Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Marino
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#31 Mensagem por Marino » Ter Dez 25, 2007 8:23 pm

Caro Zepa
Para mim seria o caminho lógico. O que pode acontecer é a MB não receber recursos para isso. O FX é da FAB e não da MB. Mas seria uma estupidez.

Caro Jin
Quando vc quiser debateremos sobre a necessidade ou não de um PA.
sugiro fazermos isso no tópico apropriado, que criei sobre isso.
Veja aqui:
http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=10155
Sugiro ler primeiro, pois muitas dúvidas podem desaparecer.
Também sugiro ler o artigo de Mestre Orestes no UFJF Defesa.
Forte abraço




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Jin Jones
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#32 Mensagem por Jin Jones » Ter Dez 25, 2007 8:34 pm

Marino escreveu:Caro Zepa
Para mim seria o caminho lógico. O que pode acontecer é a MB não receber recursos para isso. O FX é da FAB e não da MB. Mas seria uma estupidez.

Caro Jin
Quando vc quiser debateremos sobre a necessidade ou não de um PA.
sugiro fazermos isso no tópico apropriado, que criei sobre isso.
Veja aqui:
http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=10155
Sugiro ler primeiro, pois muitas dúvidas podem desaparecer.
Também sugiro ler o artigo de Mestre Orestes no UFJF Defesa.
Forte abraço


Ok

Jin




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Bourne
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#33 Mensagem por Bourne » Ter Dez 25, 2007 8:44 pm

Immortal Horgh escreveu:
born escreveu:Já passou o tempo de modernizar os A4. O ideal para a MB, hoje, são os hornets usados. Não só por que os hornets são mais capazes, mas também, por que a relação custo/beneficio os favorece na longo prazo.

Como futuro caça naval, creio a que a MB vai acabar escolhendo o F-35 igual aos da U. S. Navy com coleira e tudo. E, também, vai sair muito mias barato de operar que os Rafale. Considerando a hipotese de os F-35 ficarem baratinhos como o pessoal de marketing da Lockheed Martin promete.

É claro, que a MB deve ter um novo NAe primeiro, ou pelo menos, iniciar a construção de um.


Acho que a adoção do F-35 vai depender e muito do FX-2, aliás não só uma possível compra do F-35, se os ianques vencerem a disputa, a possibilidade do F-18 aumenta e se os franceses vencerem, o Rafale pode vir a ser escolhido também, mesmo sendo uma aeronave muito mais cara. A aviação naval, como bem disse o cmte. Marino, não é a prioridade, mas se o NJ conseguir as verbas que prometeu, teremos boas possibilidades ( em números simples o orçamento dobrará em 2008).


[ ]s


Creio que o F-35 é a melhor opção para a MB por que ele é, teoricamente, mais barato de adquirir e manter que um Super Hornet ou Rafale. O F-35 tem uma capacidade razoável de defesa aérea e ótima de ataque, como caça embarcado a MB não precisa de um matador como o Super Hornet e Rafale.

É claro se os yankees ganharem o F-X e não imporem impecilhos para a operação do F-35. Porém se o Brasil entrar no PAK russo, uma versão naval seria muito bem vinda.

Isso é para idos de 2020.




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#34 Mensagem por Immortal Horgh » Ter Dez 25, 2007 10:40 pm

born escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
born escreveu:Já passou o tempo de modernizar os A4. O ideal para a MB, hoje, são os hornets usados. Não só por que os hornets são mais capazes, mas também, por que a relação custo/beneficio os favorece na longo prazo.

Como futuro caça naval, creio a que a MB vai acabar escolhendo o F-35 igual aos da U. S. Navy com coleira e tudo. E, também, vai sair muito mias barato de operar que os Rafale. Considerando a hipotese de os F-35 ficarem baratinhos como o pessoal de marketing da Lockheed Martin promete.

É claro, que a MB deve ter um novo NAe primeiro, ou pelo menos, iniciar a construção de um.


Acho que a adoção do F-35 vai depender e muito do FX-2, aliás não só uma possível compra do F-35, se os ianques vencerem a disputa, a possibilidade do F-18 aumenta e se os franceses vencerem, o Rafale pode vir a ser escolhido também, mesmo sendo uma aeronave muito mais cara. A aviação naval, como bem disse o cmte. Marino, não é a prioridade, mas se o NJ conseguir as verbas que prometeu, teremos boas possibilidades ( em números simples o orçamento dobrará em 2008).


[ ]s


Creio que o F-35 é a melhor opção para a MB por que ele é, teoricamente, mais barato de adquirir e manter que um Super Hornet ou Rafale. O F-35 tem uma capacidade razoável de defesa aérea e ótima de ataque, como caça embarcado a MB não precisa de um matador como o Super Hornet e Rafale.

É claro se os yankees ganharem o F-X e não imporem impecilhos para a operação do F-35. Porém se o Brasil entrar no PAK russo, uma versão naval seria muito bem vinda.

Isso é para idos de 2020.


