SMB-10

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

#406 Mensagem por LeandroGCard » Sex Fev 01, 2008 3:49 pm

PRick escreveu:
Se isto for possível, acho ótimo, não me interessa de onde veio a tecnologia, desde que, ela seja repassado, mas depois o que não pode ocorrer é a descontinuidade.

De qualquer forma vamos precisar do novo Estaleiro. Ainda não vi nada de concreto sobre isto. Alguém conseguiu algum info nova?

[ ]´s


Pois é, do jeito que a coisa está colocada até agora é meio tudo ou nada, ou passamos a construir sub`s feito loucos (comparando é claro com os 4 que fizemos na época dos Tupi/Tikuna), ou não vamos começar a construção de um projeto de SSK nacional antes de 16 anos, quando a tecnologia que comprarmos agora estará praticamente tão obsoleta (ou perdida) quanto a dos Tupi está hoje (e se não está, porque temos que comprar de novo?). Aí teremos uma descontinuidade novamente, igual a que temos hoje.

Repare bem que já tivemos em uma ocasião dois sub`s em construção ao mesmo tempo, na época dos Tamoio e Timbira (e um certo período de sobreposição no tempo do Tapajós), mas os prazos médios de construção eram 8 anos, então o resultado final seria o mesmo.

O ponto não é comprarmos a tecnologia, e sim encomendarmos 4 subs de tacada para poder recebê-la, demorarmos 15-20 anos para concluí-los e só então começarmos a pensar em contruir o nosso próprio projeto com esta mesma tecnologia. O grande risco é que aí ela não estará mais disponível ou será considerada obsoleta. Se é pra isso (de novo!), compremos os desenhos apenas e deixemos a tecnologia para quem realmente sabe o que fazer com ela (e gastemos o dinheiro em algo que vamos mesmo utilizar).

Leandro G. Card




piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

#407 Mensagem por piratadabaixada » Sex Fev 01, 2008 4:38 pm

Os 600 milhões do Scorpene, são para uma ou duas unidades ?

Abraços,

Heronim




PRick

#408 Mensagem por PRick » Sex Fev 01, 2008 4:59 pm

piratadabaixada escreveu:Os 600 milhões do Scorpene, são para uma ou duas unidades ?

Abraços,

Heronim


O pacote não deve incluir só os submarinos, mas tem as obras no AMRJ, o Scorpene/Marlin é construído inteiramente fora dágua e lançado assim, o problema do espaço físico(não sei se dá?!) e parte da maquinária necessária para a construção assim. Além disso, se estamos pensando em SNA, quer dizer um novo estaleiro, no AMRJ não dá. O pacote pode também incluir esta parte. Por enquanto não dá para saber nada, só com um valor, e sem a certeza de quantos serão construídos. Vamos esperar mais um pouco, pelo jeito logo saberemos mais detalhes. [100]

[ ]´s




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#409 Mensagem por WalterGaudério » Sex Fev 01, 2008 6:29 pm

Battleaxe escreveu:Para 1 ou 2 subs no máximo, os franceses não iriam investir num estaleiro ou modernização do AMRJ.
Os alemães iriam gastar uma baba no AMRJ e o mesmo iria construir e fazer PMG em subs da MB e estrangeiros ao mesmo tempo.
Como isso micou, agora é a vez dos franceses se posicionarem, não? :wink:
Com 4 a conta me parece fica mais adequada.
Enfim, vamos ver como isso se desenrola, pois está demasiado enrolado até o momento, com trilhões de infos e contra infos a todo o momento.
Heli com fabrica aqui, blindados russos com fabrica no sul, projeto soldado do futuro frances, entra e sai de militares, sub X e depois Y talvez Z, e por fim Rafles ou Su-35.
SU-35 voa ou não voa?
Rafale é caro ou é barato?
Ele cabe no SP ou não?
Xiiii, esqueci do F-18! rsrsrsrs
Mas tem que ser o A pq o C e o E não servem.
Ufaaa!!!

Mas se deus quiser, teremos algo sério até 7 de setembro!
Assim espero :roll:


Camaradas é muito bom estar de volta ao DB..., depois de 10 dias em plataformas no litoral baiano... :? :?

Olha o novo estaleiro que se está discutindo será talvez aquele que irá construir os futuros submarinos nucleares, então podemos especular sobre a a área de Itaguaí contígua a Baia de Sepetiba.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#410 Mensagem por orestespf » Sex Fev 01, 2008 7:34 pm

cicloneprojekt escreveu:
Battleaxe escreveu:Para 1 ou 2 subs no máximo, os franceses não iriam investir num estaleiro ou modernização do AMRJ.
Os alemães iriam gastar uma baba no AMRJ e o mesmo iria construir e fazer PMG em subs da MB e estrangeiros ao mesmo tempo.
Como isso micou, agora é a vez dos franceses se posicionarem, não? :wink:
Com 4 a conta me parece fica mais adequada.
Enfim, vamos ver como isso se desenrola, pois está demasiado enrolado até o momento, com trilhões de infos e contra infos a todo o momento.
Heli com fabrica aqui, blindados russos com fabrica no sul, projeto soldado do futuro frances, entra e sai de militares, sub X e depois Y talvez Z, e por fim Rafles ou Su-35.
SU-35 voa ou não voa?
Rafale é caro ou é barato?
Ele cabe no SP ou não?
Xiiii, esqueci do F-18! rsrsrsrs
Mas tem que ser o A pq o C e o E não servem.
Ufaaa!!!

