LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6391 vezes
Agradeceram: 6742 vezes
Contato:

#4276 Mensagem por Túlio » Qui Jan 17, 2008 5:26 pm

lobo_guara escreveu: Não sei não se é tão simples assim, acho que existe muito pessimismo e excesso de crítica em relação ao Brasil e ao brasileiro (inclusive os políticos)

Particularmente, limito-me aos políticos.

lobo_guara escreveu:, olha que no resto do mundo as coisas não mudam muito, inclusive o que é errado para nós em muitos outros locais é norma e não se considera corrupção ou coisa do genêro.

Verdade. Bill Clinton não te deixa mentir...

lobo_guara escreveu:Mas são opiniões apenas. Eu continuo pensando que dá para fazer alguma coisa em termos de defesa sem inviabilizar o país economicamente e também não precisamos nos afobar em querer montar a USAF em três anos só porque um vizinho resolveu comprar um punhado de aviões novos, até por que se na Grécia, India e Taiwan os M2000 servem acho que para o Brasil também devem servir, não digo até 2030 mas até 2015-2020 serve muito bem, assim como não seria necessário comprarmos uma esquadra toda nova, só porque outro vizinho comprou um par de submarinos novos, isso acaba por demonstrando insexperiência e insegurança pois não temos confiança no nosso planejamento no campo estratégico. Como Roma não foi feito em apenas um dia acho que o Brasil deve aproveitar-se do momento e dar um passo de cada vez, e acredito que nossas FFAA pensem da mesma forma.

Talvez não me tenhas entendido ou analisado por um prisma diferente, cupincha: para mim, a Indústria Bélica (terra, mar e ar) é uma natural CATALISADORA DE TECNOLOGIA, no plano ideal ela juntaria os conhecimentos/capacidades/projetos universitários com os de seus próprios centros de pesquisa, tanto civis - empresas - quanto militares, gerando novaas recnologias que seriam aplicadas em novos produtos, e não exclusivamente militares. Dou-te por exemplo o Programa Nuclear da MB, que gerou resultados não-militares como capacitação em conservantes de alimentos, equipamentos de uso hospitalar, etc. Imagines uma ENGESA ressurreta, com uma linha completa de jipes, pick-ups, caminhões de todos os tamanhos, em versões militares E CIVIS, até chassis para ônibus e lotações. Quanto emprego, quanta tecnologia, tudo desperdiçado, não? Vamos de FIAT, vamos de VW, vamos de Land Rover, fora as sucatas flutuantes e voadoras estrangeiras, negando a nós mesmos o tão sonhado desenvolvimento, os tão necessários empregos de alta qualificação, estancando ainda que parcialmente a constante fuga de cérebros para EUA e Europa...

Um País não se desenvolve sem desenvolver sua própria tecnologia, não nos comparemos a uma Cingapura ou uma Hong Kong que, ao primeiro tombo feio do mercado de capitais, que inclusive se aproxima, irão à bancarrota, mas a quem PRODUZ, que é o que somos. Falta nos tornarmos DESENVOLVEDORES, capacidade temos, exemplifico com a EMBRAPA, bastou querer e botar $$$, hoje não se fala em pesquisa agropecuária no mundo sem citar o Brasil, certamente o sabes. Assim PODERIA ser com a Indústria Bélica... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#4277 Mensagem por lobo_guara » Qui Jan 17, 2008 5:38 pm

Concordo plenamente contigo Túlio, talvez somente a noção de tempo é que tenhamos alguma pequena divergência, mas compreendo e concordo contigo. :D [009]

