Jobim busca na França 'aliança estratégica'

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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orestespf
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#541 Mensagem por orestespf » Sex Fev 01, 2008 8:25 pm

Túlio escreveu:Está bebendo estrelas demais, daí começa a VER estrelas, mas é um índio dos buenos e, no fim das contas, pode estar com a razão, né não? Afinal, Cabôco véio, quem somos nós para dizermos que NÃO VAI SER RAFALE? Somos humildes foristas apenas, tentando adivinhar o futuro mediante sinais de fumaça... :wink:


Perfeito mais uma vez, Túlio!

Nosso grande amigo PRick só está empolgado, mas tem toda razão para se sentir assim. Quanto ao Rafale, não sei mesmo, embora eu mesmo acredite que este deverá ser o escolhido (seja por quem for, FAB e/ou Governo).

Aproveitando a carona... Algo que não se discute aqui (pelo menos não lembro de alguém ter abordado) é o fato que este acordo Brasil-França pode ser muito mais amplo do que imaginamos. Explico, fala-se em modernização de soldados, mas isso é pouco perto do que sugere.

Por trás de todo esse acordo pode estar a questão da "importação da doutrina" francesa, isso como um todo. Neste aspecto, sem entrar se ela é boa ou não, devemos nos lembrar que o Rafale foi concebido para fazer parte da mesma.

Assim sendo, pode ser que este caça seja muito mais interessante para o Brasil do que qualquer outro. Mas friso mais uma vez, se tais doutrinas forem adquiridas e implementadas em suas plenitudes aqui no Brasil.

Por isso eu não gosto de discutir e debater sobre hardware, perde-se o foco geral, prefiro discutir e debater as estratégias e neste caso o Rafale pode ter um peso muito maior do que imaginamos. Algo como a importação da doutrina suéca aliadas ao Gripen + R-99.

Algo pra se pensar...


Abração,

Orestes




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knigh7
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#542 Mensagem por knigh7 » Sex Fev 01, 2008 8:51 pm

orestespf escreveu:[
Algo que não se discute aqui (pelo menos não lembro de alguém ter abordado) é o fato que este acordo Brasil-França pode ser muito mais amplo do que imaginamos. Explico, fala-se em modernização de soldados, mas isso é pouco perto do que sugere.

Por trás de todo esse acordo pode estar a questão da "importação da doutrina" francesa, isso como um todo. Neste aspecto, sem entrar se ela é boa ou não, devemos nos lembrar que o Rafale foi concebido para fazer parte da mesma.

    Na mosca, Orestes:





    Em sigilo, Jobim negocia um satélite com a França

    Objetivo é defesa do espaço aéreo e territorial; ministro tratou do tema com Sarkozy.

    Formato prevê prestação de serviços a empresas privadas de aviação e telecomunicações, o que ajudaria no pagamento

    ELIANE CANTANHÊDE

    ENVIADA ESPECIAL A PARIS



    A implantação de um satélite de monitoramento do espaço aéreo e territorial brasileiro é um dos principais temas tratados em sigilo pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante sua estada de uma semana na França. Trata-se de mais uma disputa entre fornecedores de França, EUA e Rússia, mas o Brasil tende para os franceses.

    Jobim falou sobre o satélite na parte privada da audiência com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, na terça-feira, e também no jantar com o presidente mundial da empresa Thales, Dennis Ranque, na noite do mesmo dia. Não falaram de detalhes nem de valores, mas, conforme a Folha apurou, o custo previsto do programa é de cerca de US$ 1 bilhão, mais US$ 500 milhões para infra-estrutura de terra.

    O projeto tem a sigla SGB (Satélite Geoestacionário Brasileiro) e foi idealizado para atuar em três frentes: a banda X, de comunicação militar e de defesa estratégica, informações meteorológicas e modernização do controle do tráfego aéreo. Desde a venda da Embratel, o governo não tem controle da banda X, alugando satélites para esse uso.

    O objetivo principal é de defesa do espaço aéreo e territorial, com desdobramento para outras funções, conforme especificações detalhadas pela empresa Atech Tecnologias Críticas, sob a coordenação da Agência Espacial Brasileira.

    Trata-se de um projeto de Estado, mas o formato em estudo prevê prestação de serviços a empresas privadas de telecomunicações e de aviação, por exemplo. Com isso, o programa se pagaria em 15 anos.

