LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#4501 Mensagem por orestespf » Dom Jan 27, 2008 5:02 pm

amx2000 escreveu:
orestespf escreveu:
amx2000 escreveu:Mestre Orestes, nao sei porque, mas quando ouvi que o caca ja estava escolhiddo, so faltava o anuncio, veio a imagem do Gripen na minha cabeca. 8-]

Abracos

O que o levou a concluir isso, amigo AMX2000? O Jobim vai à França e Rússia agora e depois aos EUA (para se "desculpar". rsrs). Não existe previsão (ainda?) do mesmo viajar à Suécia.

O papo do Gripen ter sido escolhido no passado não é da forma que se apresenta aqui no DB. Existe muita paixão e poucas informações reais sendo constantemente divulgadas aqui.

O FX-1 foi criado pensando-se especificamente no Gripen, e isto está relacionado a dobradinha do mesmo com o radar Erieye. Tanto que os suécos fizeram um acordo com a Embraer, onde a mesma teria vários benefícios tecnológicos. Mas da noite pro dia o sr. Maurício Botelho "traiu" (que fique claro, entre-aspas!) os suécos, se aliando com os franceses em uma proposta muito inferior a acertada com os suécos.

Os suécos ficaram "desamparados", não podendo mais cumprir o que a FAB desejava (não pelo vetor em si). Foi necessário rever todos os conceitos, procedimentos, etc.

Neste ponto a FAB/Governo (ainda o FHC) passaram exigir cada vez mais o offset, com uma intenção clara de ajudar os suécos e enfraquecer a proposta dos franceses (leia-se Embraer), e principalmente para forçar a Embraer a ceder (em relação aos franceses) e retornarem ao acordo com os suécos.

Observe que não estamos falando apenas em transferência de tecnologia, mas principalmente de "balança comercial". Isto porque os "espaços com os franceses" já estavam no limite (na época) e haviam muitos espaços para serem preenchidos com os suécos.

Mas foi aí que os fabianos e governistas se surpreenderam, os russos entraram de sola no processo. Ofereceram um avião muito maior, bi-motor, mais capaz, muito mais barato, com muito mais transferência de tecnologia e com grandes possibilidades comerciais, o maior espaço a ser conquistado dentre todos os países participantes na época.

Não teve escolha, deu SU-35 na cabeça e isso ainda na gestão do FHC. E sabendo disso, sabendo que a Embraer não ganharia, que pegaria muito mal para qualquer político dizer isso para a população, chegou ao Lula e disse abertamente o que poderia acontecer. Disse que havia duas opções: deixar para o Lula (pró-Embraer na ocasião, basta lembrar da sua campanha eleitoral) a decisão (com a negativa óbvia) ou ele (FHC) fazer a compra, mas se queimando e dando espaço político para o novo governo bater até dizer chega.

Naquela época a transição de governos foi muito boa, e os dois chegaram a um bom termo (opinião deles). Para-se tudo e cria-se uma comissão não-militar para analisar as propostas. No final, o relatório desta comissão "independente" sugeriu ao governo Lula que não haviam dúvidas, que a melhor escolha entre todas as propostas (e disparada) era a proposta dos russos com o SU-35.

Mas o governo precisava mostrar credibilidade, arrumar a casa, ajustar a economia, provar que não daria calotes, etc. Não era mesmo um momento político adequado para comprar caças e muito menos sem envolver a Embraer no processo. Seria uma bomba na cabeça do novo governo. Deu no que deu, cancelamento do FX-1.

Acredite quem quiser, mas o roteiro dos acontecimentos foi realmente este, porém sem detalhar (não posso ainda) as nuances dos bastidores.

Abração,

Orestes

Mestre Orestes, me desculpe a demora em responde-lo, mas tive que me ausentar um pouco, e quando voltei tive que ler umas cinco paginas para me atualizar um pouco do assunto, ufa.

Talvez nao tenha me expressado bem, o que quiz dizer, eh que no governo FHC, o favorito era o Gripen, e quando ouvi ele (FHC) dizendo que o caca havia sido escolhido, so faltva o anuncio, me veio a imagem do
Gripen na cabeca, mas isto eh passado, no presente acho que vai dar Rafale, ou Flanker, nesta mesma ordem

Abracos

[009] [009] [009]

Carlos Mathias

#4502 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 27, 2008 5:27 pm

O que achou do texto C. Mathias, Rafale mais barato.

Cara, certas coisas não valem o desgaste do meu teclado velho. :lol:

É o desespero que leva as pessoas a abandonar o bom senso. :wink:

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4503 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Jan 27, 2008 5:34 pm

Túlio escreveu:Necas, falaste A VERDADE, POWS!!! :wink:

X 2

Sequer haveria debate sobre reaparelhamento.

