LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
É noticia de hoje na folha,Orestes.
Jobim estuda órgão unificado de compras
Decisão pode gerar resistência nas Forças Armadas; hoje cada uma delas tem um sistema próprio
ELIANE CANTANHÊDE
ENVIADA ESPECIAL A PARIS
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, estuda o modelo francês e pretende criar um órgão unificado de compras de equipamentos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, o que pode gerar resistências das Forças Armadas. Hoje, cada uma delas tem seu próprio sistema de definição de projetos e de encomendas.
Ontem, Jobim ouviu exposição de quase uma hora e meia de representantes da DGA (Delegação Geral de Armamento), órgão vinculado ao Ministério da Defesa e responsável pela definição das compras na área de defesa da França, que tem uma das mais poderosas indústrias militares do mundo.
O ministro fez várias perguntas e, no final, pediu textos escritos detalhando o funcionamento do órgão, que gere orçamento anual de cerca de 10 bilhões de euros e 18 milhões de empregados em setores governamentais e privados.
Durante a exposição, que foi no auditório da Embaixada do Brasil em Paris, o comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto -o único dos três comandantes que acompanha a viagem de Jobim-, perguntou se quem determina os equipamentos a serem comprados é o DGA ou o Estado-Maior de cada Força.
O representante do órgão, um oficial, explicou que é o DGA, com aprovação do ministro da Defesa e do presidente da República. No final do encontro, a Folha perguntou ao almirante o que ele achava da idéia e ele respondeu: "Eu não sei nada disso. Ninguém me falou nada a respeito".
Segundo Jobim, a intenção não é recriar o Estado-Maior das Forças Armadas, que existiu antes da criação do Ministério da Defesa: "A idéia é um órgão exclusivamente para a compra de armamento", disse.
O mais engraçado dessa notícia,é a sabonetada do min.da Marinha: "Eu não sei nada disso. Ninguém me falou nada a respeito".
"Pé de pato,mangalô treis veiz,vichi!"
Tem outra no Notimp de hoje:
NOTIMP
N°: 029
Data: 29/01/2008
Banco quer financiar fábrica de helicópteros
DA ENVIADA A PARIS
O presidente do Banco Société Générale Brésil, François Dossa, anunciou ontem ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que a instituição está disposta a financiar a instalação de uma fábrica de helicópteros no Brasil e a compra de cerca de 50 helicópteros de carga para Aeronáutica, Marinha e Exército, dentro de um pacote ambicioso na área de defesa.
O financiamento imediato seria para a compra dos helicópteros de carga, desde que garantida a transferência de tecnologia para o Brasil.
A compra de submarinos convencionais e de propulsão nuclear franceses, sob a condição de transferência de tecnologia, foi um dos assuntos tratados por Jobim com o presidente da empresa de construção naval DCNS da França, Jean-Marie Poimboeuf.
Ele previu que os acordos entre os dois países na área naval serão "muito rápidos, em alguns meses". (EC)
*O grifo é meu.
E mais outra de encomenda para o A.K. for T-7
Paris - Eliane Cantanhêde: Novo amor
Os EUA têm 6 das 11 mais ricas empresas na área aeronáutica e espacial do mundo, inclusive a primeira, a Boeing. Mas o Brasil está fechando um ambicioso plano estratégico com... a França.
A explicação objetiva -e, cá pra nós, inquestionável- é que a França transfere tecnologia de seus aviões, de seus submarinos, de seus helicópteros, enquanto os EUA não. Comprar equipamentos de defesa norte-americanos, assim, é mais ou menos como assinar um tratado de dependência.
Numa situação delicada qualquer, basta os EUA bloquearem o fornecimento e, pronto, lá se vai pela janela toda a capacidade de reação e de defesa do Brasil. Sem contar as perdas financeiras de compras nesse modelo.
Um exemplo concreto, bastante recente, é de quando a Embraer foi proibida de vender aviões para a Venezuela, porque eles tinham componentes americanos. Chávez comprou da Rússia. Só quem perdeu foram o Brasil e a Embraer.
Depois de décadas de dependência americana, o Brasil fazer "aliança estratégica" com a França não deixa de ser deveras instigante, até porque a França sempre foi uma espécie de líder de resistência na Europa ao tal "mundo unipolar".
