A-29 escreveu: Guerra,
Não nego que os militares ganhem mal, mas isso não pode nos turvar a visão da realidade. .
Isso não é novidade nenhuma. O Ministro da defesa também acha que nós ganhamos mal, mas também acha que a culpa são das "mordomias" que nós temos. Desculpe, mas isso não me comove. Eu ouço essa frase a quase 20 anos, a ultima vez foi a poucos dias quando o picareta do ministro da defesa disse “não” ao nosso aumento.
O que eu acho engraçado (eu ainda consigo rir dessa história) é que ninguém condiciona o aumento do restante dos funcionarios publicos a perdas de "mordomias".
A PF ganha bem e esta mais bem equipada que o EB, mas ninguém mexeu nas vantagens.
Porque só o aumento dos militares esta relacionado com perda de "mordomias"?
O congresso brasileiro vai aprovar um aumento de 50% para os politicos e não vi ninguém falando em perdas de "vantagens" (para eles é vantagem, para nós é "mordomias")
O que defendo é que a previdência dos militares é um problema sério que vai continuar afetando os orçamentos das forças por muito tempo, inclusive no tocante aos salários dos ativos.
O que vc defende é o mesmo que o governo FHC defendeu por 8 anos.
Essa conversa fiada que os militares só vão ganhar rios de dinheiro quando abrirem mão de suas "mordomias" não é de agora. Isso vem de quando todo o pais acreditava nas promessas faceis do doutor FHC, que no auge dos seu prestigio politico iniciou essa politica de troca de “mordomias dos militares” por “aumentos”.
Nos oito anos que ele aplicou essa politica, apesar de não ter sido divulgado na mídia, houve uma guerra (tira essa palavra revolução pra lá) nos bastidores do EB (na verdade foi nas FAs, mas eu sei dos fatos no EB).
Foi nessa epoca ai, que nós vimos o surgimento da APEB (e de outros sindicatos que fizeram a esquerda brasileira ter um orgasmo multiplo e voltar a sonhar com um exército de lamarcas e carlos prestes), que só agora a pouco meses foi considerada ilegal. Foi nessa epoca que eu vi a maior batalha judicial de praças contra a instituição devido a politica de pessoal do governo, e que esta rolando até hoje nos bastidores. Eu nem vou entrar nos detalhes dessa guerra e nas consequencias, mas quem acompanhou a história dos controladores de voo sabe que aquilo não surgiu da noite para o dia. Foi nessa epoca que eu vi um 2º sgt, numa reunião com sgt do Brasil inteiro, apontar o dedo para o Cmt e acusar os oficiais de puxa-sacos do governo e responsaveis pela situação lastimavel dos praças, e esse sgt ser aplaudido de pé por todos os praças que estavam na sala. E eu vi esse mesmo Cmt responder com palavras tipo: “sacrificio”, “Brasil acima de tudo” e ser vaiado.
Foi graças a politica do Doutor FHC que houve mudanças nos regulamentos que não mudavam desde da decada de 30.
Essa história de o governo ficar com o dinheiro das contribuições dos militares "de sacanagem", sinceramente, é conversa furada, sem ofensas.
Eu não me ofendo. Eu só mandaria vc ir plantar batatas se essas ideias tivessem saido da sua cabeça. Mas vc só esta repetindo a musica que esta tocando desde do inicio do governo FHC, e que esse atual governo aprendeu sem nenhum esforço.
Eu fico ofendido é quando o governo para justificar o fato de não dar aumento aos militares vem com essa picaretagem de que os militares são os unicos resposaveis por sua própria desgraça. Porque o governo, esse sim, tem obrigação de saber que um exército não se faz só com equipamentos.
Se o governo gastasse um pouquinho de seu precioso tempo para tentar entender que um exército é o equipamento, doutrina e o pessoal, talvez (eu digo talvez, só por precaução) o governo finalmente tomaria vergonha na cara e adotaria um politica de pessoal decente e não uma solução facil vendida pelos picaretas que a mais de 30 anos vem desmanchando as FAs.
Eu acho perfeitamente normal que essas ideias tenham um numero enorme de adeptos aqui nesse forum. Pois aqui no DB, a culpa de não termos fotos de equipamentos de ultima geração para postarmos nos foruns de defesa internacionais e toda dos militares brasileiros.
Aqui, nós (os militares) somos os acomodados irresponsaveis que negligenciaram a defesa do Brasil. Se não temos equipamentos é porque os militares estão roubando munição, estão ganhando por fora nas transações com equipamentos. E qualquer solução que passe por retirar as “mordomias” dos militares é muito bem vinda e aplicada com a merecida justiça.
