Epoca "Na fronteira com as FARC"+"Porta abert

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#61 Mensagem por Guerra » Sex Jan 04, 2008 10:11 pm

vilmarmoccelin escreveu:O problema é que o povo (incluindo aí eu) não tem nem idéia de como é a vida em um PEF e ficam dando pitaco. Daqui a pouco vai aparecer gente metendo o pau quando os militares matam os pobres e indefesos bichos da floresta.

.

olha vilmar, se algum dia vc for comandar um PEF, te prepara. Não é facil manter aquela "homarada" na linha no meio daquele inferno. É missão para dar a louco.
Servir num pelotão desse é acordar duas da manha para separar briga de terçado em alojamento. É passar uma manha levando paulada separando briga de indio. É chegar na sua cozinha e encontrar um indio mexendo na sua dispensa. É ficar uma semana na selva e ao voltar encontrar sua esposa trancada em casa porque ela esta sendo ameaçada por não dar um sabonete para uma india.

Agora, vamos ser sinceros, como se não bastasse o salário totalmente defasado dos militares ainda vemos a operacionalidade das FFAA caírem dia após dia. Desanima completamente pensar em passar 4 anos na AMAN "ganhando negativo" (lá se gasta mais do que se ganha), e depois chegar em um Esquadrão ou Regimento qualquer por aí e achar os blindados todos baixados, com pouco combustível, sem munição etc..

Quem tem salario defasado no EB são os oficiais. A questão dos praças não é mais de defasagem de salario é da defasagem da profissão. E o problema é que a profissão ficou parada no tempo, mas a maioria não ficou sentado esperando.

Para você ter uma ideia tem cara da minha turma na policia federal, tem cara da minha turma que é promotor. O zero-um do meu turno de CAS é coordenador do curso de administração de uma faculdade em Curitiba.

É isso que eu estou a 20 posts tentando explicar aqui no forum.
Não adianta o pessoal argumentar que o salario dos militares é maior que a maioria da população. Não adianta dizer que o militar (no caso o sgt) só tem 1º grau, e seu salario é mais que justo. Porque, opiniões são validas aqui no forum, mas o que vale a opinião de cada profissional.

Quanto vale um militar com um curso de formação, de especialização e de aperfeiçoamento?

Aqui alguém já disse que o prato de comida que o militar come no quartel é uma vantagem da profissão, e já teve gente defendo um aumento de 100%. Mas o que vai contar no final é a opinião de cada profissional.

E quando abre uma vaga, não é como numa empresa. Se o EB colocar no jornal que precisa de um 1º Sgt ou de um capitão e que aceita qualquer um para preencher a vaga. Realmente, a maioria da população brasileira vai se candidatar a vaga. De cortador de cana a engenheiro incompetente vai aparecer de tudo. Mas se o EB colocar no jornal que o candidato a vaga precisa ter um curso de formação, de especialização e aperfeiçoamento, só vai conseguir gente assim na PF, dando aula em faculdade, ou algum microempresário por esse Brasil.
Tem tb a opção de formar, especializar e aperfeiçoar novamente, mas isso leva no minino 15 anos.

Sd volcom
Avançado
Avançado

#62 Mensagem por Sd volcom » Sáb Jan 05, 2008 1:11 am

SGT GUERRA escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:O problema é que o povo (incluindo aí eu) não tem nem idéia de como é a vida em um PEF e ficam dando pitaco. Daqui a pouco vai aparecer gente metendo o pau quando os militares matam os pobres e indefesos bichos da floresta.

.

olha vilmar, se algum dia vc for comandar um PEF, te prepara. Não é facil manter aquela "homarada" na linha no meio daquele inferno. É missão para dar a louco.
Servir num pelotão desse é acordar duas da manha para separar briga de terçado em alojamento. É passar uma manha levando paulada separando briga de indio. É chegar na sua cozinha e encontrar um indio mexendo na sua dispensa. É ficar uma semana na selva e ao voltar encontrar sua esposa trancada em casa porque ela esta sendo ameaçada por não dar um sabonete para uma india.

