LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Immortal Horgh
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#3031 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 19, 2007 4:49 pm

cb_lima escreveu:Olá

Semana passada era o PAK...

Agora a Asas fala sobre o Rafale... 8-]

Acordo com Embraer e Avibrás pode definir Rafale para a FAB

(Da Redação, 19 de Dezembro de 2007)

Comenta-se, não oficialmente, que um acordo entre a fabricante francesa Dassault Aviation, e as empresas brasileiras Embraer e Avibrás, com a chancela do Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira, FAB), pode vir a definir o jato Dassault Rafale como o futuro caça multifuncional da FAB.
Pelo acordo, a Embraer ficaria responsável por todo o apoio técnico de pós-venda, assistência e mesmo manutenção "pesada"; enquanto a Avibrás teria contratos para fabricar sob licença os mísseis e outras armas que dotariam os Rafale brasileiros. Segundo ainda os comentários ouvidos pela equipe de ASAS, conseguindo-se "costurar" este acordo multi-partes, o Comando da Aeronáutica encaminharia o pedido de aquisição dos Rafale, de modo direto, sem necessidade de abertura de licitação (a já chamada "FX 2") - como prevê a Constituição brasileira.
O caça a ser adquirido pelo Brasil seria da variante "definitiva" do Rafale, a F3, que estará disponível à partir de 2009, possuindo total capacidade multifuncional (leia reportagem completa sobre o Rafale na edição 40 de ASAS, já nas bancas).


http://www.revistaasas.com.br/index.php?ASA=show_news&id=340&LE=atual


Rumores... rumores... rumores :D

[]s
CB_Lima


Perto da definição do escolhido, o vencedor vai mudar a cada dia :lol: :lol:

[ ]s




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Immortal Horgh
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#3032 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 19, 2007 4:51 pm

Carlos Mathias escreveu:Dizem ser perto do 1m2. Mas qualquer avião dessa geração leva armas e tanques, portanto estes RCS são meio que irreais, para todos. A não ser que assim que se detecte o sinal no RWR, o piloto ejete tudo e fique "invisível". Mas aí ele vira passageiro e não é esse o objetivo.

Esses dados de alcance do IRBIS devem-se a potência elevada com pico de 20KW, melhorias eletrônicas e nos processadores. O BARS/N-011MII para se ter uma idéia, gerava no máximo 5KW. Como não falta espaço num caça pesado, geração de energia resfriamento não são problemas.


Mesmo assim, Carlos, usando a mais baixa potência ele já consegue enxergar caças com 0,1 de RCS a 90 km, quase o mesmo que o APG-63 em potência máxima.


[ ]s




Carlos Mathias

#3033 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 19, 2007 4:51 pm

E tem gente que fala da ASAS, fala que é parcial. :roll:




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#3034 Mensagem por Luís Henrique » Qua Dez 19, 2007 4:55 pm

Acordo com Embraer e Avibrás pode definir Rafale para a FAB

Comenta-se, não oficialmente, que um acordo entre a fabricante francesa Dassault Aviation, e as empresas brasileiras Embraer e Avibrás, com a chancela do Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira, FAB), pode vir a definir o jato Dassault Rafale como o futuro caça multifuncional da FAB.
Pelo acordo, a Embraer ficaria responsável por todo o apoio técnico de pós-venda, assistência e mesmo manutenção "pesada"; enquanto a Avibrás teria contratos para fabricar sob licença os mísseis e outras armas que dotariam os Rafale brasileiros. Segundo ainda os comentários ouvidos pela equipe de ASAS, conseguindo-se "costurar" este acordo multi-partes, o Comando da Aeronáutica encaminharia o pedido de aquisição dos Rafale, de modo direto, sem necessidade de abertura de licitação (a já chamada "FX 2") - como prevê a Constituição brasileira.
O caça a ser adquirido pelo Brasil seria da variante "definitiva" do Rafale, a F3, que estará disponível à partir de 2009, possuindo total capacidade multifuncional.

Fonte : Revista Asas




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Simplesmente um GRANDE caça.
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#3035 Mensagem por Matheus » Qua Dez 19, 2007 4:56 pm

Carlos Mathias escreveu:Entre 80~90 milhas náuticas. Uns 144~162Km. :wink:


hehehe, eu to meio miope mesmo!




