SMB-10
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Srs.
Se for verdade, a MB tirou a sorte grande neste negócio do Submarino, assim, o SMB-10 será o SSK Marlin. Ainda existem poucos dados deste novo sub, mas ele não é um Scorpene sem a participação dos espanhóis, mas sim um projeto que usa a tecnologia dos novos SNA Barracuda, nos Scorpenes. Vejam a arte do novo Sub, os que já tem uma certa familiaridade na área, vão notar grande semelhança na configuração do casco com um certo submarino chucrute! Na verdade ele é uma senhora jogada da DNC! E espero que a MB seja a primeira Marinha a ter o modelo, na frente do Paquistão.
[]´s
Se for verdade, a MB tirou a sorte grande neste negócio do Submarino, assim, o SMB-10 será o SSK Marlin. Ainda existem poucos dados deste novo sub, mas ele não é um Scorpene sem a participação dos espanhóis, mas sim um projeto que usa a tecnologia dos novos SNA Barracuda, nos Scorpenes. Vejam a arte do novo Sub, os que já tem uma certa familiaridade na área, vão notar grande semelhança na configuração do casco com um certo submarino chucrute! Na verdade ele é uma senhora jogada da DNC! E espero que a MB seja a primeira Marinha a ter o modelo, na frente do Paquistão.
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- Immortal Horgh
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- capsantanna
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Immortal Horgh escreveu:E o Marlin tem um deslocamento cerca de 30% maior, chegando bem próximo do futuro sub nuclear. Acho que agora vai
[ ]s
Deixe-me ver: um Scorpéne com esteróides. Maior deslocamento e sistema de controle de fogo americano.
Lembrei-me do SA 80 espanhol.
Os franceses não ficaram contentes, dentre outras coisas, com o abandono do Subtics.
De igual maneira, o sistema da LM seria, aparentemente, inclusive para a nova classe , o Marlim.
E agora ?
Abraços, alexandre.
PS - desculpem minha ignorância, mas tenho alguns temores quanto a isso.
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
- Marino
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França propõe submarino Marlin ao Brasil
Novo submarino da DCN é proposta para o futuro SMB brasileiro
18.01.2008
Fontes da empresa francesa DCN confirmaram na passada Quinta-feira que a DCN apresentou às autoridades brasileiras uma proposta para o fornecimento de um submarino de propulsão convencional, para adicionar à presente frota de cinco submarinos que o país possui.
Ao contrário de informações anteriores que previam a possibilidade de a França ter proposto ou se preparar para propor a venda do modelo Scorpéne, as informações agora divulgadas permitem concluir que o submarino que será proposto será o Marlin.
Na realidade, o Marlin é o resultado da quase rotura de relações entre a empresa espanhola Navantia e a própria DCN, após os espanhóis terem optado por criar a sua própria versão do submarino Scorpéne, sem a inclusão de sistemas de combate franceses.
A opção espanhola levou ao corte de negociações e ao desenho de um «novo» submarino onde serão incorporados novos desenvolvimentos, alguns deles alegadamente resultado dos estudos franceses para a construção da sua nova família de submarinos nucleares.
No entanto, tais tecnologias terão relevância no que respeita a sistemas de combate e soluções de hidrodinâmica e não serão relativas a nenhum sistema de propulsão nuclear.
Com 76 metros de comprimento e um deslocamento standard de 2.000 toneladas (de 2.200 a 2.500 submerso), o Marlin, utilizará o sistema de propulsão MESMA-2, um sistema derivado do mais antigo MESMA e que em principio deverá reduzir a temperatura e o ruído, que são o principal problema do sistema. As características apontadas para o Marlin são idênticas às que a marinha brasileira tem apontado como características de referência para o Submarino Médio Brasileiro SMB, o qual deveria ser construído no Brasil, servindo eventualmente de plataforma para o desenvolvimento de outros submarinos, nomeadamente com propulsão nuclear.
As recentes aberturas da França no que respeita à venda de tecnologia nuclear a vários países do extremo oriente, poderão implicar que poderá existir abertura francesa à assistência a dar ao Brasil no projecto brasileiro de construção de uma classe autóctone de submarinos.
As afirmações francesas não implicam porém qualquer garantia de que existirá um contrato assinado no futuro. Ocorreram já anteriormente negociações com o fabricante alemão Thyssen/HDW que propôs ao Brasil a venda de submarinos do tipo U-214
No entanto, na altura, a opção divulgada pela imprensa brasileira e confirmada por autoridades da Marinha do Brasil foi no sentido de adquirir o submarino sem o sistema de propulsão independente do ar AIP, que no caso dos submarinos alemães funciona com células de combustível, utilizando hidrogénio.
