cb_lima
lobo_guara escreveu:Immortal Horgh escreveu:PRick escreveu:soultrain escreveu:A noticia dos 50 Helis saiu do Brasil, os jornais europeus que falaram nisso foram buscar no que foi publicado muito antes aí.
Acho que é só boato.
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SoulTrain,
Isto foi uma proposta feita pela Eurocopter para o Governo Brasileiro, quem falou nela por último foi o NJ, num entrevista a reporteres brasileiros, assim, é lógico que tenha saído aqui antes. Mas foi rebatida depois porque tinha fundo de verdade.
O que não foi ainda, nem poderia ter sido, é o detalhamento dela. Mas como você pode ver gente que vive fora do Brasil, acha que tudo é brincadeira, tem complexos de inferioridade e não acreditam na capacidade do Brasil, são pessoas assim que fazem o nosso atraso.
Isso tudo mesmo com a Embraer mostrando ao contrário, essas pessoas são iguais aquelas que quando o Ozires Silva dizia que queria construir uma fábrica de aviões no Brasil, riam na cara dele, diziam que ele estava fazendo uma piada.
Foram esses ufanistas que construiram a EMBRAER, não compraram nenhuma porcaria importada, para depois dizer: "coisa de primeiro mundo". Algo que tive que aturar durante o Plano Real inteiro, os imbecis da Rede Globo, enquanto a gente importava tudo com o câmbio artificial, no final, quebramos o País. A solução dos colonizados é ir lavar louças nos EUA, como cucarachas. Quero empregos aqui, porque afinal, vivo no Brasil.
E olha, nem estão falando em fazer nada do zero, mas ampliar um fábrica que já existe, fabricar um modelo que já existe, apenas melhorados com fuzelagem com material composto, e outras melhoras que já estavam previstas pelo fabricante, e foram, muitas implementadas no modelo EC-725.
Este é o verdadeiro problema. Quem realmente é brasileiro ou apenas nasceu aqui. Nem defendo o fechamento do mercado, acho mesmo que os superfluos podem ser importados, mas alimentos de primeira necessidade, produtos com alto valor agregado, armamento e tecnologia tem que ser feitos aqui. Novamente, não é 100%, mais a grande maioria.
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Todos queremos o melhor para o país, Prick, por isso estamos contestando o heli ofererecido e não a fabricação, que logicamente nos favoreceria. É como o CB disse, eles já tem substituto para o Cougar e vendendo como água, porque não nos oferecem?
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Penso que é pelo mesmo motivo já exoposto, ou seja, eles desejam ter um produto mais barato para concorrer com os americanos, só que o NH 90 é top de linha e muito caro e o Cougar tem problemas em função dos custos de produção em Euro, então o jeito é mandar a linha do Cougar para um país que ofereça uma melhor relação de custos a fim de permitir a concorrência em melhores condições. Além disso se observares o NH90 e o Cougar estão em faixas distintas, por ex. não dá para pensar em concorrer com o Mi-17 ou com o BH com o NH90 pois é muito mais caro, Já o Cougar teria essa possibilidade, principalmente se for produzido fora da Europa, com isso pode se imaginar que mercados como América Latina, Africa e parte da Ásia e Oriente Médio sejam reservados paro o Cougar, enquanto o NH-90 fique restrito para países da OTAN, Oceânia e certos países da Ásia e Oriente Médio. Acho que é por aí que os franceses estão pensando, assim como era por aí que pensavam na época do F-X1 quando prouseram a produção do M2000 na Embraer, ou seja, ganhar dinheiro e superar os americanos na guerra comercial.
Muito bom o seu post Cougar... realmente o aspecto monetário da coisa é bem relevante e a essa altura do campeonato tudo é bem especulatório mesmo.
Mas existem alguns 'problemas mínimos' para implementação de tal empreitada que devem ser observados e esses podem encarecer e tirar o folego de tal tarefa.
A observar:
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A Eurocopter (dependendo do nível de independência dada a Helibrás) pode na verdade está 'criando' mais uma concorrente e assim agravar mais ainda o seu problema em concorrências futuras...
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Será que eles seriam tão inocentes de deixar isso acontecer?
Caro CB Lima,
Acho que está havendo muitos mal entendidos, mas vamos ver se eu coloco como devem estar sendo negociado estes Helos:
Me parece que a Eurocopter vai colocar algumas cláusulas de restrição de mercado ou de não irá ceder o controle acionário da Helibras, assim ela não vai concorrer com ela mesma, afinal vai lucrar mesmo se a Helibras vencer a concorrência. Ela fez o mesmo na Africa do Sul, eles só podem fazer serviços para terceiros se autorizados pela Eurocopter.
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Uma fábrica dessa não sai barato
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A usinagem e a adaptação para fabricação dos materiais propostos é também algo que custa caro (além de se tratar - dependendo do material utilizado - segredo de estado e nem todo mundo pode/deixa fazer).
Este risco é da Eurocopter, a nossa contrapartida é comprar 50 Cougars, eu diria que eles não vão gastar tanto assim, é bem capaz de eles transferirem a produção dos Cougar da França para o Brasil, assim, não gastariam tanto. Quanto as adpatações, o EC-725 nada mais é que um COUGAR com fuzelagem alongada, feita em material composto, e nova transmissão, rotor e turbinas mais potentes. Assim, o COUGAR nosso seria uma mistura de EC-725 e um COUGAR do EB.
