A.K. for T-7 escreveu:Soultrain e Sintra,
Sei que os colegas Tugas são piadistas e gostam de brincar, mas pelo menos o que eu estou postando aqui não é boato inconseqüente, como vocês levam a crer com seus posts. Na realidade, e já cansei de falar isso, as informações que posto são passadas por Ten-Cel Avs e Cel Avs em funções diretamente ligadas ao processo de análise e seleção de aeronaves, ou ainda de unidades de caça e instrução que tenho a possibilidade de visitar. Tenho este contato graças a familiares que são/foram da FAB e amigos que faço nas missões em que tenho apoio/contato direto com pessoal da FAB. Sempre que entro em contato, gasto muito do meu tempo - e do tempo e paciência deles - com incontáveis questionamentos, para trazer algo de novo para o pessoal do Fórum, que é tão aficcionado quanto eu e certamente gostaria de saber o que se passa. Até agora, vocês podem checar pelo que já se realizou, ainda não dei uma bola fora. É certo que, por vezes, um ou outro faz a SUA INTERPRETAÇÃO do que eu disse, e vem com devaneios ou até apelidos bestas, como "F-35 Fura-Fila" (coisa esta, furar a fila, que nunca disse que iria ocorrer e que, à época da análise da proposta do F-16 B60, estava previsto para após 2018) para desmerecer este trabalho investigativo e de informação que faço por gosto e gratuitamente. Agora, aqui as coisas são como são, já expliquei isso. Tenho certeza que para mim, que estou em contato com estas pessoas, é mais fácl de entender o que se passa do que para vocês, que estão do outro lado da piscina. Agora, só peço que não desmereçam este trabalho que eu faço, jogando-o na vala comum dos boatos sem fundamento ou dos achismos pessoais. Se vocês quiserem uma prova (como pediu o Soultrain), convido-os para virem ao Brasil, Rio de Janeiro, nde posso apresentá-los a um ou dois oficiais que lhes explicarão aquilo que me explicam. Pode ter certeza que eu despenco daqui de Salvador para o Rio, para "provar" isso, de modo a não ser achincalhado de forma desnecessária. Também se vocês assim preferirem, eu paro de postar sobre isso, assim ficamos todos na expectativa, na boataria infundada e nos achismos pessoais até o primeiro semestre do ano que vem. Mas, como sempre digo, nada como dar tempo ao tempo...
OUUUUUUUUCHHH
Beraldi
Antes de mais vou tornar muito claro, se alguma vez escrevi alguma coisa que o atingiu pessoalmente,
PEÇO DESCULPAS...
Não era essa a minha intenção ( e se abusei da piada fácil, algo em que por vezes me excedo, está no direito de me "arrancar as orelhas"
).
Já aqui escrevi anteriormente que não colocava, de forma nenhuma, em duvida as informações que você coloca aqui, e que estas lhe estavam a ser passadas por gente da FAB e tal como não questiono a veracidade destas informações ou a idoneidade dos militares da FAB com quem você conversou. Agora, tenho seriessimas dúvidas acerca de quem, ou o quê, passou essa conversa do "Streak Eagle" na FAB, ou dos F-35 a serem fabricados no Brasil... Fico com ideia de que alguém, ou "algo" anda a contar "histórias da carochinha" para os Militares Brasileiros.
As minhas duvidas sobre o "Streak Eagle" para o Brasil (excelente opção, se vier a tornar-se realidade) são que... tirando o RAPTOR é o caça táctico mais caro de adquirir construido em qualquer País à face do planeta... E a sua manutenção é assustadora, é francamente superior em dinheiro e em Horas/homem de trabalho comparativamente ao "Super Bug" ou os Eurocanards.
Vale o dinheiro, vale o custo de manutenção, MAS não creio que neste momento seja minimamente realista para uma Força Aérea que tem dificuldades em manter um elevado nº de horas de vôo/ano para os seus pilotos a voarem em F-5E e AMX e que recentemente decidiu adquirir 12 caças em segunda mão por 60 milhões de dólares.
O Director da "Boeing F-15 International Programs", Steve Winkler fez uma lista dos Paises com os quais estavam a decorrer negociações/ofertas para a aquisição de novos "Eagles" e o Brasil não constava (os Paises mencionados foram a Arábia Saudita, a Coreia do Sul, o Japão, Singapura e os EUA). A informação encontra-se na ultima Air International, num suplemento especial sobre o "Eagle", a entrevista com o Director da Boeing é do inicio de Novembro, o jornalista é o Britânico Jon Lake.
Da próxima vez que falar com oficiais da FAB pergunte se existe "Budget" para quadruplicar o dinheiro gasto em horas de vôo e manutenção, se a resposta for "não" pode crer que a FAB não vai receber "Eagles" tão depressa.
Pessoalmente, creio bem que no espaço de tempo de, mais ou menos, um ano vamos ver uma oferta no site do "FMS" muito, muito semelhante à que foi feita agora a Marrocos, só que para o Brasil.
Abraços
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...