Fonte: Areamilitar.net/noticias
Novo submarino da DCN é proposta para o futuro SMB brasileiro
18.01.2008
Fontes da empresa francesa DCN confirmaram na passada Quinta-feira que a DCN apresentou às autoridades brasileiras uma proposta para o fornecimento de um submarino de propulsão convencional, para adicionar à presente frota de cinco submarinos que o país possui.
Ao contrário de informações anteriores que previam a possibilidade de a França ter proposto ou se preparar para propor a venda do modelo Scorpéne, as informações agora divulgadas permitem concluir que o submarino que será proposto será o Marlin.
Na realidade, o Marlin é o resultado da quase rotura de relações entre a empresa espanhola Navantia e a própria DCN, após os espanhóis terem optado por criar a sua própria versão do submarino Scorpéne, sem a inclusão de sistemas de combate franceses.
A opção espanhola levou ao corte de negociações e ao desenho de um «novo» submarino onde serão incorporados novos desenvolvimentos, alguns deles alegadamente resultado dos estudos franceses para a construção da sua nova família de submarinos nucleares.
No entanto, tais tecnologias terão relevância no que respeita a sistemas de combate e soluções de hidrodinâmica e não serão relativas a nenhum sistema de propulsão nuclear.
Com 76 metros de comprimento e um deslocamento standard de 2.000 toneladas (de 2.200 a 2.500 submerso), o Marlin, utilizará o sistema de propulsão MESMA-2, um sistema derivado do mais antigo MESMA e que em principio deverá reduzir a temperatura e o ruído, que são o principal problema do sistema. As características apontadas para o Marlin são idênticas às que a marinha brasileira tem apontado como características de referência para o Submarino Médio Brasileiro SMB, o qual deveria ser construído no Brasil, servindo eventualmente de plataforma para o desenvolvimento de outros submarinos, nomeadamente com propulsão nuclear.
As recentes aberturas da França no que respeita à venda de tecnologia nuclear a vários países do extremo oriente, poderão implicar que poderá existir abertura francesa à assistência a dar ao Brasil no projecto brasileiro de construção de uma classe autóctone de submarinos.
As afirmações francesas não implicam porém qualquer garantia de que existirá um contrato assinado no futuro. Ocorreram já anteriormente negociações com o fabricante alemão Thyssen/HDW que propôs ao Brasil a venda de submarinos do tipo U-214
No entanto, na altura, a opção divulgada pela imprensa brasileira e confirmada por autoridades da Marinha do Brasil foi no sentido de adquirir o submarino sem o sistema de propulsão independente do ar AIP, que no caso dos submarinos alemães funciona com células de combustível, utilizando hidrogénio.
Fonte: Areamilitar.net/noticias
- Immortal Horgh
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alexandre lemos escreveu:Immortal Horgh escreveu:E o Marlin tem um deslocamento cerca de 30% maior, chegando bem próximo do futuro sub nuclear. Acho que agora vai
[ ]s
Deixe-me ver: um Scorpéne com esteróides. Maior deslocamento e sistema de controle de fogo americano.
Lembrei-me do SA 80 espanhol.
Os franceses não ficaram contentes, dentre outras coisas, com o abandono do Subtics.
De igual maneira, o sistema da LM seria, aparentemente, inclusive para a nova classe , o Marlim.
E agora ?
Abraços, alexandre.
PS - desculpem minha ignorância, mas tenho alguns temores quanto a isso.
Acho que é quase por aí, além do fato de que Marlin tem alguns aprendizados dos subs nucleares franceses.
[ ]s
El submarino Marlin nace de la necesidad de DCN de participar en el concurso paquistaní por 3 submarinos nuevos con AIP.
Para este concurso, el Scorpene era una propuesta impresentable, ya que el archí enemigo de Pakistán (la India), ya se había decantado por este último.
Por su parte, España participó con su versión derivada del Scorpene llamada S-80, el cual fue descalificado por estar demasiado lejos el término de su desarrollo. Esta apuesta solitaria de España agrió las relaciónes con Francia...pero estas se recuperaron, y los Scorpene de la sociedad DCN/Navantia continúan fabricándose y ofreciéndose en ambos astilleros.
