TAP adquire 12 A-350 XWB e 5 A-330

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55254
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2751 vezes
Agradeceram: 2433 vezes

TAP adquire 12 A-350 XWB e 5 A-330

#1 Mensagem por P44 » Qua Nov 28, 2007 1:00 pm

2007-11-27 13:15

Aviação

TAP vai comprar 20 novos aviões à Airbus


O presidente da transportadora admite que a renovação da frota área nacional é uma mais-valia para a privatização da empresa.

[ Última actualização às 13:15 do dia 27/11/2007 ]

A TAP vai comprar mais 20 novos aviões à construtora Airbus, além dos cinco A 330 que já estavam encomendados.

O presidente da transportadora aérea admite que esta é uma mais-valia para a privatização da empresa, que poderá alargar o mercado a novas rotas, como o extremo oriente.

A empresa fechou contrato com a Airbus para a aquisição de 12 A 350 e mais oito A 320. Em aberto ficou ainda a opção de comprar mais três aviões. O valor do negócio não é revelado mas, a preços de mercado, este cabaz de compras vale 2 500 milhões de euros.

Os aviões têm prazo de entrega até 2017. O reforço da frota foi feito a pensar já na privatização.

Depois de ter fechado negócio com a Airbus, a TAP não veio de mãos a abanar. No regresso a Portugal a empresa trouxe o primeiro avião do pacote. Um A 330 é o primeiro de fábrica a integrar a frota da companhia aérea. Com capacidade para 268 passageiros, este avião vai começar a voar já em Dezembro nas rotas de longo curso.




TVI


TAP recebeu ontem 1º Airbus A330-200 de fábrica

TAP recebeu ontem 1º Airbus A330-200 de fábrica: novo avião já está em Lisboa
O primeiro Airbus A 330-200, de um total de 5 que a companhia receberá até meados de 2008, foi ontem entregue à TAP em Toulouse, nas instalações da Airbus. O primeiro voo oficial do novo avião será efectuado a 5 de Dezembro e terá como destino Recife. Mas o aparelho já voou ontem directamente de Toulouse para Lisboa, onde chegou ao final da tarde com algumas dezenas de convidados.
A preço de catálogo, cada um destes aparelhos representa um investimento de 108 milhões de euros, aproximadamente. Mas tal como frisou há dois anos quando a TAP assinou o contrato de aquisição dos novos aviões, Fernando Pinto tornou ontem a garantir que “a TAP não pagou o preço de catálogo”, apesar de o montante realmente pago continuar a estar no segredo dos deuses.
Cabina mais confortável e maior economia de combustível são duas das características dos novos A330-200, com que a TAP passará a operar em várias rotas de longo curso, nomeadamente para o nordeste brasileiro, o que elevará a capacidade da companhia para estes destinos, uma vez que os novos aviões se destinam a substituir os A 310 com que a companhia se encontra a operar e que têm capacidade para 200 passageiros.
Com capacidade para um total de 268 passageiros, sendo 24 em classe Top Executive e os restantes em Económica, o A 330-200 foi ontem considerado do Fernando Pinto, CEO da TAP, um garante de conforto e qualidade. Se estas características serão facilmente sentidas pelos passageiros ao nível da cabina, onde as diferenças são muitas e notórias, estes não sentirão algo que é muito importante para a companhia: a economia em termos de combustível, já que os novos aparelhos vão permitir ganhos superiores a 25% no consumo de combustível.
Baptizado com o nome do navegador que descobriu a Madeira, João Gonçalves Zarco, o A330-200 vindo directamente do fabricante não ficará muito tempo sozinho. Em Fevereiro de 2008 chegarão mais dois, também directamente da Airbus, em Abril chegará o quarto e em Junho o quinto e último, de acordo com o calendário ontem divulgado. Nessa altura, a TAP passará a operar com 12 aviões deste tipo, uma vez que, entre o ano passado e este ano, tinha adquirido sete destes aparelhos, sendo que estes, no entanto, não foram entregas directas do fabricante, mas sim adquiridos no mercado de usados e pertencendo a um modelo mais antigo.
Para além do nordeste brasileiro, os A330-200 de fábrica, dotados de uma maior autonomia, poderão também operar nas rotas de São Paulo, Luanda, Maputo e Joanesburgo que até aqui apenas eram servidas pelos A 340.
Conforto e alta tecnologia são dois conceitos fundamentais nos novos A330-200, equipados com cadeiras Recaro que representam uma revolução ao nível do “design” e do desenvolvimento tecnológico, equipadas com comandos digitais e ecrãs individuais de vídeo nas suas costas, mesmo em classe económica. Compartimentos de arrumação extra, apoios de braço rebatíveis, luz individual, tomada para computador portátil e vários posicionamentos possíveis, são outras características.
Novidade é também o sistema de entretenimento a bordo da Panasonic (eX2) dotado de um menu interactivo que permite ao passageiro escolher entre 20 filmes, vários canais de música e também aceder a jogos de consola – um serviço que apenas é oferecido por mais duas companhias aéreas europeias.
Os 5 A330-200 irão manter-se na frota da TAP até 2014, ano em que se iniciará a sua substituição pelos novos A 350 para os quais a TAP assinou ontem contrato firme, com opção para mais 3. Nessa altura, como está estipulado, a Airbus assegurará a retoma dos A 330.