    A francesa Thales é sucessora da antiga Thomson, que instalou três dos quatro Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) no Brasil no início dos anos 70. Em 2001, também apresentou um plano de modernização de todo o sistema.

    Hoje, a Thales tem participação na Omnisys brasileira e também adquiriu 25% da DCNS, empresa francesa que produz os submarinos convencionais (diesel-elétricos) Scorpène que o Brasil pretende adquirir como molde para o futuro submarino de propulsão nuclear brasileiro.

    A empresa Raytheon, norte-americana que forneceu o Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) na década de 1990, ofereceu um projeto de satélite ao Brasil, mas Jobim pediu uma avaliação ao ministro Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), responsável pela elaboração do futuro Plano Estratégico de Defesa, que desaconselhou a opção.

    Do ponto de vista estritamente brasileiro, o projeto de satélite também está interligado com a auditoria/consultoria que Jobim pretende fazer no sistema de controle de tráfego aéreo, sob bombardeio desde o choque entre o jato Legacy e o Boeing da Gol que matou 154 pessoas em 2006.

    O SGB é resultado de um acordo internacional, do qual o Brasil é signatário, no âmbito da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil). Por esse acordo, o país terá de adotar o sistema para as operações de controle de tráfego aéreo via satélite até 2010 ou 2011.

    Ou tem o seu próprio satélite adequado à mudança, ou terá que alugar um satélite internacional. O mais provável é que tenha de passar pelo aluguel numa fase de transição até concluir o programa do Satélite Geoestacionário Brasileiro.





    fonte: Folha de S. Paulo, 01/02/2008

    ATT

    Knight7




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#543 Mensagem por Sd volcom » Sex Fev 01, 2008 8:57 pm

orestespf escreveu:
Túlio escreveu:Está bebendo estrelas demais, daí começa a VER estrelas, mas é um índio dos buenos e, no fim das contas, pode estar com a razão, né não? Afinal, Cabôco véio, quem somos nós para dizermos que NÃO VAI SER RAFALE? Somos humildes foristas apenas, tentando adivinhar o futuro mediante sinais de fumaça... :wink:


Perfeito mais uma vez, Túlio!

Nosso grande amigo PRick só está empolgado, mas tem toda razão para se sentir assim. Quanto ao Rafale, não sei mesmo, embora eu mesmo acredite que este deverá ser o escolhido (seja por quem for, FAB e/ou Governo).

Aproveitando a carona... Algo que não se discute aqui (pelo menos não lembro de alguém ter abordado) é o fato que este acordo Brasil-França pode ser muito mais amplo do que imaginamos. Explico, fala-se em modernização de soldados, mas isso é pouco perto do que sugere.

Por trás de todo esse acordo pode estar a questão da "importação da doutrina" francesa, isso como um todo. Neste aspecto, sem entrar se ela é boa ou não, devemos nos lembrar que o Rafale foi concebido para fazer parte da mesma.

Assim sendo, pode ser que este caça seja muito mais interessante para o Brasil do que qualquer outro. Mas friso mais uma vez, se tais doutrinas forem adquiridas e implementadas em suas plenitudes aqui no Brasil.

Por isso eu não gosto de discutir e debater sobre hardware, perde-se o foco geral, prefiro discutir e debater as estratégias e neste caso o Rafale pode ter um peso muito maior do que imaginamos. Algo como a importação da doutrina suéca aliadas ao Gripen + R-99.

Algo pra se pensar...


Abração,

Orestes


X2

HEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE... UM FOI CAPAZ DE COMPREENDER "LER"!

Isso mesmo Orestes a uns 2 dias já tinha destacado texto referindo a esse tema e sua FUNÇÃO ( Possivel Significado)

[009]

Vlws Abraços




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#544 Mensagem por Sintra » Sex Fev 01, 2008 9:08 pm

Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Pirata, você pirou de vez? No site da NAAPO tem um PDF completo sobre o SU-35.

Entendam pelo amor do meu Deus, um SU-35 biplace é um SU-30MKI/M/A. Um SU-30MK pode vir com várias configurações, desde "pé-de-boi" como o venezuelano, como numa versão sofisticada custom, como o MKM. Seria como se ao comprar um Rafale você pudesse optar por um radar de SUE, motor de M-2000, sensores de F-22, painel amarelo com bolinhas verdes e etc, etc, etc.

