LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS
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- soultrain
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[quote="A.K. for T-7"]
Só complementado: o Mk 48 é conhecido como ADCAP desde o Mod 5. O Mod 6 inicial também era ADCAP. Sinceramente pensei que era este que fora oferecido. Mas, não. Pelo visto foi o Mod 6 AT, que é como passou a ser conhecida a versão com upgrade nos sensores de busca e no algorítimo de busca para alvos em pequena profundidade, bem como com upgrade na propulsão, que deu mais velocidade e menor ruído. É o chamado upgrade Block III, que começou em 2001. Melhor para a MB, que vai ter um torpedo melhor que os tais aliados de "primeira linha", ou "sangue-azul"... Nós macaquitos detonamos, não?
PS1: o F-15 C com AESA fica na USAF pelo menos até 2020. O F-15E nem tem prazo para sair ainda...
PS2: F-15E ou F-18E é solução intermediária...
Em quê o Mk48 mod 6 AT ´e melhor que "os tais aliádos de primeira linha" ?
PS.1 Vai ter surpresas nos próximos tempos e muitos F-15C disponíveis
PS.2 Quem nos dera a nós. Pais rico e aliado principal do Tio Sam é assim, eles são amigos desinteressados e dispostos a ajudar os aliados.
O pior é que há pessoas inocentes que acreditam nesses vendedores de armas e desconfie de todos os outros, quando todos são iguais (nós próprios incluídos)
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Só complementado: o Mk 48 é conhecido como ADCAP desde o Mod 5. O Mod 6 inicial também era ADCAP. Sinceramente pensei que era este que fora oferecido. Mas, não. Pelo visto foi o Mod 6 AT, que é como passou a ser conhecida a versão com upgrade nos sensores de busca e no algorítimo de busca para alvos em pequena profundidade, bem como com upgrade na propulsão, que deu mais velocidade e menor ruído. É o chamado upgrade Block III, que começou em 2001. Melhor para a MB, que vai ter um torpedo melhor que os tais aliados de "primeira linha", ou "sangue-azul"... Nós macaquitos detonamos, não?
PS1: o F-15 C com AESA fica na USAF pelo menos até 2020. O F-15E nem tem prazo para sair ainda...
PS2: F-15E ou F-18E é solução intermediária...
Em quê o Mk48 mod 6 AT ´e melhor que "os tais aliádos de primeira linha" ?
PS.1 Vai ter surpresas nos próximos tempos e muitos F-15C disponíveis
PS.2 Quem nos dera a nós. Pais rico e aliado principal do Tio Sam é assim, eles são amigos desinteressados e dispostos a ajudar os aliados.
O pior é que há pessoas inocentes que acreditam nesses vendedores de armas e desconfie de todos os outros, quando todos são iguais (nós próprios incluídos)
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- Sintra
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soultrain escreveu:Sintra escreveu:soultrain escreveu:A.K. for T-7 escreveu:soultrain escreveu:AIM-120 C7 com alcance de 120Km??? Qual é a fonte, wiki?
A unica coisa que se sabe é que o alcance melhorou um pouquinho e o NEZ melhorou em relação ao C-5, o D terá um alcance superior em cerca de 50% do C7. Não estamos a falar do FRAAM, pois não?
A primeira encomenda do antigamente conhecido como C8, agora AIM-120D foi de cerca de 100 unidades a entregar em Dezembro de 2007 a Janeiro de 2009.
Quanto ao torpedo, o futuro é o mod7, o passado é o mod6.
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Caro Soultrain,
Alcance demonstrado nos testes de 2004, onde o AIM-120 C7 foi disparado num engajamento frontal, a 30 mil pés e a mach 0.9 contra um alvo voando a mach 0.7 e a 20 mil pés, tendo o impacto ocorrido a 66.5 milhas náuticas do ponto de lançamento. Fonte: David C. Isby, Janes Missiles and Rockets, Nov/2004.