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4278 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Jan 17, 2008 5:40 pm

lobo_guara escreveu:Não sei não se é tão simples assim, acho que existe muito pessimismo e excesso de crítica em relação ao Brasil e ao brasileiro (inclusive os políticos), olha que no resto do mundo as coisas não mudam muito, inclusive o que é errado para nós em muitos outros locais é norma e não se considera corrupção ou coisa do genêro. Mas são opiniões apenas. Eu continuo pensando que dá para fazer alguma coisa em termos de defesa sem inviabilizar o país economicamente e também não precisamos nos afobar em querer montar a USAF em três anos só porque um vizinho resolveu comprar um punhado de aviões novos, até por que se na Grécia, India e Taiwan os M2000 servem acho que para o Brasil também devem servir, não digo até 2030 mas até 2015-2020 serve muito bem, assim como não seria necessário comprarmos uma esquadra toda nova, só porque outro vizinho comprou um par de submarinos novos, isso acaba por demonstrando insexperiência e insegurança pois não temos confiança no nosso planejamento no campo estratégico. Como Roma não foi feito em apenas um dia acho que o Brasil deve aproveitar-se do momento e dar um passo de cada vez, e acredito que nossas FFAA pensem da mesma forma.

Não é questão de pessimismo e nem excesso de crítica, basta enxergar como as coisas se desenrolam por aqui. É a falta de hombridade e de interesses nacionais por parte dessa corja de BSB. O país precisa de brasileiros e não de interesseiros.

[ ]s

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#4279 Mensagem por Beronha » Qui Jan 17, 2008 5:45 pm

Otimo post túlio , concordo contigo , e a partir de agora mudo minha opinião em adquirirmos pronto , só não mudo de opinião acerca da falta de encomendas firmes e quantidade razoavel , para que o projeto , já nao chegue obsoleto nas FA
Sem contar a demora para liberação de recursos de pesquisa e integração , que faz com que um missil da classe do piranha , chegue hoje , na mesma capacidae tecnica dum aim9b da vida , nos esquadroes da fab .

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#4280 Mensagem por EDSON » Qui Jan 17, 2008 5:55 pm

Túlio escreveu:
lobo_guara escreveu: Não sei não se é tão simples assim, acho que existe muito pessimismo e excesso de crítica em relação ao Brasil e ao brasileiro (inclusive os políticos)

Particularmente, limito-me aos políticos.

lobo_guara escreveu:, olha que no resto do mundo as coisas não mudam muito, inclusive o que é errado para nós em muitos outros locais é norma e não se considera corrupção ou coisa do genêro.

Verdade. Bill Clinton não te deixa mentir...

lobo_guara escreveu:Mas são opiniões apenas. Eu continuo pensando que dá para fazer alguma coisa em termos de defesa sem inviabilizar o país economicamente e também não precisamos nos afobar em querer montar a USAF em três anos só porque um vizinho resolveu comprar um punhado de aviões novos, até por que se na Grécia, India e Taiwan os M2000 servem acho que para o Brasil também devem servir, não digo até 2030 mas até 2015-2020 serve muito bem, assim como não seria necessário comprarmos uma esquadra toda nova, só porque outro vizinho comprou um par de submarinos novos, isso acaba por demonstrando insexperiência e insegurança pois não temos confiança no nosso planejamento no campo estratégico. Como Roma não foi feito em apenas um dia acho que o Brasil deve aproveitar-se do momento e dar um passo de cada vez, e acredito que nossas FFAA pensem da mesma forma.

Talvez não me tenhas entendido ou analisado por um prisma diferente, cupincha: para mim, a Indústria Bélica (terra, mar e ar) é uma natural CATALISADORA DE TECNOLOGIA, no plano ideal ela juntaria os conhecimentos/capacidades/projetos universitários com os de seus próprios centros de pesquisa, tanto civis - empresas - quanto militares, gerando novaas recnologias que seriam aplicadas em novos produtos, e não exclusivamente militares. Dou-te por exemplo o Programa Nuclear da MB, que gerou resultados não-militares como capacitação em conservantes de alimentos, equipamentos de uso hospitalar, etc. Imagines uma ENGESA ressurreta, com uma linha completa de jipes, pick-ups, caminhões de todos os tamanhos, em versões militares E CIVIS, até chassis para ônibus e lotações. Quanto emprego, quanta tecnologia, tudo desperdiçado, não? Vamos de FIAT, vamos de VW, vamos de Land Rover, fora as sucatas flutuantes e voadoras estrangeiras, negando a nós mesmos o tão sonhado desenvolvimento, os tão necessários empregos de alta qualificação, estancando ainda que parcialmente a constante fuga de cérebros para EUA e Europa...