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4504 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Jan 27, 2008 5:39 pm

PRick escreveu:
midnight escreveu:Nunca vi tanta baboseira num único texto.

Finalmente, e depois de muitas hesitações e de algumas decisões dilatórias - como a compra de F-5 usados à Arábia Saudita e de Mirage 2000C à França - o governo brasileiro decidiu recolocar em andamento o Projecto de reequimento da FAB e Lula autorizou a aquisição de 36 caças, num investimento total que não deverá exceder os 2,2 biliões de dólares.

Dado a verdadeira “corrida armamentista” que decorre na América do Sul, com um programa ambicioso de modernização em curso na Venezuela (Sukhoi Su-30MKV ) e no Chile (F-16 Block 50), a força aérea brasileira, utilizando agora os Mirage 2000 usados como ponta-de-lança, arriscava-se a ser relegada para a terceira posição como maior força aérea do subcontinente, o que seria manifestamente incompatível com o estatuto económico, demográfico e territorial do país-irmão…

O projecto inicial, designado à época de FX-1, arrancara em Julho de 2000, sob iniciativa do então presidente Fernando Henrique Cardoso e pretendia cumprir um investimento de apenas 700 milhões de dólares, o que bastaria para adquirir entre 12 a 24 novos aparelhos para substituir os idosos Mirage IIIBR, entretando abatidos ao inventário e substituídos por 12 Mirage 2000C (ver AQUI). Este projecto FX-1 seria congelado no primeiro governo Lula, para ser novamente reaberto, e actualizado para FX-2 apenas agora, mas para o valor substancialmente mais alto e apenas possível perante a escala da modernização em curso na Venezuela de 2,2 biliões de dólares…

(Video da cerimónio de “despedida” aos Mirage IIIBR na FAB)

Ao FX-2, apresentam-se agora o Rafale C (no FX-1 surgia uma variante do Mirage 2000, o Mirage 2000BR), o franco-alemão Eurofighter Typhoon, o Saab Gripen N, o Sukhoi Su-35, e ainda os F-16C Block 60, o F-18E/F e até o… F-35 Lightning II! Entre estes, os favoritos parecem ser o Rafale francês (a nossa escolha pessoal) e o Sukhoi-35… A favor do primeiro joga o seu preço, características e o facto de haver muita pressão do governo francês para realizar a primeira exportação do aparelho, assim como a tradição de uso de caças franceses no Brasil (Mirage IIIBR e 2000) e até o facto do Mirage 2000BR ter sido praticamente declarado o vencedor do FX-1… A favor do aparelho russo estão as suas espantosas características, o raio de alcance mas… contra estão os clássicos problemas de peças e manutenção dos aparelhos russos… E as pressões americanas… Aqui, no FX-2, assim como no que concerne ao concurso dos helicópteros, o vencedor deverá oferecer uma acentuada componente industrial local e de transferência de tecnologia… O que torna a dar vantagem ao Rafale, com a sua ligação à Embraer…

A primeira tranche deverá incluir a entrega de entre 24 a 36 aparelhos, mas a escala total do programa poderá chegar à centena de aparelhos, naquilo que seria o projecto de modernização mais amplo e ambicioso de toda a América a sul dos EUA…

Fonte:

http://movv.org/2007/11/06/o-brasil-reactiva-o-programa-fx-2-rafale-c-typhoon-gripen-n-sukhoi-su-35-f-16c-block-60-f-18ef-ou-f-35-lightning-ii/

Propaganda francesa na cara dura, Rafale preço mais baixo :?: :evil:

Mirage-2000BR vencedor do F-X1 :?: Não teria sido o Gripen :?: :evil:

Quem venceu o FX-1 foi o M-2000C não é mesmo, porque afinal foi ele que foi comprado e está sendo usado até a chegado do FX-2. 8-]

[ ]´s

Ele não venceu porque não era candidato, foi uma compra remendo apenas.

[ ]s

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#4505 Mensagem por Bolovo » Dom Jan 27, 2008 7:18 pm

Túlio escreveu:Não vejo ONDE te embasas para dizer que comprar avião Russo seja declarar guerra fria aos EUA - :twisted: se fosse, melhor ainda :twisted: - e Francês não (notórios antiamericanos, desde os tempos de DeGaulle), embora negociem com eles sempre que convier (AWACS, por exemplo). Ainda se fosse Chinês, aí sim, daria para entender, serão os grandes rivais do futuro, na própria expectativa dos ianques... 8-]

Não adianta, se eu sou comuna e Russófilo, tu és Francófilo e FIM!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Ademais, melhor aprender E COMPRAR com quem está acostumado a GANHAR guerras do que a PERDER!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Tão anti-americanos que se não fossem os yankes, De Gaulle nunca teria retomado Paris em 1944. Já viu as fotos dos soldados franceses? Tudo made-in-USA. Alias, aquela estatuazinha que tem em New York é um presentinho francês, para celebrar os 100 anos da primeira republica de verdade que nasceu no planeta...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#4506 Mensagem por Beronha » Dom Jan 27, 2008 7:27 pm

Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:Não vejo ONDE te embasas para dizer que comprar avião Russo seja declarar guerra fria aos EUA - :twisted: se fosse, melhor ainda :twisted: - e Francês não (notórios antiamericanos, desde os tempos de DeGaulle), embora negociem com eles sempre que convier (AWACS, por exemplo). Ainda se fosse Chinês, aí sim, daria para entender, serão os grandes rivais do futuro, na própria expectativa dos ianques... 8-]

Não adianta, se eu sou comuna e Russófilo, tu és Francófilo e FIM!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Ademais, melhor aprender E COMPRAR com quem está acostumado a GANHAR guerras do que a PERDER!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Tão anti-americanos que se não fossem os yankes, De Gaulle nunca teria retomado Paris em 1944. Já viu as fotos dos soldados franceses? Tudo made-in-USA. Alias, aquela estatuazinha que tem em New York é um presentinho francês, para celebrar os 100 anos da primeira republica de verdade que nasceu no planeta...

Aí nao vale bolovo , fosse assim a ajuda francesa na guerra da independencia americana(anti-inglesa) teria o mesmo valor de troca da ww2 (anti-nazista) , eram interesses comuns , o de gaule era um xarope (inclusive falando que não eramos sérios) e só Deus deve saber o que passaram os aliados para tolerar ele.

PRick

#4507 Mensagem por PRick » Dom Jan 27, 2008 7:47 pm

Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
midnight escreveu:Nunca vi tanta baboseira num único texto.

Finalmente, e depois de muitas hesitações e de algumas decisões dilatórias - como a compra de F-5 usados à Arábia Saudita e de Mirage 2000C à França - o governo brasileiro decidiu recolocar em andamento o Projecto de reequimento da FAB e Lula autorizou a aquisição de 36 caças, num investimento total que não deverá exceder os 2,2 biliões de dólares.

Dado a verdadeira “corrida armamentista” que decorre na América do Sul, com um programa ambicioso de modernização em curso na Venezuela (Sukhoi Su-30MKV ) e no Chile (F-16 Block 50), a força aérea brasileira, utilizando agora os Mirage 2000 usados como ponta-de-lança, arriscava-se a ser relegada para a terceira posição como maior força aérea do subcontinente, o que seria manifestamente incompatível com o estatuto económico, demográfico e territorial do país-irmão…

O projecto inicial, designado à época de FX-1, arrancara em Julho de 2000, sob iniciativa do então presidente Fernando Henrique Cardoso e pretendia cumprir um investimento de apenas 700 milhões de dólares, o que bastaria para adquirir entre 12 a 24 novos aparelhos para substituir os idosos Mirage IIIBR, entretando abatidos ao inventário e substituídos por 12 Mirage 2000C (ver AQUI). Este projecto FX-1 seria congelado no primeiro governo Lula, para ser novamente reaberto, e actualizado para FX-2 apenas agora, mas para o valor substancialmente mais alto e apenas possível perante a escala da modernização em curso na Venezuela de 2,2 biliões de dólares…

(Video da cerimónio de “despedida” aos Mirage IIIBR na FAB)

Ao FX-2, apresentam-se agora o Rafale C (no FX-1 surgia uma variante do Mirage 2000, o Mirage 2000BR), o franco-alemão Eurofighter Typhoon, o Saab Gripen N, o Sukhoi Su-35, e ainda os F-16C Block 60, o F-18E/F e até o… F-35 Lightning II! Entre estes, os favoritos parecem ser o Rafale francês (a nossa escolha pessoal) e o Sukhoi-35… A favor do primeiro joga o seu preço, características e o facto de haver muita pressão do governo francês para realizar a primeira exportação do aparelho, assim como a tradição de uso de caças franceses no Brasil (Mirage IIIBR e 2000) e até o facto do Mirage 2000BR ter sido praticamente declarado o vencedor do FX-1… A favor do aparelho russo estão as suas espantosas características, o raio de alcance mas… contra estão os clássicos problemas de peças e manutenção dos aparelhos russos… E as pressões americanas… Aqui, no FX-2, assim como no que concerne ao concurso dos helicópteros, o vencedor deverá oferecer uma acentuada componente industrial local e de transferência de tecnologia… O que torna a dar vantagem ao Rafale, com a sua ligação à Embraer…

A primeira tranche deverá incluir a entrega de entre 24 a 36 aparelhos, mas a escala total do programa poderá chegar à centena de aparelhos, naquilo que seria o projecto de modernização mais amplo e ambicioso de toda a América a sul dos EUA…

Fonte:

http://movv.org/2007/11/06/o-brasil-reactiva-o-programa-fx-2-rafale-c-typhoon-gripen-n-sukhoi-su-35-f-16c-block-60-f-18ef-ou-f-35-lightning-ii/

Propaganda francesa na cara dura, Rafale preço mais baixo :?: :evil:

Mirage-2000BR vencedor do F-X1 :?: Não teria sido o Gripen :?: :evil:

Quem venceu o FX-1 foi o M-2000C não é mesmo, porque afinal foi ele que foi comprado e está sendo usado até a chegado do FX-2. 8-]

[ ]´s

Ele não venceu porque não era candidato, foi uma compra remendo apenas.