O fato é que o ministro Nelson Jobim (Defesa) desembarcou em Paris com mil e uma idéias e pronto para acertar compras e/ou instalação de fábricas binacionais de submarinos nucleares, de submarinos convencionais, de helicópteros de carga franceses para as três Forças, além de caças para a FAB. Ontem ele admitiu "uma tendência a favor dos Rafale", que são franceses.
Agora, Lula e Sarkozy vão se encontrar no dia 15, na fronteira Brasil-Guiana. Vem recado por aí. A Venezuela se arma na Rússia, o Brasil transforma a França no seu principal parceiro na área de defesa. A crise americana pode não ser "apenas" na economia, mas também na política, com, por exemplo, perda gradativa do seu "quintal".
Jobim estuda órgão unificado de compras
Decisão pode gerar resistência nas Forças Armadas; hoje cada uma delas tem um sistema próprio
ELIANE CANTANHÊDE
ENVIADA ESPECIAL A PARIS
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, estuda o modelo francês e pretende criar um órgão unificado de compras de equipamentos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, o que pode gerar resistências das Forças Armadas. Hoje, cada uma delas tem seu próprio sistema de definição de projetos e de encomendas.
Ontem, Jobim ouviu exposição de quase uma hora e meia de representantes da DGA (Delegação Geral de Armamento), órgão vinculado ao Ministério da Defesa e responsável pela definição das compras na área de defesa da França, que tem uma das mais poderosas indústrias militares do mundo.
O ministro fez várias perguntas e, no final, pediu textos escritos detalhando o funcionamento do órgão, que gere orçamento anual de cerca de 10 bilhões de euros e 18 milhões de empregados em setores governamentais e privados.
Durante a exposição, que foi no auditório da Embaixada do Brasil em Paris, o comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto -o único dos três comandantes que acompanha a viagem de Jobim-, perguntou se quem determina os equipamentos a serem comprados é o DGA ou o Estado-Maior de cada Força.
O representante do órgão, um oficial, explicou que é o DGA, com aprovação do ministro da Defesa e do presidente da República. No final do encontro, a Folha perguntou ao almirante o que ele achava da idéia e ele respondeu: "Eu não sei nada disso. Ninguém me falou nada a respeito".
Segundo Jobim, a intenção não é recriar o Estado-Maior das Forças Armadas, que existiu antes da criação do Ministério da Defesa: "A idéia é um órgão exclusivamente para a compra de armamento", disse.
O mais engraçado dessa notícia,é a sabonetada do min.da Marinha: "Eu não sei nada disso. Ninguém me falou nada a respeito".
"Pé de pato,mangalô treis veiz,vichi!"
Tem outra no Notimp de hoje:
NOTIMP
N°: 029
Data: 29/01/2008
Banco quer financiar fábrica de helicópteros
DA ENVIADA A PARIS
O presidente do Banco Société Générale Brésil, François Dossa, anunciou ontem ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que a instituição está disposta a financiar a instalação de uma fábrica de helicópteros no Brasil e a compra de cerca de 50 helicópteros de carga para Aeronáutica, Marinha e Exército, dentro de um pacote ambicioso na área de defesa.
O financiamento imediato seria para a compra dos helicópteros de carga, desde que garantida a transferência de tecnologia para o Brasil.
A compra de submarinos convencionais e de propulsão nuclear franceses, sob a condição de transferência de tecnologia, foi um dos assuntos tratados por Jobim com o presidente da empresa de construção naval DCNS da França, Jean-Marie Poimboeuf.
Ele previu que os acordos entre os dois países na área naval serão "muito rápidos, em alguns meses". (EC)
*O grifo é meu.
E mais outra de encomenda para o A.K. for T-7
Paris - Eliane Cantanhêde: Novo amor
Os EUA têm 6 das 11 mais ricas empresas na área aeronáutica e espacial do mundo, inclusive a primeira, a Boeing. Mas o Brasil está fechando um ambicioso plano estratégico com... a França.
A explicação objetiva -e, cá pra nós, inquestionável- é que a França transfere tecnologia de seus aviões, de seus submarinos, de seus helicópteros, enquanto os EUA não. Comprar equipamentos de defesa norte-americanos, assim, é mais ou menos como assinar um tratado de dependência.
