Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Moderador: Conselho de Moderação
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Caro Zepa
Para mim seria o caminho lógico. O que pode acontecer é a MB não receber recursos para isso. O FX é da FAB e não da MB. Mas seria uma estupidez.
Caro Jin
Quando vc quiser debateremos sobre a necessidade ou não de um PA.
sugiro fazermos isso no tópico apropriado, que criei sobre isso.
Veja aqui:
http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=10155
Sugiro ler primeiro, pois muitas dúvidas podem desaparecer.
Também sugiro ler o artigo de Mestre Orestes no UFJF Defesa.
Forte abraço
Para mim seria o caminho lógico. O que pode acontecer é a MB não receber recursos para isso. O FX é da FAB e não da MB. Mas seria uma estupidez.
Caro Jin
Quando vc quiser debateremos sobre a necessidade ou não de um PA.
sugiro fazermos isso no tópico apropriado, que criei sobre isso.
Veja aqui:
http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=10155
Sugiro ler primeiro, pois muitas dúvidas podem desaparecer.
Também sugiro ler o artigo de Mestre Orestes no UFJF Defesa.
Forte abraço
Marino escreveu:Caro Zepa
Para mim seria o caminho lógico. O que pode acontecer é a MB não receber recursos para isso. O FX é da FAB e não da MB. Mas seria uma estupidez.
Caro Jin
Quando vc quiser debateremos sobre a necessidade ou não de um PA.
sugiro fazermos isso no tópico apropriado, que criei sobre isso.
Veja aqui:
http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=10155
Sugiro ler primeiro, pois muitas dúvidas podem desaparecer.
Também sugiro ler o artigo de Mestre Orestes no UFJF Defesa.
Forte abraço
Ok
Jin
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Immortal Horgh escreveu:born escreveu:Já passou o tempo de modernizar os A4. O ideal para a MB, hoje, são os hornets usados. Não só por que os hornets são mais capazes, mas também, por que a relação custo/beneficio os favorece na longo prazo.
Como futuro caça naval, creio a que a MB vai acabar escolhendo o F-35 igual aos da U. S. Navy com coleira e tudo. E, também, vai sair muito mias barato de operar que os Rafale. Considerando a hipotese de os F-35 ficarem baratinhos como o pessoal de marketing da Lockheed Martin promete.
É claro, que a MB deve ter um novo NAe primeiro, ou pelo menos, iniciar a construção de um.
Acho que a adoção do F-35 vai depender e muito do FX-2, aliás não só uma possível compra do F-35, se os ianques vencerem a disputa, a possibilidade do F-18 aumenta e se os franceses vencerem, o Rafale pode vir a ser escolhido também, mesmo sendo uma aeronave muito mais cara. A aviação naval, como bem disse o cmte. Marino, não é a prioridade, mas se o NJ conseguir as verbas que prometeu, teremos boas possibilidades ( em números simples o orçamento dobrará em 2008).
[ ]s
Creio que o F-35 é a melhor opção para a MB por que ele é, teoricamente, mais barato de adquirir e manter que um Super Hornet ou Rafale. O F-35 tem uma capacidade razoável de defesa aérea e ótima de ataque, como caça embarcado a MB não precisa de um matador como o Super Hornet e Rafale.
É claro se os yankees ganharem o F-X e não imporem impecilhos para a operação do F-35. Porém se o Brasil entrar no PAK russo, uma versão naval seria muito bem vinda.
Isso é para idos de 2020.
- Immortal Horgh
- Sênior
- Mensagens: 7038
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am
born escreveu:Immortal Horgh escreveu:born escreveu:Já passou o tempo de modernizar os A4. O ideal para a MB, hoje, são os hornets usados. Não só por que os hornets são mais capazes, mas também, por que a relação custo/beneficio os favorece na longo prazo.
Como futuro caça naval, creio a que a MB vai acabar escolhendo o F-35 igual aos da U. S. Navy com coleira e tudo. E, também, vai sair muito mias barato de operar que os Rafale. Considerando a hipotese de os F-35 ficarem baratinhos como o pessoal de marketing da Lockheed Martin promete.
É claro, que a MB deve ter um novo NAe primeiro, ou pelo menos, iniciar a construção de um.
Acho que a adoção do F-35 vai depender e muito do FX-2, aliás não só uma possível compra do F-35, se os ianques vencerem a disputa, a possibilidade do F-18 aumenta e se os franceses vencerem, o Rafale pode vir a ser escolhido também, mesmo sendo uma aeronave muito mais cara. A aviação naval, como bem disse o cmte. Marino, não é a prioridade, mas se o NJ conseguir as verbas que prometeu, teremos boas possibilidades ( em números simples o orçamento dobrará em 2008).
[ ]s
Creio que o F-35 é a melhor opção para a MB por que ele é, teoricamente, mais barato de adquirir e manter que um Super Hornet ou Rafale. O F-35 tem uma capacidade razoável de defesa aérea e ótima de ataque, como caça embarcado a MB não precisa de um matador como o Super Hornet e Rafale.