Agora, vamos ser sinceros, como se não bastasse o salário totalmente defasado dos militares ainda vemos a operacionalidade das FFAA caírem dia após dia. Desanima completamente pensar em passar 4 anos na AMAN "ganhando negativo" (lá se gasta mais do que se ganha), e depois chegar em um Esquadrão ou Regimento qualquer por aí e achar os blindados todos baixados, com pouco combustível, sem munição etc..

Quem tem salario defasado no EB são os oficiais. A questão dos praças não é mais de defasagem de salario é da defasagem da profissão. E o problema é que a profissão ficou parada no tempo, mas a maioria não ficou sentado esperando.

Para você ter uma ideia tem cara da minha turma na policia federal, tem cara da minha turma que é promotor. O zero-um do meu turno de CAS é coordenador do curso de administração de uma faculdade em Curitiba.

É isso que eu estou a 20 posts tentando explicar aqui no forum.
Não adianta o pessoal argumentar que o salario dos militares é maior que a maioria da população. Não adianta dizer que o militar (no caso o sgt) só tem 1º grau, e seu salario é mais que justo. Porque, opiniões são validas aqui no forum, mas o que vale a opinião de cada profissional.

Quanto vale um militar com um curso de formação, de especialização e de aperfeiçoamento?

Aqui alguém já disse que o prato de comida que o militar come no quartel é uma vantagem da profissão, e já teve gente defendo um aumento de 100%. Mas o que vai contar no final é a opinião de cada profissional.

E quando abre uma vaga, não é como numa empresa. Se o EB colocar no jornal que precisa de um 1º Sgt ou de um capitão e que aceita qualquer um para preencher a vaga. Realmente, a maioria da população brasileira vai se candidatar a vaga. De cortador de cana a engenheiro incompetente vai aparecer de tudo. Mas se o EB colocar no jornal que o candidato a vaga precisa ter um curso de formação, de especialização e aperfeiçoamento, só vai conseguir gente assim na PF, dando aula em faculdade, ou algum microempresário por esse Brasil.
Tem tb a opção de formar, especializar e aperfeiçoar novamente, mas isso leva no minino 15 anos.

Guerra oque você que explicar, é muito dificil para quem nunca entrou numa pratica ou vivencia. Mas se pegar as pessoas que "falam" e jogar num PEF putz... Não dura 2 horas dependendo do tempero!

Guerra se puder respoder, você esta de serviço em qual OM?

Vlws Abraços

sri_canesh
Intermediário
Intermediário

#63 Mensagem por sri_canesh » Sáb Jan 05, 2008 7:13 am

Edu Lopes escreveu:Edson, você não acha que as situações são diferentes? Atirar em um animal que oferece perigo, principalmente para as crianças, é a coisa certa a ser feita. Parabéns. Agora, praticar tiro ao alvo com cachorros é totalmente diferente. É covardia mesmo. Nada justifica uma barbaridade dessas. E não é porque são índios não, qualquer pessoa com um instinto desse não merece respeito.
[]s.

Engraçado, para um cara que se diz tão protetor dos animais, fica estranho que ele acredite nessa lorota de pitbull comedor de criancinhas.
No mínimo, mostra como é influenciável pela mídia.
Por acaso você é vegetariano? Se não for, não tem propriedade em criticar com tanta veêmencia os militares pois você também participa de uma forma de genocídio animal.

Cássio R. Es_kelsen
sri_canesh
Intermediário
Intermediário

#64 Mensagem por sri_canesh » Sáb Jan 05, 2008 7:21 am

Jin Jones escreveu:Para quem reclama do soldo.
Um cabo com uma renda R$ 1300,00, considero um salário digno e justo, p/ a função q. exerce.
Tem engenheiro formado q.não ganha isso.

Att.
Jin

Essa hipocrisia de dizer que pessoas "formadas" deveriam ganhar melhor do que as não formadas é uma coisa muito irritante.
Trabalho há mais de 10 anos em uma área em que essa conversa mole é frequente. Sou programador não "formado" mas garanto que pela minha experiência/trabalho tenho muito mais competência que qualquer moleque recém saído da faculdade. Mereço ganhar menos por não ser formado?