Numa situação delicada qualquer, basta os EUA bloquearem o fornecimento e, pronto, lá se vai pela janela toda a capacidade de reação e de defesa do Brasil. Sem contar as perdas financeiras de compras nesse modelo.
Um exemplo concreto, bastante recente, é de quando a Embraer foi proibida de vender aviões para a Venezuela, porque eles tinham componentes americanos. Chávez comprou da Rússia. Só quem perdeu foram o Brasil e a Embraer.
Depois de décadas de dependência americana, o Brasil fazer "aliança estratégica" com a França não deixa de ser deveras instigante, até porque a França sempre foi uma espécie de líder de resistência na Europa ao tal "mundo unipolar".
O fato é que o ministro Nelson Jobim (Defesa) desembarcou em Paris com mil e uma idéias e pronto para acertar compras e/ou instalação de fábricas binacionais de submarinos nucleares, de submarinos convencionais, de helicópteros de carga franceses para as três Forças, além de caças para a FAB. Ontem ele admitiu "uma tendência a favor dos Rafale", que são franceses.
Agora, Lula e Sarkozy vão se encontrar no dia 15, na fronteira Brasil-Guiana. Vem recado por aí. A Venezuela se arma na Rússia, o Brasil transforma a França no seu principal parceiro na área de defesa. A crise americana pode não ser "apenas" na economia, mas também na política, com, por exemplo, perda gradativa do seu "quintal".
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Ministério da Defesa é GERENTE e não COMANDANTE. A hierarquia militar vai dos Comandantes ao Presidente da República.
O Ministério da Defesa é um orgão de caráter administrativo e gerencial. Pode centralizar compra de armamentos, de planos, etc, mas quem manda, exonera nomeia, etc, é somente o Presidente da República.
O Ministério da Defesa é um orgão de caráter administrativo e gerencial. Pode centralizar compra de armamentos, de planos, etc, mas quem manda, exonera nomeia, etc, é somente o Presidente da República.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 414 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
talharim escreveu:
Senão acontece que o de sempre...........acabam fritando o MinDef e fica po risso mesmo.
Não dessa vez... Parece que foi tentado uma vez pouco depois da virada do ano, mas o tio molusco barrou e tratou de abafar. Fonte de alguém que foi transferido do gabinete do comandante do EB...
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Cuidado com os sintomas.
- Morcego
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 9 vezes
- Contato:
orestespf escreveu:PRick escreveu:orestespf escreveu:PRick escreveu:Degan escreveu:Túlio escreveu:PRick escreveu:
Mas como? O F-16C Block 50 os mesmos dos Chilenos, o pessoal ficava em pé de guerra com o M-2000-5MKIIBR, oferecido por 50 milhões a unidade, montado aqui, com transferência de tecnologia. Com várias coisas do Rafale como o Spectra. Como o F-16 pode ter ficado tão caro?
[ ]´s
É que o Degancito parou de defendê-lo...
Tulicinho...no cabe duda que el F-16 es la opción más costo eficiente de las propuestas existentes.
Yo no participo en este debate porque el exeso de mayonesa no me gusta...
Degan,
dá uma olhada:
http://www.estadao.com.br/interatividad ... 241674F23B
Isto é uma ótima MAYONESA! Retificações na entrevista, não são Scorpenes, mas MARLIN´s. Repara na parte dos Helos, logo, logo, vocês vão poder comprar e enviar os Cougar CN para nós.![]()
O preço do Rafale é só prá nós, os outros pagam preço de mercado. Afinal, não é todo dia que a França assina um tratado extra-OTAN, na verdade é a primeira vez!
Cuidado para não passar mal com a MAYONESA, ainda mais a francesa!![]()
![]()
[ ]´s
A coisa está ficando meio difícil pra você, nobre PRick. Quando uma pessoa começa a se pautar no Godoy, aceitando-o como fonte crível, aí danou-se de vez. O cara diz que os Rafales custam 60 milhões de dólares a unidade! Aí não dá mesmo...
Ninguém duvida dos acordos com os franceses, todos já sabíamos aqui no DB, que isso já iria acontecer mesmo, principalmente para os meios navais.
No que diz respeito aos hélis pra FAB, ainda estou com o Saito, proposta muito boa, mas sou vou analisar depois que os franceses a colocarem no papel, sem isso não existe proposta alguma. Eu, Orestes, não duvido que isso venha a ocorrer, mas...