"o futuro é o mod7, o passado é o mod6." Ah, tá... FUENTES !!!! Para os EUA e Austrália pode ser. Vai falar isso para a Raytheon, que quer exportar a arma, meu caro tuga. Neste seu raciocínio, então, o futuro é F-22, sendo o F-15 E,I,S, etc... coisa do passado... vai lá tentar comprar um F-22 então !!! O mais moderno torpedo diponível para a venda externa é o Mk48 Mod6 ADCAP. E este não é o mesmo torpedo de 1988... Nestes 20 anos, "muita água passou por aqueles hélices", e ele já é uma arma bem diferente da que entrou em operação nos idos de 1988 (processadores, transmissão, etc...)... Se você pesquisar um pouquinho com certeza vai descobrir mais sobre o ADCAP atual (na Wiki, no FAS, etc., não vale, tá? É muito infantil e básico isso...)
Caro Beraldi,
Sinceramente desconheço esses dados, mas estranho por isto:
Segundo a US Air Force:
AMRAAM has three variants - AIM-120A/B/C -- operational on U.S. Air Force F-15, F-16 and F-22 aircraft.
General Characteristics
Primary Function: Air-to-air tactical missile
Contractor: Hughes Aircraft Co. and Raytheon Co.
Power Plant: High performance
Length: 143.9 inches (366 centimeters)
Launch Weight: 335 pounds (150.75 kilograms)
Diameter: 7 inches (17.78 centimeters)
Wingspan: 20.7 inches (52.58 centimeters)
Range: 20+ miles (17.38+ nautical miles)
Speed: Supersonic
Guidance System: Active radar terminal/inertial midcourse
Warhead: Blast fragmentation
Unit Cost: $386,000
Date Deployed: September 1991
Point of Contact
Air Combat Command, Public Affairs Office; 130 Andrews St., Suite 202; Langley AFB, VA 23665-1987; DSN 574-5007 or 757-764-5007; e-mail: accpa.operations@langley.af.mil
November 2007
Segundo a Raytheon:
AMRAAM AIM-120C-7 Specifications
Length: 12 ft 3.65 m
Diameter: 7 in 17.8 cm
Wing Span: 17.5 in 44.5 cm
Fin Span: 17.6 in 44.7 cm
Weight: 356 lb 161.5 kg
Warhead: 45 lb 20.5 kg
Guidance: Active radar
Fuzing: Proximity and contact
Launcher: Rail and eject
http://www.raytheon.com/products/stelle ... 054563.pdf
Ou seja, estamos a falar que o C7 tem as mesmas dimensões do AIM-120A,B,C4,5,6,7, a unica coisa diferente são pormenores nas superficies de controlo e nas " fins" que foram diminuidas entre o B e o C para caberem 3 no "bomb bay" do F-22; Estas foram as modificações exteriores.
No "miolo" muita coisa mudou, na parte electrónica do radar (processamento, mais imune a contra medidas, etc) e de controlo foram alvo de actualizações frequentes. O motor foi ligeiramente aumentado no C7.
Posto isto e sabendo que inicialmente o alcance andava pelas 20 milhas, ponho muitas duvidas nessa fonte. Os pilotos que o usam tambem (não o C7 obviamente).
O MBDA Meteor, claramente aceite com alcance muito superior ao AIM-120 C7, segundo o próprio fabricante:
Beyond Visual range Air-to-Air Missile (BVRAAM)
Range
in excess of 100 km
Speed
in excess of Mach 4
Length
3.67 m
Propulsion
variable flow ducted rocket ramjet
(Bayern Chemie/Germany)
Aerodynamics
cylindrical with asymmetric ramjet air intake configuration
4 aft mounted fins
Seeker
active radar
(MBDA, THALES)
Navigation,Guidance
inertial mid-course with data linking
autonomous terminal guidance using advanced proportional navigation
Warhead
blast fragmentation
Fuzes
proximity (Saab Bofors Dynamics/Sweden)
impact
Por ultimo, continua-se a chamar advanced medium-range air-to-air missile (AMRAAM), ou seja de médio alcance, se tivesse um alcance de 120km teria outra designação.
