cb_lima escreveu:PRick escreveu:cb_lima escreveu:Bolovo escreveu:PRick escreveu:Immortal Horgh escreveu:Mas acho que ainda devemos ter calma, Bolovo. Nada está decidido e o NJ ainda vai para a Rússia e EUA, então os planos podem seguir como estavam.
[ ]s
No que tange a Helo e Subs, a visita do NJ aos EUA não deve mudar nada. Os BH´s estão fora de qualquer programa da FAB, não foram sequer oferecidos. O que ainda sendo decidido são os caça.
[ ]´s
Os Blackhawk da FAB não foram escolhidos por concorrência nem nada parecido, foi por experiência, estavam precisando de um heli novo no TO Amazônico (os helis franceses não estavam aguentando o tranco e os Hueys estão ficando velhos) e gostaram muito dos Blackhawks do EB, que foram requisitados uma milhão de vezes pelos fabianos, daí foi só ligar lá para os EUA e pedir alguns... simples assim. Decidiram não se arriscar e pegaram algo que já existia na região e que funcionasse bem, a opção que veio era o Blackhawk.
Pois 'e... na hora de levantar trator na Amazonia para cima e para baixo, foram os BH quem foram chamados...
Quanto a relacao entre a visita do NJ aos EUA nao ter nada a ver sobre helis, acho que nao 'e bem assim que a banda toca... afinal de contas a aprovacao do FMS para outros Helis ja existe... 'e s'o a FAB querer... ou seja os canais estao abertos e conversas sobre esse assunto podem sim acabar fazendo parte de reunioes nos EUA (afinal de contas eles tambem tem interesse em nos vender Helise n'os nao somos tao 'mente fechada assim).
Dar continuidade e expandir o trabalho do centro de manutencao de Helis em Manaus para trabalhar os BH do EB e da FAB em conjunto seria uma opcao mais sensata na minha opniao, (continuar em time vencedor) mas sabe como 'e que 'e...
Temos a'i a famosa 'fibra de carbono' cuja 'zero' unidade do Cougar existe por a'i... al'em de uma hora para outra nos sermos oferecidos para fabricar helis que ja estao carecas de estar nas nossas For'cas Armadas e sempre tivemos que contar com a boa vontade francesa para adquirir determinadas pe'cas...
De uma hora para outra tudo mudou, eles nos passarao uma linha de montagem utilizando um material que eles mesmo nao tem uma versao dessse heli existente, os problemas de pe'cas acabariam, isso tudo por 50 helicopteros que nao saberiamos o que fazer direito com eles...
(sem prototipos dessa aeronave, sem as centenas de horas de voo e teste que exigiriam - ja que seria uma aeronave 'mais leve' e que ainda assim no papel seria melhor do que a existente, e provavelmente sem custo nenhum adicional para no's...ha ha ha ha ha... conta outra)
Clap, Clap, Clap... (batendo palmas)... tem horas que realmente 'e de se espantar como as coisas podem vir a acontecer na Terra Brazilis.
Tomara muito mesmo que eu esteja totalmente errado e o mundo real seja outrocom c'eus azuis, nuvens de algodao doce e Cougars feitos de carbono entregando doce de leite a cajuzinhos para os indios da amazonia e pelotoes de fronteira...
S'o rindo muito mesmo![]()
![]()
![]()
Mas prossigamos pois debater 'e preciso!![]()
[]s
CB_Lima
Pois é,
Nós podemos continuar bancando as crianças subordinadas com um centro de manutenção, ou produzir localmente, um helo que já tem um centro de manutenção pela iniciativa privada.
Eu acho ótimo que desenvolvamos o Helo, aqui, quanto mais modificações melhor, isto é qualidade, quando não pensamos como crianças consumidoras, moço eu quero aquela doce alanranjado, é o mais bonito! Se chegar para a criança e falar, espera um pouco estamos fazendo um novo, um nosso, ela fala não queru aquele e agora!
Quanto a não saber o que fazer com 50 helos, sem dúvida é melhor compra só uns 12 e jogar os resto dos helos da FAb fora, afinal ela não consegue nem fazer um programa coerente de caças.![]()
Em matéria de helo precisamos mais de quantidade que qualidade, o EB tem que ter pelo menos mais 16, a FAB precisa de 24 e a MB pelo menos uns 12.
Sobre a história do trator isto já foi desmentido, o Super Puma não consegue mesmo, afinal tem muito menos capacidade de transporte que os Cougar.
Olha este seu post está um desastre, a lógica dele CB não existe. Vou até parar por aqui.![]()
[ ]´s
Bom PRick,
Eu não vou julgar o seu post no mérito de ser 'um desastre' ou não porque acho que apesar de discordar muito com a sua lógica 'a francesa' não sinto necessidade de chamar de ilógico o que você diz (as pessoas simplesmente concordam ou não com o que eu ou você falamos aqui).
Os fatos são simples:
- Está sendo dito aqui que produziríamos um Helicóptero feito de materiais compostos cuja aeronave não existe ainda: (o Cougar existe e não essa versão - 'nova').
Daí eu entendo que...
- Alguém vai ter que pagar por desenvolvimento de tal aeronave
- Alguém vai ter que pagar pela certificação de tal aeronave
- Alguém vai ter que fazer o Marketing de tal aeronave etc etc
- Está sendo dito que os franceses gostariam de implementar uma linha de produção por essas bandas
- Alguém vai ter que pagar pela criação/treinamento/introdução da linha de montagem por aqui
- Essa linha de produção terá que ser 'economicamente viável' - são 50 helicópteros dessa versão de 'carbono' o suficiente? (Já tívemos uma "CELMA" por essas bandas, será que queremos uma segunda)
- Qual é o backlog de encomendas de tal aeronave tirando as nossas encomendas (50)?
- Quem é que vai fazer o marketing disso? (será um produto realmente 'made in Brazil') - Lembrar que a Eurocopter aqui na América do Sul já entrou em briga com a Helibrás por conta de concorrências)
- O NH-90 está listado no site da EADS como um produto vendido por ela assim como o Cougar, já que esse é um Heli 'novo', ele estaria substituindo o Cougar? Seria mais um produto no portifólio da empresa? Aonde você acha que poderíamos comercializá-lo? Será que a EADS daria o direito para nós de entrarmos em disputa com os seus outros Helos em concorrências?
- Quais os benefícios que teríamos em fabricar o Cougar por aqui que não teríamos com a expansão dos serviços prestados pela 'montadora' Helibrás?
- Quanto a ser subordinados... você realmente acha que isso vai mudar?![]()
Essas são algumas das simples perguntas que vem a minha cabeça que me fazem questionar esse 'delírio sensual' que é a produção de 50 Helicópteros que não tem mais espaço no seu fabricante (ainda mais de uma versão 'nova')...
- Querem fazer algo sério... temos aí um Helicóptero com mais de 400 encomendas firmes saindo fresquinho de fábrica e com potencial de uso no futuro de mais de 30 anos... só pensar um pouco e ver que tem alguma coisa errada com essa 'proposta nossa'.
Será que é tão díficil pensar além do Super-trunfo e das megalomanias tupiniquins 'a La Brasil Novo' ?
[]s
CB_Lima
Perfeito, Lima!
![[009]](./images/smilies/009.gif)
Abraços,
Orestes