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#3036 Mensagem por Marino » Qua Dez 19, 2007 4:57 pm

Luís Henrique escreveu:Acordo com Embraer e Avibrás pode definir Rafale para a FAB

Comenta-se, não oficialmente, que um acordo entre a fabricante francesa Dassault Aviation, e as empresas brasileiras Embraer e Avibrás, com a chancela do Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira, FAB), pode vir a definir o jato Dassault Rafale como o futuro caça multifuncional da FAB.
Pelo acordo, a Embraer ficaria responsável por todo o apoio técnico de pós-venda, assistência e mesmo manutenção "pesada"; enquanto a Avibrás teria contratos para fabricar sob licença os mísseis e outras armas que dotariam os Rafale brasileiros. Segundo ainda os comentários ouvidos pela equipe de ASAS, conseguindo-se "costurar" este acordo multi-partes, o Comando da Aeronáutica encaminharia o pedido de aquisição dos Rafale, de modo direto, sem necessidade de abertura de licitação (a já chamada "FX 2") - como prevê a Constituição brasileira.
O caça a ser adquirido pelo Brasil seria da variante "definitiva" do Rafale, a F3, que estará disponível à partir de 2009, possuindo total capacidade multifuncional.

Fonte : Revista Asas

E a Embraer ainda leva uma linha de montagem de lindinhos. Será?




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#3037 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 19, 2007 4:59 pm

Marino escreveu:
Luís Henrique escreveu:Acordo com Embraer e Avibrás pode definir Rafale para a FAB

Comenta-se, não oficialmente, que um acordo entre a fabricante francesa Dassault Aviation, e as empresas brasileiras Embraer e Avibrás, com a chancela do Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira, FAB), pode vir a definir o jato Dassault Rafale como o futuro caça multifuncional da FAB.
Pelo acordo, a Embraer ficaria responsável por todo o apoio técnico de pós-venda, assistência e mesmo manutenção "pesada"; enquanto a Avibrás teria contratos para fabricar sob licença os mísseis e outras armas que dotariam os Rafale brasileiros. Segundo ainda os comentários ouvidos pela equipe de ASAS, conseguindo-se "costurar" este acordo multi-partes, o Comando da Aeronáutica encaminharia o pedido de aquisição dos Rafale, de modo direto, sem necessidade de abertura de licitação (a já chamada "FX 2") - como prevê a Constituição brasileira.
O caça a ser adquirido pelo Brasil seria da variante "definitiva" do Rafale, a F3, que estará disponível à partir de 2009, possuindo total capacidade multifuncional.

Fonte : Revista Asas

E a Embraer ainda leva uma linha de montagem de lindinhos. Será?


Rafale pro São Paulo também? Dias de glória para a aviação naval 8-]

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#3038 Mensagem por Wolfgang » Qua Dez 19, 2007 4:59 pm

Marino escreveu:
Luís Henrique escreveu:Acordo com Embraer e Avibrás pode definir Rafale para a FAB

Comenta-se, não oficialmente, que um acordo entre a fabricante francesa Dassault Aviation, e as empresas brasileiras Embraer e Avibrás, com a chancela do Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira, FAB), pode vir a definir o jato Dassault Rafale como o futuro caça multifuncional da FAB.
Pelo acordo, a Embraer ficaria responsável por todo o apoio técnico de pós-venda, assistência e mesmo manutenção "pesada"; enquanto a Avibrás teria contratos para fabricar sob licença os mísseis e outras armas que dotariam os Rafale brasileiros. Segundo ainda os comentários ouvidos pela equipe de ASAS, conseguindo-se "costurar" este acordo multi-partes, o Comando da Aeronáutica encaminharia o pedido de aquisição dos Rafale, de modo direto, sem necessidade de abertura de licitação (a já chamada "FX 2") - como prevê a Constituição brasileira.
O caça a ser adquirido pelo Brasil seria da variante "definitiva" do Rafale, a F3, que estará disponível à partir de 2009, possuindo total capacidade multifuncional.

Fonte : Revista Asas

E a Embraer ainda leva uma linha de montagem de lindinhos. Será?


Nossa, o PRick vai dar muitos pulinhos alegres e lindinhos pela relva se isso acontecer!