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Boas
A principal diferença entre o Slammer "C7" ou o "C8/D" e o MBDA Meteor não é alcance puro, é muito provável que as variantes mais recentes do missil Norte Americano ultrapassem confortavelmente os 100 km´s de alcance em modo "Balistico" (tal como o Meteor), a GRANDE diferença é que o motor de um C7 tem um tempo de queima de OITO segundos, enquanto os motores RAMJET do Meteor estão em funcionamento durante minutos.
Ou seja, até pode ser que o alcance em linha recta das variantes mais recentes do Slammer seja semelhante ao do missil Europeu, mas a grande vantagem deste ultimo é que a 100 km´s vai poder manobrar à vontade pois os seus motores ainda estão em funcionamento, enquanto o Slammer só voa em linha recta, ou seja a "Kill Zone" deste ultimo é várias vezes inferior.
E foi por causa disso que a oferta da Raytheon à RAF foi precisamente um Slammer com Ramjet (Francês ) instalado, apesar de os upgrades até ao então "C-8" (actual "D") já estarem programados, porque esta foi a unica forma de conseguir responder aos requerimentos de "Kill Zone", "PK" e agilidade do missil a longa distância...
E agora a pergunta óbvia, se o Ramjet trás tantas vantagens porque é que a USAF não encomendou um tal missil?!! A resposta é simples, tentem colocar um Slammer com um par de ramjet´s no interior de um RAPTOR. Não cabe...
Abraços
O tal FRAAM que explica porque a RAF só teve direito ao AIM-120B.
Essa é uma das razões porque tenho duvidas à relação custo/beneficio do F-22.
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?
Os primeiros "C5" da RAF foram entregues em 2006 e actualmente, tanto os Tornados Fmk3 como os "Tiffies" voam regularmente com esta versão.
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
- soultrain
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Já agora...
Ouvi uma estória que os Tornados não faziam mid-course update, o que tornavam os AIM-120B menos efecazes que os Sky Flash, as más linguas dizem que a informação da integração não foi passada e continua a não ser para alguns operadores (países).
Até agora não consegui confirmar o boato.
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Ouvi uma estória que os Tornados não faziam mid-course update, o que tornavam os AIM-120B menos efecazes que os Sky Flash, as más linguas dizem que a informação da integração não foi passada e continua a não ser para alguns operadores (países).
Até agora não consegui confirmar o boato.
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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Sintra
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soultrain escreveu:Já agora...
Ouvi uma estória que os Tornados não faziam mid-course update, o que tornavam os AIM-120B menos efecazes que os Sky Flash, as más linguas dizem que a informação da integração não foi passada e continua a não ser para alguns operadores (países).
Até agora não consegui confirmar o boato.
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Não foi boato, a certa altura algum idiota no MOD achou que uma forma de se poupar dinheiro era fazer uma integração parcial do Slammer no MK3... Os primeiros a mandarem-se ao ar foram os pilotos e depois foi o resto da RAF. Resultado, a integração foi efectuada na integra, os Tornados fazem de facto o mid-course update, aliás naqueles aviões só faz falta um capacete HMD...
Tenho uma enorme pena que retirem estes aviões de serviço, têm uma quantidade enorme de horas ainda por voar, estão equipados com um belissimo radar, uma "suite" de guerra electrônica de bom nivel, JTIDS, dois pares de olhos e a mistura do Mauser BK27, do AIM-132 e do Slammer C5 é de meter respeito. Com algumas modificações teriam ali um caça multifunções, a integração do STORM SHADOW, de um pod Laser, do ALARM e do equipamento de detecção e triangulação de radares que chegou a ser testado num avião pelo Qinetiq e era o melhor "Wild Weasel" de toda a actual frota da NATO.
Perfeito, perfeito, era substituirem o RB199 pelo EJ200...
