PRick escreveu:orestespf escreveu:PRick escreveu:Carlos Mathias escreveu:Bem meu caro Dieneces, o meu último post está uma zona(como sempre) se disseres a que parte te referes...
Mas no geral é que quando civis sem conhecimento do assunto ou pseudo conhecedores se metem em assuntos típica e essencialmente militares, surgem coisas como marinha de barquinhos patrulha, linha de montagem de Matusa em pleno séc XXI, F-16A e etc. Começam a surgir coisas fantasmagóricas, horripilantes mesmo.
A segunda parte é a surpresa que me causa ver alguns colegas nosso felizes com este tipo de proposta. Claro que todos nós temos a nossa parte escolhida, nosso lado do campo. Mas quando surgem algumas coisas aqui, deveria surgir uma avalanche de críticas, mas o que vejo é júbilo.
Mas é aquilo, né? cada um com seus "pobrema".
Abraços!
Os Matuzas são eternos! Muitos! Muitos! Matuzinhas na Embraer!!!
Agora, F-16A do deserto é ruim, se tiver alguns reformados em bom estado, não acho ruim, mas baratinhos e com AIM-120C-7 pelo menos! Como mais Matuzinhas usados baratinhos! Porém, isto não implica em abandono da necessidade de um novos caça no futuro próximo!
Por equanto vou degustar minha Chamapanhe de final de ano, com uns bons Magrets.
[ ]´s
Os matuzas que eu me referi são os -5, mais especificamente o MK2 ou ainda o BR, nada de usados. Acho que esta escolha seria um retrocesso...
Sds,
Orestes
Orestes,
Ao contrário de certos caças por aí, não confundo célula com sistemas. Qualquer M-2000 pode ser um M-2000-5 MkII ou BR. Já na concorrência é um tal de reforço daqui, asas novas dali.
Quanto ao retrocesso, em face a quê? Se estamos falando no que se dispõe na AL ou no Brasil é um grande avanço. Em face aos F-16 usados ou GripenA/C também. Por sinal, continuo esperando os AIM-120 do Chile serem entregues.
Se vamos comparar com Rafale, Typhoon. F-35 ou SU-35-1, concordo, mas isto só existe em nossas especulações e fofocas de bastidor, de oficial, de RFI, nadinha. Estamos todos na mesma.
Um M-2000BR com os mesmos sistemas do Rafale, seria um caça muito duro de enfrentar em combate ar-ar. Porque todos os sistemas usados no Rafale foram testados nos M-2000, deste SPECTRA, RBE-2, OSF, ele também poderá usar Mica, Meteor, etc..
A turbina pode ser a M-53-P20, algo que até agora ninguém usou, mas um Matuzinha com 10.000 Kgs de empuxo pode ter números de envelope de vôo surpreendentes. Ela já foi ensaiada, é uma modificação das M-53-P2.
Além disso, vamos fabricar aqui, coisa que ninguém na AL tem sequer capacidade de sonhar, quanto mais de realizar. Já falei, construção local efetiva, é outro patamar de discussão, passo a não mais falar em plataforma, porque podemos desenvolver, como ir mais a frente, fazer o próximo aqui, deste o projeto. A Embraer já venceu desafios semelhantes. Porque não existe mais linha de montagem na França, vamos receber o ferramental, que custaria bilhões para desenvolver.
E isto é válido para M-2000BR, F-16BR ou Mig-35 ou 29-M2 BR. Mas tem que ser na Embraer e nada de montagem, ou maquiagem é para fazer pelo menos a célula inteira e sistemas associados na maioria. Vamos dizer assim, uns 50% fabricados aqui, mas a abertura da caixa preta no que necessitarmos.
A produção local, não implica em abandonar planos futuros de um caça mais pesado e moderno.
[ ]´s