Brincadeira, PRick. :wink: :lol: :twisted:




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#3039 Mensagem por Luís Henrique » Qua Dez 19, 2007 5:01 pm

Immortal Horgh escreveu:
Luís Henrique escreveu:
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Luís Henrique escreveu:E porque seria o F-15E e não o F-18E???

Gostaria de saber se o F-18E tem chance.

Gosto do Eagle, é excelente, mas parece que não deram continuidade ao seu desenvolvimento.

O seu RCS foi alterado? É pequeno?

Não tenho essas informações mas gostaria de ter.

Sei que o F-16 tem Reduced RCS, modernização Sky Glass, etc e fica com 1,2 m² de RCS frontal.

Sei que o F-18E tem RCS bem baixo. Equivalente aos eurocanards e se bobear, até melhor.

Mas sobre o Eagle não sei muito.

Sobre o seu radar também não sei muito.

Sei que o F-18E tem uma encomenda de + de 500 caças e estará em produção para a US Navy até 2012 ou mais.
Isso garante o APG-79 AESA e outras coisas que surgirão com o tempo.

Ja o Eagle não esta sendo mais comprado pela USAF, assim as prioridades estão nos F-22.

O radar do Eagle??? o RCS do eagle??? as turbinas do Eagle???
Quais as melhorias?

Ele tem um alcance impressionante e leva 10,5T de armamentos.
Isso é fantástico, mas ja que esta sendo cogitado, gostaria de mais informações sobre a criança.

Se alguém tiver informações seria bom para podermos debater sobre isso.


Segundo dados que andei vendo: o SH tem o mesmo RCS que os Eurocanards, já o Eagle tem um RCS 100 vezes maior, porém o APG-63 é bem superior, ele consegue "enxergar" aeronaves com 0,1 de RCS à distância de 104 km, o APG-79 à 70 km. Em razão de subida o Eagle faz 15300 m/min contra 14500 m/min do SH, só para comparação o SU-35 tem razão de subida da ordem de 16800 m/min :shock:


[ ]s


Um Eagle antigo tem RCS muito grande. Mas pelo o que eu andei pesquisando os F-15 atuais também recebem tratamentos visando a redução de RCS.

Eles tem reduced RCS.

Eles têm RCS maior que os eurocanards mas a diferença é pequena.

É algo semelhante aos F-16 e F-18 antigos com Sky Glass que ficam com 1,2 m² de RCS frontal.

Eñtão ao meu ver, uma aeronave furtiva (very low observable) leva vantagem, mas aeronaves LO como o Rafale e o Eurofighter sofreriam na mão do Eagle....

Outro dado interessante é que o Eagle tem MAIS QUE O DOBRO do alcance do Rafale...

O alcance do Rafale é exatamente igual ao raio de ação do Eagle.
E isso eu peguei nos respectivos sites oficiais.


Interessante que os dados que vocês andaram vendo, já foram postados aqui.

O RCS do F-16, F-15 ou F-18C ficam na faixa de acima de 01 m², os F-18E fica na faixa de 0,75 m², o Typhoon fica na faixa de 0,5 m². Os 02 últimos podem ser considerados caças LOW, em matéria de RCS.

O Rafale é Very Low em RCS, fica na faixa de 0,1 até 0,2 m².

Enquanto a taxa de subida e giro de curva, o Rafinha chega a 18.880m/ms! E tem taxa de giro sustentada de mais de 35° por segundo! :shock: :shock:

Daí o perigo que os Eurocnards representam aos seus pilotos. Algo que os EUA só igualam com F-22, e talvez, F-35.

Isto quer dizer, não existe comparação de manobrabilidade e furtividade entre os EuroCanards em face aos F-16, F-15 e F-18. O F-18E possui alguns números competitivos, mas ainda assim, é muito mais LENTO e muito menos furtivo.

Quanto ao combate aéreo o que definirá o mesmo, é muito mais que apenas comparar as plataformas, teremos que comparar os mísseis. Eu diria que neste caso, MICAS IR são os melhores da classe no mundo. E os Meteor´s serão superiores aos AIM-120C, qualquer versão deles.

Já se fala em fazer um METEOR com o seeker do MICA IR.

[ ]´s


[082] [082] [082] [082]

Aonde tirou essas conclusões??

O Rafale é VLO??? [082] [082] [082] [082] [082] só se for piada....