Orestes, o super-trunfo eu uso na verdade justamente para fazer ver que o Rafale não é tudo o que apresentam, as entrelinhas que colocaram aqui já mostram isso. Mas nessa hora passam a valer as informações de internet e fabricantes.

Todos o mundo está errado e só a Dassault está certa?

Já estão falando que os russos são uns trapaceiros, mutreteiros e cambalacheiros, pois quem não cumpre contratos, não entrega produtos pago e etc, é isso mesmo. Mas meu Deus do céu, os indianos, chineses e etc, etc, etc devem ser os maiores masoquistas do mundo, porque se a Rússia é o demônio, como é que os caras encomendaram mais uma porrada de SU-30MKI feitos na Rússia e montados na Índia? Porra, não é mais fácil ver que o problema está na HAL? Eles não tiveram competência para manter o programa e atrasaram as entregas, não conseguiram integrar os aviônicos indianos por problemas deles.

Daí, depois dessa capetada toda, os caras vão e entram no PAK, encomendam submarinos, alugam outros, compram navios, helis e etc, etc, etc. Cara, os ocidentais ou são muito ruins de jogo, ou tem algo errado nesta análise.

Mas não, a Rússia é o capeta de garfo na mão e o resto é um paraíso divinal, um édem celestial de bondade e mel.

Cara, todo mundo sabe que existem pressões para melhorar propostas, como os gregos estão fazendo com os 214(?), todo mundo sabe que os F-16 poloneses estão cheios de problemas, todo mundo sabe que os sul-africanos simplesmente não conseguiram integrar um míssil chinfrim no Gripen.

Mas aí eu pergunto, e daí? Alguém parou e esmiuçou as razões disso tudo? Não, escolhe-se onde bater com critérios a meu ver bastante duvidosos.

Você não viu o amigo ainda a pouco? Eu coloquei o link do fabricante sobre o tal link-16, mas o que recebi de resposta? "Aaaaah, mas está estcrito TIPO link, e não um link europeu feito nos EUA e aprovado pelo IDHC". Porra cara, assim fica difícil.

"Ah, mas está escrito tipo X e não que é X..."

Coloquei o que o Saito falou lá naquela vez, uma testemunha ocular e auricular viu e ouviu isso da boca do cara, mas mesmo assim é cascata.

O Orestes é um oráculo quando nos traz as boas notícias vindas da França e a possibilidade de F-15C da sucata, mas quando ele fala que o FX está na Rússia, huuuum...

É assim que querem debate sério?


Muito bom post, Carlos.

Todos sabem que gosto do SU-35-1 e que seria o meu preferido, mas isso é opinião de um entusiasta e não de um especialista em caças. Assim como todos aqui preferem um determinado modelo, eu também tenho o meu.

Porém, evito ao máximo levantar as virtudes do meu "preferido", bem como de só apresentar críticas aos demais caças. Gosto de analisar as possibilidades concretas de qual será o caça escolhido pela FAB, isso motivado por critérios políticos e estratégicos.

Eu como você (sem trocadilhos. rsrs) gostamos do Rafale, o mesmo diz o amigo Túlio. Mas existe algo acontecendo e que não apenas impede a venda deste caça para outros países (e não se trata apenas de valores, pois o Typhoon está vendendo e é mais caro) e que também sugere deixar a FAB com o pé atrás em relação a este caça.

O que não falta são links, revistas, livros e outras referências que apontam as maravilhas que este caça pode fazer. Os detalhes técnicos prometidos são aparentemente inquestionáveis, pelo menos o que nos mostram ou querem tornar como "verdades".

Bem, e por que ele não vende? Por que a FAB está aparentemente com os pés atrás?

A FAB não está com os pés atrás? Como não? Por que o Saito não foi à França junto com o CM? Por que a imprensa fala da provável negociação do Rafale e não entrevistam o Saito? Em relação aos subs entrevistam o tempo todo o CM.

Se não houvesse algum tipo de restrição não teria problema nenhum levarem o Saito a tira-colo, nem que fosse para não fazer nada lá. Se não houvem problemas o Saito poderia dar uma entrevista dizendo que o Rafale é um bom caça e que está dentro dos planos da FAB, podendo ou não comprá-lo.

A imprensa se mostra eufórica com o Rafale, certos jornalistas são só elogios ao mesmo, a Embraer está toda animada, o setor industrial está animadíssimo com as possibilidades desta negociação, e por aí vai. Mas e o Saito? A opinião dele não seria a melhor coisa neste momento?

