Quanto ganha em média um militar?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#46 Mensagem por Marino » Sáb Set 15, 2007 9:21 am

Soldos baixos forçam saída
Até o mês passado, 91 oficiais pediram dispensa antecipada. Carreira civil atrai aspirantes

Ananda Rope e Marco Aurélio Reis

BRASÍLIA E RIO - Os vencimentos militares 20% inferiores aos pagos aos servidores federais civis da área de segurança estão forçando a antecipação dos pedidos de ingresso para reserva remunerada. O alerta, revelado pelos clubes militares em nota oficial e divulgado com exclusividade por O DIA na sexta-feira passada, tem números surpreendentes. De janeiro a agosto deste ano, 91 oficiais pediram baixa mesmo tendo possibilidade de crescimento na carreira. Motivo apresentado: soldos incompatíveis com a função. Na Academia Militar das Agulhas Negras, 42 alunos deixaram os quadros nos últimos dois anos após passarem em concurso público.

Coronel do Exército com 28 anos de quartel, S. não aguardou a promoção a general, topo da carreira e sonho de todo o estudante de academia militar — mas que lhe renderia pouco mais de R$ 1 mil no soldo. “Não dá para ver nossos filhos perdendo oportunidades na vida porque não temos como bancar a melhor educação deles”, diz o coronel, hoje chefe de segurança de uma empresa privada do Rio.

Das três Forças, a que registra o maior número de pedidos de baixa é o Exército. Foram 41 oficiais até o início deste mês. Em seguida, vêm a Marinha, com 34 baixas, e a Aeronáutica, com 16. Calcula-se que até o fim do ano a quantidade supere a de 2006, quando 206 oficiais deram adeus às Forças Armadas, segundo informações publicadas no ‘Diário Oficial da União’.

Os pedidos antecipados de ingresso na reserva são menos precisos entre os praças. Mas se estima que a Marinha lidere o ranking, com 1.100 pedidos de baixa nos últimos cinco anos, a maioria entre alunos da escola de aprendizes e marinheiros formados. Exército e Aeronáutica teriam sofrido com a saída de 460 praças.

Pedidos de baixa foram o assunto de um em cada 10 e-mails recebidos pela Coluna Força Militar de O DIA nesta semana de estréia, ocorrida segunda-feira passada. Um leitor com dois filhos no Colégio Naval contou ter “certeza” de que muitos alunos da instituição de excelente ensino não vão retribuir o investimento da Marinha na formação deles.

“Os aspirantes, antes de se formarem oficiais, já fazem cursinhos preparatórios para concursos públicos”, revelou por e-mail um capitão-tenente da Marinha. “Muitos desses cursos oferecem, inclusive, bolsas de estudo para eles”, completou.

A situação não é diferente nas outras Forças e entre os praças. “Em Brasília, há sargentos e até suboficiais trabalhando de garçom para complementar a renda familiar”, contou outro leitor. A situação é clandestina. O segundo emprego é proibido nas Forças Armadas.

“Após 10 anos de serviço, um 1º sargento recebe pouco mais de R$ 2 mil por mês. Enquanto isso, um soldado PM em Brasília ganha, depois de um ano de quartel, R$ 3.500”, justifica um outro militar.

Além da defasagem salarial, oficiais e praças também se queixam das privações que outros ramos do funcionalismo não têm, como restrição dos direitos trabalhistas (não podem fazer greve ou cobrar horas extras). Para a representante da União Nacional das Esposas de Militares das Forças Armadas, Ivone Luzardo, a evasão está ocorrendo por pura falta de perspectiva.

8.800 homens na Operação Albacora

Rio - Os pedidos de baixa antecipada não são feitos sem desconforto. Entre a maior parte dos 288 mil homens das Forças Armadas, a carreira militar é sonho que nasceu na infância e que se renova nas operações das tropas, como a que desde quarta-feira mobiliza 8.800 homens no litoral do Rio e do Espírito Santo.

