orestespf escreveu:Carlos Mathias escreveu:Pirata, você pirou de vez? No site da NAAPO tem um PDF completo sobre o SU-35.
Entendam pelo amor do meu Deus, um SU-35 biplace é um SU-30MKI/M/A. Um SU-30MK pode vir com várias configurações, desde "pé-de-boi" como o venezuelano, como numa versão sofisticada custom, como o MKM. Seria como se ao comprar um Rafale você pudesse optar por um radar de SUE, motor de M-2000, sensores de F-22, painel amarelo com bolinhas verdes e etc, etc, etc.
Orestes, o super-trunfo eu uso na verdade justamente para fazer ver que o Rafale não é tudo o que apresentam, as entrelinhas que colocaram aqui já mostram isso. Mas nessa hora passam a valer as informações de internet e fabricantes.
Todos o mundo está errado e só a Dassault está certa?
Já estão falando que os russos são uns trapaceiros, mutreteiros e cambalacheiros, pois quem não cumpre contratos, não entrega produtos pago e etc, é isso mesmo. Mas meu Deus do céu, os indianos, chineses e etc, etc, etc devem ser os maiores masoquistas do mundo, porque se a Rússia é o demônio, como é que os caras encomendaram mais uma porrada de SU-30MKI feitos na Rússia e montados na Índia? Porra, não é mais fácil ver que o problema está na HAL? Eles não tiveram competência para manter o programa e atrasaram as entregas, não conseguiram integrar os aviônicos indianos por problemas deles.
Daí, depois dessa capetada toda, os caras vão e entram no PAK, encomendam submarinos, alugam outros, compram navios, helis e etc, etc, etc. Cara, os ocidentais ou são muito ruins de jogo, ou tem algo errado nesta análise.
Mas não, a Rússia é o capeta de garfo na mão e o resto é um paraíso divinal, um édem celestial de bondade e mel.
Cara, todo mundo sabe que existem pressões para melhorar propostas, como os gregos estão fazendo com os 214(?), todo mundo sabe que os F-16 poloneses estão cheios de problemas, todo mundo sabe que os sul-africanos simplesmente não conseguiram integrar um míssil chinfrim no Gripen.
Mas aí eu pergunto, e daí? Alguém parou e esmiuçou as razões disso tudo? Não, escolhe-se onde bater com critérios a meu ver bastante duvidosos.
Você não viu o amigo ainda a pouco? Eu coloquei o link do fabricante sobre o tal link-16, mas o que recebi de resposta? "Aaaaah, mas está estcrito TIPO link, e não um link europeu feito nos EUA e aprovado pelo IDHC". Porra cara, assim fica difícil.
"Ah, mas está escrito tipo X e não que é X..."
Coloquei o que o Saito falou lá naquela vez, uma testemunha ocular e auricular viu e ouviu isso da boca do cara, mas mesmo assim é cascata.
O Orestes é um oráculo quando nos traz as boas notícias vindas da França e a possibilidade de F-15C da sucata, mas quando ele fala que o FX está na Rússia, huuuum...
É assim que querem debate sério?
Muito bom post, Carlos.
Todos sabem que gosto do SU-35-1 e que seria o meu preferido, mas isso é opinião de um entusiasta e não de um especialista em caças. Assim como todos aqui preferem um determinado modelo, eu também tenho o meu.
Porém, evito ao máximo levantar as virtudes do meu "preferido", bem como de só apresentar críticas aos demais caças. Gosto de analisar as possibilidades concretas de qual será o caça escolhido pela FAB, isso motivado por critérios políticos e estratégicos.
Eu como você (sem trocadilhos. rsrs) gostamos do Rafale, o mesmo diz o amigo Túlio. Mas existe algo acontecendo e que não apenas impede a venda deste caça para outros países (e não se trata apenas de valores, pois o Typhoon está vendendo e é mais caro) e que também sugere deixar a FAB com o pé atrás em relação a este caça.
O que não falta são links, revistas, livros e outras referências que apontam as maravilhas que este caça pode fazer. Os detalhes técnicos prometidos são aparentemente inquestionáveis, pelo menos o que nos mostram ou querem tornar como "verdades".
Bem, e por que ele não vende? Por que a FAB está aparentemente com os pés atrás?
A FAB não está com os pés atrás? Como não? Por que o Saito não foi à França junto com o CM? Por que a imprensa fala da provável negociação do Rafale e não entrevistam o Saito? Em relação aos subs entrevistam o tempo todo o CM.
Se não houvesse algum tipo de restrição não teria problema nenhum levarem o Saito a tira-colo, nem que fosse para não fazer nada lá. Se não houvem problemas o Saito poderia dar uma entrevista dizendo que o Rafale é um bom caça e que está dentro dos planos da FAB, podendo ou não comprá-lo.
A imprensa se mostra eufórica com o Rafale, certos jornalistas são só elogios ao mesmo, a Embraer está toda animada, o setor industrial está animadíssimo com as possibilidades desta negociação, e por aí vai. Mas e o Saito? A opinião dele não seria a melhor coisa neste momento?
Tenho a sensação nítida que a FAB não deseja este caça (seja lá por qual motivo for, mas que neste fórum parece tabu, visto não quererem entrar nesta seara) e que toda movimentação da imprensa e empresas do setor não passa de um pesado lobby para tentar emplacar o Rafale, algo como o ocorrido com o M-2000 BR.
A FAB, através de vários depoimentos "indiretos", foi muito clara no FX-1 ao dizer que o M-2000 BR não era o caça adequado ao Brasil. Mas agora, aparentemente, se cala sobre o Rafale.
Então que se tente alguma coisa aqui no DB:
1) O Rafale é ótimo, mas é a FAB que não entende da coisa, pois tem visão ultrapassada;
2) O Rafale não consegue cumprir o que foi prometido e que está escrito por aí;
3) A FAB é cabeça dura e quer impor suas vontades, porque está "putinha" com o brilho alcançado pela MB atualmente;
4) A FAB deseja comprar seus equipamentos de acordo com sua realidade e necessidade, não aceitando imposições sejam lá quais forem;
5) Esta picuinha do Saito com o Jobim pode custar a cabeça de um deles;
6) Escolham outras possibilidades e dissertem sobre a mesma.
Estou me referindo ao Rafale porque o mesmo está "na moda", mas tudo que escrevi pode e deve ser aplicado a todo e qualquer caça que está sendo considerado.
Bem... Quem tem visão e maturidade não iria dizer que o Rafale não vende da mesma forma que o SU-35-1 não vende. São casos diferente, um já está voando e sendo oferecido em várias concorrências, o outro só começa a ser comercializado em 2010 (e não pronto ainda). Os argumentos devem ser outros, mas...
Abraços,
Orestes