Quanto aos caças para o FX, nada até agora. Quem foi à França foi o CM e não o comandante da FAB, isto é mais do que sintomático. O FX ainda vai demorar um pouco, logo falar em Rafale ou SU-35 agora é uma grande ingenuidade.
Acho melhor comemorarmos as negociações com os franceses, principalmente para os meios navais, mas que se resumem essencialmente aos subs. Nada se fala no Governo sobre escoltas e ala aérea para o SP. Tudo que falamos ainda é especulação, pois se trata de projetos da MB, mas que ainda não têm aval do Governo (e nem sei se terá neste governo).
Não tenham dúvidas que esta "benevolência" francesa, principalmente com seus subs, terá um custo e este se chama Rafale. Repito o que já disse "n" vezes, não se trata do caça em si, e que gosto, mas é a pressão francesa para vender este caça que não decola em nenhum lugar do mundo, nos oferecendo o que queremos prioritariamente (subs) para nos vender o que é mais importante pra eles (Rafale).
Ainda não aposto meu centavos no Rafale, mas não tenho dúvida que a pressão francesa ainda nem começou, pelo menos no que diz respeito a este caça. Quem viver, verá.
Abraços,
Orestes
![]()
![]()
. Olha que eu fiz uma bricandeira sobre o preço de mercado dos Rafales.
Mas agora é a Zero Hora com 50 Cougars. O que vale são os acordos, eles dão aos franceses supremacia, sem dúvida. O jeito é beber estrelas.
![]()
![]()
Mas o Godou até que foi bem desta vez, falou poucas besteiras, e ainda, não disse que os Rafinhas estão garantidos, até mesmo o negócio dos subs ele não deu por fechado, já os helos, parece que estão no papo.![]()
[ ]´s
A questão do Rafale é a mais enrolada até agora, mas não tenha dúvida que o acordo, da parte francesa, vai exigir a compra dos Rafales. Sem isso, nada de subs e ajuda francesa.
Foi o que eu tinha lhe perguntado em um POST ONTÉM, é uma sábia linha de atuação dos negociadores franceses.
e que passou despercebida pra muita gente, até pra mim.
orestespf escreveu:Já tem gente na FAB arracando os cabelos, dizem que o Governo está fazendo o jogo da MB para realizar compras pra FAB. rsrsrs Essa briga não é minha, mas... rsrs
Eu cantei a bola pra ti lembra que a MB ia passar uma rede de pesca daquelas gigantesca e arrastar a FAB COM TUDO, o problema é que todo mundo na FAB (eu e vc tb, penso) imaginava que isso aconteceria junto com aos AMERICANOS, E NÃO AOS FRANCESES, a FAB e todo o resto não esperava algo de tamanha envergadura COM OS FRANCESES, pra falar a verdade, não acredito até agora que os FRANÇUA ESTEJAM ABRINDO AS PERNAS TOTALMENTE NO QUE TANGE OS SUBS, desde que fiquemos com os rafas (e tem tb alguma transferência envolvendo o RAFA).
De fato, aquilo que conversamos varias vezes se confirma, vc pode deixar sua mulher ser enfermeira na FAB, FUZILEIRA NO EB, mas não deixe nunca sua mulher, mãe ou filha perto da MB, os caras são muito mas muito LABIA.
orestespf escreveu:O Godoy não garantiu os subs franceses apenas por cautela, provavelmente quer ver o contrato assinado, até porque assinamos com os alemães nos 214 e que não foi adiante.
Cara, o godoy é um canário, uma marionete, quando todo mundo em OFF já dava como certa a ida dos chucrutes de volta pra KIEL, ele ainda batia a perna nos IKL, por favor, não percamos unha de nossos dedos digitando sobre isso.
orestespf escreveu:Por outro lado, ele praticamente garante os hélis da Eurocopter, mas é puro lobby da Fiesp, da qual ele provavelmente está "defendendo" (para não ir mais adiante).
Bom, eu acredito que isso ai já esta feito meu caro, É INTERESSE DA FIESP E DO AÉCIO NEVES, e de uma grande penca, ACREDITE, a maioria esta muito contente com esse acordo, mesmo dentro do PT, e LULA, esta devendo algumas ao AÉCIO vc a de convir comigo.
orestespf escreveu:A FAB garante (isso hoje) que não existe proposta dos hélis na mesa e que não quer condicionar o FX com os hélis, quer que a coisa seja separada, mas deixa claro que a pseudo-proposta da Eurocopter agrada.
