Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
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Immortal Horgh
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#391
Mensagem
por Immortal Horgh » Sex Fev 01, 2008 1:44 pm
PRick escreveu:capsantanna escreveu:PRick escreveu:capsantanna escreveu:PRick escreveu:Vocês estão com inveja do meu fluente Gaulês, por conta disso nem vou mais traduzir os textos, seus comedores de hamburguer e tomadores de água com álcool!
[ ]´s
Vários debatedores também entendem francês. Não é privilégio exclusivo seu.
Quanto ao resto, vinho e champanhe realmente caem bem
E quem disse que eu entendo francês?:roll: Estava brincando, por sinal, todos os post eram em tom jocoso.
[ ]´s
Então está na hora de frequentar umas aulas. Talvez sejam úteis!
Nem me fale, já chega as de ingrês!
Prefiro aprender aramaico ou silírico. Gosto da gastronomia e das mulheres francesas, já o idioma, só o russo e o alemão são piores.
[ ]´s
Eu serei "obrigado" a aprender francês por causa de meu curso na USP: ao lado do inglês e espanhol, lá o francês é o idioma preferido dos professores doutores.
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PRick
#392
Mensagem
por PRick » Sex Fev 01, 2008 1:54 pm
Immortal Horgh escreveu:PRick escreveu:capsantanna escreveu:PRick escreveu:capsantanna escreveu:PRick escreveu:Vocês estão com inveja do meu fluente Gaulês, por conta disso nem vou mais traduzir os textos, seus comedores de hamburguer e tomadores de água com álcool!
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Vários debatedores também entendem francês. Não é privilégio exclusivo seu.
Quanto ao resto, vinho e champanhe realmente caem bem
E quem disse que eu entendo francês?:roll: Estava brincando, por sinal, todos os post eram em tom jocoso.
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Então está na hora de frequentar umas aulas. Talvez sejam úteis!
Nem me fale, já chega as de ingrês!
Prefiro aprender aramaico ou silírico. Gosto da gastronomia e das mulheres francesas, já o idioma, só o russo e o alemão são piores.
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Eu serei "obrigado" a aprender francês por causa de meu curso na USP: ao lado do inglês e espanhol, lá o francês é o idioma preferido dos professores doutores.
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Mas o pior é que eu também vou ter aulas de Francês este ano todo, não tenho como fugir, afinal toda a Gastronomia Internacional é comandada por eles, inclusive meus 02 principais professores.
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Túlio
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#393
Mensagem
por Túlio » Sex Fev 01, 2008 1:56 pm
Immortal Horgh escreveu: Eu serei "obrigado" a aprender francês por causa de meu curso na USP: ao lado do inglês e espanhol, lá o francês é o idioma preferido dos professores doutores.
[ ]s
Podes ir treinando a
pronúncia com dois 'Mestres': o Dep. Clodovil e o Gabeira...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Wolfgang
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#394
Mensagem
por Wolfgang » Sex Fev 01, 2008 1:57 pm
Primeira lição do Monsieur Clô:
Repetez!
Vous voulez couchez avec moi?
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capsantanna
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#395
Mensagem
por capsantanna » Sex Fev 01, 2008 2:00 pm
Se acha o francês difícil, tenta aprender o chinês! Até o japonês é mais fácil. São 5 pronúncias para cada ideograma ou fonema. E olhe que são mais de 60 no mandarim.
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Immortal Horgh
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#396
Mensagem
por Immortal Horgh » Sex Fev 01, 2008 2:02 pm
Túlio escreveu:Immortal Horgh escreveu: Eu serei "obrigado" a aprender francês por causa de meu curso na USP: ao lado do inglês e espanhol, lá o francês é o idioma preferido dos professores doutores.
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Podes ir treinando a
pronúncia com dois 'Mestres': o Dep. Clodovil e o Gabeira...
Estou fora, deixo para o Prick ter aula particular com eles
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Túlio
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#397
Mensagem
por Túlio » Sex Fev 01, 2008 2:03 pm
Eu fico no inglês e português mesmo, o resto é firula, a não ser que comecem a prender Chinês, Japonês e Francês aqui no RS...
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LeandroGCard
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#398
Mensagem
por LeandroGCard » Sex Fev 01, 2008 2:04 pm
Immortal Horgh escreveu:LeandroGCard escreveu:Túlio escreveu:LeandroGCard escreveu: É claro que sempre existe a opção de não se projetar nada, encomenda-se o projeto do casco pronto e coloca-se só o nosso reator à bordo. É este o então o plano? Contem logo, pelo amor de deus!
Leandro G Card.
Não poderia ser um pouco de cada? Pega-se um projeto preexistente e os engenheiros Franceses vão conduzindo os Brasileiros pelo andamento do projeto, trabalhando junto...