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- Beronha
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Sintra escreveu:soultrain escreveu:Já agora...
Ouvi uma estória que os Tornados não faziam mid-course update, o que tornavam os AIM-120B menos efecazes que os Sky Flash, as más linguas dizem que a informação da integração não foi passada e continua a não ser para alguns operadores (países).
Até agora não consegui confirmar o boato.
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Não foi boato, a certa altura algum idiota no MOD achou que uma forma de se poupar dinheiro era fazer uma integração parcial do Slammer no MK3... Os primeiros a mandarem-se ao ar foram os pilotos e depois foi o resto da RAF. Resultado, a integração foi efectuada na integra, os Tornados fazem de facto o mid-course update, aliás naqueles aviões só faz falta um capacete HMD...
Tenho uma enorme pena que retirem estes aviões de serviço, têm uma quantidade enorme de horas ainda por voar, estão equipados com um belissimo radar, uma "suite" de guerra electrônica de bom nivel, JTIDS, dois pares de olhos e a mistura do Mauser BK27, do AIM-132 e do Slammer C5 é de meter respeito. Com algumas modificações teriam ali um caça multifunções, a integração do STORM SHADOW, de um pod Laser, do ALARM e do equipamento de detecção e triangulação de radares que chegou a ser testado num avião pelo Qinetiq e era o melhor "Wild Weasel" de toda a actual frota da NATO.
Perfeito, perfeito, era substituirem o RB199 pelo EJ200...
comentei nessa aeronave para nós e me chamaram de gagá
- Immortal Horgh
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lobo_guara escreveu:glauberprestes escreveu:Immortal Horgh escreveu:
Vocês acham que o NJ vai chegar lá no final do mês e jogar isso na mesa, tipo "F-16 não, queremos o irmão maior, bom, a gente descobriu um pouco de petróleo lá em Santos, não sei se interessa..."
[ ]s
Sei lá né... tem louco pra tudo nesse mundo. Tem gente que acha que o F-5M é uma boa.
Eu por exemplo penso que mais uns 20 M2000-5 (por ex. aqueles oferecidos pelos Emirados Arabes) mais uma boa modernização nos 12 2000C resolveria de forma satisfatória o problema da aviação de caça, pois a essas alturas uns 32 M2000-BR(mod.), operacionais já em 2010 (com as primeiras unidades modernizadas chegando nessa época também conforme ocorresse a entrega dos M2000-5) talvez fossem muito mais efetivo em teros de capacitação da FAB do que os supostos 36 FX que chegarão por aqui lá por 2012-2015 (isso se chegarem!!!). Além disso, nesse caso, com o troco que restaria dos 2,2 bilhões do FX daria para resolver muitas deficiências materiais das nossas FFAA (só para dar uma rápida ilustrada: aquisição de alguma defesa áerea para as nossas bases principais, aquisição de novos armamentos e sistemas de reconhecimento, designadores e interferência, aquisição de novos reabastecedores, aquisição de mais algumas unidades de aeronaves de alerta aéreo e guerra eletrônica tipo R99A/B, etc.).
Mas isso não passam de elocubrações por isso desde já solicito que amenizem as críticas que certamente virão, pois trata-se somente de uma primeira opinião, sem maiores reflexões ou estudos, pois faço minhas considerações tomando por base apenas critérios de economia, oportunidade e tempo já que o FX na minha umilde opinião já encontra-se deveras atrasado, portanto necessitando de uma decisão que tomasse o menor tempo possível para sua execução (veja o caso do Chile comprou 10 F-16 top e levou mais uns 16 MLU e já mudou o padrão da sua defesa aérea, nós compramos um quebra-galho pensando no FX e tudo continuou no mesmo). Enfim apenas algumas idéias pois o Japa já disse que não tem mais compra de M2000, apenas mais F5?!?!?!?!?, como dissestes gostos, são gostos!
Chega de museu por favor
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- Immortal Horgh
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Beronha escreveu:Sintra escreveu:soultrain escreveu:Já agora...