Tenho a sensação nítida que a FAB não deseja este caça (seja lá por qual motivo for, mas que neste fórum parece tabu, visto não quererem entrar nesta seara) e que toda movimentação da imprensa e empresas do setor não passa de um pesado lobby para tentar emplacar o Rafale, algo como o ocorrido com o M-2000 BR.

A FAB, através de vários depoimentos "indiretos", foi muito clara no FX-1 ao dizer que o M-2000 BR não era o caça adequado ao Brasil. Mas agora, aparentemente, se cala sobre o Rafale.

Então que se tente alguma coisa aqui no DB:

1) O Rafale é ótimo, mas é a FAB que não entende da coisa, pois tem visão ultrapassada;

2) O Rafale não consegue cumprir o que foi prometido e que está escrito por aí;

3) A FAB é cabeça dura e quer impor suas vontades, porque está "putinha" com o brilho alcançado pela MB atualmente;

4) A FAB deseja comprar seus equipamentos de acordo com sua realidade e necessidade, não aceitando imposições sejam lá quais forem;

5) Esta picuinha do Saito com o Jobim pode custar a cabeça de um deles;

6) Escolham outras possibilidades e dissertem sobre a mesma.


Estou me referindo ao Rafale porque o mesmo está "na moda", mas tudo que escrevi pode e deve ser aplicado a todo e qualquer caça que está sendo considerado.

Bem... Quem tem visão e maturidade não iria dizer que o Rafale não vende da mesma forma que o SU-35-1 não vende. São casos diferente, um já está voando e sendo oferecido em várias concorrências, o outro só começa a ser comercializado em 2010 (e não pronto ainda). Os argumentos devem ser outros, mas...


Abraços,

Orestes



Professor, o Beraldi postou uma notícia lá nas Navais, que na modernização dos subs, os sistemas adquiridos junto à LM, nós poderemos fazer alterações por nossa própria conta. Isso pode ser reflexo de uma "possível" mudança com relação as negociações que o NJ vem conduzindo? Ou seja, que os ianques voltarão ao páreo, ao menos para o FX-2?


[ ]s


Não, Immortal.

Isto já estava definido e não se trata de nenhuma novidade para alguns do DB, da mesma forma que o sistema dos Scorpène poderão ser igualmente da LM. Isso porque diminuiria as "despesas". Imagine 5 subs com sistemas da LM e mais 6 ou 7 com sistemas franceses, seria uma loucura do ponto de vista de manutenção e logística.

Observe que não estou afirmando que os Scorpène terão alguns sistemas da LM, estou dizendo que isso faz parte do "jogo".

E por que os americanos ficaram bonzinhos então? Porque se tratam de cerca de 12 subs com tecnologias deles integradas.

Este assunto não está relacionado com os caças pra FAB, se acontecer algo neste sentido não passará de coincidências (o que duvido, mas "hoje").


Abraços,

Orestes



Entendido, Professor 8-]
E acho ainda que o NJ terá um pouco de problema quando se interar da proposta dos outros países (já que por ele tudo seria resolvido nessa viagem à França), não estou dizendo que serão melhores, mas penso que ele deveria ser um pouco mais resguardado e comedido.


[ ]s


Por falar em contratos, e que nada será decidido na França, acabei de ficar sabendo que Ministro da Fazendo está na França, o Guido Mantega, alguém sabe o que ele anda fazendo lá? [037]

[ ]´s



Prick, caso não saiba o Guido Mantega é o atual presidente do G20, grupo das 20 nações mais ricas do mundo e ele vai para discutir a atual crise econômica com a ministra da economia francesa, Christin Lagarde, com o presidente da OCDE, José Angel Gurría e com o presidente do BNP Paribas e associação européia de bancos (algo como a Febraban da Europa), Michel Pébereau.



[ ]s


E verdade, ele ainda está com o pessoal do BNP Paribas, junto com o Societe Generet, são os Bancos de Financiamento da França, o São Paulo foi comprado com os créditos do BNP. Tem Pai que é Cego! :twisted: :twisted:

[ ]´s


No melhor estilo Sintra: ai, meu jisuis :roll: :roll: :roll:


[ ]s



:shock:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




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#545 Mensagem por capsantanna » Sex Fev 01, 2008 9:08 pm

O EB está renovando as suas doutrinas operacionais. Armamento, equipamentos e doutrinas novas: BINGO.




