glauberprestes escreveu:born escreveu:
Observação: que sigla secreta é essa de "BSB"???????????????
Brasília (me foi dito)
Isso, até onde eu sei a sigla veio da IATA, que designou a cidade como BSB.
[ ]s
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Túlio escreveu:Wolfgang escreveu:Túlio escreveu:Wolfgang escreveu:Eurofighter é melhor solução técnica, considerando que o Raptor está fora de questão.
Depois do PAK, claro...
Bah, mas o PAK vai demorar beeeem mais...
Mas também vai ser BEEEM mais stealth e terá supercruise & quetales, segundo dizem...
Bender escreveu:NOTIMP
N°: 019
Data: 19/01/2008
Folha de São Paulo
Jobim vai à Europa para discutir tecnologia militar
Ministro da Defesa passará por Rússia e França de 25 de janeiro a 7 de fevereiro
Intenção é tratar do plano estratégico de defesa, que ainda está em gestação e é centrado na transferência de tecnologia para o Brasil
ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, viajará à Rússia e à França de 25 de janeiro a 7 de fevereiro para discutir com os governos o plano estratégico de defesa, que ainda está em gestação e é centrado na transferência de tecnologia para o Brasil.
Jobim tentará acertar previamente formas de condicionar futuras encomendas e compras de equipamentos de defesa à transferência de tecnologia. A agenda do ministro, que não está fechada, não prevê encontros na área privada.
O objetivo, segundo o Ministério da Defesa, é reduzir a dependência estrangeira e fortalecer a indústria nacional, que inclui não apenas armas e equipamentos bélicos, mas setores como fardamento nas três Forças Armadas. Apesar de a Defesa não confirmar, a viagem pode ser considerada uma pré-investida para o projeto mais espetacular da Aeronáutica: a compra de aviões de caça.
Rússia, com seus supersônicos Sukhoi, e a França, com o Rafale, estão na mira da FAB para o fornecimento dos aviões que fazem a principal linha de defesa do Brasil, baseados em Anápolis (GO). Após a aposentadoria dos Mirage-IIIEBR, o Brasil comprou da França um lote de 12 Mirage-2000 para "tapar o buraco" até a chegada de um avião de nova geração.
O projeto de compra dos caça, chamado de F-X, arrastou-se por anos. Lula o cancelou. Seu formato final era de 2003, e a FAB terá de reavaliá-lo, até porque o mercado evoluiu. O Mirage-2000, por exemplo, era concorrente na disputa anterior e agora já saiu de linha. O F-35 Joint Strike Fighter americano também entrou na lista dos modelos desejáveis.
Conforme tem dito o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, o projeto de compra dos caças "praticamente voltou à estaca zero", para a redefinição de especificações técnicas e de necessidade estratégica. A expectativa era de que o novo projeto ficasse pronto em março, mas a própria Força aérea não acredita nisso.
A ameaça de corte de gastos, após o fim da CPMF, assusta os militares em outros projetos, mas não no da compra dos caças. A viagem de Jobim foi precedida por um giro do ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, pela Europa no final do ano passado. Ele também esteve na Índia.
Kratos escreveu:Opa, o FX foi pra estaca zero de novo. Isso é só enrolação pra aleijar a FAB. Com que propósitos? Não ouso cogitar.
Immortal Horgh escreveu:Kratos escreveu:Opa, o FX foi pra estaca zero de novo. Isso é só enrolação pra aleijar a FAB. Com que propósitos? Não ouso cogitar.
Cara, acho que você entendeu errado: a reportagem diz que o FX teve que recomeçar do zero, se levando em consideração os caças que participaram do primeiro FX, porque já existem novos aviões e versões mais modernas daqueles anteriores.
[ ]s
orestespf escreveu:
Amigo Mapinguari, há divergências, e não estou errado nisso.
Não questiono a parlamentar que você assessora, mas...
Eu vejo o mundo político (não apenas os políticos de "carteirinha") da seguinte forma:
1) Existem os que "acreditam", ou seja, os ingênuos.
2) Existem os que "querem acreditar", ou seja, desconfiam de alguma coisa.
3) Existem os que "não acreditam", ou seja, os céticos.
Eu já fui (1), (2) e agora sou (3).
Sem querer ofender ao estimado amigo (se me permite tê-lo como um), vejo que você é (1). Não veja isso como uma forma pejorativa, mas um... Digamos, "alerta".
Forte abraço,
Orestes
alex escreveu:É engraçado como TANTOS politicos honestos (segundo o Mapinguari) não conseguem retirar da politica POUCOS politicos desonestos (de novo, segundo o Mapinguari) e melhorar o pais.
Politico e honesto são duas palavras que se contradizem quando colocadas juntas.