Conforme a coluna Força Militar informou na segunda-feira, a operação combinada Albacora exercita até o dia 21 a aplicação de forças de ar, mar e terra para defesa da Bacia de Campos. Trata-se da maior missão já feita de forma combinada por Marinha, Exército e Aeronáutica. Sob o comando do almirante-de-esquadra Carlos Augusto Saraiva Ribeiro, a operação já mexe com a paisagem do litoral entre as cidades de Macaé, no Rio, e Itaóca, no Espírito Santo.

As primeiras imagens da ação estão sendo feitas pelos próprios militares. São das primeiras 48 horas de ação, quando militares se infiltraram usando pára-quedas na fictícia linha inimiga, para em seguida iniciarem o exercício de retomada da área. O treinamento barato é de alto retorno estratégico, segundo o comando.





Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#47 Mensagem por Moccelin » Sáb Set 15, 2007 11:45 am

É o que eu sempre digo... As grandes mentes das FFAA estão simplesmente dando no pé... Muitos realmente gostam do serviço militar, mas na hora que veem (Agora é sem acento!) a perspectiva salarial desanimam... E o incrível é que uma quantidade até grande de militares usa a antiga frase: "Ninguém entra para as FFAA querendo ser rico!" Como se o salário atual fosse justo para as obrigações/funções que pesam sobre as costas dos sargentos e oficiais das FFAA...

Vamos ter uma quantidade grande de concursos públicos nesses próximos anos... Vamos ver no que isso vai dar.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#48 Mensagem por Marino » Dom Dez 16, 2007 7:58 pm

Há muitos anos, durante a gestão do Ministro Mauro César, a MB apresentou um estudo feito pelo CASNAV.
Agora é a FAB. Do site Reservaer:

http://www.reservaer.com.br/introducao/ ... ilitar.pdf




Avatar do usuário
capsantanna
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 265
Registrado em: Sáb Jul 21, 2007 2:16 am
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

#49 Mensagem por capsantanna » Ter Dez 18, 2007 9:43 pm

Só como referência, um capitão recebe cerca de 5.000,00 bruto (sem EsAO).
Morando em uma capital e não tendo imóvel próprio (aluguel), pagando escola pros filhos, contas, etc, não dá para ter um padrão elevado. No máximo classe "C".
A defasagem salarial é tão grande, que uma parcela considerável da tropa pensa em ter um outro emprego ou passar em outro concurso que pague melhor.
Muitos oficiais só não foram embora até agora porque não passaram em outro concurso. Essa é uma realidade sem perpectiva de melhoria.
A tropa, para sobreviver, vive se privando de tudo ou endividada. Inclusive eu :oops: :oops: :oops:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#50 Mensagem por Túlio » Ter Dez 18, 2007 10:16 pm

capsantanna escreveu:Só como referência, um capitão recebe cerca de 5.000,00 bruto (sem EsAO).
Morando em uma capital e não tendo imóvel próprio (aluguel), pagando escola pros filhos, contas, etc, não dá para ter um padrão elevado. No máximo classe "C".
A defasagem salarial é tão grande, que uma parcela considerável da tropa pensa em ter um outro emprego ou passar em outro concurso que pague melhor.
Muitos oficiais só não foram embora até agora porque não passaram em outro concurso. Essa é uma realidade sem perpectiva de melhoria.
A tropa, para sobreviver, vive se privando de tudo ou endividada. Inclusive eu :oops: :oops: :oops:


O dobro que eu, que sou Agente Penitenciário há 22 anos, já sobrevivi a motins, tiroteios e o escambau. Estou quase no mesmo caso do Guerra, se num fosse a nêga véia trabalhar também, eu estava f*...

E ainda fui construir casa, nem carro tenho mais, só minha XTZ... :cry:

((( :twisted: Mas sempre sobra uns troquinhos para treinar tiro :twisted: ...)))