[ ]s

CHORAAAAAAA VIOLA(by Tulhocito), isto é papo de perdedor, os Matuzinhas venceram porque são mais bonitos, e desenho croassante é inigualável. Depois com o Rafale mais barato, já era o SU-27-2M-1XCD0!

[ ]´s

Carlos Mathias

#4508 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 27, 2008 7:50 pm

Vamos aguardar as notícias prá mudar os nossos avatares e beber as respectivas bebidas.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#4509 Mensagem por Bolovo » Dom Jan 27, 2008 7:52 pm

Beronha escreveu:
Bolovo escreveu:

Aí nao vale bolovo , fosse assim a ajuda francesa na guerra da independencia americana(anti-inglesa) teria o mesmo valor de troca da ww2 (anti-nazista) , eram interesses comuns , o de gaule era um xarope (inclusive falando que não eramos sérios) e só Deus deve saber o que passaram os aliados para tolerar ele.

A Inglaterra deveria ter deixado o De Gaulle lá na França pra se virar sozinho mesmo hehehe! :roll:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
PRick

#4510 Mensagem por PRick » Dom Jan 27, 2008 7:54 pm

Carlos Mathias escreveu:Vamos aguardar as notícias prá mudar os nossos avatares e beber as respectivas bebidas.

:lol: :lol: :lol: Meu avatar não vai mudar, mesmo sabendo que o Rafinha já foi comprado, o escolhido não interessa. :twisted: :twisted: E minha Cave está com garrafas de estrelas borbulhantes até o teto. Só não vou comprar agora o foiegrass, porque deve ser feito na véspera. [082]

[ ]´s

Beronha
Sênior
Sênior

#4511 Mensagem por Beronha » Dom Jan 27, 2008 8:08 pm

PRick escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Vamos aguardar as notícias prá mudar os nossos avatares e beber as respectivas bebidas.

:lol: :lol: :lol: Meu avatar não vai mudar, mesmo sabendo que o Rafinha já foi comprado, o escolhido não interessa. :twisted: :twisted: E minha Cave está com garrafas de estrelas borbulhantes até o teto. Só não vou comprar agora o foiegrass, porque deve ser feito na véspera. [082]

[ ]´s

E eu a caipirinha a feijoada , porque sou BR , o que vier , comemoro!!!

orestespf
Sênior
Sênior

#4512 Mensagem por orestespf » Dom Jan 27, 2008 8:28 pm

Beronha escreveu:
PRick escreveu:

[ ]´s

Tô dentro! Feijoada, torresmo, feijão tropeiro, couve mineira e tudo regado a muita marafa!

Saravá!

Orestes

Beronha
Sênior
Sênior

#4513 Mensagem por Beronha » Dom Jan 27, 2008 8:38 pm

orestespf escreveu:
Beronha escreveu:
PRick escreveu:

[ ]´s

Tô dentro! Feijoada, torresmo, feijão tropeiro, couve mineira e tudo regado a muita marafa!

Saravá!

Orestes

Tudo isso e o povo falando em strogonoff e foiegrass , ah vao se ferrar né :lol:

(apesar que dá pra fazer uma caipirinha de vodka , co champagne tambem existe mas ai é impraticave $$$ , expero que isso tambem não se aplique aos vetores de champagne)

sds

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#4514 Mensagem por pafuncio » Dom Jan 27, 2008 8:40 pm

Aqui de Floripa, lula à dorê, pastel de camarão e linguado à milanesa, acompanhado de Original estúpida, olhando a Ilha do Campeche ...

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
orestespf
Sênior
Sênior

#4515 Mensagem por orestespf » Dom Jan 27, 2008 9:06 pm

alexandre lemos escreveu:Aqui de Floripa, lula à dorê, pastel de camarão e linguado à milanesa, acompanhado de Original estúpida, olhando a Ilha do Campeche ...

E quando vai convidar o caboclo mineiro??? Do lado de cá o convite já fica a partir de agora formalizado. Até porque precisamos confabular e conspirar sobre a dobradinha política no cenário nacional... :D :D :D

Abração,

Orestes

Responder