Super Etendard

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#166 Mensagem por orestespf » Qua Jan 23, 2008 12:36 am

Não tenho opinião formada sobre os SEM, mas hoje (repito, hoje) acho uma péssima idéia. Acredito que seja um "movimento retrógrado", mas prometo formar melhor minha opinião sobre o assunto e me expor aqui no DB.

Sds,

Orestes




piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

#167 Mensagem por piratadabaixada » Qua Jan 23, 2008 1:39 am

PRick escreveu:Gente,


Se o SEM uma improvisação para CDF? Sem dúvida, foi assim que ele operou por 20 anos na Marinha da França. Além disso, a RN está assim hoje, e não vejo eles gritando. No futuro, a RN vai operar os F-35. Ora nós também poderemos daqui 10, 15 anos, ter Rafales ou outro CMF(Caça Multifuncional de Frota). Por hora, os SEM, desde que, com os armamentos e sistemas apropriados, e com um preço módico de venda, está muito bom, dadas as despesas que precisamos fazer na MB. :wink:

[ ]´s


Um pequeno detalhe, caro Prick: se, o preço for módico. Quem sabe não sai um pacotão francês...

Abraços,

Heronim




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

#168 Mensagem por Bourne » Qua Jan 23, 2008 3:17 am

piratadabaixada escreveu:
PRick escreveu:Gente,


Se o SEM uma improvisação para CDF? Sem dúvida, foi assim que ele operou por 20 anos na Marinha da França. Além disso, a RN está assim hoje, e não vejo eles gritando. No futuro, a RN vai operar os F-35. Ora nós também poderemos daqui 10, 15 anos, ter Rafales ou outro CMF(Caça Multifuncional de Frota). Por hora, os SEM, desde que, com os armamentos e sistemas apropriados, e com um preço módico de venda, está muito bom, dadas as despesas que precisamos fazer na MB. :wink:

[ ]´s


Um pequeno detalhe, caro Prick: se, o preço for módico. Quem sabe não sai um pacotão francês...

Abraços,

Heronim


Preço módico que nada, tem que vir de graça uma desgraça dessas como os SEM, no mínimo. :evil: :evil: :evil:

Tenho sérias dificuldades em digerir a idéia de que a MB terá condições de operar um NAe equipado com caças do nível do Rafale e Super Hornet. Se fossem os F-35 ou, dentro do meu delírio, um Gripen Naval até que vai.




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

#169 Mensagem por Corsário01 » Qua Jan 23, 2008 8:09 am

A idéia do Goshawk não é nova. O pessoal que treinou nos CVNs com eles, dizem que seria o ideal para a MB, pois eles são leves, ageis, possuem glass-cokpit e podem em termos de aviônica, ser modernizados para o padrão do Hawk, ou seja, carregar um missel ar ar.
Com isso, os pilotos não ficariam nunca sem uma aeronave para voar. Mesmo que a decisão do novo caça ou a modernização dos A4 demorasse a sair, eles estariam voando.
O avião é barato, leve, bebe pouco e os pilotos quando foram para pousar nos CVNs, faziam de 9 a 10 pousos e decolagens no mesmo dia.
Segundo um deles me contou, ele pousava e ia para a fila para decolar denovo, entrar no circuito e pousar outra vez, até enjoar, pq como o caça é leve a catapulta lança ele com esforço minimo, ou seja, a quantidade disparos com essa aeronave seria ENORME! :mrgreen:

Poderia ser um caminho tampão, até termos o A-13 ou A-14( não gosto de 13) construído aqui no Brasil, e poderia levar o nome de um presidente da república. Não o atual é claro, mas alguém que no passado tenha honrado o cargo.




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61293
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

#170 Mensagem por Túlio » Qua Jan 23, 2008 8:30 am

A idéia do Goshawk T-45C seria ótima pelo grau de instrução a ser aplicado, muitas e muitas horas de vôo a baixo custo, além de serem aeronaves 0 km e com glass cockpit, permitindo, no devido tempo, a passagem dos pilotos a caças DE VERDADE, de última geração. Não obstante, temos de lembrar que são aeronaves DESARMADAS, à exceção de um único pilone central que serve para tanques extras, bombas de exercício e foguetes idem.

O SP passaria a ser então, oficialmente, uma belonave NÃO-OPERACIONAL em sua finalidade, mas apenas uma belonave de TEINAMENTO...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

#171 Mensagem por Corsário01 » Qua Jan 23, 2008 8:40 am

Não Túlio, a sua ótica está equivocada. Partindo do seu raciocínio, SÓ teriamos o T-45 e não foi isso que eu falei. Eu disse que ele seria um ótimo tampão, até a chegada dos caças. E o T45 realmente não tem como ter um Ar Ar, mas se vc colocar nele a aviônica do Hawk, ele poderá sim ter um missel Ar Ar, e isso iria ajudar em muito os pilotos nos seus treinamentos.
Mas veja e entenda bem :twisted: , eu não disse que era para o SP ter APENAS T-45.
OK meu véio? 8-]




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61293
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

#172 Mensagem por Túlio » Qua Jan 23, 2008 9:03 am

Ué, então li errado, porque juraria que tinhas dito que:

Poderia ser um caminho tampão, até termos o A-13 ou A-14


Mas certamente entendi mal, queres então dizer que o T-45 seria concomitante com os Skyhawks ou mesmo os SEM?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

#173 Mensagem por Ricardo Rosa » Qua Jan 23, 2008 9:23 am

MCD-SM escreveu:
FinkenHeinle escreveu:Mais sucata?!