27/11/2007


A-330-200
Imagem

A-350 XWB
Imagem

TAP to acquire up to 15 A350XWBs and eight additional A320s
26 November 2007


TAP Portugal has signed a firm contract for 12 A350XWBs, plus three options, and a letter of intent for an additional eight A320 Family aircraft. The Lisbon based airline herewith converts its initial order for the A350, placed in December 2005, into the new A350XWB, and has, simultaneously, increased the number of aircraft ordered, from 10 to 12. At the same time TAP is taking delivery of its first directly owned A330-200.

In announcing the transaction, TAP's Chief Executive Officer, Fernando Pinto, said: "We have thoroughly re-evaluated our initial A350 order and the result clearly demonstrated that the XWB is the winner in all areas. This aircraft will meet TAP's requirements to cater for passenger traffic growth across the Atlantic and our plans to serve further destinations. The A350XWB offers outstanding passenger comfort thanks to its wider cabin, and unmatched operating costs, fuel consumption and environmental friendliness. The further additional A320s is a natural choice for our expansion plans, as the A320s perfectly fit our need for efficient single aisle aircraft offering the best possible comfort for our passengers".

"We are particularly honoured by this renewed mark of confidence from TAP, one of Europe's major airlines. This order is also a further endorsement of the new A350XWB programme. "Airbus Chief Operating Officer Customers, John Leahy said. "I am confident the A350XWB will deliver on its promises and that it will be the right aircraft to accompany TAP's future growth strategy, together with our market leading A320 Family aircraft."

TAP currently operates a fleet of 51 Airbus aircraft, including 17 A319s, 15 A320s, three A321s, four A340-300s, five A310-300s and seven A330-200s, and is Airbus' largest customer in Portugal. The A350XWBs will in time replace the A340-300 and A330-200 fleet, and support TAP's network expansion.

The A350XWB (extra wide-body) is Airbus' response to market demand for a medium capacity long range wide-body family available in three basic passenger versions, the A350-800 which can fly 270 passengers, the A350-900 seating 314, and the A350-1000 which is designed for 350.

The A350XWB will benefit from the widest fuselage in its category, offering unprecedented levels of comfort in this market segment. It will also offer the lowest operating costs and lowest seat mile cost of any aircraft in that category. The Family is designed to confront the challenges of high fuel prices, rising passenger expectations, and environmental concerns in that market segment.

With TAP's order, total firm orders for the A350 XWB programme stand at 288 aircraft.

Airbus is an EADS company.

Note to editors
TAP Portugal is the Portuguese leading airline, member of Star Alliance since March 14, 2005, the same day on which the company also celebrated its 60th anniversary. Its hub in Lisbon is a key European gateway at the crossroads of Africa, North & South America, where TAP stands out as the leading carrier in operation to Brazil, with 60 frequencies a week. Currently, TAP network comprises 57 destinations in 25 countries worldwide. TAP operates over 1,600 weekly flights in average on a modern fleet of 51 Airbus aircraft, to which add some more 16 aircraft servicing PGA, recently acquired. Globally, the Company's current fleet now comprises 67 aircraft. Pursuing its customer focused orientation, TAP continuously invests in innovation and new technologies, whose potentialities add to deliver safe, reliable and upgraded product & services tailored to meet customers' expectations.

http://www.airbus.com/en/presscentre/pr ... b_tap.html




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Al Zarqawi
Sênior
Sênior
Mensagens: 1828
Registrado em: Ter Jul 03, 2007 8:07 pm
Localização: Rio de Janeiro

#2 Mensagem por Al Zarqawi » Dom Jan 06, 2008 9:14 pm

A TAP,irá ser privatizada :?: :?: :?: :shock: :shock:
Já existem potenciais compradores :?:

Abraços,




Al Zarqawi - O Dragão!

"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
Imagem
Responder