LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Immortal Horgh
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#4246 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Jan 16, 2008 4:25 pm

glauberprestes escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Vocês acham que o NJ vai chegar lá no final do mês e jogar isso na mesa, tipo "F-16 não, queremos o irmão maior, bom, a gente descobriu um pouco de petróleo lá em Santos, não sei se interessa..." :twisted:


[ ]s

Sei lá né... tem louco pra tudo nesse mundo. Tem gente que acha que o F-5M é uma boa.


Cite alguém, porque se este ainda não estiver em um manicômio, eu levo.


[ ]s




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#4247 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jan 16, 2008 4:30 pm

Immortal Horgh escreveu:
glauberprestes escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Vocês acham que o NJ vai chegar lá no final do mês e jogar isso na mesa, tipo "F-16 não, queremos o irmão maior, bom, a gente descobriu um pouco de petróleo lá em Santos, não sei se interessa..." :twisted:


[ ]s

Sei lá né... tem louco pra tudo nesse mundo. Tem gente que acha que o F-5M é uma boa.


Cite alguém, porque se este ainda não estiver em um manicômio, eu levo.


[ ]s
Não sei o nome, mas teve alguém do MD que deve ter dito: E se a gente desse uma garibada nos F-5??? vai ficar bom hein??? Se não achassem uma boa, já tinham posto fogo ou vendido pra alguém...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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#4248 Mensagem por lobo_guara » Qua Jan 16, 2008 4:34 pm

glauberprestes escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Vocês acham que o NJ vai chegar lá no final do mês e jogar isso na mesa, tipo "F-16 não, queremos o irmão maior, bom, a gente descobriu um pouco de petróleo lá em Santos, não sei se interessa..." :twisted:


[ ]s

Sei lá né... tem louco pra tudo nesse mundo. Tem gente que acha que o F-5M é uma boa.


Eu por exemplo penso que mais uns 20 M2000-5 (por ex. aqueles oferecidos pelos Emirados Arabes) mais uma boa modernização nos 12 2000C resolveria de forma satisfatória o problema da aviação de caça, pois a essas alturas uns 32 M2000-BR(mod.), operacionais já em 2010 (com as primeiras unidades modernizadas chegando nessa época também conforme ocorresse a entrega dos M2000-5) talvez fossem muito mais efetivo em teros de capacitação da FAB do que os supostos 36 FX que chegarão por aqui lá por 2012-2015 (isso se chegarem!!!). Além disso, nesse caso, com o troco que restaria dos 2,2 bilhões do FX daria para resolver muitas deficiências materiais das nossas FFAA (só para dar uma rápida ilustrada: aquisição de alguma defesa áerea para as nossas bases principais, aquisição de novos armamentos e sistemas de reconhecimento, designadores e interferência, aquisição de novos reabastecedores, aquisição de mais algumas unidades de aeronaves de alerta aéreo e guerra eletrônica tipo R99A/B, etc.).
Mas isso não passam de elocubrações por isso desde já solicito que amenizem as críticas que certamente virão, pois trata-se somente de uma primeira opinião, sem maiores reflexões ou estudos, pois faço minhas considerações tomando por base apenas critérios de economia, oportunidade e tempo já que o FX na minha umilde opinião já encontra-se deveras atrasado, portanto necessitando de uma decisão que tomasse o menor tempo possível para sua execução (veja o caso do Chile comprou 10 F-16 top e levou mais uns 16 MLU e já mudou o padrão da sua defesa aérea, nós compramos um quebra-galho pensando no FX e tudo continuou no mesmo). Enfim apenas algumas idéias pois o Japa já disse que não tem mais compra de M2000, apenas mais F5?!?!?!?!?, como dissestes gostos, são gostos!




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
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Booz
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#4249 Mensagem por Booz » Qua Jan 16, 2008 5:10 pm

Senhores, temo passar-lhes meus maus presságios, mas...
Todos os senhores estão sentindo no ar aquele miásma deletérico, pré-infarto econômico, de uma crise mundial que se avizinha. E toda ela capitaneada por ninguém menos senão pelo elefante-mor. O mesmo que quando se resfria com seus espirros leva pneumonia à sua volta.

Agora, imaginem o que deve estar se passando nas mentes "iluminadas" das nossas pastas de economia e planejamento. Ter que arcar com o finaciamento do F-(qual é a letra agora mesmo hein?) e mais: aumento de soldos, suprimentos, outros equipamentos etc etc.
E tudo isto sem a amada CPMF de má lembrança.

Podem crer, se besuntarem uma agulha em leite condensado não passa no * deles.

Ainda vendem aqueles kits da Revel? [001]




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PRick

#4250 Mensagem por PRick » Qua Jan 16, 2008 5:49 pm

jp escreveu:Senhores, temo passar-lhes meus maus presságios, mas...
Todos os senhores estão sentindo no ar aquele miásma deletérico, pré-infarto econômico, de uma crise mundial que se avizinha. E toda ela capitaneada por ninguém menos senão pelo elefante-mor. O mesmo que quando se resfria com seus espirros leva pneumonia à sua volta.

Agora, imaginem o que deve estar se passando nas mentes "iluminadas" das nossas pastas de economia e planejamento. Ter que arcar com o finaciamento do F-(qual é a letra agora mesmo hein?) e mais: aumento de soldos, suprimentos, outros equipamentos etc etc.
E tudo isto sem a amada CPMF de má lembrança.

Podem crer, se besuntarem uma agulha em leite condensado não passa no * deles.

Ainda vendem aqueles kits da Revel? [001]


Olha se estivéssemos na década de 1990, ou antes. Eu já teria corrido para tirar meus tostões do banco e comprado dólares. Mas no estado atual dos BIRC´s, felizmente, a economia mundial não vai desacelerar de forma significativa.