PRick, vc tem um bom conhecimento, mas afirmar que o Rafale é furtivo acho que nem a Dassault tem essa coragem.. :lol:

Uma aeronave VLO para início de conversa tem que levar os armamentos internamente. Apenas F-22 operacional, F-35 em breve e Pak-Fa um pouco mais distante.

Os eurocanards foram feitos para serem discretos e não furtivos.

Comparando com aeronaves antigas, eles levam uma boa vantagem.

Mas se pegarmos aeronaves de terceira geração e aplicarmos modernizações estilo Sky Glass ou algo parecido, ou melhor ainda, se forem aeronaves novas, como F-16E, F-15E as reduções de assinatura radar, térmica, etc chegam muito perto do que se encontra nas aeronaves de 4ª geração.

Existe algo na matemática que se chama ordem de grandeza que o Orestes poderia explicar melhor para todos nós.

Uma aeronave furtiva tem RCS em outra ordem de grandeza.
1m² ou 0,5m² ou 0,2m² estão na mesma ordem de grandeza.
A vantagem entre estes três é muito pequena, para não falar insignificante.

Uma aeronave com 0,001m² de RCS que se enquadra como furtiva ou VLO (Very Low Observable), ai sim temos outra ordem de grandeza e uma diferença significativa na sobrevivência da aeronave por ser bem mais difícil de ser detectada.

Podemos continuar o debate com alguns número. (obviamente aproximações), mas é fácil perceber que de 0,2 ou 0,5 para 1,0 ou 1,2m² de RCS frontal, a diferença de detecção é muito pequena e uma pequena diferença na performance do radar pode alterar esta aparente vantagem facilmente.


Sobre os radares que citou:

RCS de 1 m²(alcande de detecção): APG-63, 185 km, Captor, 124 km, RBE-2, 87 km

RCS de 0,1 m²(alcande de detecção): APG-63, 104 km, Captor, 70 km, RBE-2, 49 km


[ ]s


Interessante estes dados.

Poderia colocar a fonte?

E outra coisa, o APG-63 é o V(1), V-(2), V(3) ou V(4).
Tem muita diferença ai. :wink:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
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Túlio
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#3040 Mensagem por Túlio » Qua Dez 19, 2007 5:05 pm

cb_lima escreveu:Olá

Semana passada era o PAK...

Agora a Asas fala sobre o Rafale... 8-]

Acordo com Embraer e Avibrás pode definir Rafale para a FAB

(Da Redação, 19 de Dezembro de 2007)

Comenta-se, não oficialmente, que um acordo entre a fabricante francesa Dassault Aviation, e as empresas brasileiras Embraer e Avibrás, com a chancela do Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira, FAB), pode vir a definir o jato Dassault Rafale como o futuro caça multifuncional da FAB.
Pelo acordo, a Embraer ficaria responsável por todo o apoio técnico de pós-venda, assistência e mesmo manutenção "pesada"; enquanto a Avibrás teria contratos para fabricar sob licença os mísseis e outras armas que dotariam os Rafale brasileiros. Segundo ainda os comentários ouvidos pela equipe de ASAS, conseguindo-se "costurar" este acordo multi-partes, o Comando da Aeronáutica encaminharia o pedido de aquisição dos Rafale, de modo direto, sem necessidade de abertura de licitação (a já chamada "FX 2") - como prevê a Constituição brasileira.
O caça a ser adquirido pelo Brasil seria da variante "definitiva" do Rafale, a F3, que estará disponível à partir de 2009, possuindo total capacidade multifuncional (leia reportagem completa sobre o Rafale na edição 40 de ASAS, já nas bancas).


http://www.revistaasas.com.br/index.php?ASA=show_news&id=340&LE=atual


Rumores... rumores... rumores :D

[]s
CB_Lima



Embora goste do Rafale; embora acredite que vá dar ele na fita (a despeito do grande entrave chamado EURO); eu preferia um caça PESADO, seja Flanker, seja Eagle... 8-]




Editado pela última vez por Túlio em Qua Dez 19, 2007 5:08 pm, em um total de 1 vez.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

#3041 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 19, 2007 5:05 pm

Agora sim uma proposta excelente. E passa a fazer sentido o Matusão de volta. Hi-Low excelente mesmo e tudo feito aqui.

Agora sim tem uma proposta boa prá competir com o SU-35-1.