Talvez o senão para operarmos um possível PAK naval, seria com relação ao tamanho do porta-aviões. Provavelmente suas dimensões sejam parecidas com o SU-35, e assim a nova geração de porta-aviões deverá ter um deslocamento acima de 50000 t.



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Sniper
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#35 Mensagem por Sniper » Qua Dez 26, 2007 11:31 am

Na minha opinião, o mais sensato a se fazer é modernizar os A-4.

Dentro dos estudos feitos pelo Ministério da Defesa, sugiro uma compra comum entre a Força Aérea e Marinha da mesma aeronave em diferentes versões. Aproveitaríamos a excelente janela de novos vetores entrando em operação além do início dos estudos do novo PA Brasileiro para o ano de 2008.

Teríamos uma enorme chance de montarmos um sistema de defesa de longo prazo, sem tampões, sem caças usados ou "compras de oportunidade", um programa com início meio e fim seguindo parâmetros e prazos, tudo como manda o figurino.

Nunca tivemos uma oportunidade tão boa como esta. Temos inicialmente 3 excelentes vetores já desenvolvidos ou em vias finais de desenvolvimento que se encaixaríam dentro desta proposta, são eles o F-18, F-35 e o Rafale. Estudos concretos para a adoção do mesmo avião pela Marinha e pela Aeronáutica provavelmente já devem ter sido iniciados, basta colocá-los em prática.

Abraços!




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#36 Mensagem por alex » Qua Dez 26, 2007 12:21 pm

O mais realista:
modernizar doze aviões aos padrões do ALX e F-5. Gastar o minino possivel. Usa-los unicamente para treinamento de voo.
Esquecer integração de Penguin, Exocet, etc.
É um avião velho que não adianta pagar para integrar nada novo.
Procurar um caça para a defesa do SP.




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#37 Mensagem por FABIO » Qua Dez 26, 2007 12:22 pm

X 2




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#38 Mensagem por joao fernando » Qua Dez 26, 2007 12:42 pm

Só manter em voo o que tem, sem integrar nem atualizar nada. Deixar a pouca grana pra voo (peças e manutenção). Se quiser um avião de verdade que venha coisa nova.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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#39 Mensagem por talharim » Qua Dez 26, 2007 1:02 pm

O F-14 Tomcat seria o ideal...............mas o F-18 serve também.

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"I would rather have a German division in front of me than a French

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#40 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Dez 26, 2007 1:05 pm

Seria totalmente impossivel o A-12 lançar os F-14, já o F-18 é dificil...




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

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#41 Mensagem por lobo_guara » Qua Dez 26, 2007 1:15 pm

talharim escreveu:O F-14 Tomcat seria o ideal...............mas o F-18 serve também.

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Mais amigo Talharim, acho que com o F-14 (que sem dúvida alguma é um avião formidável) caímos na mesma discussão que eu propus aqui em outra ocasião sobre o F-4, ou seja, trata-se de um avião ultrapassado para o momento atual, caro de operar e ao contrário do F-4 com nenhum outro usuário (a não ser se considerar a FA do Irã) já que foi abandonado pela US NAvy já a algum tempo e não tenho conhecimento de outro país que utilize esse caça e sem nenhum programa de modernização em curso. Além disso tenho dúvidas de que o São Paulo possa operar esse avião.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
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#42 Mensagem por lobo_guara » Qua Dez 26, 2007 1:20 pm

alex escreveu:O mais realista:
modernizar doze aviões aos padrões do ALX e F-5. Gastar o minino possivel. Usa-los unicamente para treinamento de voo.
Esquecer integração de Penguin, Exocet, etc.
É um avião velho que não adianta pagar para integrar nada novo.
Procurar um caça para a defesa do SP.


Será que nesse caso não é então melhor comprar os 17 A4 estocados pela FA da Nova Zelândia que já estão relativamente modernizados e utilizar os nossos como fonte de peças?




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
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#43 Mensagem por alex » Qua Dez 26, 2007 1:23 pm

depende, seus avionicos são compativeis com a logistica alx/f5-M/A1 da FAb?
Senão ja seria mais uma logista junto do M2000 e Xavante.




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#44 Mensagem por talharim » Qua Dez 26, 2007 1:26 pm

O F-14 pesa 18Ton.

Além do mais eles caberiam no substituto do São Paulo que é o John F. Kennedy.




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#45 Mensagem por Marino » Qua Dez 26, 2007 1:36 pm

lobo_guara escreveu:
alex escreveu:O mais realista:
modernizar doze aviões aos padrões do ALX e F-5. Gastar o minino possivel. Usa-los unicamente para treinamento de voo.
Esquecer integração de Penguin, Exocet, etc.
É um avião velho que não adianta pagar para integrar nada novo.
Procurar um caça para a defesa do SP.


Será que nesse caso não é então melhor comprar os 17 A4 estocados pela FA da Nova Zelândia que já estão relativamente modernizados e utilizar os nossos como fonte de peças?

Cerca de 3 milhões para reativar, mais o preço de compra.
Em tempos de END, privilegiando a indústria nacional, este $$$ sai para modernizar, mas não sai para comprar.




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