Com o registro das vendas de novembro do comércio, crescendo 10% ao ano em relação a 2006 e os sinais de dezembro/2007 ainda melhores, e janeiro 2008 idem. O Brasil já garantiu um crescimento de 2008 na ordem de 4% do PIB. As vendas já feitas e as encomendas realizadas pela cadeia produtiva as industrias, já indicam produção garantida até o segundo semestre de 2008.

Se os EUA apenas desacelerarem para crescer menos de 2% em 2008, nem vamos sentir, se por acaso o tombo for maior, nenhum crescimento, por exemplo, vamos perder uns 0,5% de crescimento do PIB. Isto mais por conta das consequências junto ao Mexico, Canadá e UE do tombo dos EUA. Por sinal, o Canadá já está em recessão.

Nossa exportações podem até não crescerem mais, fruto de um maior crescimento interno e dos já citados problemas externos, mas com reservas acima de 180 bilhões de dólares, este fato não vai ter maiores consequências. :wink:


[ ]´s




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Degan
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#4251 Mensagem por Degan » Qua Jan 16, 2008 5:51 pm

Lobo,

El precio en que venden sus Mirage 2000 los de Katar y el costo de upgrade de los Mk2C...te aseguro que paga la compra de una cantidad interesante de 0 km o de F-16MLU en cantidades mucho más interesantes...




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#4252 Mensagem por lobo_guara » Qua Jan 16, 2008 5:54 pm

jp escreveu:Senhores, temo passar-lhes meus maus presságios, mas...
Todos os senhores estão sentindo no ar aquele miásma deletérico, pré-infarto econômico, de uma crise mundial que se avizinha. E toda ela capitaneada por ninguém menos senão pelo elefante-mor. O mesmo que quando se resfria com seus espirros leva pneumonia à sua volta.

Agora, imaginem o que deve estar se passando nas mentes "iluminadas" das nossas pastas de economia e planejamento. Ter que arcar com o finaciamento do F-(qual é a letra agora mesmo hein?) e mais: aumento de soldos, suprimentos, outros equipamentos etc etc.
E tudo isto sem a amada CPMF de má lembrança.

Podem crer, se besuntarem uma agulha em leite condensado não passa no * deles.

Ainda vendem aqueles kits da Revel? [001]


Não que concorde com o seu posicionamento quanto a equipe econômica do atual governo, pois na minha opinião estão trabalhando até muito bem, não fosse as lambanças da oposição e tudo estaria uma maravilha no planalto central. Aliás motivos são o que não faltam para essa gente se preocupar. Agora com certeza, com todas as carências de nossas FFAA, com crise ou não o FX acaba mesmo sendo um luxo, uma vez que existe uma boa oferta de usados no mercado passíveis de modernizações que o tornariam muito próximo de qualquer coisa que fosse comprada nova, o que reforça a minha idéia favorável a aquisição de mais M2000 associada a um programa de modenização e padronização da frota nos termos mais próximos possíveis do que era oferecido no M2000BR. Acho que os custos ficariam na ordem de 30% do que esta sendo provisto para o novo FX, com um tempo de implantação do "novo" avião muito menor, permitindo imaginarmos uma nova FAB já para 2010.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
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#4253 Mensagem por Sintra » Qua Jan 16, 2008 6:02 pm

soultrain escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:
soultrain escreveu:AIM-120 C7 com alcance de 120Km??? :shock: Qual é a fonte, wiki?

A unica coisa que se sabe é que o alcance melhorou um pouquinho e o NEZ melhorou em relação ao C-5, o D terá um alcance superior em cerca de 50% do C7. Não estamos a falar do FRAAM, pois não?

A primeira encomenda do antigamente conhecido como C8, agora AIM-120D foi de cerca de 100 unidades a entregar em Dezembro de 2007 a Janeiro de 2009.


Quanto ao torpedo, o futuro é o mod7, o passado é o mod6.

[[]]'s


Caro Soultrain,

Alcance demonstrado nos testes de 2004, onde o AIM-120 C7 foi disparado num engajamento frontal, a 30 mil pés e a mach 0.9 contra um alvo voando a mach 0.7 e a 20 mil pés, tendo o impacto ocorrido a 66.5 milhas náuticas do ponto de lançamento. Fonte: David C. Isby, Janes Missiles and Rockets, Nov/2004.

"o futuro é o mod7, o passado é o mod6." Ah, tá... FUENTES !!!! Para os EUA e Austrália pode ser. Vai falar isso para a Raytheon, que quer exportar a arma, meu caro tuga. Neste seu raciocínio, então, o futuro é F-22, sendo o F-15 E,I,S, etc... coisa do passado... vai lá tentar comprar um F-22 então !!! O mais moderno torpedo diponível para a venda externa é o Mk48 Mod6 ADCAP. E este não é o mesmo torpedo de 1988... Nestes 20 anos, "muita água passou por aqueles hélices", e ele já é uma arma bem diferente da que entrou em operação nos idos de 1988 (processadores, transmissão, etc...)... Se você pesquisar um pouquinho com certeza vai descobrir mais sobre o ADCAP atual (na Wiki, no FAS, etc., não vale, tá? É muito infantil e básico isso...) :wink:


Caro Beraldi,

Sinceramente desconheço esses dados, mas estranho por isto:

Segundo a US Air Force:

AMRAAM has three variants - AIM-120A/B/C -- operational on U.S. Air Force F-15, F-16 and F-22 aircraft.

