Marino escreveu:Viram esta nota do Defesanet?
Onde está o Almirante Moura Neto?
Como informado no D@N de 04JAN08 o vôo rasante do Condor sobre Brasília levaria as verbas da modernização e o aumento dos militares. Nota confirmada pelos fatos posteriores. A preocupação agora é entre o pastoral Gen Enzo e o gélido Brigadeiro Juniti Saito conterem o mercurial Almirante Moura Neto. Não é sem razão que a Marinha mantém silêncio sobre nota relativa ao aumento salarial.
Caro irmão Orestes: não quer tentar interprertar?
Salve meu irmão Marino!!!
Já tinha visto esta nota no D@N, confesso que discordo dela. Até porque atualmente boto em xeque a credibilidade do sr.... Em off, a figura anda meio queimada no meio militar, mas... Tanto que este site não passa de um "reprodutor" de notícias de terceiros, não existe mais artigos e matérias interessantes. Mas deixemos isso de lado, pode ser picuinha minha.
Se observarmos atentamente as poucas linhas, poderemos notar a agressividade adotada ao se referir aos Comandantes das três Forças, usando adjetivos pouco ortodoxos, isso pra não dizer que foi falta de respeito mesmo. Pastoral??? Gélido??? E o pior, mercurial!!!
Mercurial pode ser interpretado como "ato ou efeito de repreender, de censurar com palavras severas e enérgicas, de caráter disciplinar, as quais equivalem, freqüentemente, a um castigo". Mas também pode ser "pena disciplinar que o superior inflige ao inferior hierárquico, e que consiste em admoestação enérgica". Em suma, "repreensão".
Paro de comentar a nota, apenas dou minha opinião sobre o "silêncio" da MB: na falta de fato concreto no que diz respeito ao aumento salarial, acredito que o comandante Moura Neto optou pelo silêncio para não se comprometer com a corporação. Atitude correta, melhor silenciar do que gerar falsas expectativas. Não se trata de covardia, pelo contrário, se trata de lucidez.
E por que digo isso? Porque o governo tem em caixa 41 bilhões do ano passado que não foram gastos (supondo problemas na CPMF, como de fato ocorreu) e agora a notícia de que a arrecadação do ano passado (2007) foi superior em 11% ao ano de 2006, isto significa algo acima de 65 bilhões a mais do que o arrecadado em 2006.
Isto mostra que o Governo tem em caixa mais de 100 bilhões do que tinha no ano de 2006, é muita grana e não é o fim da CPMF que deixaria os projetos inviabilizados. O que ocorre é jogo do Governo para desgastar a oposição e para que a mesma não tenha lucros políticos neste ano eleitoral.
E como um Comandante poderia justificar aos seus subordinados que não há dinheiro para dar-lhes aumentos salarial e nem para reaparelhar a sua Força???
Neste caso, quem agiu da melhor forma foi o Comandante Moura Neto, até porque declarou na imprensa que faltava pouco para conseguir a confirmação do aumento dos soldos. Por que motivo ele iria se expor ainda mais?
Talvez seja essa a justificativa para a expressão usada na nota: "conterem o mercurial Almirante Moura Neto". Prometeram uma coisa que não aconteceu (até agora), até porque a nota divulgada pelo MD diz claramente que haverá aumento salarial, mas que "nunca se discutiu os índices de aumento". Isso é brincadeira, é uma forma de diminuir o que estava previsto. Em suma, disseram uma coisa para o CM, que repassou aos seus subordinados, mas voltaram atrás. O que esperar de um Homem assim? Melhor silenciar para não se mostrar insubordinado.
Isto justifica também os adjetivos "pastoral" (sic) ao comandante Enzo e "gélido", ao comandante Saito. Gélido = Paralisado, imóvel. Já pastoral... rsrs A parte que mais gostei foi o "conterem", isso demonstra que a MB está em boas mãos.
Irmão Marino, não é uma análise, não é uma interpretação, é um post vazio, no máximo um desabafo ou indignação com tudo isso. Mas uma coisa é certa, o reaparelhamento vai sair, mas tenho dúvidas no que diz respeito ao percentual de aumento salarial. Por exemplo, para os professores universitários o percentual de aumento para este já foi definido, zero (0%), pelo menos até agora. Por comparação... rsrs
Desculpe-me decepcioná-lo por uma análise tão infeliz. Quem sabe não consigo algo melhor depois. rsrs
Forte abraço,
Orestes