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#546 Mensagem por Penguin » Sex Fev 01, 2008 9:13 pm

capsantanna escreveu:O EB está renovando as suas doutrinas operacionais. Armamento, equipamentos e doutrinas novas: BINGO.


Antes da 2a Guerra era francesa, a partir da 2a Guerra americana e agora francesa novamente?




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#547 Mensagem por Degan » Sex Fev 01, 2008 10:21 pm

Por que se alegra ? Ou eu não entendi, ou você não entendeu. Não que eu fique aborrecido por você se alegrar.


Que bueno que lo veas así.... (en realidad era una respuesta irónica)

Voltemos ao início, eu afirmei que o Rafale não pode ser considerado um fracasso, já que é um caça novo. Você afirmou que não podemos chama-lo de novo já que seu desenvolvimento tem 20 anos. Então eu disse que se for assim, F-22 e Typhoon são velhos.


Yo digo que es un “viejo fracaso”, ya que lleva años perdiendo un concurso tras otro....

Houston, temos um problema, concordo com Degan novamente. Acho que vou procurar um especialista


Bueno, puede ser el biorritmo... :lol:

Na verdade é minha opnião pessoal.


Ok.

Mais países usam o MIG-21, e isto não o torna bom. Grande parte dos brasileiros gosta de funk, e continua sendo uma merda. Na minha adolescência, quase todas as garotas gostavam dos Menudos, e era outra grande merda. E por aí vai...


El problema es que eso países que usaron el Mig-21...no podían elegir.

Já que você não entendeu, este é o sensor/seeker do MICA e a mesma Empresa que faz a parte do OSF do Rafale, pode morrer de inveja, mas não grite, nada de ataque histéricos!


Y...???
Lockheed Martin además del F-16, hace el F-22...




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#548 Mensagem por midnight » Sex Fev 01, 2008 10:30 pm

jacquessantiago escreveu:
capsantanna escreveu:O EB está renovando as suas doutrinas operacionais. Armamento, equipamentos e doutrinas novas: BINGO.


Antes da 2a Guerra era francesa, a partir da 2a Guerra americana e agora francesa novamente?


Com a nossa aviação será Japonesa: Kamikase.




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#549 Mensagem por piratadabaixada » Sex Fev 01, 2008 10:53 pm

Degan escreveu:Que bueno que lo veas así.... (en realidad era una respuesta irónica)

Eu mesmo acho engraçado, pois tenho agora certeza que você não tem idéia do que seja "DRY".

Yo digo que es un “viejo fracaso”, ya que lleva años perdiendo un concurso tras otro....

Como eu disse antes, é um caça novo.

Bueno, puede ser el biorritmo... :lol:

Não creio em superstições, sou calvinista.

El problema es que eso países que usaron el Mig-21...no podían elegir.

Nem todos... como disse, sucesso de mercado não significa que seja o melhor produto.

Y...??? Lockheed Martin además del F-16, hace el F-22...

Céus, agora os sensores do F-16 são tão bons quanto os do F-22 !!!




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#550 Mensagem por Degan » Sáb Fev 02, 2008 1:56 am

Eu mesmo acho engraçado, pois tenho agora certeza que você não tem idéia do que seja "DRY".


Tal ves, yo solo lo entiendo como “seco” en ingles, o “Don't Repeat Yourself” como filosofía de definición de procesos...
Está claro que tu solo aplicas la versión idiomática en tus argumentos, pues son “secos” y siempre se repiten...son siempre nulos. :lol:

Como eu disse antes, é um caça novo.


Como más te guste.

Não creio em superstições, sou calvinista.


La religión ya es una superstición (Nietzsche).

Nem todos... como disse, sucesso de mercado não significa que seja o melhor produto.


Es que “mejor” es un concepto relativo...yo me quedo con la estadística.

Céus, agora os sensores do F-16 são tão bons quanto os do F-22 !!!


Entraste en loop piratinha...resultado erroneo...




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#551 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Fev 02, 2008 2:23 am

Degan escreveu:Tal ves, yo solo lo entiendo como “seco” en ingles, o “Don't Repeat Yourself” como filosofía de definición de procesos...
Está claro que tu solo aplicas la versión idiomática en tus argumentos, pues son “secos” y siempre se repiten...son siempre nulos. :lol:

Só funciona quando o processo é bem projetado, em nossos debate há um bug que fala espanhol.. :D


La religión ya es una superstición (Nietzsche).