Ouvi uma estória que os Tornados não faziam mid-course update, o que tornavam os AIM-120B menos efecazes que os Sky Flash, as más linguas dizem que a informação da integração não foi passada e continua a não ser para alguns operadores (países).
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Não foi boato, a certa altura algum idiota no MOD achou que uma forma de se poupar dinheiro era fazer uma integração parcial do Slammer no MK3... Os primeiros a mandarem-se ao ar foram os pilotos e depois foi o resto da RAF. Resultado, a integração foi efectuada na integra, os Tornados fazem de facto o mid-course update, aliás naqueles aviões só faz falta um capacete HMD...
Tenho uma enorme pena que retirem estes aviões de serviço, têm uma quantidade enorme de horas ainda por voar, estão equipados com um belissimo radar, uma "suite" de guerra electrônica de bom nivel, JTIDS, dois pares de olhos e a mistura do Mauser BK27, do AIM-132 e do Slammer C5 é de meter respeito. Com algumas modificações teriam ali um caça multifunções, a integração do STORM SHADOW, de um pod Laser, do ALARM e do equipamento de detecção e triangulação de radares que chegou a ser testado num avião pelo Qinetiq e era o melhor "Wild Weasel" de toda a actual frota da NATO.
Perfeito, perfeito, era substituirem o RB199 pelo EJ200...
comentei nessa aeronave para nós e me chamaram de gagá
Acho um baita avião o Tornado, mas precisamos de uma plataforma um pouco mais ágil em combate.
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- Bourne
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Immortal Horgh escreveu:lobo_guara escreveu:glauberprestes escreveu:Immortal Horgh escreveu:
Vocês acham que o NJ vai chegar lá no final do mês e jogar isso na mesa, tipo "F-16 não, queremos o irmão maior, bom, a gente descobriu um pouco de petróleo lá em Santos, não sei se interessa..."
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Sei lá né... tem louco pra tudo nesse mundo. Tem gente que acha que o F-5M é uma boa.
Eu por exemplo penso que mais uns 20 M2000-5 (por ex. aqueles oferecidos pelos Emirados Arabes) mais uma boa modernização nos 12 2000C resolveria de forma satisfatória o problema da aviação de caça, pois a essas alturas uns 32 M2000-BR(mod.), operacionais já em 2010 (com as primeiras unidades modernizadas chegando nessa época também conforme ocorresse a entrega dos M2000-5) talvez fossem muito mais efetivo em teros de capacitação da FAB do que os supostos 36 FX que chegarão por aqui lá por 2012-2015 (isso se chegarem!!!). Além disso, nesse caso, com o troco que restaria dos 2,2 bilhões do FX daria para resolver muitas deficiências materiais das nossas FFAA (só para dar uma rápida ilustrada: aquisição de alguma defesa áerea para as nossas bases principais, aquisição de novos armamentos e sistemas de reconhecimento, designadores e interferência, aquisição de novos reabastecedores, aquisição de mais algumas unidades de aeronaves de alerta aéreo e guerra eletrônica tipo R99A/B, etc.).
Mas isso não passam de elocubrações por isso desde já solicito que amenizem as críticas que certamente virão, pois trata-se somente de uma primeira opinião, sem maiores reflexões ou estudos, pois faço minhas considerações tomando por base apenas critérios de economia, oportunidade e tempo já que o FX na minha umilde opinião já encontra-se deveras atrasado, portanto necessitando de uma decisão que tomasse o menor tempo possível para sua execução (veja o caso do Chile comprou 10 F-16 top e levou mais uns 16 MLU e já mudou o padrão da sua defesa aérea, nós compramos um quebra-galho pensando no FX e tudo continuou no mesmo). Enfim apenas algumas idéias pois o Japa já disse que não tem mais compra de M2000, apenas mais F5?!?!?!?!?, como dissestes gostos, são gostos!