Pelo amor de Deus, à que ponto chegamos?!

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:


Pois é, pelo menos é uma sucata que não precisa de modernização, e leva os dois mísseis que temos, magic 2 e am-39. Tem um razoável alcance e não precisa de nenhuma adaptação ao A-12...resta saber se há disponível, sua vida útil e custos. Ainda pode levar mísseis AS-30L e provavelmente tb bombas guiadas. Ou seja, algo que tenha algum valor militar. Passa esses A-4 como fuentes de spares para los hermanos.



Bom dia a todos,

Se as aeronaves estiverem em boas condições e ainda com uma razoável vida útil de vôo, bem a idéia não parece tão ruím não.

Abraços.




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

#174 Mensagem por Corsário01 » Qua Jan 23, 2008 9:31 am

Túlio escreveu:Ué, então li errado, porque juraria que tinhas dito que:

Poderia ser um caminho tampão, até termos o A-13 ou A-14


Mas certamente entendi mal, queres então dizer que o T-45 seria concomitante com os Skyhawks ou mesmo os SEM?


Exatamente véinho!
:wink:

Qualquer gripe que os A4 tenham, os pilotos não ficariam sem voar. Essa é a idéia. E se precisar deles para "algo mais", os amigos da terra de davi estão ai mesmo para integrar sistemas.

Pegando o gancho do Ricardo acima, eu conversando com um Ex-Brig. da FAB que comandou o PAMA-SP, fiquei sabendo que os Mirages possuem uma resistência enorme em termos de células. Traduzindo: Fazendo as revisões normais, as células voam até cair. Os nossos M3 poderiam continuar voando e puxando Gs ainda por muito tempo.
Nesse campo, entro com os SUEs ou SEMs. Eu não conheço nada sobre ele em termos estruturais, mas, se ele possuir o mesmo conceito dos M3, M2000, acho que esse papo de "os franceses estão voando até acabar com ele" é papo pra boi dormir.
Veja bem! Eu desconheço como é a extrutura dele. SE for igual aos M3, poderemos recebe-los tranquilamente, mas apenas se forem iguais.




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61293
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

#175 Mensagem por Túlio » Qua Jan 23, 2008 10:06 am

Já eu seria mais uns Super Skyhawks, os Israelenses têm vasta experiência com eles e com programas de modernização, um M2052 ou mesmo M2032B no nariz e um par de Derbys sob as asas e imporiam algum respeito...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#176 Mensagem por alex » Qua Jan 23, 2008 10:07 am

T-45 para instrução? excelente
T-45 e Skyhawk operando junto? dinheiro jogado fora....

Compra T-45, desativa Skyhawk e procura outro caça.

O Skyhawk hoje é um no máximo um caça para abater helicopteros e não esta servindo como instrutor.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61293
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

#177 Mensagem por Túlio » Qua Jan 23, 2008 10:21 am

QUE outro caça, amigo Alex? Que caiba no SP, que decole com suas catapultas, que pare em seus cabos, que caiba em seus hangares e que, sobretudo, seja MODERNO e possa ser usado em sua plenitude?

Isso já me parece kôza para o A13... :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#178 Mensagem por Paisano » Qua Jan 23, 2008 10:40 am

Talharim and Beronha mode ON

Por que, então, não navalizar uns F-5M? :mrgreen:

Talharim and Beronha mode OFF




Avatar do usuário
Lucius Clay
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 156
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 6:21 pm

Super Entandard na MB

#179 Mensagem por Lucius Clay » Qua Jan 23, 2008 11:06 am

SE nosso planejamento de defesa nacional garantir os recursos necessários fico com as duas aeronaves, ou os dois programas:

1.Modernização do A4, célula nova e caça eficiente, leve, não compromete a catapulta do NA SP e permite um aprendizado importante em eletrônica e integração de armas e treinamento;

2.Aquisição de 10 células até 2010, para dar um apoio importante, enquanto nossos A4 passam por uma modernização. Se estiverem com a estrutura em bom estado, acho que não tem problema, é um caça leve também, não compromete o desempenho da catapulta e tem armamento e radar novos.

Acho que serviriam para um aprendizado importante para o futuro da MB, quem sabe para aquisição futuro de um rafale ou F-35.

Um abraço a todos.

Lucius Clay




"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#180 Mensagem por Plinio Jr » Qua Jan 23, 2008 11:13 am

orestespf escreveu:Não tenho opinião formada sobre os SEM, mas hoje (repito, hoje) acho uma péssima idéia.
Sds,

Orestes


Concordo contigo...não vejo bom bons olhos um vetor especializado em ataque e limitadíssimo no que refere-se a defesa áerea...não irá acrescentar muita coisa a MB em relação aos A-4s...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Responder