Nova Aquisição EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

#271 Mensagem por joao fernando » Qui Jan 03, 2008 5:57 pm

É Tulio e a Agrale fica ai pros seus lados... :evil:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#272 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jan 03, 2008 6:01 pm

Não é bem assim não.

Alguns engenheiros ex-Engesa pegaram os projetos da massa falida da empresa, entre eles o EE-4, e viram seu potencial. Do EE-4 surgiu o Marruá, que possui muito mais modificações do que o "motor pra passar nos teste de poluição" ( :? ). Esse projeto (Marruá) foi então comprado pela Agrale que se interessou pelo seu potencial. A Agrale investiu na linha de produção e está investindo no desenvolvimento das viaturas baseadas no Marruá inicial. Entre elas a versão extendida, ambulância, etc. Versões civis para bombeiros, para a Polícia de MG, entre outras também já estão rodando.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

#273 Mensagem por joao fernando » Qui Jan 03, 2008 8:17 pm

Isso Vinicius! Mas teve o dedo do pessoal que curtia 4x4 de dentro da Agrale. Ja vi um prototipo de Marrua com cabine dupla. Tenho que procurar aqui nas revistas de 4x4 mas nem sei por onde começar...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#274 Mensagem por Dieneces » Qui Jan 03, 2008 8:50 pm

pt escreveu:Não entendi a sua dúvida Tulio.

Olhando para esse Marruá, qualquer pessoa que se lembre do Engesa-4 identifica claramente o veículo.
O Engesa-4 destinava-se a substituir o Jipe Willys quando a Ford do Brasil terminou a produção.

Pelos dados de que disponho as dimensões são basicamente as mesmas, até a grelha frontal é idêntica. A única coisa que realmente não coincide é a mecânica (Não me lembro que motor colocaram no Engesa-4).

Cumprimentos


PS: Ou será que não entendi alguma ironía ?
Apesar da aparência , mecanicamente são bem diferentes , PT . Quanto aos motores o Engesa usava motores GM à gasolina , com 88 cv . O Marruá , um International-MWM diesel-eletrônico de 132 cv .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#275 Mensagem por Dieneces » Qui Jan 03, 2008 8:52 pm

Túlio escreveu:
talharim escreveu:Informações sobre os 2 modelos de caminhões utilizados pelo EB :

Volkwswagen :

site : http://jornal.valeparaibano.com.br/2007/03/25/motor/volks.html

Mercedes-Benz :

site : http://www.saorbats.com.ar/articulos/MB1720A.pdf

Pelo que pude perceber o Volkwswagen é um veículo para todo terreno.O da Mercedes é apenas para condições "normais" de uso.


Tudo lixo estrangeiro, bueno para uso nas estradas véias e esburacadas do Brasil, levando cargas pra lá e pra cá nesse nosso modelo falido de transporte, agora, para TRANSPORTE MILITAR, o caminhão tem que ser MILITAR, desenhado para isso desde o primeiro esboço, mais caro e custoso, mas capaz de agüentar tranco que caminhão-fusca algum nem sonharia em encarar...

E se a Agrale engrenar o Marruá (tudo depende das FFAA e do MD), pode muito que bem gostar da brincadeira e partir para umas revisitas aos conceitos dos véios e saudosos caminhões ENGESA, esses sim, buenos MILICOS, prontos pro que der e vier!!!
Tanto foi assim que ela entrou na concorrência , mas por alguma razão desistiu . Será por que a licitação só falava em construir protótipos e não produzir em série...?




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#276 Mensagem por Dieneces » Qui Jan 03, 2008 8:55 pm

joao fernando escreveu:Ué, o Tulio não sabia que o Marrua é um Engesa com o motor da S10 pra poder passar no teste de poluição? Aconteceu que alguem comprou todo o ferramental da Engesa, nao sei se um executivo da Agrale, e andaram montando os kits que sobraram. Quando acabaram os kits, perceberam que tinha potencial civil e tambem vendas militares, porque o EE4 ja estava homologado...
Não foi bem assim , João . Quem comprou o ferramental do EE-4 foi um outro empresário . O projeto da Columbus e encampado e aperfeiçoado pela Agrale , tendo por base o EE-4 é completamente novo , não uma reprodução do antigo jipe da Engesa.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#277 Mensagem por Dieneces » Qui Jan 03, 2008 8:58 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Não é bem assim não.

Alguns engenheiros ex-Engesa pegaram os projetos da massa falida da empresa, entre eles o EE-4, e viram seu potencial. Do EE-4 surgiu o Marruá, que possui muito mais modificações do que o "motor pra passar nos teste de poluição" ( :? ). Esse projeto (Marruá) foi então comprado pela Agrale que se interessou pelo seu potencial. A Agrale investiu na linha de produção e está investindo no desenvolvimento das viaturas baseadas no Marruá inicial. Entre elas a versão extendida, ambulância, etc. Versões civis para bombeiros, para a Polícia de MG, entre outras também já estão rodando.
Agora que vi teu comentário , Vinícius , o meu ficou redundante . Não vou editar o meu post , no entanto , até para referendar e reforçar o teu...




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

#278 Mensagem por Beronha » Qui Jan 03, 2008 10:53 pm

oS engesa usavam motor do opala 4 cil. fuçei em um já!

quanto aos mwm-international da s10 2.8 diesel - motorzaçooooooo bom , mas prefiriria o cummins da f350 , ao meu ver mesmo peso e mais resistente




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#279 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jan 03, 2008 11:16 pm

Dieneces escreveu:
pt escreveu:Não entendi a sua dúvida Tulio.