Pergunto-te porque sabes MUITO MAIS do que eu sobre isso... :wink:
Pode sim, mas é meio estranho começar com isto logo pelo nuclear, o projeto mais complexo. Quando a minha empresa fornece alguma tecnologia nova para outra empresa-cliente, nós elegemos um projeto representativo razoavelmente simples e barato e fazemos exatamente isto, acompanhamos passo-à-passo o pessoal do cliente para orientá-los na melhor maneira de fazer o trabalho. Isto se chama projeto-piloto.
Por isto eu acharia natural comprar um ou no máximo dois sub`s de projeto pronto agora, junto com o apoio tecnológico, a serem construídos enquanto nosso pessoal passa pela etapa de aprendizado. Em dois ou três anos iniciaríamos o projeto de algo como o SMB-10, com tamanho mais próximo do nuclear mas ainda convencional, com apoio francês. Este seria o projeto-piloto, e novamente uma ou duas unidades seriam construídas após os dois primeiros sub`s adquiridos (veja que estou sempre supondo que não existirão dois sub`s novos em construção ao mesmo tempo).
Se tudo desse certo, poderiam ser construídas unidades adicionais deste sub maior, talvez projetar um outro diferente e mais moderno se desejado e já se poderia passar para o projeto do sub nuclear com mais segurança. Se este sub maior não ficasse tão bom assim, o projeto seria revisto e mais uma ou duas unidades construídas, com o SNA em paralelo caso se desejasse arriscar um pouco. Imagine, se tivéssemos realizado o programa das Inhaúma assim a Júlio de Noronha e a Frontin já poderiam ser como a Barroso, que só vai entrar em operação agora.
Na minha opinião o ideal mesmo seria comprar um sub de cada vez (talvez com opção de compra de mais um ou dois, como se faz na área aeronáutica), e ir adequando o cronograma à evolução técnica do programa ou à conjuntura político-econômica nacional. Fechando com o parceiro o compromisso de 4 logo de uma vez fica muito mais difícil ajustar as coisas se algo não sair bem, tanto na área técnica quanto na político-econômica. É muito bom para o parceiro, mas e nós?
Um grande abraço,
Leandro G. Card
Leandro, mas uma coisa que deixa uma certa dúvida é o fato de que podemos escolher o projeto do Marlin, que já tem deslocamento cerca de 35% maior que o Scorpéne e se aproximando mais do tamanho do sub nuclear. Por isso é que temos a impressão de que não haverá mais o SMB-10, sendo talvez essa a última classe de SSK que fabricaremos antes do SSN.
[ ]s
Pode ser.
Caso seja possível instalar um reator como RENAP-50 no casco do Marlin, seria o caso que eu citei, de simplesmente comprarmos o projeto do casco pronto e colocarmos nosso reator dentro.
Mas e depois, vamos ficar só com os Marlins e os SNA`s? Até os eventuais SNA`s ficarem prontos no mínimo daqui a uns 10-12 anos os Tupi já estarão chegando nos 30 anos (o próprio Tupi já tem 18), e já deveriam estar dando baixa. E como fica então a frota de 12 SSK`s?
Estas coisas é que acho estranho, os números não parecem bater com as declaraçõs de intenção, a menos que o negócio seja muito maior do que o que se fala (dois sub`s convencionais em construção ao mesmo tempo).
Só para manter uma frota de 12 SSK`s teria que ser isto mesmo, já postei os números aqui, mas será? Então digam logo de uma vez que o Brasil pretende se tornar um dos maiores construtores de submarinos do planeta!!!
Abraços,
Leandro G. Card
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Túlio
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#399
Mensagem
por Túlio » Sex Fev 01, 2008 2:05 pm
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
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Immortal Horgh
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#400
Mensagem
por Immortal Horgh » Sex Fev 01, 2008 2:08 pm
Não precisas se preocupar com o lado financeiro, Túlio véio, meus pais bancarão meu francês, por isso sou uma pessoa de boa índole e passo a bola para o Prick
[ ]s
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Alcantara
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#401
Mensagem
por Alcantara » Sex Fev 01, 2008 2:11 pm
Túlio escreveu:Não, quando bebia eu era mais a Smirnoff...
Eu só tenho bebido estes aqui, ó... (E Prick, quem disse que não tem água com álcool francês também? rsrsrs)
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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PRick
#402
Mensagem
por PRick » Sex Fev 01, 2008 2:27 pm
E o cara ainda está lé em SAMPA, pertinho dele. A Capital com mais Gente Alegre e Divertida do País!
Tem até aquela parada, a do arco-íris.
[]´s
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PRick
#403
Mensagem
por PRick » Sex Fev 01, 2008 2:29 pm
Alcantara escreveu:Túlio escreveu:Não, quando bebia eu era mais a Smirnoff...
Eu só tenho bebido estes aqui, ó... (E Prick, quem disse que não tem água com álcool francês também? rsrsrs)
Abraços!!!
Caramba que mistura explosiva! Isto sim é que é cachaceiro. Eu agora não bebo mais estas bebidas de bárbaros chifrudos!
[ ]´s
Editado pela última vez por PRick em Sex Fev 01, 2008 2:35 pm, em um total de 1 vez.