Mas se deus quiser, teremos algo sério até 7 de setembro!
Assim espero :roll:


Camaradas é muito bom estar de volta ao DB..., depois de 10 dias em plataformas no litoral baiano... :? :?

Olha o novo estaleiro que se está discutindo será talvez aquele que irá construir os futuros submarinos nucleares, então podemos especular sobre a a área de Itaguaí contígua a Baia de Sepetiba.


Bom retorno a sua casa, Walter! Estava fazendo falta... Aliás, dois bons regressos hoje, você e o Marino.


[009] [009]


Abraços,

Orestes




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#411 Mensagem por Paisano » Sex Fev 01, 2008 11:00 pm

cicloneprojekt escreveu:
Battleaxe escreveu:Para 1 ou 2 subs no máximo, os franceses não iriam investir num estaleiro ou modernização do AMRJ.
Os alemães iriam gastar uma baba no AMRJ e o mesmo iria construir e fazer PMG em subs da MB e estrangeiros ao mesmo tempo.
Como isso micou, agora é a vez dos franceses se posicionarem, não? :wink:
Com 4 a conta me parece fica mais adequada.
Enfim, vamos ver como isso se desenrola, pois está demasiado enrolado até o momento, com trilhões de infos e contra infos a todo o momento.
Heli com fabrica aqui, blindados russos com fabrica no sul, projeto soldado do futuro frances, entra e sai de militares, sub X e depois Y talvez Z, e por fim Rafles ou Su-35.
SU-35 voa ou não voa?
Rafale é caro ou é barato?
Ele cabe no SP ou não?
Xiiii, esqueci do F-18! rsrsrsrs
Mas tem que ser o A pq o C e o E não servem.
Ufaaa!!!

Mas se deus quiser, teremos algo sério até 7 de setembro!
Assim espero :roll:


Camaradas é muito bom estar de volta ao DB..., depois de 10 dias em plataformas no litoral baiano... :? :?

Olha o novo estaleiro que se está discutindo será talvez aquele que irá construir os futuros submarinos nucleares, então podemos especular sobre a a área de Itaguaí contígua a Baia de Sepetiba.


Apenas para lembrar: A NUCLEP está instalada em Itaguaí. :wink:




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

#412 Mensagem por Corsário01 » Sex Fev 01, 2008 11:51 pm

:shock: :wink: [000] :lol: :twisted: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




Abraços,

Padilha
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#413 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 02, 2008 12:15 am

Battleaxe escreveu::shock: :wink: [000] :lol: :twisted: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Vixe Maria! O PRick deu as tais "estrelas" para o Padilha beber... Tá piradinho de tudo! :lol: :lol: :lol: :lol:

Abração,

Orestes




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

#414 Mensagem por Corsário01 » Sáb Fev 02, 2008 12:25 am

É carnaval meu amigo. E acabei de abrir uma Champagne para comemorar ....., dai, fiquei assim meio "risonho".
Mas, voltando ao post do Prick......!
Se nada mais der errado neste país, tipo: sanguessuga, mensalão, Matilde cara de pau no cartão e etc e tal, creio que poderemos comemorar neste ano, muita coisa boa.
Basta os impacientes de plantão, incluso nesta os estrangeiros, aguardarem com calma e então poderão ver e debater a vontade. hehehehehehe

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




Abraços,

Padilha
piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

#415 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Fev 02, 2008 12:30 am

Battleaxe escreveu:É carnaval meu amigo. E acabei de abrir uma Champagne para comemorar ....., dai, fiquei assim meio "risonho".
Mas, voltando ao post do Prick......!
Se nada mais der errado neste país, tipo: sanguessuga, mensalão, Matilde cara de pau no cartão e etc e tal, creio que poderemos comemorar neste ano, muita coisa boa.
Basta os impacientes de plantão, incluso nesta os estrangeiros, aguardarem com calma e então poderão ver e debater a vontade. hehehehehehe

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Rapaz, tomara que este ano seja melhor que 2007, que passou em branco...

Abraços,

Heronim




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

#416 Mensagem por Corsário01 » Sáb Fev 02, 2008 12:37 am

2008 não será em branco. Temos o Garcia D'Avila e o Cruzeiro do Sul a caminho do Brasil, como aperitivo.
E se tudo correr bem, teremos mais. Pelo menos no que tange a parte náutica.

Na FAB temos alguns Legacy e Brasilia chegando tb. :roll:

Quanto ao EB, eu confesso que gostaria de estar mais informado :( :?: :?: :?:




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#417 Mensagem por Paisano » Sáb Fev 02, 2008 12:39 am





piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

#418 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Fev 02, 2008 12:43 am

Battleaxe escreveu:2008 não será em branco. Temos o Garcia D'Avila e o Cruzeiro do Sul a caminho do Brasil, como aperitivo.
E se tudo correr bem, teremos mais. Pelo menos no que tange a parte náutica.