Um País não se desenvolve sem desenvolver sua própria tecnologia, não nos comparemos a uma Cingapura ou uma Hong Kong que, ao primeiro tombo feio do mercado de capitais, que inclusive se aproxima, irão à bancarrota, mas a quem PRODUZ, que é o que somos. Falta nos tornarmos DESENVOLVEDORES, capacidade temos, exemplifico com a EMBRAPA, bastou querer e botar $$$, hoje não se fala em pesquisa agropecuária no mundo sem citar o Brasil, certamente o sabes. Assim PODERIA ser com a Indústria Bélica... :wink:

[009] [009]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#4281 Mensagem por Túlio » Qui Jan 17, 2008 5:56 pm

Beronha escreveu:Otimo post túlio , concordo contigo , e a partir de agora mudo minha opinião em adquirirmos pronto , só não mudo de opinião acerca da falta de encomendas firmes e quantidade razoavel , para que o projeto , já nao chegue obsoleto nas FA
Sem contar a demora para liberação de recursos de pesquisa e integração , que faz com que um missil da classe do piranha , chegue hoje , na mesma capacidae tecnica dum aim9b da vida , nos esquadroes da fab .

Mas falamos a mesma língua, cupincha, eu é que não estou sabendo me explicar: QUE SE INVISTA EM P&D ao invés de ficar comprando as sobras do banquete dos outros, e que depois se compre o que se desenvolveu, gerando sustentabilidade, eis aí o porquê de eu bater tanto nos politiqueiros, não é o Almirante, o General nem o Brigadeiro que contingenciam verbas, mas os FDPs de BSB.

Uso teu próprio exemplo: levou-se décadas para fazer um míssil obsoleto, quantos foram comprados? Pois ao menos para os Tucanos serviriam, mas duvido que tenha passado de umas poucas unidades, se tanto, e isso não sustenta NADA!!!

A continuar essa visão tola e mesquinha, vamos desenvolver o A-Darter com a AS e comprar meia-dúzia ou pouco mais, assim está ERRADO, POWS!!!

Essa mania de regular e contingenciar verba - contingenciar nada, NEGAR, deixar prá lá mesmo - ainda será a nossa desgraça...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#4282 Mensagem por LeandroGCard » Qui Jan 17, 2008 6:01 pm

Túlio escreveu:Talvez não me tenhas entendido ou analisado por um prisma diferente, cupincha: para mim, a Indústria Bélica (terra, mar e ar) é uma natural CATALISADORA DE TECNOLOGIA, no plano ideal ela juntaria os conhecimentos/capacidades/projetos universitários com os de seus próprios centros de pesquisa, tanto civis - empresas - quanto militares, gerando novaas recnologias que seriam aplicadas em novos produtos, e não exclusivamente militares. Dou-te por exemplo o Programa Nuclear da MB, que gerou resultados não-militares como capacitação em conservantes de alimentos, equipamentos de uso hospitalar, etc. Imagines uma ENGESA ressurreta, com uma linha completa de jipes, pick-ups, caminhões de todos os tamanhos, em versões militares E CIVIS, até chassis para ônibus e lotações. Quanto emprego, quanta tecnologia, tudo desperdiçado, não? Vamos de FIAT, vamos de VW, vamos de Land Rover, fora as sucatas flutuantes e voadoras estrangeiras, negando a nós mesmos o tão sonhado desenvolvimento, os tão necessários empregos de alta qualificação, estancando ainda que parcialmente a constante fuga de cérebros para EUA e Europa...