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PRick
#404
Mensagem
por PRick » Sex Fev 01, 2008 2:31 pm
capsantanna escreveu:Se acha o francês difícil, tenta aprender o chinês! Até o japonês é mais fácil. São 5 pronúncias para cada ideograma ou fonema. E olhe que são mais de 60 no mandarim.
Mais um masoquista no fórum!
Eu gosto de comida japonesa, por sinal gosto de comer as coisas cruas e se possível vivas! As japonas são ótimas.
[ ]´s
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PRick
#405
Mensagem
por PRick » Sex Fev 01, 2008 2:34 pm
LeandroGCard escreveu:Immortal Horgh escreveu:LeandroGCard escreveu:Túlio escreveu:LeandroGCard escreveu: É claro que sempre existe a opção de não se projetar nada, encomenda-se o projeto do casco pronto e coloca-se só o nosso reator à bordo. É este o então o plano? Contem logo, pelo amor de deus!
Leandro G Card.
Não poderia ser um pouco de cada? Pega-se um projeto preexistente e os engenheiros Franceses vão conduzindo os Brasileiros pelo andamento do projeto, trabalhando junto...
Pergunto-te porque sabes MUITO MAIS do que eu sobre isso...
Pode sim, mas é meio estranho começar com isto logo pelo nuclear, o projeto mais complexo. Quando a minha empresa fornece alguma tecnologia nova para outra empresa-cliente, nós elegemos um projeto representativo razoavelmente simples e barato e fazemos exatamente isto, acompanhamos passo-à-passo o pessoal do cliente para orientá-los na melhor maneira de fazer o trabalho. Isto se chama projeto-piloto.
Por isto eu acharia natural comprar um ou no máximo dois sub`s de projeto pronto agora, junto com o apoio tecnológico, a serem construídos enquanto nosso pessoal passa pela etapa de aprendizado. Em dois ou três anos iniciaríamos o projeto de algo como o SMB-10, com tamanho mais próximo do nuclear mas ainda convencional, com apoio francês. Este seria o projeto-piloto, e novamente uma ou duas unidades seriam construídas após os dois primeiros sub`s adquiridos (veja que estou sempre supondo que não existirão dois sub`s novos em construção ao mesmo tempo).
Se tudo desse certo, poderiam ser construídas unidades adicionais deste sub maior, talvez projetar um outro diferente e mais moderno se desejado e já se poderia passar para o projeto do sub nuclear com mais segurança. Se este sub maior não ficasse tão bom assim, o projeto seria revisto e mais uma ou duas unidades construídas, com o SNA em paralelo caso se desejasse arriscar um pouco. Imagine, se tivéssemos realizado o programa das Inhaúma assim a Júlio de Noronha e a Frontin já poderiam ser como a Barroso, que só vai entrar em operação agora.
Na minha opinião o ideal mesmo seria comprar um sub de cada vez (talvez com opção de compra de mais um ou dois, como se faz na área aeronáutica), e ir adequando o cronograma à evolução técnica do programa ou à conjuntura político-econômica nacional. Fechando com o parceiro o compromisso de 4 logo de uma vez fica muito mais difícil ajustar as coisas se algo não sair bem, tanto na área técnica quanto na político-econômica. É muito bom para o parceiro, mas e nós?
Um grande abraço,
Leandro G. Card
Leandro, mas uma coisa que deixa uma certa dúvida é o fato de que podemos escolher o projeto do Marlin, que já tem deslocamento cerca de 35% maior que o Scorpéne e se aproximando mais do tamanho do sub nuclear. Por isso é que temos a impressão de que não haverá mais o SMB-10, sendo talvez essa a última classe de SSK que fabricaremos antes do SSN.
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Pode ser.
Caso seja possível instalar um reator como RENAP-50 no casco do Marlin, seria o caso que eu citei, de simplesmente comprarmos o projeto do casco pronto e colocarmos nosso reator dentro.
Mas e depois, vamos ficar só com os Marlins e os SNA`s? Até os eventuais SNA`s ficarem prontos no mínimo daqui a uns 10-12 anos os Tupi já estarão chegando nos 30 anos (o próprio Tupi já tem 18), e já deveriam estar dando baixa. E como fica então a frota de 12 SSK`s?
Estas coisas é que acho estranho, os números não parecem bater com as declaraçõs de intenção, a menos que o negócio seja muito maior do que o que se fala (dois sub`s convencionais em construção ao mesmo tempo).
Só para manter uma frota de 12 SSK`s teria que ser isto mesmo, já postei os números aqui, mas será? Então digam logo de uma vez que o Brasil pretende se tornar um dos maiores construtores de submarinos do planeta!!!
Abraços,
Leandro G. Card
Se isto for possível, acho ótimo, não me interessa de onde veio a tecnologia, desde que, ela seja repassado, mas depois o que não pode ocorrer é a descontinuidade.
De qualquer forma vamos precisar do novo Estaleiro. Ainda não vi nada de concreto sobre isto. Alguém conseguiu algum info nova?
[ ]´s