General Characteristics
Primary Function: Air-to-air tactical missile
Contractor: Hughes Aircraft Co. and Raytheon Co.
Power Plant: High performance
Length: 143.9 inches (366 centimeters)
Launch Weight: 335 pounds (150.75 kilograms)
Diameter: 7 inches (17.78 centimeters)
Wingspan: 20.7 inches (52.58 centimeters)
Range: 20+ miles (17.38+ nautical miles)
Speed: Supersonic
Guidance System: Active radar terminal/inertial midcourse
Warhead: Blast fragmentation
Unit Cost: $386,000
Date Deployed: September 1991

Point of Contact
Air Combat Command, Public Affairs Office; 130 Andrews St., Suite 202; Langley AFB, VA 23665-1987; DSN 574-5007 or 757-764-5007; e-mail: accpa.operations@langley.af.mil

November 2007

Segundo a Raytheon:

AMRAAM AIM-120C-7 Specifications
Length: 12 ft 3.65 m
Diameter: 7 in 17.8 cm
Wing Span: 17.5 in 44.5 cm
Fin Span: 17.6 in 44.7 cm
Weight: 356 lb 161.5 kg
Warhead: 45 lb 20.5 kg
Guidance: Active radar
Fuzing: Proximity and contact
Launcher: Rail and eject

http://www.raytheon.com/products/stelle ... 054563.pdf

Ou seja, estamos a falar que o C7 tem as mesmas dimensões do AIM-120A,B,C4,5,6,7, a unica coisa diferente são pormenores nas superficies de controlo e nas " fins" que foram diminuidas entre o B e o C para caberem 3 no "bomb bay" do F-22; Estas foram as modificações exteriores.

No "miolo" muita coisa mudou, na parte electrónica do radar (processamento, mais imune a contra medidas, etc) e de controlo foram alvo de actualizações frequentes. O motor foi ligeiramente aumentado no C7.

Posto isto e sabendo que inicialmente o alcance andava pelas 20 milhas, ponho muitas duvidas nessa fonte. Os pilotos que o usam tambem (não o C7 obviamente).

O MBDA Meteor, claramente aceite com alcance muito superior ao AIM-120 C7, segundo o próprio fabricante:

Beyond Visual range Air-to-Air Missile (BVRAAM)
Range
in excess of 100 km

Speed
in excess of Mach 4
Length
3.67 m
Propulsion
variable flow ducted rocket ramjet
(Bayern Chemie/Germany)
Aerodynamics
cylindrical with asymmetric ramjet air intake configuration
4 aft mounted fins

Seeker
active radar
(MBDA, THALES)
Navigation,Guidance
inertial mid-course with data linking
autonomous terminal guidance using advanced proportional navigation

Warhead
blast fragmentation
Fuzes
proximity (Saab Bofors Dynamics/Sweden)
impact



Por ultimo, continua-se a chamar advanced medium-range air-to-air missile (AMRAAM), ou seja de médio alcance, se tivesse um alcance de 120km teria outra designação.

[[]]'s


Boas

A principal diferença entre o Slammer "C7" ou o "C8/D" e o MBDA Meteor não é alcance puro, é muito provável que as variantes mais recentes do missil Norte Americano ultrapassem confortavelmente os 100 km´s de alcance em modo "Balistico" (tal como o Meteor), a GRANDE diferença é que o motor de um C7 tem um tempo de queima de OITO segundos, enquanto os motores RAMJET do Meteor estão em funcionamento durante minutos.
Ou seja, até pode ser que o alcance em linha recta das variantes mais recentes do Slammer seja semelhante ao do missil Europeu, mas a grande vantagem deste ultimo é que a 100 km´s vai poder manobrar à vontade pois os seus motores ainda estão em funcionamento, enquanto o Slammer só voa em linha recta, ou seja a "Kill Zone" deste ultimo é várias vezes inferior.
E foi por causa disso que a oferta da Raytheon à RAF foi precisamente um Slammer com Ramjet (Francês 8-] ) instalado, apesar de os upgrades até ao então "C-8" (actual "D") já estarem programados, porque esta foi a unica forma de conseguir responder aos requerimentos de "Kill Zone", "PK" e agilidade do missil a longa distância...
E agora a pergunta óbvia, se o Ramjet trás tantas vantagens porque é que a USAF não encomendou um tal missil?!! A resposta é simples, tentem colocar um Slammer com um par de ramjet´s no interior de um RAPTOR. Não cabe...

Abraços :wink:




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
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#4254 Mensagem por lobo_guara » Qua Jan 16, 2008 6:12 pm

Degan escreveu:Lobo,

El precio en que venden sus Mirage 2000 los de Katar y el costo de upgrade de los Mk2C...te aseguro que paga la compra de una cantidad interesante de 0 km o de F-16MLU en cantidades mucho más interesantes...


Acredito Degan, e até poeriam ser os F-16, muito embora eu particularmente não confio muito nos americanos como fornecedores de sistemas de armas para países de fora da OTAN, além disso penso que eles não permitiriam que a nossa Embraer mexesse no avião. Mas tembém poderiam ser o Su-27 ou outra coisa qualquer que pudesse cumprir o papel de caça de superioridade aérea como Gripen de segunda-mão ou MIG-29/35. Desde que tivesse um custo que permitisse a compra de um bom número de aeronaves e que a sua entrada em operação não levasse mais do que uma década como será o caso do FX caso ele venha a se concretizar agora em 2008.
Pois veja só, se houvessemos comprado 12 Gripen na época do 1º FX E olha que não sou torcedor do Gripen) agora já poderíamos estar recebendo um 2º lote de segunda-mão da força aérea suéca tal como a Hungria e a Rep. Tcheca), mas aí alguém vai dizer que o Gripen não serve para o Brasil pois tem um curto raio de ação, contudo com o dineiro que estamos reservado agora para o futuro FX (apenas o 1º lote) dava para comprar mais uns quatro 767 para a VEM converter em reabastecedor e resolvia-se o problema. E ainda haveria ganho para a indústria nacional com off-sets e tudo mais que estava previsto, com uma brutal economia de recursos que poderiam suprir outras carências em termos materiais de nossas FFAA.




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#4255 Mensagem por A.K. for T-7 » Qua Jan 16, 2008 6:27 pm

EDSON escreveu:
Bolovo escreveu:
EDSON escreveu:Uma matéria do SU 35 neste blog.


http://img265.imageshack.us/my.php?imag ... o14xo4.jpg

:?:


Concertei. [086]


aproveita e ConSerta o "ConCertei" também...