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#51 Mensagem por Matheus » Qua Dez 19, 2007 8:33 am

Túlio escreveu:
capsantanna escreveu:Só como referência, um capitão recebe cerca de 5.000,00 bruto (sem EsAO).
Morando em uma capital e não tendo imóvel próprio (aluguel), pagando escola pros filhos, contas, etc, não dá para ter um padrão elevado. No máximo classe "C".
A defasagem salarial é tão grande, que uma parcela considerável da tropa pensa em ter um outro emprego ou passar em outro concurso que pague melhor.
Muitos oficiais só não foram embora até agora porque não passaram em outro concurso. Essa é uma realidade sem perpectiva de melhoria.
A tropa, para sobreviver, vive se privando de tudo ou endividada. Inclusive eu :oops: :oops: :oops:


O dobro que eu, que sou Agente Penitenciário há 22 anos, já sobrevivi a motins, tiroteios e o escambau. Estou quase no mesmo caso do Guerra, se num fosse a nêga véia trabalhar também, eu estava f*...

E ainda fui construir casa, nem carro tenho mais, só minha XTZ... :cry:

((( :twisted: Mas sempre sobra uns troquinhos para treinar tiro :twisted: ...)))



tu me parece um cara inteligente, nunca quis fazer outros concursos?




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#52 Mensagem por Guerra » Qua Dez 19, 2007 1:01 pm

MCD-SM escreveu:
Túlio escreveu:
capsantanna escreveu:Só como referência, um capitão recebe cerca de 5.000,00 bruto (sem EsAO).
Morando em uma capital e não tendo imóvel próprio (aluguel), pagando escola pros filhos, contas, etc, não dá para ter um padrão elevado. No máximo classe "C".
A defasagem salarial é tão grande, que uma parcela considerável da tropa pensa em ter um outro emprego ou passar em outro concurso que pague melhor.
Muitos oficiais só não foram embora até agora porque não passaram em outro concurso. Essa é uma realidade sem perpectiva de melhoria.
A tropa, para sobreviver, vive se privando de tudo ou endividada. Inclusive eu :oops: :oops: :oops:


O dobro que eu, que sou Agente Penitenciário há 22 anos, já sobrevivi a motins, tiroteios e o escambau. Estou quase no mesmo caso do Guerra, se num fosse a nêga véia trabalhar também, eu estava f*...

E ainda fui construir casa, nem carro tenho mais, só minha XTZ... :cry:

((( :twisted: Mas sempre sobra uns troquinhos para treinar tiro :twisted: ...)))



tu me parece um cara inteligente, nunca quis fazer outros concursos?


Eu sei que a pergunta não foi para mim, mas vou responder porque fui citado.
Fazer outro concurso no meu caso não é uma boa. No meu caso, seu eu fizer um concurso e for aprovado, na maioria das situações tenho que mudar, minha esposa tem mudar de emprego e vou trocar seis por meia dúzia.
Tem muito militar (e eu sou um deles) que esta correndo atrás de outras fontes de renda. Isso acaba sendo pior do que a situação do militar sair da força, porque pelo menos nessa situação a vaga fica aberta. Muitos organizam suas carreiras de acordo com a carreira da esposa. O EB virou só um complemento.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#53 Mensagem por Marino » Sex Dez 21, 2007 10:15 am

Militares: aumento só em 2008

Ministro descarta reajuste retroativo. Recruta ganhará R$ 380

Ananda Rope

BRASÍLIA - Natal sem presente para os militares. Pela primeira vez, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, admitiu que o reajuste dos soldos não será retroativo a setembro. Ele disse que continua trabalhando para que o anúncio do aumento seja feito até o dia 15 de janeiro.

A notícia foi dada ontem em reunião em seu gabinete com integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara. Os deputados foram cobrar uma posição sobre o reajuste, prometido pelo ministro para antes do Natal. O motivo alegado para o adiamento foi o fim da CPMF, que deixou rombo R$ 40 bilhões no Orçamento da União.

Segundo os deputados, os números citados por Jobim variam de 13%, para militares de alta patente, a 90%, exclusivo para que recrutas passem a ganhar um salário mínimo (R$ 380) Atualmente, eles recebem hoje R$ 207.

MULHERES PROTESTAM

Ao sair da reunião, os deputados demonstravam desânimo. Todos esperavam que a extinção da CPMF não interferisse no aumento dos soldos, negociado desde antes de Jobim assumir o Ministério da Defesa, em julho.