Nietzsche dizia Deus está morto, agora Deus diz Nietzsche está morto. Supertição é algo que parte de você, religião é exotérica, e parte de Deus para o homem.

Es que “mejor” es un concepto relativo...yo me quedo con la estadística.

Ora, então você é fan dos Menudos, que descoberta esclarecedora.:D

Entraste en loop piratinha...resultado erroneo...

Como pode ser um loop se o post original nem era para mim ? Conserte seus bug´s Degan.




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#552 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 02, 2008 7:19 am

Bá, se liguem, tá mais do que enjoado esse joguinho de vocês, POWS!!! 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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#553 Mensagem por Beronha » Sáb Fev 02, 2008 10:12 am

Túlio escreveu:Bá, se liguem, tá mais do que enjoado esse joguinho de vocês, POWS!!! 8-]


:lol: é verdade :wink:
Tá até parecendo briga de sogra :lol:




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#554 Mensagem por thelmo rodrigues » Sáb Fev 02, 2008 10:42 am

Conexão diplomática

Jogada de mestre

Por Claudio Dantas Sequeira



O ministro Nelson Jobim desembarca hoje em Moscou para a segunda fase de sua turnê internacional pelo mercado de defesa. Leva na maleta uma proposta que promete tirar o sono de ninguém menos que… Hugo Chávez. É que as cúpulas do Kremlin e do Planalto negociam em segredo a instalação em território brasileiro de um parque industrial para manutenção dos caças de combate russos e, possivelmente, helicópteros. Os mesmos que o caudilho venezuelano tem adquirido, às dezenas, com seus petrodólares. Chávez gastou US$ 3 bilhões em 24 Sukhoi Su-30MK2 e 33 helicópteros blindados de ataque, inclusive o poderoso Mi-35. Mas o acordo foi meramente comercial e não incluiu troca de tecnologia. Se fechado o negócio com o governo Lula, Chávez será obrigado a fazer a manutenção de suas aeronaves no Brasil. Nas palavras de um diplomata, “ele virá comer nas nossas mãos”.
Nunca antes na história deste país… se teve chance tão boa para garantir superioridade estratégica em relação à Venezuela, com incrível poder de contenção das estripulias bolivarianas. Os russos pensaram em montar seu aparato industrial lá em solo venezuelano, mas toparam com dois problemas: a carência de mão-de-obra especializada e um desgaste desnecessário (e extremamente arriscado) com os EUA — uma espécie de reedição da crise dos mísseis em Cuba, em 1962.

Para efeitos do novo programa de reaparelhamento brasileiro (FX-2), os russos mantêm a oferta de transferência de tecnologia a partir da compra de 36 aparelhos Sukhoi-35. Também se analisa a participação do programa russo PAK-FA T-50, um avião de combate de 5ª geração, que já conta com a participação da Índia. Para Lula, a parceria com os russos é complementar à aliança estratégica com a França. Enquanto a produção de helicópteros Cougar com o consórcio EADS acalma o poderoso lobby da Embraer, o negócio com os aviões russos satisfaz o comando da FAB. A Marinha terá seus submarinos e o Exército, seus blindados, sejam de Paris ou Moscou. Quanto mais diversificação, maior a autonomia do país.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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#555 Mensagem por Degan » Sáb Fev 02, 2008 10:59 am

Só funciona quando o processo é bem projetado, em nossos debate há um bug que fala espanhol..

Insisto, aún no te das cuenta que el “proyecto” es el errado. Bajo esa realidad, cualquier cosa es bug.

Nietzsche dizia Deus está morto, agora Deus diz Nietzsche está morto. Supertição é algo que parte de você, religião é exotérica, e parte de Deus para o homem.

No seas simplón, no me clasifiques, yo cité a Nietzsche que obviamente dijo más cosas que la archí conocida “dios está muerto”, si estoy de acuerdo con él es solo cosa mía.

Ora, então você é fan dos Menudos, que descoberta esclarecedora.

Insisto, receteate, mira que tu loop es preocupante...

Como pode ser um loop se o post original nem era para mim ? Conserte seus bug´s Degan.

Por lo mismo, contestas sin pies ni cabeza a una información que NO ERA para ti...
No hay peor enfermo que el que no quiere reconocer su enfermedad.



Volviendo al topico....

Este tema de Francia ha traido más dudas que esclarecimientos.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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