Concordo totalmente contigo Túlio, e ainda vejo circunstâncias "agravantes" na situação brasileira.

Primeiro - Não temos a perspectiva de nenhuma guerra visível no horizonte (nem com a Venezuela, e mesmo se esta vier vai ser do tipo guerrilha na mata, não vão ser os caças novos do Chaves que vão fazer a diferença). Assim, gastar dinheiro para simplesmente comprar equipamentos militares só para se equiparar com alguém é bem difícil de justificar perante a classe política e mesmo a sociedade em geral. E este é um dos motivos porque nada anda, não existe (e não existe mesmo) urgência.

Segundo - A grande maioria das indústrias fabricantes de produtos instaladas no Brasil é composta por filiais de empresas multinacionais, e a maior parte do desenvolvimento de produtos novos é feitas nas suas matrizes, bem longe de nosso país (com cada vez mais raras excessões tipo Embraer). E o desenvolvimento de novos produtos é o principal alavancador do progresso tecnológico em todos os países do mundo. Assim, o desenvolvimento de material bélico no próprio país, ao invés da simples compra de projetos ou produtos acabados, ajuda a preencher uma lacuna na nossa base técnico-industrial que a iniciativa privada tem cada vez menos chance de atender. Isto sim é fácil de explicar e pode motivar apoios, principalmente da parte da sociedade que percebe a importância de um parque industrial realmente atualizado para o progresso de um país grande como o nosso.

Parece que o governo finalmente percebeu isso, e alguns programas interessantes começam a ser noticiados. Vamos ver se é pra valer ou se será igual aos outros ítens da agenda nacional, cujos problemas e soluções são sobejamente conhecidos e anunciados, mas na prática nada acontece.

Abraços,

Leandro G. Card

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#4283 Mensagem por Túlio » Qui Jan 17, 2008 6:07 pm

Perfeito, amigo Leandro G. Card, a sociedade enxerga os empregos e o desenvolvimento muito mais do que se imagina ou do que imaginam os politiqueiros, ainda veremos não apenas um BUY BRASIL ACT, mas um DEVELOP BRASIL ACT também, creio nisso sinceramente, se outros alcançaram tal nível, por que não NÓS?

Viver de commodities (petróleo, gás, etanol) é kôza de Árabe, nós temos MUITO MAIS capacidade e, cedo ou tarde, aprenderemos a usá-la e, principalmente, que TEMOS DE USÁ-LA...

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#4284 Mensagem por EDSON » Qui Jan 17, 2008 6:43 pm

Ótima discussão. [009] [009]

Beronha
Sênior
Sênior

#4285 Mensagem por Beronha » Qui Jan 17, 2008 6:50 pm

Pena que os politicos , so pensem em ciclos de 4 em 4 anos. (pra eles claro)

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4286 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Jan 17, 2008 7:21 pm

Beronha escreveu:Pena que os politicos , so pensem em ciclos de 4 em 4 anos. (pra eles claro)

Só se o pensamento for "Humm...deixa eu ver quanto posso me beneficiar em quatro anos".

[ ]s

lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#4287 Mensagem por lobo_guara » Sex Jan 18, 2008 11:50 am

Immortal Horgh escreveu:
Beronha escreveu:Pena que os politicos , so pensem em ciclos de 4 em 4 anos. (pra eles claro)

Só se o pensamento for "Humm...deixa eu ver quanto posso me beneficiar em quatro anos".