Francia participó con una versión derivada del Scorpene, 100% de fabricación nacional, y obviamente con algunas modificaciones para “diferenciarlo” del submarino de su rival India...
También se critica que el Marlin sería un diseño aún no suficientemente desarrollado, pero DCN alega que se trata de tecnología ya probadas...
Las últimas noticias conocidas (agosto de 2007) especulan que el Marlin también quedó descalificado en favor del U-214.
Sabemos que el Scorpene posee las mismas tecnologías que los últimos submarinos nucleares franceses, como casco en común, mismos motores eléctricos, misma hidrodinámica, etc...
El Scorpene se ofrece con una amplia oferta de sistemas elegibles...y no esta amarrado a sistemas franceses (por ejemplo los chilenos usan motores Diesel MTU alemanes...).
También, en el caso chileno, UDS ofreció parcería en la integración de SUBTICS, entregando códigos abiertos, con lo que SISDEF realizó parte de los programas de este sistema, en relación con el control de máquinas y unión a la red local NCW, quedando con capacidad de mantener localmente el sistema.
Basta comparar las maquetas del Marlin y del Scorpene para ver que son casi los mismos:
Marlin:
Scorpene:
Respecto al desplazamiento del Marlin, lo conocido hasta ahora es que no es muy diferente al del Scorpene...ya que el Scorpene con AIP desplaza 1.850 toneladas y más de 2.000 en sumersión, y del Marlin se han dado datos similares.
Alguien tiene más información sobre esta oferta, y las características del “Marlin Br”...??
Para este concurso, el Scorpene era una propuesta impresentable, ya que el archí enemigo de Pakistán (la India), ya se había decantado por este último.
Por su parte, España participó con su versión derivada del Scorpene llamada S-80, el cual fue descalificado por estar demasiado lejos el término de su desarrollo. Esta apuesta solitaria de España agrió las relaciónes con Francia...pero estas se recuperaron, y los Scorpene de la sociedad DCN/Navantia continúan fabricándose y ofreciéndose en ambos astilleros.
Francia participó con una versión derivada del Scorpene, 100% de fabricación nacional, y obviamente con algunas modificaciones para “diferenciarlo” del submarino de su rival India...
También se critica que el Marlin sería un diseño aún no suficientemente desarrollado, pero DCN alega que se trata de tecnología ya probadas...
Las últimas noticias conocidas (agosto de 2007) especulan que el Marlin también quedó descalificado en favor del U-214.
Sabemos que el Scorpene posee las mismas tecnologías que los últimos submarinos nucleares franceses, como casco en común, mismos motores eléctricos, misma hidrodinámica, etc...
El Scorpene se ofrece con una amplia oferta de sistemas elegibles...y no esta amarrado a sistemas franceses (por ejemplo los chilenos usan motores Diesel MTU alemanes...).
También, en el caso chileno, UDS ofreció parcería en la integración de SUBTICS, entregando códigos abiertos, con lo que SISDEF realizó parte de los programas de este sistema, en relación con el control de máquinas y unión a la red local NCW, quedando con capacidad de mantener localmente el sistema.
Basta comparar las maquetas del Marlin y del Scorpene para ver que son casi los mismos:
Marlin:
Scorpene:
Respecto al desplazamiento del Marlin, lo conocido hasta ahora es que no es muy diferente al del Scorpene...ya que el Scorpene con AIP desplaza 1.850 toneladas y más de 2.000 en sumersión, y del Marlin se han dado datos similares.
Alguien tiene más información sobre esta oferta, y las características del “Marlin Br”...??
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Degan escreveu:El submarino Marlin nace de la necesidad de DCN de participar en el concurso paquistaní por 3 submarinos nuevos con AIP.
Para este concurso, el Scorpene era una propuesta impresentable, ya que el archí enemigo de Pakistán (la India), ya se había decantado por este último.
Por su parte, España participó con su versión derivada del Scorpene llamada S-80, el cual fue descalificado por estar demasiado lejos el término de su desarrollo. Esta apuesta solitaria de España agrió las relaciónes con Francia...pero estas se recuperaron, y los Scorpene de la sociedad DCN/Navantia continúan fabricándose y ofreciéndose en ambos astilleros.
Francia participó con una versión derivada del Scorpene, 100% de fabricación nacional, y obviamente con algunas modificaciones para “diferenciarlo” del submarino de su rival India...
También se critica que el Marlin sería un diseño aún no suficientemente desarrollado, pero DCN alega que se trata de tecnología ya probadas...