Cássio R. Es_kelsen
ZeRo4
Sênior
Sênior

#65 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Jan 05, 2008 9:04 am

sri_canesh escreveu:
Jin Jones escreveu:Para quem reclama do soldo.
Um cabo com uma renda R$ 1300,00, considero um salário digno e justo, p/ a função q. exerce.
Tem engenheiro formado q.não ganha isso.

Att.
Jin

Essa hipocrisia de dizer que pessoas "formadas" deveriam ganhar melhor do que as não formadas é uma coisa muito irritante.
Trabalho há mais de 10 anos em uma área em que essa conversa mole é frequente. Sou programador não "formado" mas garanto que pela minha experiência/trabalho tenho muito mais competência que qualquer moleque recém saído da faculdade. Mereço ganhar menos por não ser formado?

É por isso que o Brasil não vai pra frente... realmente o que conta é a mão na massa, a produtividade do empregado! concordo plenamente com você.

Já nos casos dos militares, eu penso que de certa forma a situação é um tanto diferente, mas penso que deveriam ganhar mais sim... ter um melhor preparo enfim!

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#66 Mensagem por Marino » Sáb Jan 05, 2008 10:55 am

Da resenha do EB de hoje:
Email enviado pelo Comandante Militar da Amazônia ao jornalista Rodrigo Rangel, da Revista Época

Prezado Rodrigo

Gostaria de levar a sua consideração alguns aspectos que meus subordinados me trouxeram. Na verdade, a reportagem da Época deixou nossos militares de QUERARI, PACARAIMA, e de toda a fronteira, bastante tristes. Eles se sentiram injustiçados e traídos por alguém a quem abriram as portas e o coração. Ficou parecendo que por ali nada funciona e que todo o enorme sacrifício que fazem para guarnecer nossas imensas fronteiras restringem-se a uma "quase parceria consentida" com o ilícito e a uma inexplicável falta de ação. Isso, você sabe, não acontece. Apesar de todas as dificuldades, eles vibram com a missão que o país lhes confiou.

Outro ponto: posso lhe garantir que não há qualquer temor em relação às FARC e o incidente de 1991 teve pronta resposta, com resultado totalmente favorável a nós. As ações da FARC em território brasileiro são camufladas, pacíficas, até porque mascaradas e executadas por cidadãos colombianos não identificados como guerrilheiros.

Ressaltei, diversas vezes, sem qualquer ufanismo, que possuímos os melhores combatentes de selva do mundo, fato reconhecido por todos os países que já fizeram passar pelo CIGS, oficiais e sargentos em busca de conhecimentos atualizados sobre a doutrina do combate na selva.

Mais um aspecto: soldados engravidam índias menores de idade, sem qualquer traço de crime. Eles são da mesma etnia, convivem desde que nasceram, na mesma maloca, e esse tipo de união faz parte da cultura indígena.

Gostaria de dividir com você essas preocupações, uma vez que somos todos brasileiros e não queremos cultivar, nem o otimismo irresponsável, nem o catastrofismo gratuito.

Um cordial abraço.

Comandante Militar da Amazônia

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#67 Mensagem por joao fernando » Sáb Jan 05, 2008 11:32 am

Eu não sei quanto a vcs, mas se eu fosse um soldado e desse de cara com a indiarada que fica na fronteira, ia me borrar todo. Uma coisa é um soldado igual a mim, outra coisa é um camarada que nasceu, cresceu, vive e sempre vai viver lá no meio da floresta.

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#68 Mensagem por MaRkYnHu » Sáb Jan 05, 2008 12:25 pm

As FARC sempre fora um risco para o Brasil. Nossos pelotoes estao desatualizados. O EB so foi valorizado quando presidentes do pais eram militares. Esse Lula em vez de comprar armamentos para defender o Brasil, fica roubando, construindo casas petistas com dinheiro do mensalao como o caso no RS. O Brasil possui muita agua, paises nos invejam por isso, precisamos estar com equipamentos de ultima geraçao. Mais homens e muitaaaaaaaa verba para o EB... Nao sei se e´ em todo o pais mas em meu estado "MT", nenhum soldado mora mais no quartel. O EB nem chama pra servir pessoas de cidades sem quartel aqui no MT. O EB precisa de verbas, o Governo nao esta vendo isso.. ou melhor faz VISTA GROSSA.