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
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#4256 Mensagem por A.K. for T-7 » Qua Jan 16, 2008 7:04 pm

soultrain escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:
soultrain escreveu:AIM-120 C7 com alcance de 120Km??? :shock: Qual é a fonte, wiki?

A unica coisa que se sabe é que o alcance melhorou um pouquinho e o NEZ melhorou em relação ao C-5, o D terá um alcance superior em cerca de 50% do C7. Não estamos a falar do FRAAM, pois não?

A primeira encomenda do antigamente conhecido como C8, agora AIM-120D foi de cerca de 100 unidades a entregar em Dezembro de 2007 a Janeiro de 2009.


Quanto ao torpedo, o futuro é o mod7, o passado é o mod6.

[[]]'s


Caro Soultrain,

Alcance demonstrado nos testes de 2004, onde o AIM-120 C7 foi disparado num engajamento frontal, a 30 mil pés e a mach 0.9 contra um alvo voando a mach 0.7 e a 20 mil pés, tendo o impacto ocorrido a 66.5 milhas náuticas do ponto de lançamento. Fonte: David C. Isby, Janes Missiles and Rockets, Nov/2004.

"o futuro é o mod7, o passado é o mod6." Ah, tá... FUENTES !!!! Para os EUA e Austrália pode ser. Vai falar isso para a Raytheon, que quer exportar a arma, meu caro tuga. Neste seu raciocínio, então, o futuro é F-22, sendo o F-15 E,I,S, etc... coisa do passado... vai lá tentar comprar um F-22 então !!! O mais moderno torpedo diponível para a venda externa é o Mk48 Mod6 ADCAP. E este não é o mesmo torpedo de 1988... Nestes 20 anos, "muita água passou por aqueles hélices", e ele já é uma arma bem diferente da que entrou em operação nos idos de 1988 (processadores, transmissão, etc...)... Se você pesquisar um pouquinho com certeza vai descobrir mais sobre o ADCAP atual (na Wiki, no FAS, etc., não vale, tá? É muito infantil e básico isso...) :wink:


Caro Beraldi,

Sinceramente desconheço esses dados, mas estranho por isto:

Segundo a US Air Force:

AMRAAM has three variants - AIM-120A/B/C -- operational on U.S. Air Force F-15, F-16 and F-22 aircraft.

General Characteristics
Primary Function: Air-to-air tactical missile
Contractor: Hughes Aircraft Co. and Raytheon Co.
Power Plant: High performance
Length: 143.9 inches (366 centimeters)
Launch Weight: 335 pounds (150.75 kilograms)
Diameter: 7 inches (17.78 centimeters)
Wingspan: 20.7 inches (52.58 centimeters)
Range: 20+ miles (17.38+ nautical miles)
Speed: Supersonic
Guidance System: Active radar terminal/inertial midcourse
Warhead: Blast fragmentation
Unit Cost: $386,000
Date Deployed: September 1991

Point of Contact
Air Combat Command, Public Affairs Office; 130 Andrews St., Suite 202; Langley AFB, VA 23665-1987; DSN 574-5007 or 757-764-5007; e-mail: accpa.operations@langley.af.mil

November 2007

Segundo a Raytheon:

AMRAAM AIM-120C-7 Specifications
Length: 12 ft 3.65 m
Diameter: 7 in 17.8 cm
Wing Span: 17.5 in 44.5 cm
Fin Span: 17.6 in 44.7 cm
Weight: 356 lb 161.5 kg
Warhead: 45 lb 20.5 kg
Guidance: Active radar
Fuzing: Proximity and contact
Launcher: Rail and eject

http://www.raytheon.com/products/stelle ... 054563.pdf

Ou seja, estamos a falar que o C7 tem as mesmas dimensões do AIM-120A,B,C4,5,6,7, a unica coisa diferente são pormenores nas superficies de controlo e nas " fins" que foram diminuidas entre o B e o C para caberem 3 no "bomb bay" do F-22; Estas foram as modificações exteriores.

No "miolo" muita coisa mudou, na parte electrónica do radar (processamento, mais imune a contra medidas, etc) e de controlo foram alvo de actualizações frequentes. O motor foi ligeiramente aumentado no C7.

Posto isto e sabendo que inicialmente o alcance andava pelas 20 milhas, ponho muitas duvidas nessa fonte. Os pilotos que o usam tambem (não o C7 obviamente).

O MBDA Meteor, claramente aceite com alcance muito superior ao AIM-120 C7, segundo o próprio fabricante:

Beyond Visual range Air-to-Air Missile (BVRAAM)
Range
in excess of 100 km

Speed
in excess of Mach 4
Length
3.67 m
Propulsion
variable flow ducted rocket ramjet
(Bayern Chemie/Germany)
Aerodynamics
cylindrical with asymmetric ramjet air intake configuration
4 aft mounted fins

Seeker
active radar
(MBDA, THALES)
Navigation,Guidance
inertial mid-course with data linking
autonomous terminal guidance using advanced proportional navigation

Warhead
blast fragmentation
Fuzes
proximity (Saab Bofors Dynamics/Sweden)
impact



Por ultimo, continua-se a chamar advanced medium-range air-to-air missile (AMRAAM), ou seja de médio alcance, se tivesse um alcance de 120km teria outra designação.

[[]]'s


Soultrain,

Desde o C5 que a eletrônica do míssil foi muito atualizada, assim como sua ogiva e espoleta, o que permitiram um aumento de 13 cm no comprimento do motor, que também passou a utilizar um novo propelente, sem necessidade de aumentar o comprimento do míssil, pois o motor ocupou espaço que era antes da eletrônica e da ogiva. Não precisa falar também que ele ficou mais leve, melhorando ainda mais a relação peso do míssil x quantidade de propelente, o que fez o alcance máximo do C5 bater na casa dos 100 km.

O C7 possui um radar novo, melhor e mais leve, além de ter incorporado placas de circuitos eletrônicos de formato redondo, do diâmetro do míssil, que são agora colocadas transversalmente no míssil, ao contrário da eletrônica do C5 e de todos os anteriores, que ficavam dispostas longitudinalmente ao corpo do míssil. Isto livrou ainda mais espaço interno e diminuiu ainda mais o peso, sendo que o C7 usa um motor com um desempenho ainda melhor que o do C5, garantindo um alcance comprovado em testes de 120 km.

O D recebeu um GPS e um datalink de duas vias para manter a precisão a extremamente longo alcance, além de um motor já desenvolvido que aumenta mais ainda o alcance, jogando-o para 180 km.

A USAF publica 20+ miles, certo. E isso, esse "+", é quanto? São 30, 40, 50, 60 miles ??? Na minha leiga opinião, os 20+ miles corresponde ao no-escape zone, não ao alcance máximo, contra um alvo não "fujão", ou seja, que não esteja manobrando e tentando se evadir, o que é normalmente o caso de um piloto mal treinado, ou sem apoio AWACS ou que esteja enfrentando alguém com um AESA LPI... No mais, você não acha que USAF iria abrir o jogo, não é? Afinal, a incerteza que o inimigo tem acerca de suas capacidades é uma das principais armas de guerra que se pode possuir. Para se ter uma idéia, o alcance publicado do Derby é 60 km. E ele é um míssil bem menor que o C7. Só que na Cruzex, os F-5M estavam dando Fox 3 a 80 km... Já num exercício na Austrália, os F-18 armados de AIM-120B, se não me engano, davam Fox 3 contra os Mig-29 a 60 km... Vai saber o que se passa...

Os dados do teste já postei. Se não me engano o alvo era um QF-4 que não estava manobrando.




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#4257 Mensagem por A.K. for T-7 » Qua Jan 16, 2008 7:18 pm

soultrain escreveu:Há...

Quanto aos F-15, aproveitem que vão muitos para o deserto nos próximos meses, devem fazer um bom desconto e com um MLU ficam como novos :twisted: Para quem deseja isso para as suas FA's.

Quanto aos torpedos, como tinha dito inicialmente e o Melapinguari gentilmente aclarou, o vosso é o mod 6 AT, uma excelente arma, mas não é a melhor.

Os EUA têm aliados divididos por escalões claros:

1 UK/Israel/Canadá
2 NATO
3 Japão
4 Coreia do Sul
5 Formosa
6 Austrália/França
7 o resto dividido por mais sub-classes.

Fiz de cor, não sei se acertei em todos.

Aquando do concurso Europeu para o BVRAAM em 1998, e com a apresentação do FMRAAM pelos EUA, foi negociado governo a governo, com o seu maior aliado (UK), um substituto temporário até a entrada em operação do dito cujo, sabem qual foi o apresentado e qual recusaram entregar?

Em 2000 foram vendidos à Formosa AMRAAM (o anuncio saiu no FMS normalmente) mas o contrato explicitava que só seriam entregues, caso houve-se algo similar na zona.

Israel teve que suar muito para os convencer, ameaçando inclusivie com o seu programa.

etc. etc. etc.

Ponham-se no outro lado e vejam se entregavam tecnologia sensivel a um país com um programa de misseis em desenvolvimento, com um governo de esquerda, não é um pau mandado, não existe passado em entrega de tecnologias sensiveis e está numa zona instável históricamente.

Os EUA (quanto a mim correctamente), não exportam a ultima tecnologia, pela ameaça que ela representa e principalmente pela possível reengenharia da sua tecnologia.

[[]]'s


Só complementado: o Mk 48 é conhecido como ADCAP desde o Mod 5. O Mod 6 inicial também era ADCAP. Sinceramente pensei que era este que fora oferecido. Mas, não. Pelo visto foi o Mod 6 AT, que é como passou a ser conhecida a versão com upgrade nos sensores de busca e no algorítimo de busca para alvos em pequena profundidade, bem como com upgrade na propulsão, que deu mais velocidade e menor ruído. É o chamado upgrade Block III, que começou em 2001. Melhor para a MB, que vai ter um torpedo melhor que os tais aliados de "primeira linha", ou "sangue-azul"... Nós macaquitos detonamos, não?

PS1: o F-15 C com AESA fica na USAF pelo menos até 2020. O F-15E nem tem prazo para sair ainda...

PS2: F-15E ou F-18E é solução intermediária...




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
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Booz
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#4258 Mensagem por Booz » Qua Jan 16, 2008 7:53 pm

Amigos Prick e Lobo.

PricK

Inclino-me ao raciocínio cristalino de vocês, porém gostaria de fazer algumas ponderações.
No caso das reservas em dólares o que temo é que estas existam apenas como um modesto lastro à mastodontica dívida interna, que por sua vez está repleta de bufunfa de forae lastreada sabe-se lá em que e (o que é pior) em que mãos.
Penso, completamente sub censura, que trocamos seis por meia dúzia e esta dívida interna um dia explode. e quando explodir volta tudo. O real está valorizado em relação ao dolar, como estão várias moedas de países exportadores, isto é certo, e isto, entre outros fatores, tem relação com a jupiteriana dívida interna americana que começa a fazer pipocar seus efeitos na quebra do crédito interno mais volátil.
Pois é, dí-vi-da in-ter-na. E nós temos também, um Maracanã de dívida interna. Assim, temo que quando a recessão americana (que já começou a ter suas contrações), irá parir Franksteins sérios para nossos vizinhos (mais fracos na economia), trazendo uma epidemia de pobreza à nossa volta. Não que vamos "quebrar", nem sentir como em outras épocas, mas vai doer bastante.

Em relação à equipe econômica ombreio-me com vc. Até porque esta e a anterior guardam a mesma simetria. Não faço distinção partidária, sou completamente neutro nesta esbórnia. Também só pooderia eologiá-los, fazem o trabalho de casa sem arroubos quixotescos, com seriedade.


Lobo

Seu raciocínio pode provocar prurídos nos que com razão (pela importância do Brasil e da FAB), desejam caças os mais modernos e até com forno de microondas, hidromassagem etc. Todavia vc vai ao apelo da realidade brasileira. Aliás, o mesmo sentido era dado (esqueço o nome do brigadeiro) de um oficial general da FAB que desejava jatos bons, que pudessem ter boa eletrônica embarcada e boas armas (BVR), o resto, ele dizia, eram penduricalhos caros demais para nós.

Então aí é que presumo residir a boa lógica da sua conjectura. Pois de que adianta comprarmos 36 "Mercedez" e eles pouco saiam do chão e ainda sem ar-condicionado, MP3 Player etc etc.
Peço escusas para aduzir que qualquer linha de ação será certa - e efetiva - se a nação, a sociedade, se intergra à ela, assumindo suas conseqüências e, principalmente, tomando ás mãos a responsabilidade inalienável de levá-la à frente. De outra forma vamos ver, jatos novos ou não, logo sucateados e quando muito servindo para fazer acrobacias no 7 de stembro.
Como dizia o grande filósofo italo-americano, "El Capone"; "É Flórida!"
Desculpem possíveis erros mas já tô meio (meio?!) "trêbado", hic! Hic!




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#4259 Mensagem por soultrain » Qua Jan 16, 2008 7:59 pm

A.K. for T-7 escreveu:
soultrain escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:
soultrain escreveu:AIM-120 C7 com alcance de 120Km??? :shock: Qual é a fonte, wiki?

A unica coisa que se sabe é que o alcance melhorou um pouquinho e o NEZ melhorou em relação ao C-5, o D terá um alcance superior em cerca de 50% do C7. Não estamos a falar do FRAAM, pois não?

A primeira encomenda do antigamente conhecido como C8, agora AIM-120D foi de cerca de 100 unidades a entregar em Dezembro de 2007 a Janeiro de 2009.


Quanto ao torpedo, o futuro é o mod7, o passado é o mod6.

[[]]'s


Caro Soultrain,

Alcance demonstrado nos testes de 2004, onde o AIM-120 C7 foi disparado num engajamento frontal, a 30 mil pés e a mach 0.9 contra um alvo voando a mach 0.7 e a 20 mil pés, tendo o impacto ocorrido a 66.5 milhas náuticas do ponto de lançamento. Fonte: David C. Isby, Janes Missiles and Rockets, Nov/2004.

"o futuro é o mod7, o passado é o mod6." Ah, tá... FUENTES !!!! Para os EUA e Austrália pode ser. Vai falar isso para a Raytheon, que quer exportar a arma, meu caro tuga. Neste seu raciocínio, então, o futuro é F-22, sendo o F-15 E,I,S, etc... coisa do passado... vai lá tentar comprar um F-22 então !!! O mais moderno torpedo diponível para a venda externa é o Mk48 Mod6 ADCAP. E este não é o mesmo torpedo de 1988... Nestes 20 anos, "muita água passou por aqueles hélices", e ele já é uma arma bem diferente da que entrou em operação nos idos de 1988 (processadores, transmissão, etc...)... Se você pesquisar um pouquinho com certeza vai descobrir mais sobre o ADCAP atual (na Wiki, no FAS, etc., não vale, tá? É muito infantil e básico isso...) :wink:


Caro Beraldi,

Sinceramente desconheço esses dados, mas estranho por isto:

Segundo a US Air Force:

AMRAAM has three variants - AIM-120A/B/C -- operational on U.S. Air Force F-15, F-16 and F-22 aircraft.

General Characteristics
Primary Function: Air-to-air tactical missile
Contractor: Hughes Aircraft Co. and Raytheon Co.
Power Plant: High performance
Length: 143.9 inches (366 centimeters)
Launch Weight: 335 pounds (150.75 kilograms)
Diameter: 7 inches (17.78 centimeters)
Wingspan: 20.7 inches (52.58 centimeters)
Range: 20+ miles (17.38+ nautical miles)
Speed: Supersonic
Guidance System: Active radar terminal/inertial midcourse
Warhead: Blast fragmentation
Unit Cost: $386,000
Date Deployed: September 1991

Point of Contact
Air Combat Command, Public Affairs Office; 130 Andrews St., Suite 202; Langley AFB, VA 23665-1987; DSN 574-5007 or 757-764-5007; e-mail: accpa.operations@langley.af.mil

November 2007

Segundo a Raytheon:

AMRAAM AIM-120C-7 Specifications
Length: 12 ft 3.65 m
Diameter: 7 in 17.8 cm
Wing Span: 17.5 in 44.5 cm
Fin Span: 17.6 in 44.7 cm
Weight: 356 lb 161.5 kg
Warhead: 45 lb 20.5 kg
Guidance: Active radar
Fuzing: Proximity and contact
Launcher: Rail and eject

http://www.raytheon.com/products/stelle ... 054563.pdf

Ou seja, estamos a falar que o C7 tem as mesmas dimensões do AIM-120A,B,C4,5,6,7, a unica coisa diferente são pormenores nas superficies de controlo e nas " fins" que foram diminuidas entre o B e o C para caberem 3 no "bomb bay" do F-22; Estas foram as modificações exteriores.

No "miolo" muita coisa mudou, na parte electrónica do radar (processamento, mais imune a contra medidas, etc) e de controlo foram alvo de actualizações frequentes. O motor foi ligeiramente aumentado no C7.

Posto isto e sabendo que inicialmente o alcance andava pelas 20 milhas, ponho muitas duvidas nessa fonte. Os pilotos que o usam tambem (não o C7 obviamente).

O MBDA Meteor, claramente aceite com alcance muito superior ao AIM-120 C7, segundo o próprio fabricante:

Beyond Visual range Air-to-Air Missile (BVRAAM)
Range
in excess of 100 km

Speed
in excess of Mach 4
Length
3.67 m
Propulsion
variable flow ducted rocket ramjet
(Bayern Chemie/Germany)
Aerodynamics
cylindrical with asymmetric ramjet air intake configuration
4 aft mounted fins

Seeker
active radar
(MBDA, THALES)
Navigation,Guidance
inertial mid-course with data linking
autonomous terminal guidance using advanced proportional navigation

Warhead
blast fragmentation
Fuzes
proximity (Saab Bofors Dynamics/Sweden)
impact



Por ultimo, continua-se a chamar advanced medium-range air-to-air missile (AMRAAM), ou seja de médio alcance, se tivesse um alcance de 120km teria outra designação.

[[]]'s


Soultrain,

Desde o C5 que a eletrônica do míssil foi muito atualizada, assim como sua ogiva e espoleta, o que permitiram um aumento de 13 cm no comprimento do motor, que também passou a utilizar um novo propelente, sem necessidade de aumentar o comprimento do míssil, pois o motor ocupou espaço que era antes da eletrônica e da ogiva. Não precisa falar também que ele ficou mais leve, melhorando ainda mais a relação peso do míssil x quantidade de propelente, o que fez o alcance máximo do C5 bater na casa dos 100 km.

O C7 possui um radar novo, melhor e mais leve, além de ter incorporado placas de circuitos eletrônicos de formato redondo, do diâmetro do míssil, que são agora colocadas transversalmente no míssil, ao contrário da eletrônica do C5 e de todos os anteriores, que ficavam dispostas longitudinalmente ao corpo do míssil. Isto livrou ainda mais espaço interno e diminuiu ainda mais o peso, sendo que o C7 usa um motor com um desempenho ainda melhor que o do C5, garantindo um alcance comprovado em testes de 120 km.

O D recebeu um GPS e um datalink de duas vias para manter a precisão a extremamente longo alcance, além de um motor já desenvolvido que aumenta mais ainda o alcance, jogando-o para 180 km.

A USAF publica 20+ miles, certo. E isso, esse "+", é quanto? São 30, 40, 50, 60 miles ??? Na minha leiga opinião, os 20+ miles corresponde ao no-escape zone, não ao alcance máximo, contra um alvo não "fujão", ou seja, que não esteja manobrando e tentando se evadir, o que é normalmente o caso de um piloto mal treinado, ou sem apoio AWACS ou que esteja enfrentando alguém com um AESA LPI... No mais, você não acha que USAF iria abrir o jogo, não é? Afinal, a incerteza que o inimigo tem acerca de suas capacidades é uma das principais armas de guerra que se pode possuir. Para se ter uma idéia, o alcance publicado do Derby é 60 km. E ele é um míssil bem menor que o C7. Só que na Cruzex, os F-5M estavam dando Fox 3 a 80 km... Já num exercício na Austrália, os F-18 armados de AIM-120B, se não me engano, davam Fox 3 contra os Mig-29 a 60 km... Vai saber o que se passa...

Os dados do teste já postei. Se não me engano o alvo era um QF-4 que não estava manobrando.


Beraldi,

Tenho a sensação que andou um passo à frente e o texto correcto seria:

Desde o C7 que a eletrônica do míssil foi muito atualizada, assim como sua ogiva e espoleta, o que permitiram um aumento de 13 cm no comprimento do motor, que também passou a utilizar um novo propelente, sem necessidade de aumentar o comprimento do míssil, pois o motor ocupou espaço que era antes da eletrônica e da ogiva. Não precisa falar também que ele ficou mais leve, melhorando ainda mais a relação peso do míssil x quantidade de propelente, o que fez o alcance máximo do C7 bater na casa dos 100 km.

O D possui um radar novo, melhor e mais leve, além de ter incorporado placas de circuitos eletrônicos de formato redondo, do diâmetro do míssil, que são agora colocadas transversalmente no míssil, ao contrário da eletrônica do C7 e de todos os anteriores, que ficavam dispostas longitudinalmente ao corpo do míssil. Isto livrou ainda mais espaço interno e diminuiu ainda mais o peso, sendo que o D usa um motor com um desempenho ainda melhor que o do C7, garantindo um alcance comprovado em testes de 120 km.

O D recebeu um GPS e um datalink de duas vias para manter a precisão a extremamente longo alcance, além de um motor já desenvolvido que aumenta mais ainda o alcance.


A USAF publica os dados do AIM-120A (interpretação minha), que foi melhorado ao longo do tempo e deu saltos importantes no C7 e D. Como escrevi, houve alterações significativas no interior que explicas-te detalhadamente. Mas custa-me a acreditar que tenha passado de 20 milhas para 80.

Um derby com 80km contra alvos do tipo caça... Eu percebo pouco do assunto, não leio a Janes, mas...

Lembro-me de ler sobre um teste no deserto do Irão, quando estavam a tentar vender os F-14/Phoenix, conseguiram abater um alvo a +300km em alcance cinético, os Iranianos ficaram tão impresionados que compraram o F-14 e foi a unica vez que o conseguiram vender.


[[]]'s




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#4260 Mensagem por soultrain » Qua Jan 16, 2008 8:02 pm

Sintra escreveu:
soultrain escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:
soultrain escreveu:AIM-120 C7 com alcance de 120Km??? :shock: Qual é a fonte, wiki?

A unica coisa que se sabe é que o alcance melhorou um pouquinho e o NEZ melhorou em relação ao C-5, o D terá um alcance superior em cerca de 50% do C7. Não estamos a falar do FRAAM, pois não?

A primeira encomenda do antigamente conhecido como C8, agora AIM-120D foi de cerca de 100 unidades a entregar em Dezembro de 2007 a Janeiro de 2009.


Quanto ao torpedo, o futuro é o mod7, o passado é o mod6.

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Caro Soultrain,

Alcance demonstrado nos testes de 2004, onde o AIM-120 C7 foi disparado num engajamento frontal, a 30 mil pés e a mach 0.9 contra um alvo voando a mach 0.7 e a 20 mil pés, tendo o impacto ocorrido a 66.5 milhas náuticas do ponto de lançamento. Fonte: David C. Isby, Janes Missiles and Rockets, Nov/2004.

"o futuro é o mod7, o passado é o mod6." Ah, tá... FUENTES !!!! Para os EUA e Austrália pode ser. Vai falar isso para a Raytheon, que quer exportar a arma, meu caro tuga. Neste seu raciocínio, então, o futuro é F-22, sendo o F-15 E,I,S, etc... coisa do passado... vai lá tentar comprar um F-22 então !!! O mais moderno torpedo diponível para a venda externa é o Mk48 Mod6 ADCAP. E este não é o mesmo torpedo de 1988... Nestes 20 anos, "muita água passou por aqueles hélices", e ele já é uma arma bem diferente da que entrou em operação nos idos de 1988 (processadores, transmissão, etc...)... Se você pesquisar um pouquinho com certeza vai descobrir mais sobre o ADCAP atual (na Wiki, no FAS, etc., não vale, tá? É muito infantil e básico isso...) :wink:


Caro Beraldi,

Sinceramente desconheço esses dados, mas estranho por isto:

Segundo a US Air Force:

AMRAAM has three variants - AIM-120A/B/C -- operational on U.S. Air Force F-15, F-16 and F-22 aircraft.

General Characteristics
Primary Function: Air-to-air tactical missile
Contractor: Hughes Aircraft Co. and Raytheon Co.
Power Plant: High performance
Length: 143.9 inches (366 centimeters)
Launch Weight: 335 pounds (150.75 kilograms)
Diameter: 7 inches (17.78 centimeters)
Wingspan: 20.7 inches (52.58 centimeters)
Range: 20+ miles (17.38+ nautical miles)
Speed: Supersonic
Guidance System: Active radar terminal/inertial midcourse
Warhead: Blast fragmentation
Unit Cost: $386,000
Date Deployed: September 1991

Point of Contact
Air Combat Command, Public Affairs Office; 130 Andrews St., Suite 202; Langley AFB, VA 23665-1987; DSN 574-5007 or 757-764-5007; e-mail: accpa.operations@langley.af.mil

November 2007

Segundo a Raytheon:

AMRAAM AIM-120C-7 Specifications
Length: 12 ft 3.65 m
Diameter: 7 in 17.8 cm
Wing Span: 17.5 in 44.5 cm
Fin Span: 17.6 in 44.7 cm
Weight: 356 lb 161.5 kg
Warhead: 45 lb 20.5 kg
Guidance: Active radar
Fuzing: Proximity and contact
Launcher: Rail and eject

http://www.raytheon.com/products/stelle ... 054563.pdf

Ou seja, estamos a falar que o C7 tem as mesmas dimensões do AIM-120A,B,C4,5,6,7, a unica coisa diferente são pormenores nas superficies de controlo e nas " fins" que foram diminuidas entre o B e o C para caberem 3 no "bomb bay" do F-22; Estas foram as modificações exteriores.

No "miolo" muita coisa mudou, na parte electrónica do radar (processamento, mais imune a contra medidas, etc) e de controlo foram alvo de actualizações frequentes. O motor foi ligeiramente aumentado no C7.

Posto isto e sabendo que inicialmente o alcance andava pelas 20 milhas, ponho muitas duvidas nessa fonte. Os pilotos que o usam tambem (não o C7 obviamente).

O MBDA Meteor, claramente aceite com alcance muito superior ao AIM-120 C7, segundo o próprio fabricante:

Beyond Visual range Air-to-Air Missile (BVRAAM)
Range
in excess of 100 km

Speed
in excess of Mach 4
Length
3.67 m
Propulsion
variable flow ducted rocket ramjet
(Bayern Chemie/Germany)
Aerodynamics
cylindrical with asymmetric ramjet air intake configuration
4 aft mounted fins

Seeker
active radar
(MBDA, THALES)
Navigation,Guidance
inertial mid-course with data linking
autonomous terminal guidance using advanced proportional navigation

Warhead
blast fragmentation
Fuzes
proximity (Saab Bofors Dynamics/Sweden)
impact



Por ultimo, continua-se a chamar advanced medium-range air-to-air missile (AMRAAM), ou seja de médio alcance, se tivesse um alcance de 120km teria outra designação.

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Boas

A principal diferença entre o Slammer "C7" ou o "C8/D" e o MBDA Meteor não é alcance puro, é muito provável que as variantes mais recentes do missil Norte Americano ultrapassem confortavelmente os 100 km´s de alcance em modo "Balistico" (tal como o Meteor), a GRANDE diferença é que o motor de um C7 tem um tempo de queima de OITO segundos, enquanto os motores RAMJET do Meteor estão em funcionamento durante minutos.
Ou seja, até pode ser que o alcance em linha recta das variantes mais recentes do Slammer seja semelhante ao do missil Europeu, mas a grande vantagem deste ultimo é que a 100 km´s vai poder manobrar à vontade pois os seus motores ainda estão em funcionamento, enquanto o Slammer só voa em linha recta, ou seja a "Kill Zone" deste ultimo é várias vezes inferior.
E foi por causa disso que a oferta da Raytheon à RAF foi precisamente um Slammer com Ramjet (Francês 8-] ) instalado, apesar de os upgrades até ao então "C-8" (actual "D") já estarem programados, porque esta foi a unica forma de conseguir responder aos requerimentos de "Kill Zone", "PK" e agilidade do missil a longa distância...
E agora a pergunta óbvia, se o Ramjet trás tantas vantagens porque é que a USAF não encomendou um tal missil?!! A resposta é simples, tentem colocar um Slammer com um par de ramjet´s no interior de um RAPTOR. Não cabe...

Abraços :wink:


O tal FRAAM que explica porque a RAF só teve direito ao AIM-120B.

Essa é uma das razões porque tenho duvidas à relação custo/beneficio do F-22.

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