PRick escreveu:Immortal Horgh escreveu:PRick escreveu:Immortal Horgh escreveu:born escreveu:glauberprestes escreveu:born escreveu:glauberprestes escreveu:born escreveu:Finalmente, chegou a vez dos iluminados Typhoon, essa sim é uma ótima escoha.
Caça da semana???
Os chineses já foram "caça da semana"??
E o Mig-29/35?
Glauber, todo quer tipo de caça já foi o vencedor da semana, até o PAK russo, só faltou o F-22. Pelo menos o Typhoon tem mais coerência e, por que, não se torne realidade??????
Acho que deva ser o valor da unidade que proibe o typhoon.
Mas é, praticamente, o mesmo preço do Rafale.
Com um detalhe: hoje o Typhoon é uma plataforma um pouco mais completa dentro do que a FAB precisa.
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Eu diria que é o posto. O Typhoon possui menos flexibilidade que o Rafale, sensores piores e não tem uma versão naval. E ainda é mais caro.
Não dispõe hoje de um míssil BRV AHR europeu, vamos ficar na dependência do AIM-120. O Iris-T ainda não está integrado, e ele não é superior ao Micar IR, pelo contrário. Tem o míssil IR de UK, que é da mesmo classe do AIM-9X, todos com um alcance menor que o MICA IR.
O radar do Typhoon é inferior ao RBE, por sinal, o radar mais avançado em uso na Europa para caças, mesmo sendo PESA, ele é LPI. O RBE 2AA será o primeiro radar AESA da Europa, e o Rada do Typhoon AESA só ficará pronto depois, usando parte da tecnologia do RBE, porém jamais poderá alcançar ele, porque é uma versão de do radar dos Sea Harrier II.
O OSF(Rafale) também parace ser um sistema passivo superior ao Pirate(Typhoon). O mesmo vale para o Spectra.
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Prick, o Captor é superior ao RBE, o Typhoon é mais interceptador que o Rafale, o Typhoon tem capacidade supercruise... tudo bem que você goste dos equipamentos franceses, mas também não dá para ficar querendo cobrir o sol com peneira. Não estou dizendo que o Rafale é um avião ruim, muito pelo contrário, só que à meu ver o Typhoon atende mais ao que a FAB precisa hoje.
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Não, o Captor é inferior ao RBE, é um radar baseado no radar do Sea Harrier II, o RBE é um novo radar. Alguns dos desenvolvimentos do RBE AESA, vão servir para o CAESAR(o Captor AESA). Afinal, quem está desenvolvendo os 02 radares é a Thales, que ainda é sediada na França. Eu diria que o Rafale é mais multifuncional que o Typhoon, é isto que a FAB quer, não é. O Rafale também faz supercruser. Se o Typhoon pode ser considerado um pouco melhor para superidade aérea, o Rafale ganha no resto. Os mísseis Meteor´s serão os mesmos. O que define para mim a escolha do Rafale, é possuir uma versão naval.
O Rafale ainda tem mais autonomia e um RCS menor.
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Prick, e que tal investigar um bocadinho antes de fazer afirmações?
Essa sua teoria de que o RB2 é mais "novo" e que é um radar "novo" tem que se lhe diga (por acaso está errado nas duas, tal como o desenvolvimento do CAPTOR foi baseado no Blue Vixen, o do RBE2 foi no do Thomson-CFS Antelope 5, tenho uma quantidade enorme de artigos Franceses do final dos anos 80, da AIR&SPACE a falar do assunto) e a ideia que a THALES está a desenvolver o CAESAR, idem...
O RBE2 tem um alcance de detecção ar-ar inferior ao do velhinho GEC Blue Vixen e é pelos menos inferior 40% a 50% ao do CAPTOR...
Quem está a desenvolver o CAESAR é a Euroradar e não a THALES, por curiosidade a antena AESA do CAESAR é da SELEX e não da THALES, o "Backend" também é da Selex. A Euroradar é constituida pela Selex, pela EADS e pela Indra (no inicio eram a GEC Marconi, DASA, INISEL, FIAR)...
Que história é essa da THALES? A THALES nem um parafuso tem no CAPTOR ou no CAESAR...
Se está a falar do AMSAR, então falhou completamente o tiro.
Quanto ao RCS dos dois aparelhos você não tem nenhumas condições de afirmar o que disse, ABSOLUTAMENTE nenhumas... É completamente impossivel saber-se o RCS dos dois aparelhos (e os ângulos de medição, probabilidade de detecção, largura de banda das ondas, etc, etc, etc) com o que está disponível, ou seja sem levar carimbo "top secret".
A Dassault diz que é o seu avião, a Eurofighter o seu, e a RAF jura pés juntos que o "PHOON" tem um RCS inferior a qualquer caça com a excepção do F22... Ena, em quem é que eu acredito? Tem ai algum documento com "carimbo vermelho" em que apareçam uns gráficos giros com todos os elementos que eu mencionei anteriormente? Não...
O máximo que se pode dizer sobre o RCS dos dois aviões é que utilizam tecnologias e soluções semelhantes de forma a diminuir o retorno de ondas radar, especialmente na parte frontal dos aparelhos.
E só espero que não me venham com os nºs do Toan outra vez...