Os parlamentares levaram ao ministro posição unânime: o militar está na UTI quanto à remuneração. Ao tomar conhecimento da notícia, mulheres de militares foram para a porta do Palácio Alvorada. Lá promoveram um princípio de tumulto diante de ministros e outros convidados para jantar com o presidente Lula.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#54 Mensagem por Guerra » Sex Dez 21, 2007 6:17 pm

Marino escreveu:
Os parlamentares levaram ao ministro posição unânime: o militar está na UTI quanto à remuneração. Ao tomar conhecimento da notícia, mulheres de militares foram para a porta do Palácio Alvorada. Lá promoveram um princípio de tumulto diante de ministros e outros convidados para jantar com o presidente Lula.


Os militares estavam na UTI quando o canalha do Collor vivia dizendo na nossa cara que não gostava de "milico", ou quando o FDP do FHC iniciou a politica de trocar "mordomias/privilegios" por esmolas em forma de reajuste, que foram consumidos pelo tempo.
Depois disso veio o ministério da defesa que nos deixou mais orfãos politicos que já eramos, teve aquela de desvincular o salário do militar com o FC (que todo mundo comemorou achando que os militares teriam aumento separado do FC), até chegar nesse ministro de merda (que todo mundo chamou de "fodão"). Eu disse que esse babaca viria para jogar a ultima pá de cal.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#55 Mensagem por Túlio » Sex Dez 21, 2007 9:43 pm

MCD-SM escreveu:
tu me parece um cara inteligente, nunca quis fazer outros concursos?


Dois:

:arrow: Oficial de Justiça, há uns dez anos. Era casado e morava nas Missões, só teria vaga na Grande PoA e Santa Maria, era mudança demais, e era bueno demais trabalhar onde eu estava, integradíssimo na comunidade (tanto que tinha camanga com uma vizinha que, se não vivesse naqueles cafundós, seria top model em qualquer lugar), daí deixei prá lá, naquela de 'vai melhorar'. Um Brigadiano de lá fez e passou, alguns anos após apareceu no Presídio, carro importado, todo chique, morri de inveja...

:arrow: O mesmo que tu, uns anos atrás (creio que um dos últimos, senão o próprio.). Como Servidor Público Efetivo, não tenho limite de idade. Um colega, inclusive, fez e tomou chumbo DIRETO: disse que era difícil como o inferno (quase tão difícil quanto fazer este colega LER alguma kôza...), não fui porque acreditava que seria reprovado nos exames físicos (curiosamente, creio que HOJE não o seria, é que hoje me exercito regularmente e parei de beber e fumar, estou mais forte e resistente)...

Então, ainda achas que pareço inteligente?

JUMENTO ZÉ MANÉ. ISSO SIM!!!

TEM QUE ROER OSSO NA SUSEPE MESMO, POWS!!!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#56 Mensagem por Matheus » Sáb Dez 22, 2007 3:45 pm

Túlio escreveu:
MCD-SM escreveu:
tu me parece um cara inteligente, nunca quis fazer outros concursos?


Dois:

:arrow: Oficial de Justiça, há uns dez anos. Era casado e morava nas Missões, só teria vaga na Grande PoA e Santa Maria, era mudança demais, e era bueno demais trabalhar onde eu estava, integradíssimo na comunidade (tanto que tinha camanga com uma vizinha que, se não vivesse naqueles cafundós, seria top model em qualquer lugar), daí deixei prá lá, naquela de 'vai melhorar'. Um Brigadiano de lá fez e passou, alguns anos após apareceu no Presídio, carro importado, todo chique, morri de inveja...

:arrow: O mesmo que tu, uns anos atrás (creio que um dos últimos, senão o próprio.). Como Servidor Público Efetivo, não tenho limite de idade. Um colega, inclusive, fez e tomou chumbo DIRETO: disse que era difícil como o inferno (quase tão difícil quanto fazer este colega LER alguma kôza...), não fui porque acreditava que seria reprovado nos exames físicos (curiosamente, creio que HOJE não o seria, é que hoje me exercito regularmente e parei de beber e fumar, estou mais forte e resistente)...

Então, ainda achas que pareço inteligente?