É claro se os yankees ganharem o F-X e não imporem impecilhos para a operação do F-35. Porém se o Brasil entrar no PAK russo, uma versão naval seria muito bem vinda.
Isso é para idos de 2020.
Talvez o senão para operarmos um possível PAK naval, seria com relação ao tamanho do porta-aviões. Provavelmente suas dimensões sejam parecidas com o SU-35, e assim a nova geração de porta-aviões deverá ter um deslocamento acima de 50000 t.
[ ]s
-
- Sênior
- Mensagens: 9654
- Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
- Localização: Contagem - MG
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 7 vezes
- Contato:
Na minha opinião, o mais sensato a se fazer é modernizar os A-4.
Dentro dos estudos feitos pelo Ministério da Defesa, sugiro uma compra comum entre a Força Aérea e Marinha da mesma aeronave em diferentes versões. Aproveitaríamos a excelente janela de novos vetores entrando em operação além do início dos estudos do novo PA Brasileiro para o ano de 2008.
Teríamos uma enorme chance de montarmos um sistema de defesa de longo prazo, sem tampões, sem caças usados ou "compras de oportunidade", um programa com início meio e fim seguindo parâmetros e prazos, tudo como manda o figurino.
Nunca tivemos uma oportunidade tão boa como esta. Temos inicialmente 3 excelentes vetores já desenvolvidos ou em vias finais de desenvolvimento que se encaixaríam dentro desta proposta, são eles o F-18, F-35 e o Rafale. Estudos concretos para a adoção do mesmo avião pela Marinha e pela Aeronáutica provavelmente já devem ter sido iniciados, basta colocá-los em prática.
Abraços!
Dentro dos estudos feitos pelo Ministério da Defesa, sugiro uma compra comum entre a Força Aérea e Marinha da mesma aeronave em diferentes versões. Aproveitaríamos a excelente janela de novos vetores entrando em operação além do início dos estudos do novo PA Brasileiro para o ano de 2008.
Teríamos uma enorme chance de montarmos um sistema de defesa de longo prazo, sem tampões, sem caças usados ou "compras de oportunidade", um programa com início meio e fim seguindo parâmetros e prazos, tudo como manda o figurino.
Nunca tivemos uma oportunidade tão boa como esta. Temos inicialmente 3 excelentes vetores já desenvolvidos ou em vias finais de desenvolvimento que se encaixaríam dentro desta proposta, são eles o F-18, F-35 e o Rafale. Estudos concretos para a adoção do mesmo avião pela Marinha e pela Aeronáutica provavelmente já devem ter sido iniciados, basta colocá-los em prática.
Abraços!
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39488
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2848 vezes
- lobo_guara
- Sênior
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
- Localização: Brasil
- Agradeceram: 19 vezes
talharim escreveu:O F-14 Tomcat seria o ideal...............mas o F-18 serve também.
Mais amigo Talharim, acho que com o F-14 (que sem dúvida alguma é um avião formidável) caímos na mesma discussão que eu propus aqui em outra ocasião sobre o F-4, ou seja, trata-se de um avião ultrapassado para o momento atual, caro de operar e ao contrário do F-4 com nenhum outro usuário (a não ser se considerar a FA do Irã) já que foi abandonado pela US NAvy já a algum tempo e não tenho conhecimento de outro país que utilize esse caça e sem nenhum programa de modernização em curso. Além disso tenho dúvidas de que o São Paulo possa operar esse avião.
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
- lobo_guara
- Sênior
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
- Localização: Brasil
- Agradeceram: 19 vezes
alex escreveu:O mais realista:
modernizar doze aviões aos padrões do ALX e F-5. Gastar o minino possivel. Usa-los unicamente para treinamento de voo.
Esquecer integração de Penguin, Exocet, etc.
É um avião velho que não adianta pagar para integrar nada novo.
Procurar um caça para a defesa do SP.
Será que nesse caso não é então melhor comprar os 17 A4 estocados pela FA da Nova Zelândia que já estão relativamente modernizados e utilizar os nossos como fonte de peças?
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
lobo_guara escreveu:alex escreveu:O mais realista:
modernizar doze aviões aos padrões do ALX e F-5. Gastar o minino possivel. Usa-los unicamente para treinamento de voo.
Esquecer integração de Penguin, Exocet, etc.
É um avião velho que não adianta pagar para integrar nada novo.
Procurar um caça para a defesa do SP.
Será que nesse caso não é então melhor comprar os 17 A4 estocados pela FA da Nova Zelândia que já estão relativamente modernizados e utilizar os nossos como fonte de peças?
Cerca de 3 milhões para reativar, mais o preço de compra.
Em tempos de END, privilegiando a indústria nacional, este $$$ sai para modernizar, mas não sai para comprar.