nas palavras de um diplomata, “ele virá comer nas nossas mãos”.
Nunca antes na história deste país… se teve chance tão boa para garantir superioridade estratégica em relação à Venezuela, com incrível poder de contenção das estripulias bolivarianas. Os russos pensaram em montar seu aparato industrial lá em solo venezuelano, mas toparam com dois problemas: a carência de mão-de-obra especializada e um desgaste desnecessário (e extremamente arriscado) com os EUA — uma espécie de reedição da crise dos mísseis em Cuba, em 1962.

Para efeitos do novo programa de reaparelhamento brasileiro (FX-2), os russos mantêm a oferta de transferência de tecnologia a partir da compra de 36 aparelhos Sukhoi-35. Também se analisa a participação do programa russo PAK-FA T-50, um avião de combate de 5ª geração, que já conta com a participação da Índia. Para Lula, a parceria com os russos é complementar à aliança estratégica com a França. Enquanto a produção de helicópteros Cougar com o consórcio EADS acalma o poderoso lobby da Embraer, o negócio com os aviões russos satisfaz o comando da FAB. A Marinha terá seus submarinos e o Exército, seus blindados, sejam de Paris ou Moscou. Quanto mais diversificação, maior a autonomia do país.


Tá certo que o Sequeira parece torcer pelos russos, pelo menos noto isso em seus artigos, além de ter a forte sensação que o mesmo é freqüentador do DB, visto que escreve muito próximo da forma exposta por alguns foristas daqui.

Por outro lado, colocando de lado estas coisas, o seu artigo entra em uma seara muito interessante, que reside no fato do Brasil firmar acordo com dois grandes produtores de equipamentos e armamentos do mundo (França e Rússia).

A frase que mais me chama a atenção é esta: "Para Lula, a parceria com os russos é complementar à aliança estratégica com a França. ".

Eu já comentei aqui várias vezes que o submarino nuclear está saindo do papel justamente por ser desejo do Presidente Lula. O Presidente é assim mesmo, quando ele coloca uma coisa na cabeça, seus auxiliares sabem que é ordem, não existem contra-argumentos, se não tem como fazer, que se crie uma condição para realizá-lo.

Só para ilustrar, existe uma competição nacional que é conhecida como Olimpíada Brasileira de Matemática. Este projeto nasceu no Ceará com o trabalho de um matemático brasileiro conhecido. Alguém achou por bem apresentar ao MCT, que topou de cara, mas seria necessário uma parceria com o MEC, que vetou o projeto. Os caras não desistiram e resolveram mostrá-lo pessoalmente ao Presidente Lula, que não apenas gostou, como exigiu sua imediata implantação. O MEC mais uma vez vetou, alegou uma série de problemas. E o que aconteceu? O MEC recebeu a seguinte ordem do Presidente: "não quero saber dos problemas que vocês vêem, quero o projeto implementado e pronto. Entenderam o Recado?" Recado dado e acatado. Hoje a Olimpíada Brasileira de Matemática é um grande sucesso (mas este é outro assunto). O Presidente agora quer uma olimpíada brasileira de português, mas a luta dos "contra" já iniciou, porém ele já mandou novo recado (ordem).

Nosso presidente é assim, passional até certo ponto, mas racional em outros. Se ele quer, nada o detém. Isso se aplica ao sub nuclear brasileiro, que é uma exigência dele.

E o que este assunto tem haver com os russos? Se (repito, SE) for mesmo da vontade do Presidente Lula uma parceria com os russos, complementar à aliança estratégica com a França, não tenho dúvidas que um novo acordo acontecerá. Não vou comparar os termos, são diferente naturalmente, igualmente não acredito em um SOFA com os russos, mas acredito em algo interessante.

E o que precisamos saber de fato? Se esta notícia dado pelo sr. Sequeira é mesmo verdadeira, isto é, se o Presidente pensa assim e se for um desejo dele, teremos dois fornecedores externos (ótimo isso!) e bons acordos comerciais pela frente.