Com referência a isto, lembro que vc escreveu que o SAITO AINDA NÃO FOI A FRANÇA e que quem foi agora foi o CM; bem, acredito que o nobre amigo esta esquecendo um detalhe muito importante SAITO JÁ ESTEVE NA FRANÇA NO INICIO DESTE PROCESSO. onde ele recebeu o pessoal da EADS, da DASSAULT e da ROSOBORONEXPORT (na semana anterior ele estava nos EUA)
orestespf escreveu:Só existe uma definição até agora: os subs. A MB os quer e o Governo apóia. O problema é como lidar nas três Forças com o pacotão francês. As Forças estão divididas, e segundo as más línguas, foi decisão da FAB não enviar seu comandante à França (e nem à Rússia).
Sim, o SARKOZY como mosca na merda tentando qualquer negócio contanto que os BRASILEIRO levem o RAFALE, acho que já podemos encarar esta como sendo a linha de negociação francesa, ARRISCADA, mas SURPREENDENTE.
orestespf escreveu:Confesso que a única coisa que me interessa no momento é ouvir a opinião do Saito assim que o Jobim retornar destas duas viagens.
Abração,
Orestes
UHMMMMMMM não sabia que eu tinha interlocução com um interlocutor do SAITO, continuo lhe aguardando no MSN PROFESSOR.
- Morcego
- Sênior
- Contato:
Plinio Jr escreveu:talharim escreveu:Quer saber de uma coisa ? Eu aprovo a compra do Rafale.
Se depender da TAB para decidir alguma coisa nunca iremos comprar nada.
NOSSA....![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É um momento histórico para o DB....o velho Talha apoiando a compra de material francês....![]()
![]()
Cara, respirei fundo, não acreditei, minhas mãos chegaram a treme, caiu uma lagrima de emoção, ainda bem que eu estava sozinho.
É ISSO AI TALHA, preciso de uma cerveja, com água mineral tb.
- alex
- Sênior
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Um orgão de compras de armamentos centralizado no MD é uma coisa para ontem.
Nem sei como pode-se pensar no MD sem isso. É uma aberração.
Se houver incomodados que o presidente os libere do fardo de suas posições nas forças armadas. Ou alguem aqui quer outro negocio tipo FAL no EB , M16 nos fuzileiros e HK na FAB?
Nem sei como pode-se pensar no MD sem isso. É uma aberração.
Se houver incomodados que o presidente os libere do fardo de suas posições nas forças armadas. Ou alguem aqui quer outro negocio tipo FAL no EB , M16 nos fuzileiros e HK na FAB?
Vinicius Pimenta escreveu:Ministério da Defesa é GERENTE e não COMANDANTE. A hierarquia militar vai dos Comandantes ao Presidente da República.
Mais lá fora não é assim, nos EUA, na França, o Ministro da Defesa é quem manda, nomeia e destitui os comandantes, generais, ai de quem contrariar o Ministro.
[ ]´s
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Alguém precisa mandar nos milicos..............o presidente não tem tempo para cuidar da creche chamada MinDef..........as criancinhas precisam de uma governanta com poder de deixar elas de castigo.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
- Morcego
- Sênior
- Contato:
Carlos Mathias escreveu:Se eu entendi bem, o Rafale vem na marra, tipo ou compra isso ou não leva o resto, correto? Então, na verdade não querem Rafale na FAB, vai acontecer como o morcego falou no caso dos helis russo, vão enfiar goela abaixo da FAB. É isso? Venda casada?
Mas isso pooooode?
Só um aparte, CM, eu não quero POLONIO no meu x-burguer no almoço amanhã, eu não FALEI QUE VAI ACONTECER/ACONTECEU qualquer coisa ta, é apenas uma ANALISE com base na participação ao vivo do MILTON BLAI na bandeirantes ontém a tarde ta.
Por favor, SABE COMO É, aqui eu posso aparecer careca amanhã e vão dizer que eu peguei febre amarela então, vamos deixar isso bem claro ta.
ABRAÇOS, ehaheah.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato: