cicloneprojekt escreveu:alcmartin escreveu:Srs. do forum, Marino, G Loc, boa noite!
Deixa os "paulinhos" se virarem sozinhos, hehe...
abs!
Cuidado que se vacilar a gente sonsegue...
Opa, é a nossa torcida,hehe!
abs!
Moderador: Conselho de Moderação
Marino escreveu:orestespf escreveu:Marino:Caro Orestes.
Perdoe-me mas desisti de responder ao nosso amigo sobre o post dirigido a você.
Não adiantaria nada.
Se o debate fosse produtivo, eu o faria, mas achismos cristalizados sem fundamentação teórica, sem argumentação sustentável, não merecem serem respondidos.
Pois é, nobre irmão Marino, eu desisti de cara, mas admiro sua luta. Como havia dito anteriormente, nosso colega G-LOC está com uma visão "presa", e o pior, distorcida.
Preferia vê-lo discordando das táticas e doutrinas empregadas pela MB, seria mais natural. Porém ele insiste em buscar argumentos para mostrar o quanto o uso de PA´s no Brasil é desnecessário. Isso é falha em fundamentos. Neste caso, prefiro a opinião do Juarez, que não é contra o uso de PA´s pela MB, mas que é contra termos um PA que não seja totalmente operacional.
E não entrei a fundo na discussão porque fiquei extremamente indignado com o seu interlocutor, ao acusá-lo com certa freqüência que desconhece o assunto naval abordado. Esta técnica de desqualificação é mais séria do que parece ser, pois ao acusar um oficial graduado da MB de desconhecimento técnico é dizer claramente que a MB é desqualificada para suas funções, pois sugere em sua figura (Marino) que toda a Força age desta maneira. E o que é mais agressivo, acusa sem se expor, sem dizer suas qualificações e sua formação. Uma lástima sem igual.
Mas não se preocupe, os demais membros do DB o conhece muito bem, sabe o que faz, sabe o quanto conhece, sabe das suas qualificações e que fala com maestria.
É razoável que haja divergências de opiniões, isso é salutar, mas sem haver desqualificação de quem é qualificado para falar de cadeira sobre certos assuntos, e principalmente sem dizer suas qualificações pessoais para tratar de assunto de elevado nível.
Forte abraço, meu irmão.
Orestes
Prezado Orestes
Eu criei este tópico para exatamente para ser contestado, para ter a oportunidade de mostrar a visão da MB, e a de países que possuem situação parecida com a nossa.
Muitos me contestaram de boa fé, e eu nunca me recusei a debater, argumentar, tentar mostrar a doutrina sem muita tecnicidade.
Lembre-se de que primeiro criei o tópico sobre estratégia naval, fundamentação básica para a discussão, e agora mais do que nunca me arrependo de ter parado de escrever a continuação.
Vou ver se faço um esforço e continuo.
Pois é, caro irmão.
Desqualificar é muito fácil, ler toda bibliografia que sugeri dá um trabalho ...
Caro amigo Alcmartin
Primeiro quero lhe agradecer, por ter se exposto e, como Fabiano, com "F" maiúsculo, ter comprovado muita coisa que escrevi.
Também me obrigou a pensar e decidir retomar o tópico sobre estratégia naval. Sugiro fazer um esforço também e retomar o tópico sobre estratégia aérea, pois muito do que se escreve aqui seria clareado com a fundamentação correta. Conte comigo como colaborador, no que puder ajudar com meu pequeno conhecimento nesta área.
O que o pessoal precisa entender é que não há disputa entre nós. Este tempo já passou e os que agiam assim estão em casa há muito.
A MB opera aviões, com formação de seu pessoal pela FAB;
O EB opera navios na Amazônia, com formação de seu pessoal pela MB;
A FAB possui tropas de infantaria, com muitos cursos feitos no EB.
Os que lerem este post entendam:
As cores são diferentes, mas o uniforme é o mesmo.
Não lutaremos entre nós, nunca, mas juntos pelo Brasil.
Os que incentivarem disputas entre nós, darão com os burros n'água.
Forte abraço caro amigo.
.======> Com um esquadrão de caças baseados em terra só falta aprenderem a operar embarcado. A compra de meios adequados não é feita em um ano como citado
======> Vc descreveu o meio de vigilancia que temos hoje. Falta o meio de ataque que seria o AMX. Temos também os meios futuros como o P-3. Os F-5 já tem as Lizard que evitam que os caças precisem se aproximar das defesas das escoltas. Futuramente podemos imaginar mísseis anti-navio.
Os R-99 podem ser insuficientes para atuarem em uma frente naval e outra terrestre ao mesmo tempo, mas podem cobrir uma frente naval única.
G-LOC
Não precisa fazer nenhum teste para perceber que um F-5E ou Mirage III em alerta em terra conseguiria defender uma FT contra aeronaves de ataque em alto mar. Agora eu não consigo imaginar como uma PAC não faria isso.
Battleaxe escreveu:É impressão minha ou o G-Lock está jogando muito Fleet Command ou Harpoon como ele mesmo mencionou?
Tem também o Dangerous Waters que é f....! Muito bom mesmo.
Todos eles ensinam o "pulo do gato" sobre como se caçar submarinos, sobre como se encontrar uma agulha no palheiro. Opssss!!! Quero dizer, uma esquadra no Atlântico e por ai vai.
Battleaxe escreveu:Caro G-Lock, não me leve a mal, mas seus pensamentos são por demais inconsistentes para uma discussão mais aprofundada. Seus argumentos parecem vir de jogos, simuladores, tipo: Me dei bem com essa jogada no Harpoon e agora vou questionar um CMG que fez vários cursos e mostrar a ele que é possivel fazer.
Battleaxe escreveu:Na boa, quando vc faz um post que mais parece um livro, todos se perdem, eu já nem leio mais pois virou uma salada.
Veja como são os posts de outros foristas, menos os do Degan e do Prick que são parecidos com os seus, e tente ser mais resumido, pois assim, ficara mais fácil de ser compreendido.
Battleaxe escreveu:Eu estou apenas te dando um toque, siga se quiser, ok? E antes que eu esqueça, todos os simuladores, simulam, e apenas isso, o que os manuais dos fabricantes de equipamentos colocam. A Jane´s fez o Fleet Command, mas em cima de seu anuario. Acontece meu amigo, que o "buraco é bem mais em baixo" na hora de se usar os equipamentos ( aviões, navios, misseis e sensores). Isso, ninguém ensina ou coloca em simuladores.
Então o que parece fácil num jogo, na realidade, bom, a realidade deixemos para outro tópico.
Battleaxe escreveu:Grande abraço e por favor, não me interprete mal. Apenas estou te passando a impressão que vc está deixando a todos aqui.
alcmartin escreveu:G Loc, boa tarde!
Não é em situação normal. Como nos dias de hoje. mas voce realmente acha que a MB, ou a FAb não tem os estudos sobre os vetores pronto? A demora em compras é sempre devido a OUTROS fatores, não os tecnicos. Só como exemplo, mais uma vez, Malvinas, pilotos da marinha argentina vieram ao Brasil, se qualificaram e estavam em combate com os P95 em um mês. Porque tinham a QUALIFICAÇÂO, o país tinha o potencial humano
alcmartin escreveu: Ué? Mas tem hora que voce supoe situações, tipo coalizões, etc. E tem hora que voce só só conta o do momento? Para a FAB já tá contando com o P3, armamento ASM p/AMX...Cadê isso tudo???
Já numa situação de aliança, ou coalizão como voce cita, é mole conseguir rápido...desde que voce tenha pessoal qualificado, PARA ADAPTAÇÃO. Do mesmo jeito que os para os pilotos da FAB, de AMX, de P3, se adaptar a armamento novo.
alcmartin escreveu: Esse é o cerne da questão, G Loc. Ninguem aqui discute as deficiencias da plataforma SP, hoje. Mas não é essa a proposta e sim formar o nucleo, o potencial humano. Que já é sim qualificado p/operar embarcado, está enganado. Tive oportunidade de conhecer um e muito bom, por sinal. Perderam sim, a qualificação temporariamente, mas isso se retoma.
Ou voce acha que todos os caçadores da FAB estão com os cartoes IFR em dia, sempre?
alcmartin escreveu:Quanto a equipamento novo, três meses de teórico e simulador. 10 h no pratico tá solo em terra. Operação embarcada exige os catrapos e salvo engano o povo da MB tem suas marcas mais exigentes que a da propria US Navy, onde se formaram. Mas é claro que a proeficiencia vem c/a experiencia e pratica.
Isso em tempos de paz. Previsão de guerra diminui esses prazos. Taí o nosso momento atual, que não é quente, mas já o suficiente p/movimentar a maquina de compras.
Mas aí não teve coalizao, nenhuma potencia militar nos forneceu ACFT naval, etc. Paciencia!!! A MB terá feito a parte dela. Se o governo não forneceu $, o pessoal ela tinha..
alcmartin escreveu: E cuidado c/a historia do cobertor curto...Mesmo que o carater do conflito seja naval, continua a defesa aerea do pais. Lembra que nas Malvinas, bastou a Inglaterra começar a mandar Vulcan que os MIII sumiram p/a defesa do continente?
alcmartin escreveu: Entenda, ninguem éstá defendendo o SP como a ultima palavra de defesa, mas sim do DIREITO da MB de se preparar p/o futuro c/esse tipo de sistema de armas. A FAB não tem seus estudos no CTA, ITA de tecnologia Stealth? E aí, vamos construir??? Não continuamos com as atividades espaciais, a despeito de todas as limitações do VLS?
alcmartin escreveu: É legal ler, se instruir sobre o assunto, mas tenha sempre em mente que a pratica envolve muita coisa, G Loc... pensa só o que é um profissional como o Walter, ficar lá, debaixo de 50, 100m de agua, dentro de um tubo de aço, escutando as emissões de um navio ou submarino estrangeiro. Isso anos e anos.... Assim como do Marino, num patrulha num rio da amazonia, a quantidade de coisas que esses homens passam e veem em suas carreiras. Não é pouca coisa...
Acabei de ler o tópico sobre estratégia todo. Não vi nada falando que o NAe era o melhor meio para dissuasão, projeção, CAM e negação.
G-LOC escreveu:alcmartin escreveu:G Loc, boa tarde!alcmartin escreveu: É legal ler, se instruir sobre o assunto, mas tenha sempre em mente que a pratica envolve muita coisa, G Loc... pensa só o que é um profissional como o Walter, ficar lá, debaixo de 50, 100m de agua, dentro de um tubo de aço, escutando as emissões de um navio ou submarino estrangeiro. Isso anos e anos.... Assim como do Marino, num patrulha num rio da amazonia, a quantidade de coisas que esses homens passam e veem em suas carreiras. Não é pouca coisa...
=====> Na minha área de trabalho eu estudo o assunto e sei se estou falando com quem entende do assunto. O que eu entendo sobre estratégia naval eu apenas li e mesmo assim eu vejo muita incoerencia.
G-LOC
G-LOC escreveu:alcmartin escreveu:G Loc, boa tarde!
Não é em situação normal. Como nos dias de hoje. mas voce realmente acha que a MB, ou a FAb não tem os estudos sobre os vetores pronto? A demora em compras é sempre devido a OUTROS fatores, não os tecnicos. Só como exemplo, mais uma vez, Malvinas, pilotos da marinha argentina vieram ao Brasil, se qualificaram e estavam em combate com os P95 em um mês. Porque tinham a QUALIFICAÇÂO, o país tinha o potencial humano
====> Eram ex pilotos de Neptune e eram só dois P-95. É bem diferente de ter um esquadrão de caça moderno operacional. Em combate aére existe uma regra onde um piloto bom vence um piloto ruim mesmo em uma aeronave inferior.
G-LOC
=====> Qualificação para operar embarcado é uma coisa. Realizar missões táticas é outra.
Marino escreveu:G-LOC, notou que está discutindo com todo mundo?
Será que todos estão errados e só vc certo?
Não é hora de se tocar um pouco não?
Marino escreveu:Você quer uma receita de bolo, ou quer estudar e interpretar?
Se quer uma receita, leia aqui:
http://www.receitasdebolos.com.br/
Se não quer, leia a bibliografia e autores que lhe sugeri.
Marino escreveu:Em outro post vc falou que sua qualificação era ler sobre o assunto.
Pois é. Eu e o Alcmartin VIVEMOS o assunto.
Tambem o Walter, e outros.
O Padilha, a quem agrediu sem motivo, tem mais esperiência prática, embarcando, participando de operações, do que vc pode esperar ter em todas as suas leituras.
cicloneprojekt escreveu: Vc vê muita incoerência à respeito pq simplesmente não dá(e eu já vivi várias situações dessas aqui no Forum "Navais" justamente por não se poder, ou dever falar sobre tudo que se sabe. Por motivos óbvios. Por ser da área já percebi que no debate entre o Marino e vc, o Marino deixou de falar vários detalhes que só quem esteve na MB saberia, e que desmontaria de pronto suas afirmações.
Naturalmente ele não falou(e nem poderia) por força de retrições qto. a circulação de informações que existem em todas as organizações.
cicloneprojekt escreveu: Participei de exercícios inclusive com a Navy, no momentoexato em que esta incorporava equipamentos de ponta, como no READEX 78 com um dos primeiros CTs da classe SPRUANCE a entrar em serviço, e ainda sim não fomos "pegos" por um sonar de ponta o SQS-26 (...)
cicloneprojekt escreveu: Não acredite em tudo o que lê. Existe uma tremenda teoria acerca da guerra naval. Mas muito do que está escrito oufaz parte de jogos decomputador ou do enredo defilmes e revistas, simplesmente não se sustenta mais de meio segundo em uma situação real.
alcmartin escreveu: Melhor nào estender a discussão, G Lock.
Está parecendo que quer discutir só por discutir, já que agora foi incoerente. Acabou de dizer que um piloto bom de A4 pode vencer qualquer coisa...
alcmartin escreveu: Para seu conhecimento, G lock, o mais dificil e demorado para qualificação é a formação básica, e não a aplicação em sistemas de armas. Por isso é feito nas proprias unidades de combate, aqui e no mundo todo. Voce sabe quanto dura um "Top Gun", uma "Red Flag"? 15, 20 dias...bem inferior a um CFOAV ou equivalente, não?
alcmartin escreveu: Meu conhecimento de guerra naval e terrestre é como o seu, através de leitura. Já em instrução aérea são 12 anos, 3000h de voo, das minhas 5000, só de instrucão e 4 anos como examinador DAC/ANAC. Vôo aviões de 500kg a 77ton.
Sinceramente, acho pouco. Tenho muito a aprender.
Mas eu respeito um outro mandamento fundamental da guerra aérea:
JAMAIS COMBATA UM INIMIGO NA ARENA FAVORAVEL A ELE.
Esse é um toque...cumprimentar, perguntar, trocar informações. A não ser que ache que sabe tudo...Pode-se discutir ideias, mas no intento de aprender e partilhar. Não é o que fala (que aliás, tem muita coisa boa), mas como fala, fechado, sem escutar.
glauberprestes escreveu:G-LOC, conselhos de quem tá vendo a "discussão" de fora:
1-Para, respira, e lembra que tem gente que sabe tão bem do que tá falando, que inclusive é paga pelo governo pra por isso em prática.
=====> Eu conheci muita gente assim no exército. Em missão de campo eu dormia e comia até com oficiais generais e ouvia muitas conversas. As fezes era pessoal da FAB e do CFN. Aprendi que não é grande coisa assim não. Isso não vai me intimidar.
2-Você está discutindo por discutir? Pelo prazer da discussão?? procure uma dessas: http://www.youtube.com/watch?v=ppK6sxz6epk E não leve tão a sério. Uma discussão só tem sentido quando tem sentido. Não vejo mais sentido na discussão que você está tentando manter.
=====> Não sou eu que está fugindo do tópico.
3-De uma olhada http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=8498
E veja que se da maneira que isso está se desenrrolando, a sua conduta poderá em breve se tornar passível de advertência.