Chega de museu por favor
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Chega de caças usados
A FAB precisa de brinquedos novo, recem saídos da fabrica
- lobo_guara
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Tudo bem, Immortal e Born, eu também queria caça novo, fragata nova, avião tanque novo, subs novos, e até um novo PA. Isso sem falar nas carências do Exército que tambémdeveriam ser supridas com equipamento novo tais como novos CC, artilharia de campanha e anti-aérea, blindados sobre lagartas e rodas, veículos de uso geral, etc., etc., etc.,. Mas o problema é que não tem dinheiro para isso tudo em curto prazo! Por isso digo que não adianta termos um caça de última geração em 2020 e deixar todo o resto de lado, temos que dar um passo após o outro, a fim de evitar que a situação se agrave ainda mais. E não adianta culpar o governo atual, pois a situação de penúria das nossas FFAA vem desde a época dos governos militares que mergulharão o nosso país na mais aguda crise financeira que se tem notícias, motivo que tornou o regime militar insustentável. Desde lá o país passa invariávelmente por problemas econômicos, chegando finalmente no último período a uma situação inegavemente melhor do que qualquer outro período nas últimas décadas, o que levou a oposição ao atual governo a sabotar o sistema econômico retirando do orçamento de uma única vez 40 bilhões a fim de inviabilizar o governo junto a sociedade forçando-o a realizar cortes em áreas vitais como saúde, educação, infraestrutura, segurança, etc. E como as FFAA não encontram-se fora da realidade nacional, seus orçamentos acabaram sendo atingidas de forma maior ou menor por cortes, resta torcer para que o governo encontre soluções para os problemas daí decorrentes. É por esse motivo que apresento algumas considerações a cerca de soluções intermediárias de reequipamento para nossas FFAA, exequíveis do ponto de vista financeiro e que buscam manter uma considerável capacidade estratégica de nosso país.
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
- Túlio
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lobo_guara escreveu:Tudo bem, Immortal e Born, eu também queria caça novo, fragata nova, avião tanque novo, subs novos, e até um novo PA. Isso sem falar nas carências do Exército que tambémdeveriam ser supridas com equipamento novo tais como novos CC, artilharia de campanha e anti-aérea, blindados sobre lagartas e rodas, veículos de uso geral, etc., etc., etc.,. Mas o problema é que não tem dinheiro para isso tudo em curto prazo! Por isso digo que não adianta termos um caça de última geração em 2020 e deixar todo o resto de lado, temos que dar um passo após o outro, a fim de evitar que a situação se agrave ainda mais. E não adianta culpar o governo atual, pois a situação de penúria das nossas FFAA vem desde a época dos governos militares que mergulharão o nosso país na mais aguda crise financeira que se tem notícias, motivo que tornou o regime militar insustentável. Desde lá o país passa invariávelmente por problemas econômicos, chegando finalmente no último período a uma situação inegavemente melhor do que qualquer outro período nas últimas décadas, o que levou a oposição ao atual governo a sabotar o sistema econômico retirando do orçamento de uma única vez 40 bilhões a fim de inviabilizar o governo junto a sociedade forçando-o a realizar cortes em áreas vitais como saúde, educação, infraestrutura, segurança, etc. E como as FFAA não encontram-se fora da realidade nacional, seus orçamentos acabaram sendo atingidas de forma maior ou menor por cortes, resta torcer para que o governo encontre soluções para os problemas daí decorrentes. É por esse motivo que apresento algumas considerações a cerca de soluções intermediárias de reequipamento para nossas FFAA, exequíveis do ponto de vista financeiro e que buscam manter uma considerável capacidade estratégica de nosso país.
Na verdade, é a mesma charla de sempre: vamos comprar as sobras dos outros, vamos ajudá-los a gerar empregos de alta especialização, renda e tecnologia, em detrimento de nós mesmos...