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#3042 Mensagem por zela » Qua Dez 19, 2007 5:13 pm

Carlos Mathias escreveu:Agora sim uma proposta excelente. E passa a fazer sentido o Matusão de volta. Hi-Low excelente mesmo e tudo feito aqui.

Agora sim tem uma proposta boa prá competir com o SU-35-1.


:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:




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#3043 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 19, 2007 5:16 pm

Luís Henrique escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Luís Henrique escreveu:
PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Luís Henrique escreveu:E porque seria o F-15E e não o F-18E???

Gostaria de saber se o F-18E tem chance.

Gosto do Eagle, é excelente, mas parece que não deram continuidade ao seu desenvolvimento.

O seu RCS foi alterado? É pequeno?

Não tenho essas informações mas gostaria de ter.

Sei que o F-16 tem Reduced RCS, modernização Sky Glass, etc e fica com 1,2 m² de RCS frontal.

Sei que o F-18E tem RCS bem baixo. Equivalente aos eurocanards e se bobear, até melhor.

Mas sobre o Eagle não sei muito.

Sobre o seu radar também não sei muito.

Sei que o F-18E tem uma encomenda de + de 500 caças e estará em produção para a US Navy até 2012 ou mais.
Isso garante o APG-79 AESA e outras coisas que surgirão com o tempo.

Ja o Eagle não esta sendo mais comprado pela USAF, assim as prioridades estão nos F-22.

O radar do Eagle??? o RCS do eagle??? as turbinas do Eagle???
Quais as melhorias?

Ele tem um alcance impressionante e leva 10,5T de armamentos.
Isso é fantástico, mas ja que esta sendo cogitado, gostaria de mais informações sobre a criança.

Se alguém tiver informações seria bom para podermos debater sobre isso.


Segundo dados que andei vendo: o SH tem o mesmo RCS que os Eurocanards, já o Eagle tem um RCS 100 vezes maior, porém o APG-63 é bem superior, ele consegue "enxergar" aeronaves com 0,1 de RCS à distância de 104 km, o APG-79 à 70 km. Em razão de subida o Eagle faz 15300 m/min contra 14500 m/min do SH, só para comparação o SU-35 tem razão de subida da ordem de 16800 m/min :shock:


[ ]s


Um Eagle antigo tem RCS muito grande. Mas pelo o que eu andei pesquisando os F-15 atuais também recebem tratamentos visando a redução de RCS.

Eles tem reduced RCS.

Eles têm RCS maior que os eurocanards mas a diferença é pequena.

É algo semelhante aos F-16 e F-18 antigos com Sky Glass que ficam com 1,2 m² de RCS frontal.

Eñtão ao meu ver, uma aeronave furtiva (very low observable) leva vantagem, mas aeronaves LO como o Rafale e o Eurofighter sofreriam na mão do Eagle....

Outro dado interessante é que o Eagle tem MAIS QUE O DOBRO do alcance do Rafale...

O alcance do Rafale é exatamente igual ao raio de ação do Eagle.
E isso eu peguei nos respectivos sites oficiais.


Interessante que os dados que vocês andaram vendo, já foram postados aqui.

O RCS do F-16, F-15 ou F-18C ficam na faixa de acima de 01 m², os F-18E fica na faixa de 0,75 m², o Typhoon fica na faixa de 0,5 m². Os 02 últimos podem ser considerados caças LOW, em matéria de RCS.

O Rafale é Very Low em RCS, fica na faixa de 0,1 até 0,2 m².

Enquanto a taxa de subida e giro de curva, o Rafinha chega a 18.880m/ms! E tem taxa de giro sustentada de mais de 35° por segundo! :shock: :shock:

Daí o perigo que os Eurocnards representam aos seus pilotos. Algo que os EUA só igualam com F-22, e talvez, F-35.

Isto quer dizer, não existe comparação de manobrabilidade e furtividade entre os EuroCanards em face aos F-16, F-15 e F-18. O F-18E possui alguns números competitivos, mas ainda assim, é muito mais LENTO e muito menos furtivo.

Quanto ao combate aéreo o que definirá o mesmo, é muito mais que apenas comparar as plataformas, teremos que comparar os mísseis. Eu diria que neste caso, MICAS IR são os melhores da classe no mundo. E os Meteor´s serão superiores aos AIM-120C, qualquer versão deles.