JUMENTO ZÉ MANÉ. ISSO SIM!!!

TEM QUE ROER OSSO NA SUSEPE MESMO, POWS!!!


Senão é inteligente, pelo menos parece, hehehehe. Oficial de justiça federal, se não me engano, é equiparado a delegado federal.......ou seja, um carteiro de luxo ganhando quase 20 mil em fim de carreira, uma baita boca....

O concurso que eu fiz, não era tão dificil, tinha bastante candidato, mas poucos são preparados. Fiz tres meses de cursinho, trabalhando e estudando ao mesmo tempo. Quanto ao teste físico, um mês e meio antes da prova eu fazia 1 barra apenas......na prova tirei nota máxima nas barras e abdominais. É bem tranquilo, tinha um cara da minha turma de formação que tava com 45 anos, levou tranquilo as provas e o curso.

Ser funcionário do RS tá fod@.....com excessão da área judiciária que faz farra em todos os níveis.
To começando estudar para a PF. Mais adiante pretendo ainda fazer Direito. Não dá pra parar....




RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

#57 Mensagem por RenaN » Sáb Dez 22, 2007 6:14 pm

Matheus,

Qual concurso você fez? :wink:




[<o>]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#58 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 22, 2007 8:36 pm

MCD-SM escreveu:
Túlio escreveu:
MCD-SM escreveu:
tu me parece um cara inteligente, nunca quis fazer outros concursos?


Dois:

:arrow: Oficial de Justiça, há uns dez anos. Era casado e morava nas Missões, só teria vaga na Grande PoA e Santa Maria, era mudança demais, e era bueno demais trabalhar onde eu estava, integradíssimo na comunidade (tanto que tinha camanga com uma vizinha que, se não vivesse naqueles cafundós, seria top model em qualquer lugar), daí deixei prá lá, naquela de 'vai melhorar'. Um Brigadiano de lá fez e passou, alguns anos após apareceu no Presídio, carro importado, todo chique, morri de inveja...

:arrow: O mesmo que tu, uns anos atrás (creio que um dos últimos, senão o próprio.). Como Servidor Público Efetivo, não tenho limite de idade. Um colega, inclusive, fez e tomou chumbo DIRETO: disse que era difícil como o inferno (quase tão difícil quanto fazer este colega LER alguma kôza...), não fui porque acreditava que seria reprovado nos exames físicos (curiosamente, creio que HOJE não o seria, é que hoje me exercito regularmente e parei de beber e fumar, estou mais forte e resistente)...

Então, ainda achas que pareço inteligente?

JUMENTO ZÉ MANÉ. ISSO SIM!!!

TEM QUE ROER OSSO NA SUSEPE MESMO, POWS!!!


Senão é inteligente, pelo menos parece, hehehehe. Oficial de justiça federal, se não me engano, é equiparado a delegado federal.......ou seja, um carteiro de luxo ganhando quase 20 mil em fim de carreira, uma baita boca....

O concurso que eu fiz, não era tão dificil, tinha bastante candidato, mas poucos são preparados. Fiz tres meses de cursinho, trabalhando e estudando ao mesmo tempo. Quanto ao teste físico, um mês e meio antes da prova eu fazia 1 barra apenas......na prova tirei nota máxima nas barras e abdominais. É bem tranquilo, tinha um cara da minha turma de formação que tava com 45 anos, levou tranquilo as provas e o curso.

Ser funcionário do RS tá fod@.....com excessão da área judiciária que faz farra em todos os níveis.
To começando estudar para a PF. Mais adiante pretendo ainda fazer Direito. Não dá pra parar....



Vou imprimir este post e colar na parede, pode ser que eu tome vergonha... :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#59 Mensagem por Matheus » Dom Dez 23, 2007 11:02 am

RenaN escreveu:Matheus,

Qual concurso você fez? :wink:


PRF 2004




RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

#60 Mensagem por RenaN » Dom Dez 23, 2007 8:01 pm

MCD-SM escreveu:
RenaN escreveu:Matheus,

Qual concurso você fez? :wink:


PRF 2004


Legal... [009]




[<o>]
Responder