Olhando para esse Marruá, qualquer pessoa que se lembre do Engesa-4 identifica claramente o veículo.
O Engesa-4 destinava-se a substituir o Jipe Willys quando a Ford do Brasil terminou a produção.

Pelos dados de que disponho as dimensões são basicamente as mesmas, até a grelha frontal é idêntica. A única coisa que realmente não coincide é a mecânica (Não me lembro que motor colocaram no Engesa-4).

Cumprimentos


PS: Ou será que não entendi alguma ironía ?
Apesar da aparência , mecanicamente são bem diferentes , PT . Quanto aos motores o Engesa usava motores GM à gasolina , com 88 cv . O Marruá , um International-MWM diesel-eletrônico de 132 cv .



O Marruá , um International-MWM diesel-eletrônico de 132 cv
8-] 8-] 8-] 8-] 8-] 8-] :wink: :wink: :wink: :D



Quero um pra eu!!!!




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#280 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jan 03, 2008 11:18 pm

Dieneces escreveu:
Túlio escreveu:
talharim escreveu:Informações sobre os 2 modelos de caminhões utilizados pelo EB :

Volkwswagen :

site : http://jornal.valeparaibano.com.br/2007/03/25/motor/volks.html

Mercedes-Benz :

site : http://www.saorbats.com.ar/articulos/MB1720A.pdf

Pelo que pude perceber o Volkwswagen é um veículo para todo terreno.O da Mercedes é apenas para condições "normais" de uso.


Tudo lixo estrangeiro, bueno para uso nas estradas véias e esburacadas do Brasil, levando cargas pra lá e pra cá nesse nosso modelo falido de transporte, agora, para TRANSPORTE MILITAR, o caminhão tem que ser MILITAR, desenhado para isso desde o primeiro esboço, mais caro e custoso, mas capaz de agüentar tranco que caminhão-fusca algum nem sonharia em encarar...

E se a Agrale engrenar o Marruá (tudo depende das FFAA e do MD), pode muito que bem gostar da brincadeira e partir para umas revisitas aos conceitos dos véios e saudosos caminhões ENGESA, esses sim, buenos MILICOS, prontos pro que der e vier!!!
Tanto foi assim que ela entrou na concorrência , mas por alguma razão desistiu . Será por que a licitação só falava em construir protótipos e não produzir em série...?


Por mim a Mercedes viu que a diferença de qualidade técnica era avassaladora a favor da VW... e então ela retirou o cavalo da chuva.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#281 Mensagem por The Baaz » Qui Jan 03, 2008 11:58 pm

Beronha escreveu:oS engesa usavam motor do opala 4 cil. fuçei em um já!

quanto aos mwm-international da s10 2.8 diesel - motorzaçooooooo bom , mas prefiriria o cummins da f350 , ao meu ver mesmo peso e mais resistente


Mais resistente não digo, MWM é reconhecidamente um motor que aguenta muito tranco, além de que, o cummins é beem mais caro :mrgreen:




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#282 Mensagem por Dieneces » Sex Jan 04, 2008 12:31 am

Engesa EE-12 , início da década de oitenta.Imagem




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#283 Mensagem por Dieneces » Sex Jan 04, 2008 12:36 am

Família Marruá.Imagem




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

#284 Mensagem por Gerson Victorio » Sex Jan 04, 2008 2:18 am

Diecenes,

Não há como negar que o Marruá é uma evolução do EE-12(ou será EE-4?), só um exemplo de comparação, se você pegar o Gol aspirado, geração I, II, III e o da última geração (acho que geração IV, é isso?) verá que são carros bem diferentes, cada um com sua tecnologia à epoca, porém, foram desenvolvimentos a partir de um mesmo conceito, um carro popular(isso nem existia no começo), mas depois que a conceito fez sucesso a família aumentou, vieram as peruas, os utilitários e por aí foi, mas sempre com origem na idéia inicial, eu acredito que se a Engesa ainda existisse, talvez o EE-12(ou EE-4?) também viesse a ser um veículo com família, então a Agrale(com todo o mérito) apostou no Marruá pois viu que projeto básico(Engesa) tinha bons atribudos e potencial de crescimento, a meu ver, pelo menos a carcaça(eu chamo assim, eheh) do Marruá básico me parece ser identica ao veículo Engesa.

Grande abraço

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#285 Mensagem por Dieneces » Sex Jan 04, 2008 2:34 am

GERSON VICTORIO escreveu:Diecenes,

Não há como negar que o Marruá é uma evolução do EE-12(ou será EE-4?), só um exemplo de comparação, se você pegar o Gol aspirado, geração I, II, III e o da última geração (acho que geração IV, é isso?) verá que são carros bem diferentes, cada um com sua tecnologia à epoca, porém, foram desenvolvimentos a partir de um mesmo conceito, um carro popular(isso nem existia no começo), mas depois que a conceito fez sucesso a família aumentou, vieram as peruas, os utilitários e por aí foi, mas sempre com origem na idéia inicial, eu acredito que se a Engesa ainda existisse, talvez o EE-12(ou EE-4?) também viesse a ser um veículo com família, então a Agrale(com todo o mérito) apostou no Marruá pois viu que projeto básico(Engesa) tinha bons atribudos e potencial de crescimento, a meu ver, pelo menos a carcaça(eu chamo assim, eheh) do Marruá básico me parece ser identica ao veículo Engesa.

Grande abraço

Gerson
EE-12 era a versão militar do EE-4 , penso eu ,salvo melhor juízo , Gerson . Quanto ao restante do teu post , lógico que há influência muito grande no projeto da Engesa em relação ao Marruá , é a base do projeto , com citei antes . Mecanicamente e estruturalmente , no entanto , as diferenças são muitas. Grande abraço.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Responder