Na FAB temos alguns Legacy e Brasilia chegando tb. :roll:

Quanto ao EB, eu confesso que gostaria de estar mais informado :( :?: :?: :?:


Pow, Brasilia e Legacy não contam... acho que atrapalha...

Abração,

Heronim




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

#419 Mensagem por Corsário01 » Sáb Fev 02, 2008 12:44 am

Vc viu o zóinho? :roll: :roll: :roll: :lol:




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#420 Mensagem por Immortal Horgh » Sáb Fev 02, 2008 1:41 am

LeandroGCard escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
LeandroGCard escreveu:
Túlio escreveu:
LeandroGCard escreveu: É claro que sempre existe a opção de não se projetar nada, encomenda-se o projeto do casco pronto e coloca-se só o nosso reator à bordo. É este o então o plano? Contem logo, pelo amor de deus!

Leandro G Card.



Não poderia ser um pouco de cada? Pega-se um projeto preexistente e os engenheiros Franceses vão conduzindo os Brasileiros pelo andamento do projeto, trabalhando junto...

Pergunto-te porque sabes MUITO MAIS do que eu sobre isso... :wink:



Pode sim, mas é meio estranho começar com isto logo pelo nuclear, o projeto mais complexo. Quando a minha empresa fornece alguma tecnologia nova para outra empresa-cliente, nós elegemos um projeto representativo razoavelmente simples e barato e fazemos exatamente isto, acompanhamos passo-à-passo o pessoal do cliente para orientá-los na melhor maneira de fazer o trabalho. Isto se chama projeto-piloto.

Por isto eu acharia natural comprar um ou no máximo dois sub`s de projeto pronto agora, junto com o apoio tecnológico, a serem construídos enquanto nosso pessoal passa pela etapa de aprendizado. Em dois ou três anos iniciaríamos o projeto de algo como o SMB-10, com tamanho mais próximo do nuclear mas ainda convencional, com apoio francês. Este seria o projeto-piloto, e novamente uma ou duas unidades seriam construídas após os dois primeiros sub`s adquiridos (veja que estou sempre supondo que não existirão dois sub`s novos em construção ao mesmo tempo).

Se tudo desse certo, poderiam ser construídas unidades adicionais deste sub maior, talvez projetar um outro diferente e mais moderno se desejado e já se poderia passar para o projeto do sub nuclear com mais segurança. Se este sub maior não ficasse tão bom assim, o projeto seria revisto e mais uma ou duas unidades construídas, com o SNA em paralelo caso se desejasse arriscar um pouco. Imagine, se tivéssemos realizado o programa das Inhaúma assim a Júlio de Noronha e a Frontin já poderiam ser como a Barroso, que só vai entrar em operação agora.

Na minha opinião o ideal mesmo seria comprar um sub de cada vez (talvez com opção de compra de mais um ou dois, como se faz na área aeronáutica), e ir adequando o cronograma à evolução técnica do programa ou à conjuntura político-econômica nacional. Fechando com o parceiro o compromisso de 4 logo de uma vez fica muito mais difícil ajustar as coisas se algo não sair bem, tanto na área técnica quanto na político-econômica. É muito bom para o parceiro, mas e nós?


Um grande abraço,


Leandro G. Card


Leandro, mas uma coisa que deixa uma certa dúvida é o fato de que podemos escolher o projeto do Marlin, que já tem deslocamento cerca de 35% maior que o Scorpéne e se aproximando mais do tamanho do sub nuclear. Por isso é que temos a impressão de que não haverá mais o SMB-10, sendo talvez essa a última classe de SSK que fabricaremos antes do SSN.


[ ]s


Pode ser.

Caso seja possível instalar um reator como RENAP-50 no casco do Marlin, seria o caso que eu citei, de simplesmente comprarmos o projeto do casco pronto e colocarmos nosso reator dentro.

Mas e depois, vamos ficar só com os Marlins e os SNA`s? Até os eventuais SNA`s ficarem prontos no mínimo daqui a uns 10-12 anos os Tupi já estarão chegando nos 30 anos (o próprio Tupi já tem 18), e já deveriam estar dando baixa. E como fica então a frota de 12 SSK`s?

Estas coisas é que acho estranho, os números não parecem bater com as declaraçõs de intenção, a menos que o negócio seja muito maior do que o que se fala (dois sub`s convencionais em construção ao mesmo tempo).

Só para manter uma frota de 12 SSK`s teria que ser isto mesmo, já postei os números aqui, mas será? Então digam logo de uma vez que o Brasil pretende se tornar um dos maiores construtores de submarinos do planeta!!!

Abraços,

Leandro G. Card


Minha dúvida também. A não ser que, supondo que seja o Marlin o escolhido, a MB fabrique 12 deles, onde também servirão para substituir os tupi a partir de 2020.


[ ]s




Responder