Mas restam algumas dúvidas: por que o Jobim anda tão empolgado pelos franceses e comentando pouco sobre os russos? Divisão interna? A posição apresentada pelo Lula é uma espécie de palavra de honra acertada previamente com o Saito? E por que o Saito não foi junto nas viagens? E mais uma dúvida final, onde os americanos entram nesta estória toda?


Sds,

Orestes


Eu diria que esta reportagem é apenas a opinião de alguém, nada mais, não existe nenhum fato recente que indique isto.

O que mais me preocupa é a tentativa de amarrar projetos e escolhas de vetores bélicos, a opinião ou preferência pessoal de uma pessoa. Que no ano que vem já não estará mais no cargo, e de outro que não pode mais de reeleger.

Como fica depois? Comprar helos e caças dos russos se justifica pelo menor custo, construir aqui não tem sentido, pelo simples fato que nossa mão de obra não ser mais barata que a dos russos, e nossa moeda não está mais desvalorizada que os russos.

Não vejo como séria nenhuma afirmativa de construção de caças fora da Embraer, e nas quantidades faladas.

Quanto aos helos a situação não é diferente. Não temos mercado interno que justifique a construção do zero de uma fábrica de MI-17, depois ainda falam em construir sucatas aqui. :roll: O mercado interno civil para tal helo é inexistente. E como fica depois? Quem vai bancar isso no futuro?

Mesmo a fábrica da Eurocopter só se justifica porque ela é a empresa dominante hoje no mundo dentro do mercado civil.

Igualmente, me parece absurda a idéia de trocar comoditities por produtos acabados, a troca com os Russsos seria a abertura do mercado local, totalmente controlado pelo Governo, aos aviões da Embraer. Este seria um bom acordo com os Russos.

Quanto a Venzuela, os russos não vão fazer nenhuma fábrica lá porque não existe condições objetivas para tal, não existe mercado, nem perspectivas de usar a Venezuela como base exportadora, porque os Russos não tem nenhuma mercado civil de helos nas Américas. E criar mercado é o mais difícil. E o Acordo com Russos depois dos Franceses, pode significar um risco, para a única grande empresa exportadora de alta tecnologia que temos, a EMBRAER.

A EMBRAER exporta quase tudo que fabrica, e os 02 maiores mercados são EUA e EUROPA OCIDENTAL, devem representar mais de 90% das vendas. E os EUA são o maior mercado. Este é o fato que tornar a equação dos caças tão complexa. E não estou pensando no curto prazo, mas depois que o Sr. Lula e o Sr. Sato não estiverem mais dando as cartas. Como é que vai ficar?

Mesmo porque nada indica que o Sr. Chavez vai se eternizar no poder, o que impede o próximo governo da Venezuela jogar os SU para escanteio, como o atual fez com os F-16? E como já foi dito aqui, o primeiro caça só deve chegar depois de 2010.

Já falei, minha segunda opção são os SU-35-1. Se estiver vendo SOMENTE pelo prisma da plataforma. Mas como não sou piloto, nem um adolescente apaixonado por shows aéreos, sei que a ordem dos caças devem ser EUA e FRANÇA, não pelos modelos, mais pela lógica de mercado. Não gosto de gente cantando de galo, quando não tem como bancar aquilo que fala e planeja. Como é o caso do Sr. Chavez, ser falastrão é fácil, agora, no momento que sofrermos uma retaliação comercial na área da aviação nos EUA, como é que vamos ficar?

Daí, talvez, tantas viagens aos EUA, TEMOS que dar todas as chances a eles no campo da aviação. É a tal da reciprocidade, não devemos nada aos Russos, não vendemos nada lá a não ser comoditities, e isso está em alta no mundo, não graças aos russos, mais aos chineses e indianos.

Portanto, gostaria muito que estas decisões não tivessem caráter pessoal, eu diria que é a pior maneira de decidir a compra de caças sejam, russos, franceses ou dos EUA.

[ ]´s


Começou a bater o desespero? Será champagne ou vodka?




Imagem
Responder