Las últimas noticias conocidas (agosto de 2007) especulan que el Marlin también quedó descalificado en favor del U-214.
Sabemos que el Scorpene posee las mismas tecnologías que los últimos submarinos nucleares franceses, como casco en común, mismos motores eléctricos, misma hidrodinámica, etc...
El Scorpene se ofrece con una amplia oferta de sistemas elegibles...y no esta amarrado a sistemas franceses (por ejemplo los chilenos usan motores Diesel MTU alemanes...).
También, en el caso chileno, UDS ofreció parcería en la integración de SUBTICS, entregando códigos abiertos, con lo que SISDEF realizó parte de los programas de este sistema, en relación con el control de máquinas y unión a la red local NCW, quedando con capacidad de mantener localmente el sistema.
Basta comparar las maquetas del Marlin y del Scorpene para ver que son casi los mismos:
Marlin:
Scorpene:
Respecto al desplazamiento del Marlin, lo conocido hasta ahora es que no es muy diferente al del Scorpene...ya que el Scorpene con AIP desplaza 1.850 toneladas y más de 2.000 en sumersión, y del Marlin se han dado datos similares.
Alguien tiene más información sobre esta oferta, y las características del “Marlin Br”...??
Degan,
Não está em debate os motivos pelos quais a DCN resolveu desenvolver o Marlin, me parece irrelevante.
O Scorpene representa a tecnolocia derivada dos SNA da Classe Ametista, com a configuração do casco quase idêntica, já no caso do Marlin, ocorre o mesmo tipo de derivação em relação ao SNA Astute.
Da mesma forma podemos dizer que o Scorpene está para o U-214, como o Marlin está para o U-212.
O sistema de controle em X, é mais avançado, que o sistema de controle em cruz. Permitindo melhor manobrabilidade em espaços menores, possibilitando o submarino que o utiliza um mergulho com cota de 18 metros. Parece também representar um melhor controle do efeito rolagem sobre o proprio eixo do submarino. Muitos dizem que é o FBW dos submarinos.
A DCN afirma que as tecnologias do Marlin já estão desenvolvidas, porque são as mesmas usadas no SNA Astute.
Resta saber ainda o diâmetro do casco dos Marlins, ainda não consegui qualquer informação a respeito.
[ ]´s
Não está em debate os motivos pelos quais a DCN resolveu desenvolver o Marlin, me parece irrelevante.
Pues debería serte relevante....eso demuestra que el Marlin NO ES un nuevo desarrollo, y que es un “arreglo” para competir en un concurso, parecido al caso del “U-209PN” de los tugas...
O Scorpene representa a tecnolocia derivada dos SNA da Classe Ametista, com a configuração do casco quase idêntica, já no caso do Marlin, ocorre o mesmo tipo de derivação em relação ao SNA Astute
a) Te equivocas, el Scorpene es una derivación tecnológica del SSBN clase “Le Triomphant” (lo dice la propia DCNS).
b) Difícilmente sean el mismo casco, pues el SSBN desplaza 12.640 toneladas
c) Te agradecería que entregaras un link donde se explicara esa extraña relación entre el Marlin y el SSN Astute, que es un proyecto británico de BAE...
Da mesma forma podemos dizer que o Scorpene está para o U-214, como o Marlin está para o U-212.
Por qué....????
O sistema de controle em X, é mais avançado, que o sistema de controle em cruz. Permitindo melhor manobrabilidade em espaços menores, possibilitando o submarino que o utiliza um mergulho com cota de 18 metros. Parece também representar um melhor controle do efeito rolagem sobre o proprio eixo do submarino. Muitos dizem que é o FBW dos submarinos.
Pues yo no he leído lo mismo...
Lo que yo sé, es que la configuración en X permite a los submarinos costeros posarse en el fondo sin problemas, por eso el U-212 pose leme en X y el U-214 oceánico sigue en +...
Fuente:
http://www.areamilitar.net/analise/anal ... Materia=15
A DCN afirma que as tecnologias do Marlin já estão desenvolvidas, porque são as mesmas usadas no SNA Astute.
Amigo, el ASTUTE es ingles....
Posiblemente te refieres al Barracuda...pero este aún ni existe...(es aún un prototipo).
Que por lo demás es bastante parecido a un Scorpene, pero con leme en X y con leme de profundidad en el casco.
Así, en configuración de lemes, el Scorpene y el U-214 son iguales, y a su ves el Marlin con el U-212 son iguales en cauda pero con leme en la vela, como el Scorpene.
Saludos,
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.