É o tipo de negócio que sai barato na hora da compra e caro ao longo de mais alguns anos e mesmo DÉCADAS perdidas em desenvolvimento, e que não voltarão nunca mais...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Túlio escreveu:lobo_guara escreveu:Tudo bem, Immortal e Born, eu também queria caça novo, fragata nova, avião tanque novo, subs novos, e até um novo PA. Isso sem falar nas carências do Exército que tambémdeveriam ser supridas com equipamento novo tais como novos CC, artilharia de campanha e anti-aérea, blindados sobre lagartas e rodas, veículos de uso geral, etc., etc., etc.,. Mas o problema é que não tem dinheiro para isso tudo em curto prazo! Por isso digo que não adianta termos um caça de última geração em 2020 e deixar todo o resto de lado, temos que dar um passo após o outro, a fim de evitar que a situação se agrave ainda mais. E não adianta culpar o governo atual, pois a situação de penúria das nossas FFAA vem desde a época dos governos militares que mergulharão o nosso país na mais aguda crise financeira que se tem notícias, motivo que tornou o regime militar insustentável. Desde lá o país passa invariávelmente por problemas econômicos, chegando finalmente no último período a uma situação inegavemente melhor do que qualquer outro período nas últimas décadas, o que levou a oposição ao atual governo a sabotar o sistema econômico retirando do orçamento de uma única vez 40 bilhões a fim de inviabilizar o governo junto a sociedade forçando-o a realizar cortes em áreas vitais como saúde, educação, infraestrutura, segurança, etc. E como as FFAA não encontram-se fora da realidade nacional, seus orçamentos acabaram sendo atingidas de forma maior ou menor por cortes, resta torcer para que o governo encontre soluções para os problemas daí decorrentes. É por esse motivo que apresento algumas considerações a cerca de soluções intermediárias de reequipamento para nossas FFAA, exequíveis do ponto de vista financeiro e que buscam manter uma considerável capacidade estratégica de nosso país.
Na verdade, é a mesma charla de sempre: vamos comprar as sobras dos outros, vamos ajudá-los a gerar empregos de alta especialização, renda e tecnologia, em detrimento de nós mesmos...
É o tipo de negócio que sai barato na hora da compra e caro ao longo de mais alguns anos e mesmo DÉCADAS perdidas em desenvolvimento, e que não voltarão nunca mais...
Assino embaixo: se for para ficar com uma opção econômica, mantemos os F-5 e M2000 até 2030, colocamos ordem na casa e só então pensamos nas forças armadas. Essa charla que o governo não tem dinheiro é conversa mole. Nosso problema é que todo mundo que entra pro poder só tem interesse próprio e não um interesse maior. O nordeste que o diga. Acham que lá não tem solução? Lógico que tem, vejam o exemplo do que era a região de Las Vegas, um deserto. O que falta nesse país é VERGONHA NA CARA.
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- Túlio
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- lobo_guara
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Não sei não se é tão simples assim, acho que existe muito pessimismo e excesso de crítica em relação ao Brasil e ao brasileiro (inclusive os políticos), olha que no resto do mundo as coisas não mudam muito, inclusive o que é errado para nós em muitos outros locais é norma e não se considera corrupção ou coisa do genêro. Mas são opiniões apenas. Eu continuo pensando que dá para fazer alguma coisa em termos de defesa sem inviabilizar o país economicamente e também não precisamos nos afobar em querer montar a USAF em três anos só porque um vizinho resolveu comprar um punhado de aviões novos, até por que se na Grécia, India e Taiwan os M2000 servem acho que para o Brasil também devem servir, não digo até 2030 mas até 2015-2020 serve muito bem, assim como não seria necessário comprarmos uma esquadra toda nova, só porque outro vizinho comprou um par de submarinos novos, isso acaba por demonstrando insexperiência e insegurança pois não temos confiança no nosso planejamento no campo estratégico. Como Roma não foi feito em apenas um dia acho que o Brasil deve aproveitar-se do momento e dar um passo de cada vez, e acredito que nossas FFAA pensem da mesma forma.
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)