Num ambiente assim os picaretas do ministro da defesa e da ministra da fazenda não precisam nem de esforço para ganhar adeptos.
Eu acho facil convencer aqueles que acreditam que o petroleo dos poços que foram descobertos vão se transformar em caças de ultima geração, que é possivel transformar a pensão dos miliatres em blindados de ultima geração. Eu quero ver vc convencer os militares que vc descobriu essa formula inovadora que vai solucionar o problema da defesa e de quebra solucionar o problema de pessoal do EB.
“Claro vcs militares não querem perder suas mordomias”
Errado. Eu torço o nariz para soluções faceis porque eu sou de uma geração de militares que não acredita em promessa facil, principalmente vindo do governo.
A quase 20 anos atrás quando eu cheguei na ESA eu recebi uma farda velha e um coturno cheio de areia do pico da gavião que eu passei a noite limpando e costurando com a promessa que eu iria receber uma farda e coturno novo uma semana depois. Eu nunca recebi o coturno e a tal farda.
Na ESA eu tive instrução teorica do AT-4 e do missel COBRA, porque o instrutor disse que graças a FT 90, era possivel quando eu chegasse na tropa eu já encontrasse esse equipamento. Passado quase vinte anos, o EB ainda não tem um missel anticarro e da pra contar no dedo as unidades que possuem AT-4 (não vou nem mencionar que o EB levou quase 20 anos para desenvolver um similar nacional).
Eu posso dizer que assisti de camorote o desmanche do EB. E quando eu falo em EXÉRCITO BRASILEIRO, eu não estou falando do conceito de “exército” de forum de defesa. Eu não estou falando só do desmanche dos equipamentos, porque esse já esta consolidado. Estou me referindo também ao desmanche da doutrina do nosso exercito, que ainda não consegue aplicar no campo de batalhas inovações tecnologicas que muitos paises vizinhos já dominam, eu estou falando também do desmanche de pessoal. Esse sim me preocupa, porque qualquer paisinho de merda constroi um blindado em um mês, eu quero saber quanto tempo o EB vai levar para “construir” os generais, coroneis, majores e subtenentes e sargentos que estão saindo em massa.
E esse processo de evasão não começou agora. Isso vem de quando todo o pais acreditava nas promessas faceis do doutor FHC.
Pelos links que indiquei pode reparar que o governo arrecada cerca de um bilhão e meio por ano de contribuições dos militares, e gasta algo em torno de 17 bilhões por ano com aposentados e pensionistas
Cara,
se vocês querem acreditar que a unica solução para a defesa do Brasil é acabando com as “mordomias” dos militares, tudo bem. Mas por favor não culpem por dizer que isso é uma grande conversa fiada e uma grande picaretagem do governo.
Não me culpem por não acreditar que a unica solução é essa, quando eu vejo os outros funcionarios publicos com mais privilegios que os militares recebendo aumentos sem perder qualquer beneficios.
Não que eu seja acomodado, mas é muito dificil acreditar que a unica solução para compramos equipamentos e voltarmos a desenvolver um doutrina decente é tirando as “mordomias” dos militares, quando eu vejo a PF recebendo aumento e equipamentos sem ninguém se quer colocar em jogo a eficiencia da instituição.
É muito dificil acreditar que esses tais
17 bilhões que o governo aplica tão mal nas pensões militares
vão ser trasnformados em blindados. E se
17 bilhões é suficiente para resolver todo o problema de defesa do pais, é ainda mais dificil acreditar que
o governo não tenha 17 bilhões para resolve-lo,
sendo que gastou mais que isso com idenizações para vagabundo.
União pagou R$ 2,45 bilhões a anistiados desde 2001
Segundo Comissão de Anistia, indenizações devem superar R$ 4 bi
Não queiram me convencer que eu vou ganhar um salario decente, porque em 20 anos escutei essa conversa um milhão de vezes.
Não existe promessa ou golpe que já não tenham me aplicado.
Se querem acreditar que os militares vão ganhar rios de dinheiro, tudo bem, só não venham chorar as pitangas quando o ultimo e derradeiro elemento (pessoal) que forma o EB desaparecer.
Agora me diz ai. A PF vai ter aumento em janeiro, o que eles precisaram fazer para ganhar aumento. Quais foram os "privilegios" que eles abriram mão?
Não, obrigado. A solução do restante do funcionalismo publico eu dispenso. Eu vou ficar aqui levando a culpa por vocês não terem fotos de equipamentos decentes para postarem nos foruns internacionais e vendendo salgadinho nas horas de folga.