chegaaaaaaaa

[OPNIAO PARTICULAR]

"Ombro a ombro marcharemos, para conquistarmos nosso ideal. (Cançao EsPCEx)"
Rumo a EsPCEx...
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#69 Mensagem por MaRkYnHu » Sáb Jan 05, 2008 12:42 pm

joao fernando escreveu:Eu não sei quanto a vcs, mas se eu fosse um soldado e desse de cara com a indiarada que fica na fronteira, ia me borrar todo. Uma coisa é um soldado igual a mim, outra coisa é um camarada que nasceu, cresceu, vive e sempre vai viver lá no meio da floresta.

Nao e´ pra tanto ne´.... Meu pai tem uma empresa aqui no MT, e os indios compravam aqui. Eles bebiam em uns bares aqui perto e vinham brigar, o negocio deles e´ falar alto. Se voce fala mais alto que eles, eles tremem.... Eu que tenho 15anos ja dei uns empurroes em uns indios aqui, se precisar dou de novo, nao por presunçao digo isso mas para te dizer como sao os indigenas.......

Rumo a EsPCEx...
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#70 Mensagem por MaRkYnHu » Sáb Jan 05, 2008 12:47 pm

Uma vez um indio bebado me ameaçou de morte. Ele pegou um litro de cerveja e queria tacar na minha cabeça. Meu primo pegou um chuchu e colocou de baixo da camiseta e disse que iria dar uns tiros nele, o indio pensou que fosse um revolver. Ele correu na hora, e nao voltou a me encomodar de novo. Da outra vez que encontrei com ele, ficou mansinho abrinho um sorriso de orelha a orelha... kkkkk

Rumo a EsPCEx...
ademir
Sênior
Sênior

#71 Mensagem por ademir » Sáb Jan 05, 2008 1:49 pm

SGT GUERRA escreveu:
ademir escreveu: Uma coisa é matar um pit-bull descontrolado, que pode acabar matando uma criança, outra é praticar tiro com cachorros...porra, qual era a dificuldade em se tirar os vira-latas de la e soltar na rua... maltratar animal é facil, quero ver na hora que eles toparem com soldados de verdade... :roll:

Rapaz, mas essa revistinha atingiu vcs com uma facilidade fora do comum.

A ideia me parece absurda ''praticar tiro ao alvo com cachorro'', mas... como voce mesmo disse, muitas vezes estes animais levam doenças para os quarteis... Bem, eu nunca conheci a realidade de um PEF, então nem posso falar muito...

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#72 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Jan 05, 2008 2:00 pm

Lembro dum quartel que eu morei, em que os soldados praticavam tiro em pombas, com as armas de chumbinho... Tudo devido às doenças que elas traziam...

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#73 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Jan 05, 2008 2:05 pm

SGT GUERRA, e a PF nisso tudo?!

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Guerra
Sênior
Sênior

#74 Mensagem por Guerra » Sáb Jan 05, 2008 6:04 pm

MaRkYnHu escreveu:
Nao e´ pra tanto ne´.... Meu pai tem uma empresa aqui no MT, e os indios compravam aqui. Eles bebiam em uns bares aqui perto e vinham brigar, o negocio deles e´ falar alto. Se voce fala mais alto que eles, eles tremem.... Eu que tenho 15anos ja dei uns empurroes em uns indios aqui, se precisar dou de novo, nao por presunçao digo isso mas para te dizer como sao os indigenas.......

O soldados de origem indigena são tranquilos, mas tem muitos ex-garimpeiros e seguranças de garimpo, esses ai não é bom brincar.

Guerra
Sênior
Sênior

#75 Mensagem por Guerra » Sáb Jan 05, 2008 6:14 pm

ademir escreveu:A ideia me parece absurda ''praticar tiro ao alvo com cachorro'', mas... como voce mesmo disse, muitas vezes estes animais levam doenças para os quarteis... Bem, eu nunca conheci a realidade de um PEF, então nem posso falar muito...

Na região norte, doenças de cachorros é mais comum do que no sul (restante do pais).
Veja essa foto de um cachorro com leish

Imagem

Responder