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Se supostamente eles dividirem o mundo em 'territórios' aonde poderíamos vender o 'nosso' produto isso impõe um limite ao trabalho deles e ao nosso... ou seja, se amanhã o Chile (que está prosperando economicamente falando) resolver comprar NH-90 será que eles nao poderiam? Da mesma maneira Malásia querer comprar Cougars, será que eles não poderiam? (são só exemplos para ilustrar as limitações de tais divisões)
Como falei, a intenção do Governo Brasileiro não é colocar nenhum capital na fábrica, isto é problema da Eurocopter e a FIESP, o Governo apenas vai garantir um mercado inicial de 50 COUGAR´s. Os aspectos mercadológicos terão que ser discutidos com a Eurocopter, o Governo e os investidores nacionais, mesmo assim, o maior foco é o mercado interno, somos a segunda maior frota de helos leves e médios do mundo.
Essas divisões são inviáveis pois colocariam limites nas 'expansões' da 'nossa' fábrica de Helicópteros... assim estaríamos traçando um caminho diferente da Embraer e a transferência da linha de montagem não traria benefícios de longo prazo - levando-se em conta que a carteira de pedidos para o Cougar não é exatamente... grande! (especialmente para uma versão ainda não existente)
Esse problema existirá enquanto a Helibras for subsidiária da Eurocopter.
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Realmente como afirmei antes não questiono a implantação de uma fábrica de helicópteros 'de verdade' no Brasil, é só que a plataforma escolhida tem prazo de validade já estampado na capa e já está mais próximo de vencer do que outras alternativas.
Olha o MI-17 tem décadas de mercado, o COUGAR tem muito mercado ainda mais na área civil, seu preço só pode ser igualado pelo MI-17.
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Implantação... daqui até que acordos sejam firmados/quantidades e modelos definidos e que o terreno seja escolhido, hangares criados, usinas preparadas, e fábricas prontas para cortar a primeira aeronave estamos falando aí de pelo menos 2 anos (sendo otimista)... em 2 anos... qual é o horizonte reservado ao Cougar? Não parece animador!
Como falei para você, acredito que tudo já esteja testado e planejado, a linha de produção pode ser transferida bem rápido, mas não me atreveria a dizer um prazo, mas acho que o contrato deve ter prazos rígidos para a entrega dos COUGAR´s.
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O NH-90 é realmente mais caro do que o Cougar, mas talvez ao invés de produzirmos ele aqui (o que também custaria mais caro ainda) poderíamos fazer o que já fazíamos com a Helibras e outros países já estão fazendo com o NH-90, e quem sabe expandir o leque de serviços e tarefas que fazemos ao mesmo tempo em que também exigiríamos participação em Pesquisas e Desenvolvimento (é pouco, mas é um passo sólido, sem muitos investimentos 'do Estado' e que a longo prazo poderia ser a pedra fundamental de vôos mais altos).
O COUGAR do EB custou um pouco mais 8 milhões de dólares, nós só compramos 08 deles, um NH-90 básico deve ser mais caro que os BH´s. Algo como 03 vezes o preço do COUGAR!
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Será que o Cougar sairia mesmo tão mais barato do que os BH caso seja feito no Brasil? (custos associados com implantação da fábrica, etc, etc teriam que ser agregados) ... além disso dependendo do quão 'eletrônico' o nosso Cougar será ... tem todo o problema de implementarmos industrias (e ou capacitação em lugares existentes) para dar suporte e fornecer material para 'a fábrica'... cortar chapa não é necessariamente o mais complicado... o problema é o 'recheio' e esse encarece muito o produto final!
Pelo que li não devem sair por mais 10 milhões, e o NJ ainda está achando caro, estava querendo reduzir ainda mais este preço. Um BH novo é coisa de 25 milhões de dólares.
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Será que Cougars na MB/FAB/EB ajudariam ou atrapalhariam as nossas F. Armadas? Se a Marinha levar alguns para substituir os seus Sea King, certamente eles serão plataformas bem diferentes (e bem mais caras) do que os Cougars 'de transporte' da FAB/EB... da mesma forma que se a FAB quiser alguns para fazer C/SAR a coisa também aumenta o preço e muito... Com isso temos então pelo menos 3 configurações diferentes de Helis para serem produzidos por aqui!
FAB/EB/MB - Transporte normal
FAB - C-SAR
MB - ASW/V (AEW?)
O quanto isso agrega ao custo 'Made In Brasil'??
Pelo contrário os Cougar MKI do EB e o Cougar Naval, serão a mesma plataforma, ainda mais porque será feita em material composto. Somente os sistemas são diferentes. E eles custam caro, um COUGAR NAVAL(Guerra Naval) ou AS 532 CN, tem mais gastos com equipamento, do que com a Célula Básica, põe aí uns 10 milhões em sistemas de armas. No resto eles são iguais, a MB poderá ter todos os Helos com a mesma turbina, rotor, transmissão.
PS: [Editado] O Piffer no post acima do meu falou que não ter muitos modelos diferentes ajuda muito então estaria aí uma boa vantagem da 'plataforma' (Cougar), mas ainda continuo 'sendo chato'
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com relação a idéia da fábrica 'made in Brasil' pelo que coloquei nos pontos acima
O Piffer apenas colocou o quanto seria bom o EB comprar mais do mesmo helo que já tem 08, e deu seu testemunho que os BH´s são muito mais difíceis de manter que os Cougar, por motivos óbvios, a Helibras já faz toda a manutenção de Panteras e Cougars no Brasil.
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Para onde olho a minha conclusão é a mesma... essa história do Cougar fabricado no Brasil ao meu ver resolve um problema da Eurocopter e não do Brasil... e é isso que me incomoda... só isso!
Eu diria que os pontos foram esclarecidos, mas de qualquer forma é fundamental o detalhamento do contrato, para não termos problemas depois, agora, só posso criticar depois de saber o que está ou não neste acordo dos helos, em princípio me parece um grande negócio, mas não assino cheque em branco para ninguém, quanto mais para fabricante de armamento.
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[]s obrigado pelo seu post e só estou colocando como vejo as coisas!
CB_Lima