Já se fala em fazer um METEOR com o seeker do MICA IR.

[ ]´s


[082] [082] [082] [082]

Aonde tirou essas conclusões??

O Rafale é VLO??? [082] [082] [082] [082] [082] só se for piada....

PRick, vc tem um bom conhecimento, mas afirmar que o Rafale é furtivo acho que nem a Dassault tem essa coragem.. :lol:

Uma aeronave VLO para início de conversa tem que levar os armamentos internamente. Apenas F-22 operacional, F-35 em breve e Pak-Fa um pouco mais distante.

Os eurocanards foram feitos para serem discretos e não furtivos.

Comparando com aeronaves antigas, eles levam uma boa vantagem.

Mas se pegarmos aeronaves de terceira geração e aplicarmos modernizações estilo Sky Glass ou algo parecido, ou melhor ainda, se forem aeronaves novas, como F-16E, F-15E as reduções de assinatura radar, térmica, etc chegam muito perto do que se encontra nas aeronaves de 4ª geração.

Existe algo na matemática que se chama ordem de grandeza que o Orestes poderia explicar melhor para todos nós.

Uma aeronave furtiva tem RCS em outra ordem de grandeza.
1m² ou 0,5m² ou 0,2m² estão na mesma ordem de grandeza.
A vantagem entre estes três é muito pequena, para não falar insignificante.

Uma aeronave com 0,001m² de RCS que se enquadra como furtiva ou VLO (Very Low Observable), ai sim temos outra ordem de grandeza e uma diferença significativa na sobrevivência da aeronave por ser bem mais difícil de ser detectada.

Podemos continuar o debate com alguns número. (obviamente aproximações), mas é fácil perceber que de 0,2 ou 0,5 para 1,0 ou 1,2m² de RCS frontal, a diferença de detecção é muito pequena e uma pequena diferença na performance do radar pode alterar esta aparente vantagem facilmente.


Sobre os radares que citou:

RCS de 1 m²(alcande de detecção): APG-63, 185 km, Captor, 124 km, RBE-2, 87 km

RCS de 0,1 m²(alcande de detecção): APG-63, 104 km, Captor, 70 km, RBE-2, 49 km


[ ]s


Interessante estes dados.

Poderia colocar a fonte?

E outra coisa, o APG-63 é o V(1), V-(2), V(3) ou V(4).
Tem muita diferença ai. :wink:


Zona Militar e do Defence Aerospace. O APG-63 é o V(4)

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Matheus
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#3044 Mensagem por Matheus » Qua Dez 19, 2007 5:17 pm

Luís Henrique escreveu:Acordo com Embraer e Avibrás pode definir Rafale para a FAB

Comenta-se, não oficialmente, que um acordo entre a fabricante francesa Dassault Aviation, e as empresas brasileiras Embraer e Avibrás, com a chancela do Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira, FAB), pode vir a definir o jato Dassault Rafale como o futuro caça multifuncional da FAB.
Pelo acordo, a Embraer ficaria responsável por todo o apoio técnico de pós-venda, assistência e mesmo manutenção "pesada"; enquanto a Avibrás teria contratos para fabricar sob licença os mísseis e outras armas que dotariam os Rafale brasileiros. Segundo ainda os comentários ouvidos pela equipe de ASAS, conseguindo-se "costurar" este acordo multi-partes, o Comando da Aeronáutica encaminharia o pedido de aquisição dos Rafale, de modo direto, sem necessidade de abertura de licitação (a já chamada "FX 2") - como prevê a Constituição brasileira.
O caça a ser adquirido pelo Brasil seria da variante "definitiva" do Rafale, a F3, que estará disponível à partir de 2009, possuindo total capacidade multifuncional.

Fonte : Revista Asas


depois de mais de uma década de indefinições, qualquer coisas que vier nova eu vou ficar contente....




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#3045 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Dez 19, 2007 5:19 pm

Carlos Mathias escreveu:Agora sim uma proposta excelente. E passa a fazer sentido o Matusão de volta. Hi-Low excelente mesmo e tudo feito aqui.

Agora sim tem uma proposta boa prá competir com o SU-35-1.


A proposta é boa sim, o que eu acho que o Rafale perde em muito para a concorrência é na potência do radar: o Captor é melhor e a dupla APG-63 V(4)/NIIP IRBIS-E muito superiores.

[ ]s




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