[ ]s

Nesse ponto discordo, pois temos que aprender a separar o joio do trigo, pois também tem gente boa na política e isso independente de partido político - muito embora aí entrem outras questões a serem avaliadas que corresponde ao matiz ideológico de cada um e seus comprometimentos corporativos, classistas, sociais, etc., pois afinal estamos em uma democracia representativa. Talvez estas pessoas até sejam minoria mas existe sim pessoas honestas e comprometidas como o país, falta isso sim entendermos um pouco mais das regras do jogo e saber filtrar tudo o que se passa, pois infelizmente graças a o jornalismo denuncista que é praticado existe um afastamento muito grande das pessoas comuns com os temas da política que repercute sobre a vida de todos e isso tem lá seus objetivos de massificação das pessoas.
Agora voltando ao nosso tema e para comprovar o que estou falando basta ver o artigo que o Zé Alencar públicou no final de semana na FSP que dá para notar que existe seriedade também na política, o problema é que nesse campo tudo depende da opinião pública e como os nossos formadores de opinião pública não estão comprometidos com o país aí esse tipo de discussão não avança (ou vocês esquecem que não existe coisa mais bizarra do que matéria jornalística voltada a área de defesa no Brasil - isso é sintomático).
Por fim como sempre digo, uma de nossas maiores vulnerabilidades esta no fato de nossa grande mídia estar concentrada na mão de uma dúzia de famílias que fazem o que bem entendem com a informação de forma a sempre sairem beneficiados.

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4288 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Jan 18, 2008 12:59 pm

lobo_guara escreveu:
Immortal Horgh escreveu:

[ ]s

Nesse ponto discordo, pois temos que aprender a separar o joio do trigo, pois também tem gente boa na política e isso independente de partido político - muito embora aí entrem outras questões a serem avaliadas que corresponde ao matiz ideológico de cada um e seus comprometimentos corporativos, classistas, sociais, etc., pois afinal estamos em uma democracia representativa. Talvez estas pessoas até sejam minoria mas existe sim pessoas honestas e comprometidas como o país, falta isso sim entendermos um pouco mais das regras do jogo e saber filtrar tudo o que se passa, pois infelizmente graças a o jornalismo denuncista que é praticado existe um afastamento muito grande das pessoas comuns com os temas da política que repercute sobre a vida de todos e isso tem lá seus objetivos de massificação das pessoas.
Agora voltando ao nosso tema e para comprovar o que estou falando basta ver o artigo que o Zé Alencar públicou no final de semana na FSP que dá para notar que existe seriedade também na política, o problema é que nesse campo tudo depende da opinião pública e como os nossos formadores de opinião pública não estão comprometidos com o país aí esse tipo de discussão não avança (ou vocês esquecem que não existe coisa mais bizarra do que matéria jornalística voltada a área de defesa no Brasil - isso é sintomático).
Por fim como sempre digo, uma de nossas maiores vulnerabilidades esta no fato de nossa grande mídia estar concentrada na mão de uma dúzia de famílias que fazem o que bem entendem com a informação de forma a sempre sairem beneficiados.

Seriedade em nossa política? Onde? Cara, BSB é o maior covil de interesseiros.

[ ]s

Beronha
Sênior
Sênior

#4289 Mensagem por Beronha » Sex Jan 18, 2008 1:22 pm

Immortal Horgh escreveu:

[ ]s

:lol: è isso mesmo que quiz dizer

Quanto a politico honesto , desculpem ... [018] eu não aguento ...

HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA

:oops: :oops:

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#4290 Mensagem por Alcantara » Sex Jan 18, 2008 1:24 pm

Beronha escreveu:(...) missil da classe do piranha , chegue hoje , na mesma capacidae tecnica dum aim9b da vida , nos esquadroes da fab .

Essa afirmação é só pra enfatizar o seu ponto de vista, não é? Porquê ela é totalmente fora da realidade. :roll:
Como figura de linguagem concordo plenamente com a sua afirmação de que os nossos programas demoram muito para saírem do papel. Só aponto para o fato do Piranha está sim sendo desenvolvido e que, graças a deus, o rítmo é bem mais rápido do que o de projetos anteriores. A versão MAA-1B promete grandes avanços.

Abraços! :wink:

Editado pela última vez por Alcantara em Sex Jan 18, 2008 1:33 pm, em um total de 2 vezes.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Responder